Quitosana

Quitosana

Considerada por muitos a fibra do futuro, a quitosana é um alimento funcional recomendado para auxiliar na obtenção de um corpo em forma. Encontrada na carapaça dos crustáceos (caranguejo, camarão e lagosta), essa substância natural provém de outra chamada quitina.

Por não ter nenhum tipo de contraindicação, muitos médicos e nutricionistas costumam recomendar o uso de quitosana. Mas, assim como qualquer outro suplemento alimentar, é preciso aliar o consumo dessa fibra à uma alimentação equilibrada, e de baixas calorias, além da prática de exercícios físicos.

Onde consumir quitosana

Encontrada normalmente em cápsulas, a quitosana é muito consumida por quem deseja a manutenção de medidas saudáveis. Existem vários tipos de suplementos a base dessa fibra natural. Na hora de comprar é possível escolher entre quitosana pura ou enriquecida com outras substâncias como spirulina, por exemplo, que é uma alga rica em proteínas, vitaminas diversas e ácidos graxos.

Embora não haja contraindicações no uso de quitosana, é imprescindível ter acompanhamento médico e nutricional para a definição da dose adequada dessa fibra.

O consmo de quitosana auxilia na manutenção de um corpo saudável

A quitosana é recomendada para quem deseja ter um corpo saudável. Embora esse alimento natural não tenha calorias, ele é capaz de fazer o corpo gastar bastante energia acumulada durante seu processo de ingestão. 

Só para se ter uma ideia da eficácia da quitosana, essa fibra possui a capacidade de agrupar um volume de gordura até 8 vezes maior do que seu próprio peso. Esse fato foi comprovado por meio de rigorosas pesquisas científicas.

Maximiza o gasto calórico

Com o consumo da quitosana, cerca de 30 minutos antes da refeição, o metabolismo é acelerado. Essa fibra, que se transforma em gel ao entrar no estômago, absorve a gordura, como se fosse uma esponja, e a conduz direto para o intestino. 

Fim do apetite excessivo

Ainda no estômago, a quitosana regula a quantidade de ácidos presentes nele. Isso faz com que a pessoa deixe de ter apetite excessivo. O motivo é o excesso de ácidos nesse órgão.

Melhor funcionamento do intestino

No intestino, a quitosana consegue manter o equilíbrio de acidez. O que faz com que esse órgão funcione de forma mais eficiente e com maior regularidade.

Os benefícios do consumo de quitosana

 
 
Contrirbui na obtenção de um corpo em forma

 

 
 
Reduz os índices de colesterol

 

 
 
Melhora o funcionamento do intestino

 

 
 
Auxilia na queima de calorias

 

 
 
Acelera o metabolismo

 

 
 
Produz saciedade

 

 
 
Diminui o apetite

 

 
 
Ajuda na cicatrização

 

 
 
Sem contraindicação

 

 
 
Não possui calorias

 

Comprovação cientifica dos benefícios da quitosana

A quitosana foi descoberta por cientistas no século XIX. A partir da remoção da partícula de acetato da quitina (que é uma substância presente em diversos organismos de origem animal como os crustáceos) que os estudiosos tiveram acesso essa fibra natural.

Apesar da substância ser velha conhecida dos cientistas, os benefícios da quitosana, do ponto de vista nutricional, só foram descobertos há algumas décadas.

 
 
 
 
 

Quitosana é produzida no Brasil

Foram os pesquisadores japoneses que publicaram os primeiros estudos sobre essa substância. Ao ter conhecimento dessa novidade, os cientistas da Universidade do Ceará se interessaram e começaram a fazer inúmeras experiências com a fibra. Depois, os estudiosos brasileiros conseguiram patentear a tecnologia de produção desse alimento natural.

De lá para cá, o Parque Tecnológico da Faculdade Federal do Ceará já publicou dezenas de pesquisas que comprovam a eficácia da quitosana tanto na manutenção de medidas saudáveis quanto na redução de colesterol e até na cicatrização.