Televendas: (31) 3063-8989
Central de Atendimento
(31) 3063-8989 (31) 9200-0196 @ sac@naturecenter.com.br Segunda à Sexta-feira de 8h às 19h.
Sábado de 9h às 13h.
Mostrando 3 Produtos em 1 páginas
Mostrando 3 Produtos em 1 páginas

Álcool em Gel

O álcool em gel é um dos produtos mais procurados atualmente em tempos de pandemia. Conheça agora mais profundamente o que é esse produto, sua ação e muito mais.

 

Álcool em gel

Sendo um antisséptico vendido para realizar a desinfecção pessoal e de superfícies o álcool em gel possui uma ação instantânea e pontual o que possibilita a sua praticidade de uso nas mais diferentes situações.

 

Mas afinal, o que é o álcool em gel

Quimicamente falando o álcool em gel é um produto químico que tem como principal constituinte um composto orgânico do grupo dos álcoois. Essa função orgânica é caracterizada principalmente pela presença de um grupamento hidroxila (HO-) ligado a um carbono saturado.

Dos representantes dos álcoois, o mais largamente comercializado é o álcool etílico, conhecido por etanol. Um dos combustíveis usados no Brasil, o etanol participa da composição de uma grande variedade de produtos na indústria, como bebidas alcoólicas, medicamentos, desinfetantes, perfumes, entre outros. E exatamente com base nele é que o famoso álcool em gel é produzido.

Convencionalmente o álcool em gel é comercializado com uma concentração de álcool etílico entre 60% e 80%, sendo a concentração de 70% a mais largamente procurada. Você entenderá o porquê da maior procura do álcool em gel 70% mais a frente.

Há duas formas mais comuns de representar as concentrações de álcool: em porcentagem (concentração de álcool em relação a não-álcool) e em GL (Grau Gay-Lussac, volume em solução aquosa).

A primeira, a de porcentagem é a mais conhecida e mostra o percentual de álcool em meio aquoso. Assim, um álcool 70% corresponde a 70% de etanol e 30% de água e um espessante que confere a textura de gel. Esse espessante propicia uma menor capacidade inflamável do álcool e maior facilidade de aplicação.

Já a GL representa em termos de volume. Desta forma, um álcool com 70 GL quer dizer que possui 70 volumes de álcool para 30 volumes de água e do espessante. Portanto, elas expressam de forma semelhante a concentração de álcool.

 

Álcool em gel 70%: por que é mais eficaz contra o COVID-19 ou Coronavírus

Nesse momento de combate a pandemia o álcool em gel tornou-se um dos principais aliados contra o coronavírus. Assim como no período de combate a H1N1 (Influenza A), o álcool em gel 70% é uma das armas efetivas no combate ao novo coronavírus (Sars-cov-2), recomendado inclusive pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sua efetividade na higienização do vírus e de qualquer microrganismo se deve a sua ação antisséptica aprovada pela ANVISA. Por essa ação de combate a microrganismos ele é utilizado no combate a doenças respiratórias como coronavírus e H1N1. Sendo aplicado para desinfectar superfícies lisas e a pele humana.

Sua ação se deve ao fato de o álcool atuar desestabilizando a parede celular do vírus ou de qualquer microrganismo e assim promove uma desinfecção de quase 100% da microbiota presente no local da aplicação.

O álcool tem essa atuação de assepsia devido a estrutura polar (grupo hidroxila) que se dissolve em água (polar) e apolar (cadeia carbônica - CH3CH2-0H) que se dissolve em gordura (lipídio). Desta forma, o álcool consegue remover os microrganismos, como o COVID-19, por ligar-se a parede celular deles, que tem constituição lipídica (gordura). Além de possibilitar a remoção dessa microbiota por ele ser polar e se dissolver em água (polar).

 

Mas por que álcool em gel 70%

Com 70% de concentração o álcool em gel consegue remover um total de quase 99,9% dos microrganismos. Álcool com concentrações menores são menos eficazes na eliminação de microrganismos patógenos. Acima de 70% o álcool é bem eficaz, no entanto é mais agressivo a pele e bem mais caro.

Uma observação que foi atestada por estudos recentes é que a desinfecção de superfícies com álcool deve ser feita depois de uma limpeza prévia, visto que se o local da aplicação estiver com muitas outras impurezas e substâncias orgânicas, isso pode diminuir o potencial asséptico do álcool.

Lembrando que o Álcool em gel 70% não é um substituto da higienização com água e sabão. Essa sim, é uma principal e efetiva estratégia de higienização contra o coronavírus. Ele deve ser utilizado em situações em que a água e o sabão não estejam acessíveis ou não sejam viáveis.

 

Álcool gel: Onde comprar

O Álcool em Gel 70% tornou-se um recurso limitado e super disputado no contexto da pandemia do Coronavírus. Por esse motivo, muitos locais têm enfrentado o desabastecimento ou a venda com preços astronômicos, com aumentos de até 5.000%.

Mesmo esse recurso sendo tão precioso no combate ao COVID-19, muitas empresas e comerciantes estão abusando dos consumidores. Por isso a pesquisa de preços é essencial mesmo em tempos de escassez.

Nesse contexto, muitas iniciativas têm sido feitas no sentido de disponibilizar o álcool para a população e para a rede de saúde. Um exemplo é a Ambev que se comprometeu em produzir e distribuir em torno de 500 mil unidades de álcool em gel 70%. Dia 2 de abril ela doou mais de 50 mil fracos de 237 ml de álcool para a rede de saúde do Distrito Federal (DF).

Hoje em dia você pode comprar tanto em lojas físicas como em lojas online, como supermercados, farmácias e outros. Online você pode compraro álcool em gel 70% nas Americanas, Ultrafarma, Magazine Luiza, Amazon e Carrefour, entre outras. Vale pesquisar o que é mais viável para você na sua localidade.

Caso você precise pedir em uma loja física, veja a possibilidade do delivery para evitar sair de casa e se expor a contaminação. Se você perceber que só terá acesso ao álcool em gel 70% pessoalmente, ligue antes para não dar viagem perdida.

 

Álcool gel perfumado

Umas das opções que têm no mercado é o álcool em gel perfumado. Ele é uma ótima opção para quem quer higienizar a casa e ao mesmo tempo ter a sensação de casa limpa e cheirosa.

Também há a opção de álcool em gel perfumado para as mãos. Ele proporciona a desinfecção sem ressecamento da pele e deixa um cheirinho gostoso, normalmente são vendidos em embalagens portáteis para levar na bolsa e ter sempre disponível.

 

Álcool gel 500 ml

O Álcool em gel é um antisséptico que atua contra bactérias e vírus. Ele deve ser aplicado tanto em superfícies, onde esses microrganismos podem permanecer por horas, quanto na nossa pele, caso necessitemos higienizar de forma rápida e prática.

O álcool em gel 70% possui uma efetividade de 99,9 % na eliminação dos germes. Por isso, é indicado pela OMS e pela ANVISA no combate de vírus como o H1N1, o mais recente, o coronavírus e entre outros micro-organismos como bactérias.


 

Visitados

O que falam sobre nós

Acesse
o blog