Chocolate Proteico

Chocolate Proteico

O chocolate proteico nada mais é do que a famosa “barra de proteína"; que surgiram como uma proposta diferente, e a fim de complementar a alimentação proteica, em especial de pessoas que praticam esportes.

De uma maneira extremamente saborosa e prática, é uma excelente opção para quem está em busca de como aumentar o aporte proteico em seu dia a dia. Você pode utilizá-lo como lanche, pois irão suprir suas necessidades e evitar que seu organismo catabolize.

Como já falamos anteriormente, a proteína é um dos agentes principais para o fortalecimento das fibras musculares, sistema imunológico – pois estão na produção de anticorpos – e ainda auxiliam no aumento da massa magra, fazendo com que você não fique flácido (a). Através de uma boa quantidade de proteína, vitaminas, minerais e carboidratos, seu pós-treino será muito mais eficiente, pois conseguirá recuperar a musculatura e a energia – garantindo maior ganho de massa muscular.

O chocolate proteico chega como uma grande vantagem, assim, até para quem está passando por restrições alimentares severas não irão se sentir culpadas. Mas claro, desde que você não abuse de quantidade que irá ingerir.

Muitas pessoas não o acham tão saboroso, afinal, ele não é um chocolate como os outros. Existem inúmeras marcas que oferecem o chocolate proteico, com diferentes sabores e certamente vale a pena você experimentar e encontrar qual é a sua preferida. Seja para perder, ganhar ou manter o peso – consumir chocolate proteico pode ser o segredo que estava faltando para você alcançar seus resultados.


Chocolate Proteico Emagrece?

O chocolate proteico possui proteína que são absorvidas de uma maneira um pouco diferente pelo nosso organismo. Possuem fibras muito importantes e irão garantir a você saciedade por mais tempo. Ou seja, por isso ele acaba auxiliando em quem deseja perder gordura corporal. Assim você não precisará comer outra opção depois de ter consumido sua barra de chocolate proteico, facilitando ainda mais sua perda de peso. Dê preferência aos chocolates proteicos com maior quantidade de proteína, mas que tenha menos quantidade de carboidratos em sua composição.


Chocolate Proteico Ajuda a Ganhar Peso?

Se você está querendo ganhar massa muscular, sabe que a proteína precisa e deve estar em sua dieta, todos os dias. Somente com ela será possível a construção muscular que você deseja, pois será reproduzida através de fontes proteicas. Os chocolates proteicos possuem uma boa quantidade de carboidratos e proteínas, dos quais são essenciais para o ganho de peso e de massa muscular.

Ao consumi-lo adequadamente, unindo diferentes alimentos e com a prática de exercícios físicos – dificilmente você não alcançará resultados surpreendentes. Aqui a dica é optar por chocolate proteico que tenha maior quantidade de carboidratos e proteínas.


Chocolate Proteico Ajuda a Manter o Peso?

O chocolate proteico por si só, já possui poucas calorias, porém possui uma enorme quantidade de nutrientes que poderão ser utilizados para auxiliar na manutenção do peso. Como? Evitando que você consuma alimentos calóricos nos intervalos dos treinos, e evitar que você fique com fome fora de hora. Para essa utilidade, a dica é optar por chocolates proteicos que tenham além de carboidratos e proteínas, bastante fibras em sua composição.


Como Escolher o Chocolate Proteico?

Agora que você já entendeu o que é de fato o chocolate proteico, e como você pode utilizá-lo, está na hora de saber como você pode comparar as barras que encontrar no mercado. O mais importante é claro, está na quantidade de proteína que cada um possui, e para qual finalidade você deseja utilizar o chocolate proteico em sua dieta. A maioria dos chocolates proteicos possuem proteínas que são produzidas com a proteína da soja e do soro do leite. Enquanto algumas somente com a proteína do soro do leite. Todos possuem a mesma função anabólica para o seu organismo, se tornando extremamente importante para o aumento de massa muscular.

E não é complicado de entender por que o chocolate proteico fez, faz e continuará fazendo muito sucesso entre as pessoas que estão em busca de mais proteína em sua rotina. Ele consegue unir nutrição, saúde e sabor em somente um snack funcional. Você poder consumi- lo como pós-treino, sobremesa e isso não irá trazer nenhum prejuízo para sua balança.

Aliás, muito pelo contrário, pois o chocolate proteico traz inúmeros benefícios para o seu organismo, começando pela sensação de bem-estar e prazer que somente o chocolate pode proporcionar. Se você ainda não experimentou, não sabe o que está perdendo!


Benefícios do Chocolate Proteico

O chocolate proteico é uma alternativa saudável, acessível e muito prática para quem não dispensa um chocolate e não deseja ficar com a consciência pesada depois. Ao contrário dos chocolates gordurosos e repleto de açucares, como você encontra na versão ao leite – o chocolate proteico – é uma versão muito mais leve, tendo normalmente em torno de 83 calorias em cada barra. E não para por aí, o chocolate proteico em sua grande maioria é zero soja, zero gordura, zero glúten, zero gordura trans e claro, zero açúcar.

Dentre os principais benefícios do chocolate proteico, podemos destacar o auxílio na redução da gordura corporal, anabolismo muscular e fortalecimento da imunidade. Sem contar que ele otimizará o desempenho físico para quem é fã de academia. O chocolate proteico também é um alimento muito rico em antioxidantes, como:

- Catequina
- Prociadina
- Epicatequina
- Flavonoides


Esses antioxidantes citados acima são excelentes para o aumento do colesterol bom, auxilia na circulação sanguínea e irá atuar como um grande aliado para a saúde cardiovascular do seu organismo – prevenindo contra inúmeras doenças do coração.

Outro ponto interessante do chocolate proteico, é que eles são feitos de 50% cacau, e se você não sabe, o cacau é rico é triptofano e magnésio – nutrientes que agem diretamente na produção de endorfina e serotonina, hormônios responsáveis pelo bem-estar, prazer e bom humor. Se está querendo ficar feliz e bem-humorado, sem perder o foco de sua dieta e garantir seus resultados com hipertrofia, certamente o chocolate proteico é sua melhor opção! Mas lembre-se sempre com moderação, o recomendado é de 20 a 30 gramas por dia. Veja abaixo mais benefícios do chocolate proteico:

Fluxo Arterial

Diversos estudos mostram que o chocolate proteico – em especial os que possuem chocolate amargo em sua composição, auxiliar na melhora do fluxo arterial, diminui a tendência de obstrução de vasos sanguíneos e coagulação das plaquetas. Como também diminui os níveis de colesterol ruim (LDL).

Bem-Estar

O chocolate proteico traz a sensação de bem-estar por conta da ação da dopamina e da endorfina, que estão completamente associadas ao relaxamento. Diversos estudos comprovam que consumir chocolate com moderação, aumenta a produção dessas substâncias – se for proteico ainda – pode comer sem culpa!

Saúde Cerebral

Os chocolates proteicos poderão reduzir possíveis danos cerebrais depois de acidentes vasculares cerebrais. Estudos mostraram que o composto epicatequina – presente em sua composição – protege as células nervosas.

Saúde do Coração

As versões amargas dos chocolates proteicos possuem maior quantidade de cacau, o que irá inibir a enzima que acaba elevando a pressão arterial.

Estética

O chocolate proteico é um excelente aliado para a beleza, é claro! A maioria de suas versões são zero açúcar e sempre que consumidos com moderação, irão auxiliar você que está querendo reduzir gordura corporal e não quer deixar o prazer do chocolate de lado. E isso vale para a TPM também!


Quais os Tipos de Chocolate Proteico Existentes?

O chocolate proteico pode ser encontrado de diferentes maneiras:

- em pó;
- em barras;
- shakes;
- pastas.


Como deu para perceber, o chocolate proteico poderá ser utilizado de diferentes maneiras em sua dieta. Você poderá fazer bolos de chocolate proteico, shakes, brigadeiros, barras de proteína cobertas com chocolate proteico etc


Como e Quando Consumir Chocolate Proteico?

O chocolate proteico é uma versão muito versátil e fácil de consumir mais proteína diariamente. Em primeiro lugar, porque ele já possui a quantidade necessária, não precisando efetuar a contagem etc., e segundo porque ele poderá fazer parte de sua alimentação em diferentes momentos do seu dia a dia.

Refeições Intermediárias

O chocolate proteico é uma ótima solução para ser consumido entre suas refeições principais, pois irá garantir a ingestão de proteína, que acaba não sendo tão comum em lanches da tarde e tampouco da manhã.

Antes dos Treinos

As barras de chocolates proteicos possuem excelente quantidade de proteína e carboidrato, nutrientes necessários para que o seu pré-treino lhe garanta a energia que você precisa para aumentar seu rendimento e evitar o catabolismo.

Depois dos Treinos

Ao sair de um treino, muitas vezes você acaba demorando para chegar em sua casa e poder efetuar sua refeição pós-treino. O chocolate proteico é uma ótima alternativa para que você evite a perda de massa muscular, que foi obtida no momento do treino.

Durante a prática de exercícios físicos, seu corpo irá passar por inúmeras pequenas lesões em seus músculos, além de fazer com que você tenha um maior gasto energético. Dessa maneira, quanto mais rápido você ingerir carboidratos e proteínas, melhor será a recuperação muscular. Em especial para quem está em busca do aumento da massa muscular. O chocolate proteico chega como uma excelente opção – seja qual for o objetivo de cada um.

Se você deseja aumentar a massa muscular, saiba da importância de consumir boas doses de proteínas, e a maneira mais rápida e prática sem dúvida é através do chocolate proteico. Porém, fique atento pois depois de uma hora dessa suplementação, será importante você efetuar uma refeição para complementar a absorção de proteína e acelerar a recuperação de suas fibras musculares.

Para você que treina antes do almoço, você pode sim utilizar o chocolate proteico. Faça sempre boas escolhas, optando por proteínas de fácil digestão. E para você que deseja reduzir gordura corporal, o chocolate proteico será uma ótima estratégia do pós-treino.

Tenha cuidado com os valores nutricionais de cada suplemento, pois cada individuo possui quantidades diferentes para o seu metabolismo. Por isso, indicamos sempre a visita a um profissional especializado, para que você tire todas suas dúvidas relacionadas às quantidades de proteínas e diversos nutrientes para o seu dia a dia.