Ir direto para o Conte�do
Mensagens em destaque
  • Envio Imediato / Farmacêutica Dedicada
  • 1ª Compra? Cupom: BEMVINDO10
  • Todo Site 5% OFF no PIX + 10% de Giftback
Regras de entrega e canais de atendimento
Ir direto para o Conte�do
Mensagens em destaque
  • Envio Imediato / Farmacêutica Dedicada
  • 1ª Compra? Cupom: BEMVINDO10
  • Todo Site 5% OFF no PIX + 10% de Giftback
Regras de entrega e canais de atendimento

Magnésio

Veja mais

Mostrando 20 Produtos em 1 páginas
Mostrando 20 Produtos em 1 páginas

Magnésio: Funções, Benefícios e Importância para a Saúde

Entenda como o magnésio contribui para a sua saúde. Saiba mais sobre o papel vital desempenhado por esse mineral em processos essenciais do corpo e descubra quais são as fontes alimentares ricas nesse importante nutriente. Informações completas sobre este nutriente e seus benefícios do magnésio para o seu bem-estar

O magnésio é um poderoso mineral que faz parte do organismo humano, mas que precisa de reposição constante caso a alimentação não seja suficiente para suprir essa necessidade. Para isso, é interessante recorrer à suplementação vitamínica deste mineral para conseguir tratar de sua saúde com qualidade.

Tudo sobre magnésio

Conheça agora o que é o magnésio, para que ele serve, quais benefícios ele garante ao organismo, os tipos desse mineral e como tomar devidamente a suplementação. Confira abaixo:

O QUE É O MAGNÉSIO

O magnésio faz parte do grupo de minerais presentes no organismo dos seres humanos junto de cálcio, sódio e do potássio. No entanto, é possível encontrar o magnésio em alimentos diversos, remédios e suplementos.

Da lista de minerais, este é o mais importantes dos quais o ser humano necessita, e se estiver com baixa dele no organismo, saiba que problemas podem surgir a longo prazo. Para evitar isto, é interessante consumir alimentos ricos em magnésio ou suplementar com vitaminas, de modo a garantir uma saúde de qualidade e um bom funcionamento do corpo

PARA QUE SERVE O MAGNÉSIO

O magnésio serve para regular a pressão das artérias, manter a glicose controlada, fazer com que os músculos funcionem corretamente e participa da produção de energia para auxiliar no desenvolvimento ósseo do corpo.

O magnésio tem por finalidade ajudar na prevenção contra a osteoporose, pois faz com que a produção de hormônios aumente e auxiliem a formar os ossos devidamente.

Para ter bons resultados, é fundamental realizar a suplementação vitamínica desse mineral, a fim de evitar problemas similares aos citados e cuidar da saúde.

ALIMENTOS RICOS EM MAGNÉSIO

Este mineral pode ser encontrado nas sementes de abóbora e em frutas como abacate e banana. É possível encontrar também na castanha de caju, aveia, amêndoas, espinafre, amendoim, pistache, entre outros alimentos, mas como dito em baixa quantidade.

Saiba que tem como inserir esses alimentos em sua dieta, mas algo pode interferir na captação desse nutriente. Seja por ser um atleta de alta performance que treina de modo intenso ou por causa de alguma doença. Nesses casos, a suplementação irá auxiliar na absorção. O importante é cuidar de sua saúde e, se precisar suplementar, conte a Nature Center!

COMO MAGNÉSIO FUNCIONA

O Magnésio atua em diversos processos, como o transporte, produção e absorção de proteínas. Ele também facilita as reações enzimáticas e está associado ao fortalecimento dos ossos porque é responsável pela fixação do cálcio no nosso corpo.

Melhora à saúde cardiovascular e o funcionamento das células nervosas. Além de todos esses benefícios, existem estudos que indicam o que o magnésio pode ser considerado como um tranquilizante natural, ajudando no relaxamento dos músculos corporais e também da musculatura, tanto dos vasos sanguíneos quanto do sistema gastrointestinal.

BENEFÍCIOS DO MAGNÉSIO EM CÁPSULAS

Se você percebe que não consegue se concentrar no dia a dia, é interessante complementar a sua alimentação com cápsulas de magnésio. Elas auxiliarão a melhorar a sua concentração e fazer com que o cérebro trabalhe como deve.

No caso das mulheres com cólicas muito fortes, é ideal amenizar estes sintomas ao ingerir o magnésio em cápsulas. Ele será o responsável por fazer com que seus sintomas de TPM sejam diminuídos e você sinta uma melhora significativa.

POTENCIALIZA AS FUNÇÕES DO CÉREBRO

O Magnésio consegue potencializar as funções do cérebro devido às suas propriedades que favorecem a plasticidade neuronal, que age capacitando o sistema nervoso à adaptação a nível estrutural e funcional, quando sujeito a novas experiências. Assim, o Magnésio é capaz de aprimorar a memória e ampliar o potencial de aprendizagem.

ALÍVIO DO ESTRESSE, ANSIEDADE E DEPRESSÃO

Esse mineral contribui para a produção do neurotransmissor serotonina, o qual ocasiona a diminuição da ansiedade, depressão e estresse. Muito conhecido como hormônio que proporciona a felicidade.

Por ser um neurotransmissor consegue passar a informação entre os neurônios e atuar na regulação de várias partes do corpo, dentre elas, o humor e memória.

PREVENÇÃO À OSTEOPOROSE

A maior parte do magnésio presente em nosso corpo está nos ossos, e a outra parte nos tecidos. É um mineral extremamente relacionado à integridade óssea juntamente com o cálcio. Ele atua na formação óssea e ajuda a regular a quantidade de cálcio presente no sangue.

Conforme envelhecemos, o risco de ter osteoporose aumenta. A densidade óssea diminui, devido à diminuição de hormônios e, consequentemente, ocorre o enfraquecimento dos ossos.

REDUÇÃO DO RISCO DE HIPERTENSÃO E DOENÇAS CARDÍACAS

Magnésio tem envolvimento na regulação da pressão arterial, reduzindo a pressão devido a sua atuação como vasodilatador em nosso organismo. Mantê-lo na quantidade adequada previne o surgimento de doenças cardiovasculares, já que promoverá o bom funcionamento dos músculos e outras reações bioquímicas.

PREVENÇÃO DE ENXAQUECA E DORES DE CABEÇA

Foi constatado que o magnésio pode ser utilizado para complementar o tratamento de dor de cabeça e enxaquecas. O que é positivo para pessoas que enfrentam esses sintomas, e não têm uma boa resposta de remédios tradicionais.

Além disso, o magnésio tem menor efeito colateral e é mais acessível em termos de custo-benefício, tendo maior efeito na prevenção do que no tratamento dos sintomas em si.

AUXÍLIO NAS FUNÇÕES MUSCULARES

Ao suar perdemos alguns minerais, um deles é o magnésio. Atletas de alta performance treinam de forma intensa e podem perder muitos nutrientes relevantes para manter a boa saúde. Geralmente, aqueles que passam a fazer suplementação melhoram o seu desempenho, tanto na obtenção de força, quanto no adiamento da fadiga muscular.

O exercício intenso aumenta a quantidade de ácido lático em nosso sangue, o que gera mais rápido a sensação de fadiga. O magnésio consegue reduzir essa quantidade de ácido lático e melhorar as funções musculares para um melhor desempenho nos exercícios.

CONTRIBUI NO TRATAMENTO DO DIABETES

Por estar envolvido em centenas de reações enzimáticas, também participa do processamento da glicose. Pacientes com diabete tipo 2 podem ser beneficiados ao suplementar esse mineral, pois, notou-se que o magnésio é capaz de reduzir a quantidade de glicose no sangue. Lembre-se que a suplementação deve estar atrelada a boa alimentação e outros hábitos saudáveis.

AMENIZA AS CÓLICAS MENSTRUAIS E A TPM

A tensão pré-menstrual é um momento delicado para a mulher, por causa dos sintomas com os quais ela precisa lidar. Sentem uma tensão, ficam mais irritadas, há maior mudança no humor e outros indícios que antecedem o ciclo menstrual.

E, quando chega a menstruação, é comum que seja acompanhada de cólicas. Esse mineral, além de diminuir os sintomas de TPM, também auxilia na diminuição desse desconforto físico.

COMBATE À AZIA E A MÁ DIGESTÃO

Ao comer alimentos muito gordurosos em excesso podem provocar problemas no trato digestivo. Você já deve ter visto em alguma farmácia o leite de magnésia, que era comummente utilizado há décadas para diminuir sintomas relacionados a esses problemas.

Isso porque ele pode atuar tanto como laxante, quanto como antiácido para o estômago. Conforme o nosso estômago produz ácido na digestão, pode haver um refluxo ou azia. Pessoas com gastrite costumam fazer uso do leite de magnésia, mas não é recomendado ingerir Magnésio em grande quantidade para não haver efeitos maléficos.

PRINCIPAIS COMPONENTES DO MAGNÉSIO

O magnésio é responsável por várias funções essenciais no organismo, incluindo:

  • Contratação e relaxamento muscular
  • Produção de proteínas
  • Formação óssea
  • Produção e transporte de energia
  • Efeito tranquilizante natural

O MAGNÉSIO TRAZ VÁRIOS BENEFÍCIOS PARA VOCÊ. SAIBA QUAIS SÃO ALGUNS DELES

  1. Mais saúde
  2. Resistência física
  3. Bem-estar físico e mental
  4. Colabora com a saúde dos ossos
  5. Melhora a contração muscular
  6. Melhora o funcionamento do coração
  7. Fortalece o sistema imunológico
  8. Contribui para um sistema cardiovascular mais saudável
  9. Favorece a circulação
  10. Auxilia no controle do diabetes
  11. Incentiva a produção de serotonina
  12. Combate o envelhecimento precoce
  13. Evita a degeneração celular
  14. O magnésio desempenha um papel crucial em muitas funções do corpo e sua suplementação pode trazer uma série de benefícios para a saúde em geral.

Benefícios do magnésio

TIPOS DE MAGNÉSIO

Existem diferentes tipos de magnésio que as pessoas podem consumir, cada um com características e benefícios específicos para o organismo. Conheça alguns deles:

Cloreto de magnésio: Recomendado quando há deficiência de magnésio no organismo. Auxilia na prevenção de cãibras, promove o bom funcionamento intestinal e ajuda a evitar a prisão de ventre. É uma escolha interessante para quem pratica esportes e precisa de um aumento energético, permitindo treinar por mais tempo sem se sentir muito cansado.

Magnésio dimalato: Composto por duas moléculas de ácido málico, sua absorção no organismo é mais lenta, o que evita problemas gástricos decorrentes da interação com o suco gástrico estomacal. O magnésio dimalato auxilia no tratamento da hipertensão arterial e proporciona alívio das dores causadas pela fibromialgia. Também pode ser útil no auxílio à recuperação de problemas de cálculos renais.

É importante ressaltar que existem outros tipos de magnésio disponíveis no mercado, cada um com suas peculiaridades e indicações específicas. Consultar um profissional de saúde é fundamental para identificar qual tipo de magnésio é mais adequado às suas necessidades e obter as orientações corretas quanto ao seu uso.

MAGNÉSIO QUELATO

Se você optar pelo magnésio quelato, este será o principal responsável pela diminuição da insuficiência cardíaca, ou batimentos irregulares proporcionados pelo coração. A suplementação vitamínica com este magnésio tem muitas vantagens para o seu organismo, dentre elas, as mencionadas para cuidar da saúde do coração.

É comum que brasileiros não tenham o costume de ingerir folhas verdes, grãos e similares, justamente os alimentos que contêm esse magnésio. A fim de evitar problemas de saúde, a opção mais prática é ingerir as cápsulas de maneira regular.

MAGNÉSIO TREONATO

Se você quer aumentar a concentração, ter melhora na memória e sentir um alívio tanto do estresse quanto da ansiedade, o magnésio treonato é a escolha ideal a ser feita por você.

Além disso, você conseguirá prevenir problemas degenerativos como o Alzheimer, e ter melhora na função cognitiva. O l-treonato é capaz de passar pela barreira protetiva hematoencefálica e penetrar nas células para ser absorvido.

COMO TOMAR O MAGNÉSIO CORRETAMENTE

A dose recomendada do magnésio a homens e mulheres é de 260 mg diários. No caso de lactantes, é recomendável a consulta de um especialista, a fim de manter o corpo sadio e fornecer ao bebê um aleitamento rico em vitaminas.

Além disso, é necessário verificar o rótulo do produto que será consumido, para verificar as quantidades recomendadas por dia. Dessa maneira, você evita exagerar e permanece com o tratamento correto ao corpo.

QUANDO TOMAR SUPLEMENTO DE MAGNÉSIO

Uma dúvida bem comum das pessoas é sobre como tomar o magnésio, quando ele é indicado e qual a quantidade ideal para ingerir. O indicado é não ultrapassar os 260 mg por dia para adultos, e vale salientar que esse valor pode alterar, dependendo do gênero de quem irá consumir. No entanto, com o envelhecimento essa quantidade indicada deve ser reduzida.

O ideal é pedir orientação a um profissional da saúde e observar a quantidade de miligramas que compõem o suplemento que você comprou. Ele deve ser tomado quando há uma deficiência desse mineral.

Algumas pessoas que iniciam atividade física, atletas ou até mesmo pessoas com uma dieta pobre em nutrientes podem ter baixa não só desse mineral, mas, de outros nutrientes.

Após apresentar sintomas de baixo rendimento é interessante fazer exames com um médico ou um nutricionista, que poderá indicar esse suplemento alimentar.

A hipomagnesemia pode ser ocasionada por inúmeros fatores: perda de fezes em excesso, alcoolismo, queimaduras, pancreatite aguda, entre outros.

Importante saber que a deficiência de magnésio pode causar problemas cardíacos, nervosos e musculares. Ou seja, mantê-lo na quantidade correta ajuda na prevenção de doenças, como foi explicado.

QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA SE TOMAR MAGNÉSIO

Costuma ser antes das refeições, até duas vezes ao dia. Normalmente, a própria embalagem vem com as instruções de uso, porém o profissional da área de saúde que te acompanha pode sugerir algo diferente. Então, se houver dúvidas, procure-o.

PODE TOMAR MAGNÉSIO TODOS OS DIAS

Sim. Desde que siga as instruções recomendadas. Não ultrapasse a quantidade máxima para não obter efeitos adversos. Além disso, existem diversos alimentos que possuem magnésio, porém em baixas quantidades. Logo, pode sim, ingerir todos os dias. Esse elemento é essencial para que sua saúde permaneça em dia.

COMO SABER SE PRECISO TOMAR

Se você perceber que durante atividades sente muitas dores musculares, que está mais cansado e sem energia para realizar absolutamente nada e, tampouco se concentrar no trabalho. Estas são características das quais você precisa manter total atenção e observar para que se, caso necessário, complementar a alimentação com suplementos de magnésio.

QUEM PODE OU NÃO TOMAR MAGNÉSIO

Não é recomendável recorrer ao magnésio caso tenha alergia às substâncias inseridas na fórmula. Além disso, se você precisar ingerir antibióticos, não tome o magnésio como forma de suplementação.

Consuma esse mineral quando perceber estar com os problemas listados, desde que você perceba que persistam por subsequentes dias.

Melhorar a saúde do corpo é uma preocupação importante para muitos. Um nutricionista pode desempenhar um papel crucial nesse processo, pois compreende as necessidades do organismo. Um mineral fundamental nesse contexto é o magnésio. Sua carência pode levar a sintomas desagradáveis, como fadiga e cãibras. Para garantir um aporte adequado desse mineral, uma dieta balanceada é essencial. No entanto, em alguns casos, um suplemento alimentar pode ser recomendado, sempre sob orientação do profissional de saúde. O magnésio desempenha um papel vital em processos internos, sendo importante para a saúde cardiovascular, neuromuscular e óssea. Portanto, consultar um nutricionista e prestar atenção aos sinais do corpo é fundamental para manter o organismo em equilíbrio.

MAIS VENDIDOS

SAIBA MAIS SOBRE MAGNÉSIO

DESCUBRA TUDO SOBRE MAGNÉSIO

Milhares de Clientes Aprovam a Nature Center!

Milhares de Clientes Aprovam a Nature Center