Colágeno Hidrolisado

1-2

Colágeno Hidrolisado

Atualmente, muitas pessoas estão na baralha para manter ou obter um corpo com medidas saudáveis, seguir uma dieta completa em vitaminas e nutrientes e incluir exercícios físicos ao longo da cansativa rotina. No entanto, essas medidas tão necessárias parecem não ser o suficiente para que nosso organismo se mantenha jovem. Dar uma “ajudinha” com certos produtos disponíveis no mercado tem sido algo essencial, principalmente no que diz respeito à saúde da pele, tendões e ligamentos, não é verdade?

Você já parou para pensar, por exemplo, que praticamente um terço da proteína de nosso corpo é constituído por colágeno? Sim, isso mesmo. Por ser tão importante, ele se tornou um dos alvos para a manutenção da saúde do nosso organismo. Afinal, conforme o tempo passa, precisamos nos preocupar cada vez mais com a saúde de nossa pele, tendões e ligamentos para que passemos pelo tempo sem ter que nos preocupar com dores indesejadas.

Com isso em mente, hoje em dia no mercado, é possível encontrar o colágeno hidrolisado, uma excelente opção de suplementação alimentar para quem quer melhorar o aspecto da pele, das unhas, do cabelo e, ainda por cima, dar aquela turbinada e fortalecer as articulações.

Você provavelmente está se perguntando: mas o que é essa suplementação? Como ela funciona? Quais são seus benefícios? Quem pode tomá-la? Será que há contraindicações para seu uso? Acompanhe, no texto a seguir, mais informações e fique por dentro desse assunto!

 

O Que é Colágeno Hidrolisado?

Com o passar dos anos, a função estrutural de nosso corpo vai enfraquecendo e, consequentemente, a proteção dos tecidos e das conexões do esqueleto ósseo vai diminuindo. Além disso, alguns fatores externos, como passar muito tempo no sol forte, consumir bebidas alcoólicas em excesso e ter como hábito o tabagismo aceleram o processo de envelhecimento da pele, fazendo com que apareçam as tão indesejadas rugas e os tão temidos sinais de expressão em nosso rosto.

Atualmente, nas prateleiras das farmácia de todo o país, há inúmeros cremes e produtos caríssimos que trazem em sua embalagem promessas infinitas de retorno à juventude. Porém, antes de investirmos nosso dinheiro, é essencial saber em que estamos gastando e se, de fato, obteremos os resultados desejados com o uso contínuo desses produtos.

O colágeno hidrolisado é uma das opções acessíveis que hoje estão disponíveis no mercado. Mas o que é esse produto? Pois bem, ele consiste em um suplemento alimentar, criado a partir da cartilagem e da matéria óssea de bovinos, aves e suínos, extraída por meio de um processo chamado de hidrólise, ou seja, por meio da agregação de água ao colágeno proveniente desses animais.

Dessa forma, ele é altamente capaz de fornecer os componentes necessários para estimular a produção de colágeno em nosso corpo, auxiliando, assim, a melhorar a pele e a fortaleces as unhas, o cabelo, as articulações e os tendões.

Mas por que esse produto é importante e como ele age em nosso organismo? Confira, a seguir, mais informações a respeito!

 

Como o Colágeno Hidrolisado age no Organismo?

Em primeiro lugar, é necessário compreender que, principalmente a partir dos 30 anos de idade, começamos a diminuir a produção de colágeno natural em nosso organismo. O que isso causa? Bem, as consequências são o enfraquecimento articular e ósseo, a diminuição da elasticidade da nossa pele e o surgimento de rugas e sinais de expressão em nosso rosto, além, é claro, da perda de brilho no cabelo e início de unhas quebradiças.

Não é à toa que o colágeno se apresenta como um dos compostos mais importantes do nosso tecido conjuntivo, não é mesmo? Afinal, sua estrutura é diversificada em quase trinta isoformas de colágeno presentes em cartilagens, tendões, ossos, músculos, dentes, pele e até mesmo veias.

Como o colágeno hidrolisado é extraído da pele, cartilagem e tendões dos animais, ele age em nosso organismo como uma forma de reposição ao colágeno faltante em nosso corpo, promovendo, assim, inúmeros benefícios a nossa pele, unhas, cabelos e tecido articular.

Em outras palavras, esse produto é altamente eficaz no que diz respeito ao combate da perda de elasticidade e força da pele, músculos, tendões e ossos, bem como as dores articulares que aparecem com o passar do tempo.

Afinal, o consumo contínuo desse tipo de suplementação possibilita a reposição das quantidades perdidas ao longo de nosso envelhecimento natural e inevitável, além de minimizar os efeitos nocivos de fatores externos.

 

Tipos de Colágeno Hidrolisado

Como mencionado anteriormente, há inúmeros tipos de colágeno presentes em nosso corpo e que, com o passar dos anos, necessitam de suplementação para reposição. Para entender ainda mais sobre o assunto e compreender a importância do colágeno em nosso organismo, acompanhe os principais tipos:

- Colágeno de tipo I: tão importante que 90% do nosso corpo é composto por ele. Feito de fibras densas, ele auxilia toda a estrutura da pele, tendões, dentes, tecido conjuntivo e cartilagem fibrosa.

- Colágeno de tipo II: sabe aqueles locais de nosso corpo que conseguem resistir a grandes pressões? Pois bem, isso ocorre por causa desse tipo de colágeno, pois ele se encontra na cartilagem das articulações e discos intervertebrais. Quando realizamos nossas atividades diárias, é ele o responsável por reduzir o impacto, desempenhando o papel de amortecedor.

- Colágeno de tipo III: é o responsável por dar suporte à estrutura muscular, aos órgãos e às artérias. Está presente em grande quantidade nos chamados músculos lisos, ou seja, aqueles que formam os vasos sanguíneos, o coração, os pulmões, o estômago, o intestino, o fígado, os rins e o baço.

- Colágeno de tipo IV: quando o assunto é revestimento e sustentação, ele é o protagonista. Presente principalmente no tecido epitelial, ou seja, nas camadas da pele, ele desempenha papel fundamental, revestindo também órgãos como estômago, bexiga, uretra, glândulas endócrinas e cavidade torácica.

Além desses tipos principais, há ainda colágenos auxiliadores, como o de tipo V, que desempenha papel importante nas funções do colágeno de tipo I; o colágeno VI, que pode ser encontrado na placenta e no sangue; os de tipo VII e VIII que estão presentes em algumas de nossas células endoteliais; e, por fim, o colágeno de tipo IX, que pode ser encontrado em nossos olhos, mais especificamente na retina e na córnea.

Já deu para perceber que o colágeno é, de fato, essencial para o funcionamento do nosso organismo, não é mesmo? Acompanhe, a seguir, os benefícios que esse tipo de suplementação pode trazer!

 

Benefícios do Colágeno Hidrolisado

Evidentemente, conforme o tempo passa, o nosso organismo diminui cada vez mais a produção de colágeno natural, tão importante para o funcionamento de nosso corpo. Para se ter uma noção, estudos comprovam que, a partir dos 30 anos de idade, a perda anual de colágeno é de 1%. A partir dos 50 anos de idade, essa perda aumenta de forma drástica e pode chegar a 35% ao ano. Imagine só os prejuízos da falta de reposição desse colágeno perdido.

Por esse motivo, o consumo contínuo de colágeno hidrolisado é essencial para a saúde do nosso organismo como um todo. Em outras palavras, esse tipo de suplementação é a solução ideal para aquelas pessoas que querem ter uma pele cada vez mais saudável e, ao mesmo tempo, conseguir uma forma de se proteger dos temidos fatores externos extremamente maléficos que aceleram o processo de envelhecimento.

Mas por que devemos consumir esse produto? Quais são os benefícios que ele traz para nosso organismo? Acompanhe, a seguir, os principais benefícios que essa suplementação pode trazer para melhorar ainda mais o seu estilo de vida:

- Previne e reduz as rugas do rosto: é capaz de estimular a redução das rugas e dos sinais de expressão.
- Aumenta a firmeza e a elasticidade da pele: há uma melhora de pelo menos 10% da firmeza e da elasticidade da pele.
- Combate e reduz a formação de celulite: é capaz de recuperar a área afetada pela tão temida celulite, além de, é claro, evitar que ela ocorra ao impedir que níveis de gordura se acumulem em certas regiões do corpo.
- Fortalece os cabelos e as unhas: evita o enfraquecimento das unhas e faz com que elas se tornem cada vez menos quebradiças, além de diminuir o ressecamento dos fios de cabelo, deixando mais leves, brilhantes e sedosos.

De forma resumida, esse tipo de colágeno é capaz de:

- Reduzir o envelhecimento precoce.
- Minimizar rugas e marcas de expressão na pele do rosto.
- Aumentar e estimular a firmeza e a elasticidade da pele.
- Fortalecer as unhas e cabelos e estimular seu crescimento, deixando-os cada vez mais saudáveis.
- Prevenir e diminuir a ocorrência de celulites e estrias.
- Proteger o sistema circulatório.
- Melhorar a construção de tendões, articulações e músculos.
- Prevenir dores musculares.
- Tratar a osteoporose.
- Melhorar a saúde arterial.
- Prevenir sérios problemas, como a úlcera gástrica, por exemplo.

Você provavelmente está se perguntando: mas qual é a forma correta de consumir esse tipo de suplementação? Quais são as opções disponíveis no mercado atualmente? Pois bem, acompanhe, a seguir, as respostas para essas perguntas e fique ainda mais informado sobre o assunto!

 

Como Consumir o Colágeno Hidrolisado?

Atualmente, no mercado, o colágeno hidrolisado está disponível em cápsulas ou em pó. Independentemente da escolha de qual versão consumir, ao adquirir colágeno, é muito importante se atentar para que seja o hidrolisado, pois ele é mais facilmente absorvido no intestino.

Além disso, sua versão em pó pode ser encontrada tanto com sabor como sem sabor, podendo ser diluída em vitaminas, sucos, sopas ou simplesmente água.

O recomendado é que se consuma cerca de 10g desse tipo de suplementação por dia, ou seja, a medida equivalente a uma colher de sopa. O mais interessante é que não há horário específico para sua ingestão, assim, ele pode ser facilmente incluído em sua rotina ao longo de qualquer uma das refeições.

Mas quem é que pode consumir esse tipo de suplementação? Confira a seguir!

 

Quem pode Consumir o Colágeno Hidrolisado e em Quanto Tempo Aparecem os Resultados?

Como já mencionado, a quantidade de colágeno natural em nosso organismo começa a apresentar declínio notável a dos 25 anos de idade. Essa diminuição na produção de colágeno também pode ser mais perceptível nas mulheres.

Além disso, pessoas que ficam muito tempo expostas ao sol, que consomem bebida alcoólica com certa regularidade ou que tem como hábito o tabagismo tendem a diminuir ainda mais a produção de colágeno no organismo.

Dessa forma, o colágeno hidrolisado é altamente recomendado para todas essas pessoas que desejam evitar o processo de envelhecimento natural, bem como melhorar a saúde da pele, dos tendões, das articulações e dos músculos e fortalecer os cabelos e as unhas.

 

Há Contraindicações do Colágeno Hidrolisado?

Porém, apesar de todos esses benefícios que o colágeno hidrolisado é capaz de trazer, muitas pessoas se perguntam se há contraindicações para a ingestão contínua desse tipo de suplementação. Além do mais, muitas ainda se perguntam se podem apresentar sintomas caso realizem seu consumo diariamente.

Normalmente, todas as pessoas que se encaixam nos casos já mencionados podem consumir esse tipo de suplementação sem medo. Em outras palavras, todas aquelas pessoas que desejam retardar o processo de envelhecimento, reduzir as rugas e sinais de expressão da pele do rosto, fortalecer unhas e cabelos e melhorar a saúde das articulações, dos tendões e dos músculos podem consumir o produto sem preocupações. e rugas e obter uma pele cada vez mais firme e elástica podem tomá-lo sem problemas, pois não é comum que haja contraindicações para seu uso controlado.

Claro que, se você for alérgico a algum dos componentes da fórmula, não deverá tomá-lo. Por esse motivo, sempre que possível, principalmente no caso e crianças e mulheres gestantes, consulte um nutricionista ou médico especialista. Eles têm todo o conhecimento necessário para que o uso contínuo e diário dessa suplementação aconteça sem problemas ao seu organismo.

Viu só como é possível evitar a queda da produção de colágeno no organismo e, assim, evitar a tão indesejada flacidez, as rugas e os sinais de expressão? Além disso, com o consumo diário de colágeno hidrolisado, o fortalecimento das articulações, dos tendões e dos músculos está garantido! Não deixe que o tempo vença a sua disposição! Não perca mais tempo e comece hoje mesmo a comprovar os benefícios que esse tipo de suplementação pode trazer para a sua vida!