Televendas: (31) 3063-8989
Central de Atendimento
(31) 3063-8989 (31) 98462-5344 @ sac@naturecenter.com.br Segunda à Sexta-feira de 8h às 19h.
Sábado de 9h às 13h.
Mostrando 3 Produtos em 1 páginas
Mostrando 3 Produtos em 1 páginas

Chá Branco - Saiba tudo sobre!

Você conhece o Chá Branco e quais são os seus benefícios? Soluções mais naturais para problemas de saúde menos graves têm sido procuradas por mais pessoas com o passar do tempo, principalmente em virtude da quase inexistência de efeitos colaterais.

Os chás originados de uma planta chamada Camellia sinensis L., como chá verde, branco e preto, são os mais consumidos do mundo. Isso acontece, pois eles proporcionam uma série de benefícios para o corpo e saúde humana.

O uso dessa planta é tão antigo e diverso que o que rotineiramente chamamos de chá na verdade se aplicam apenas às infusões que se originam da Camellia sinensis L., o restante chama-se apenas de “infusão”. Porém, o uso da palavra chá se universalizou e foi atribuído para infusões obtidas de outras plantas.

O chá do tipo branco é um dos que mais concentram compostos bioativos, ou seja, ajuda no combate de uma variedade maior de enfermidades. Neste texto você verá o que é, para que serve e como consumir de forma correta o chá branco.

 

O que é Chá Branco

O chá branco é originado de uma planta conhecida como Camellia sinensis L. Essa planta pertence à família das plantas Tea (Theaceae) e ela tem diversas funcionalidades, que vão desde o preparo de chás até ao consumo industrial para fins energéticos.

O nome da planta em latim significa Camélia da China. Atualmente a planta é cultivada em mais de 30 países, que variam seus climas e temperaturas médias. Ou seja, é uma planta que se adapta bem a diferentes ambientes.

Essa planta foi nomeada em 1753 e cresce como um arbusto, ou seja, pode chegar até 3 metros de altura. A planta é originária da China, é acostumada a climas frios e por isso se desenvolve melhor se cultivada sob a sombra de árvores.

Popularmente a planta é conhecida como chá-da-índia, mas ela por vezes é associada ao produto que ela gera, e costuma ser chamada de chá-branco, chá- verde ou outro tipo.

Cabe ressaltar que todos esses chás citados (e mais alguns conhecidos) são derivados dessa mesma planta-mãe, a Camellia sinensis L. O que muda, para originar esses diferentes tipos de chá, é a forma de cultivo e tratamento das partes retiradas da planta. Os seis chás originados do chá-da-índia são:

- Chá preto;
- Chá branco;
- Chá verde;
- Oolong (chá vermelho);
- Chá amarelo.

O chá verde, por exemplo, é obtido a partir do uso das folhas dessa planta, mas num momento em que não estão tão oxidadas (em outras palavras ressecadas), o que conserva o tom de verde do chá.

O chá preto é obtido tanto a partir das folhas como de brotos da planta, porém elas são utilizadas para esse fim enquanto estão oxidadas (envelhecidas). Isso dá ao chá um aspecto escurecido, por isso chamado de preto. Ou seja, o chá preto é um dos mais processados.


Chá Branco é um dos mais nobres

Já o chá branco, que é o foco deste texto, é obtido através do uso apenas dos brotos e das folhas mais jovens da planta, que são claras e conferem ao chá um aroma suave e uma cor mais clara.

Esse tipo de chá é considerado um dos mais nobres originados dessa planta, por isso nomeado dessa forma. Assim, ele é um dos mais raros de se encontrar se comparado aos outros tipos.

Essas diferenças entre tipo de parte da planta utilizada, tempo de espera para uso e formas de preparo, dão origem a diferentes produtos que por sua vez terão concentrações diferentes de compostos ativos.

Ou seja, cada um desses chás serve para utilidades diferenciadas em virtude dos compostos que se apresentam neles.

 

Para que serve o Chá Branco

Dentre os compostos que fazem parte dessa variedade de chá, os compostos fenólicos são os que mais se destacam. Nesse chá estão presentes em maiores quantidades quatro tipos de compostos fenólicos:

- Epigalocatequina (EGC);
- Epigalocatequina galato (EGCG);
- Epicatequina (EC);
- Epicatequina galato (ECG).

Por ser um chá originado de folhas e brotos jovens da planta, que não tiveram tempo de oxidar, esse chá é o que mais conserva suas propriedades e constituintes naturais.

Além desses compostos, o chá apresenta alguns outros que terminam por conferir a ele uma série de benefícios, como os que serão comentados nos próximos tópicos.


Potencial Anti-inflamatório

Os compostos fenólicos citados na seção anterior atuam principalmente nesse benefício. Esses compostos influenciam, no geral, vias de sinalização moleculares presentes no corpo humano.

Resumidamente, essas vias são aquelas que se relacionam com correção de inflamação e proliferação celular (cicatrização).

Essa ação anti-inflamatória é proporcionada a partir da atuação de moléculas conhecidas como catequinas. Essas substâncias possuem muita influência na redução dos sintomas de inflamação.

Por isso, esse chá é muito recomendado para pessoas que apresentam problemas relacionados a inflamações mais agudas, como artrite inflamatória ou infecciosa aguda. Também é recomendado para pessoas que possuem riscos de desenvolvimento de tumores e câncer de cólon.


Ação antioxidante

Esse benefício é observado porque, por ser um chá menos processado. Assim, o chá branco conserva os maiores conteúdos de flavonoides, moléculas diretamente ligadas a redução de danos oxidativos.

Essa redução de danos oxidativos (ou danos celulares) tem potencial de prevenir cânceres devido à alta presença de catequina. Essa é uma molécula capaz de inibir a reprodução de células cancerígenas.

Estudos comprovam que o potencial antioxidante e antimutagênico é um dos maiores encontrados entre os chás. A ação antioxidante previne ou retarda a oxidação das células. Desta forma, há a redução da sensação de fadiga, além de atuar contra inflamações e dores musculares.


Presença de aminoácidos

O chá branco é um dos chás que mais apresenta aminoácidos se comparado aos outros tipos de chás. Um dos aminoácidos mais presentes nesse é a L-teanina, que promove o relaxamento e o bem-estar.

Muitas vezes esse chá é recomendado para pessoas que relatam ansiedade e que passam pela depressão. Visto que ele age no cérebro de forma a aumentar os níveis de ácido gama aminobutírico, ou GABA. Este é um dos principais neurotransmissores que promove a sensação de excitabilidade.


Reduz risco de doenças crônicas

O chá tem poder de agir no controle do colesterol chamado ruim. Além disso, as catequinas auxiliam no processo de dilatação dos vasos sanguíneos, o que previne casos de hipertensão.

A presença de flavonoides também está ligada à prevenção de doenças cardiovasculares. O chá atua numa melhor regulação do fluxo sanguíneo do organismo, o que reduz riscos de ataques cardíacos e até derrames.


Auxilia a perda de peso

Principalmente por conter cafeína, o chá auxilia no processo de perda de peso. O principal mecanismo que resulta nisso é o efeito termogênico que é desencadeado, que faz a temperatura do corpo aumentar e resulta numa maior perda de energia.

Porém, esse é um dos benefícios do chá branco. Por ele não passar por um processo de oxidação, outros tipos de chá podem apresentar maior teor de cafeína, como o chá verde, que já é mais associado à perda de peso.

Mas o potencial de perda de peso também está na ação diurética do chá, que faz com que o corpo elimine líquidos acumulados, e reduz inchaço além de ter poder de acelerar o metabolismo.

 

Como tomar corretamente o Chá Branco

O chá branco pode ser ingerido a partir da infusão das partes vegetativas desidratadas, como se encontra normalmente em estabelecimentos como supermercados e farmácias. Porém, para o alcance de benefícios mais notáveis, pode-se optar pelo uso do suplemento.

O Suplemento de chá branco é um pó solúvel em água que pode ser preparado na proporção de 1 colher de sopa rasa para meio litro (500 ml) de água. Pode-se optar por beber o líquido frio ou quente.

O ideal é consumir no máximo duas doses por dia, juntamente com as principais refeições. É importante ressaltar que o suplemento deve ser tomado com a acompanhamento de um profissional habilitado em avaliar a necessidade e a forma de tomar, que pode variar de caso a caso.

 

Bula e composição do Chá Branco

O Suplemento Chá Branco Health Labs da Nature Center é enriquecido com 25 vitaminas e minerais indispensáveis para o bom funcionamento do organismo e tem aroma de abacaxi com Hortelã.

Sua bula está contemplada com os seguintes compostos por porção (10 g ou uma colher de sopa do suplemento de chá verde):

- Vitaminas E, D, E, C, K e vitaminas do complexo B;
- Niacina e Biotina;
- Ácido pantotênico;
- Minerais como cálcio, ferro, Iodo, zinco, cromo, selênio e magnésio.

Como falado, além de chá branco em pó o suplemento é enriquecido com outras vitaminas e minerais. Estão presentes também a Maltodextrina, polidextrose, bisglicinato de magnésio, acidulante ácido nítrico e aroma idêntico ao natural de abacaxi com hortelã.

As vitaminas e minerais acima citados também são encontradas no suplemento. A quantidade em uma unidade de suplemento é de 200 g, que rende pelo menos 20 porções para uso diário.

 

Efeitos colaterais do Chá Branco

Os efeitos colaterais imediatos são quase nulos, uma vez que poucas pessoas relatam passar por eles. A maioria das queixas se referem a efeitos desencadeados a partir do consumo a longo prazo do suplemento.

O risco de efeitos colaterais no uso do chá branco é muito menor do que no consumo de chá verde ou preto, pois esses têm algumas substâncias em maiores quantidades, como a cafeína. O chá verde, por exemplo, pode desencadear episódios de insônia se tomado em excesso.

Alguns efeitos que podem ser notados é enxaqueca, dores no estômago e desordens gástricas. Efeitos a longo prazo também podem incluir alterações na pressão arterial, muitas vezes o aumento desta.

Grávidas, pessoas com hipoglicemia e com pressão arterial baixa devem ter cuidado ao ingerir o suplemento. Também não é aconselhado o consumo por crianças menores de 6 anos.

 

Benefícios e vantagens

A maioria dos benefícios proporcionados são alcançados a partir de pelo menos um mês de ingestão regular (diária). No caso de benefícios mais simples, esses podem ser alcançados em menos tempo de ingestão.

Alguns dos principais benefícios proporcionados pelo chá branco que podemos citar são:

- Melhoria da concentração;
- Promoção do bem-estar e redução de estresse;
- Perda de peso;
- Diminuição de inchaço abdominal;
- Redução de inflamações;
- Prevenção do câncer;
- Redução de danos oxidativos nas células;
- Reduz os riscos de ataques cardíacos;
- Regulação do fluxo sanguíneo.

Além desses benefícios alcançados pelo próprio chá branco, o suplemento encontrado na Nature Center é enriquecido com 25 vitaminas e minerais, como as do complexo B, que são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.

 

Onde comprar

O suplemento de chá verde pode ser encontrado no site da Nature Center a preço acessível e justo.

O site também oferece um suplemento em pó de chá branco e hibisco, que pode ser usado principalmente se o objetivo é a perda de peso, pois os benefícios do Hibisco se relacionam principalmente a isso.

Antes de tomar o suplemento, é importante avaliar bem a necessidade e a forma de tomar, assim como contar com a orientação de um profissional habilitado.


 

Visitados

O que falam sobre nós

Acesse
o blog