Ir direto para o Conte�do
Mensagens em destaque
  • Envio Imediato / Farmacêutica Dedicada
  • Todo Site em até 3x Sem Juros
  • Pague via PIX e Ganhe 5% OFF
Regras de entrega e canais de atendimento
Ir direto para o Conte�do
Mensagens em destaque
  • Envio Imediato / Farmacêutica Dedicada
  • Todo Site em até 3x Sem Juros
  • Pague via PIX e Ganhe 5% OFF
Regras de entrega e canais de atendimento

Infecção Urinária

Veja mais

Mostrando 6 Produtos em 1 páginas
Mostrando 6 Produtos em 1 páginas
descricao completa

Infecção Urinária

A infecção urinária é um daqueles probleminhas chatos que podem atormentar a qualidade de vida de qualquer um. Embora também possa acometer homens e crianças, ela é mais comum em mulheres adultas, já que o formato do corpo feminino torna a sua anatomia mais vulnerável.

Se você está sofrendo com os sintomas da infecção urinária e busca uma solução para o problema, continue com a gente e vamos falar um pouco mais sobre o que é infecção urinária, quando ela é grave e quais são os tratamentos mais indicados para cada caso!

 

O que é infecção urinária

Chamamos de infecção urinária todos aqueles casos onde micro- organismos estejam atrapalhando o trato urinário.

Na maior parte dos casos, o problema é causado por uma bactéria chamada Escherichia coli, que vive no intestino e é importante para a digestão, mas se torna prejudicial quando está no aparelho urinário.

Portanto, como a uretra da mulher está mais próxima ao ânus, seu corpo fica mais suscetível à bactéria, e por isso os casos mais comuns concentram-se no sexo feminino — calcula-se uma chance 50x maior de o problema se manifestar nas mulheres em relação aos homens, sendo que 30% delas serão afetadas pela infecção do trato urinário em algum momento da vida.

Outros públicos vulneráveis são pessoas com diabetes descontrolada e homens acima de 50 anos (faixa etária onde ocorre o crescimento da próstata e uma possível retenção de urina na bexiga).

 

O que causa a infecção urinária

As causas para a infecção urinária são amplas e bastante corriqueiras. Você pode contrair uma infecção por conta de uma vida sexual ativa ou por encostar o papel higiênico na vagina após evacuar.

 

Infecção urinária como pega

Pegar a infecção urinária é relativamente fácil, então precisamos tomar precauções. Abaixo estão algumas atitudes que você pode tomar se quiser prevenir a doença:

- Hidrate-se constantemente: líquidos ajudam a expelir as bactérias do trato urinário
- Não retenha a urina na bexiga: este é um fator de risco para a infecção urinária
- Procure urinar após as relações sexuais: isso também ajuda o trato urinário a eliminar as bactérias
- Capriche na higiene íntima com água e sabão, mas não exagere, pois a limpeza em excesso acaba prejudicando a flora da região genital
- Não use roupas íntimas apertadas ou úmidas: esse é o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias
- Faça suplementação: remédios naturais à base de cranberry e óleo de alho são excelentes aliados para quem sofre com infecção urinária. Falaremos disso mais abaixo!

 

Infecção urinária grave

Para entender quando a infecção urinária é grave, precisamos entender quais são os tipos da doença, que possuem diferentes nomes:


Cistite

A cistite é a infecção bacteriana na bexiga ou trato urinário inferior causada justamente pela bactéria que já comentamos aqui, a Escherichia coli (também conhecida como E. coli).


Uretrite 

A uretrite, como o próprio nome indica, é a infecção da uretra, um pequeno canal que transporta a urina da bexiga para fora do corpo. Esse tipo de infecção é decorrente de bactérias presentes no sistema gastrointestinal. Pelo fato da uretra estar próxima à vagina, outras doenças como herpes e gonorreia podem causar uretrite.


Pielonefrite

Por fim, se você quer saber quando a infecção urinária é grave, fique muito atento à pielonefrite. Esta infecção, também conhecida como infecção renal, acontece quando as bactérias viajam pelo trato urinário e afetam um ou os dois rins. Se o tratamento da pielonefrite não for bem feito, a bactéria pode chegar ao sistema sanguíneo e causar uma infecção fatal.

 

Antibiótico para infecção urinária

Dentre os antibióticos mais utilizados para tratar a infecção urinária estão Ciprofloxacino, Amoxicilina e Fosfomicina. Lembre-se que o tratamento medicamentoso, principalmente se tratando de antibióticos, só deve ser feito sob orientação médica.

 

Infecção urinária no homem

Apesar de ser muito mais comum em mulheres, a infecção urinária também acomete os homens. Os sintomas mais comuns são:

- Ardor ao urinar
- Urina turva e com cheiro forte
- Dor na região da virilha
- Dor no fim das costas
- Febre branda
- Possível presença de sangue na urina

As causas e tratamentos são os mesmos indicados para o sexo feminino.

 

Infecção Urinária

Agora que já entendemos o que causa a infecção urinária e como tratá- la a partir de antibióticos em casos mais graves, e remédios naturais em casos mais brandos.


 

Milhares de Clientes Aprovam a Nature Center!

Milhares de Clientes Aprovam a Nature Center