Televendas: (31) 3063-8989
Central de Atendimento
(31) 3063-8989 (31) 98462-5344 @ sac@naturecenter.com.br Segunda à Sexta-feira de 8h às 19h.
Sábado de 9h às 13h.
Mostrando 1 Produtos em 1 páginas
Mostrando 1 Produtos em 1 páginas

Manganês

Você sabe o que é o manganês e quais os principais benefícios de do seu uso? Hoje muito se fala das importâncias das substâncias orgânicas para o corpo dos seres vivos. Porém, para um bom funcionamento, é necessário também que os minerais estejam presentes no organismo. Um exemplo é o manganês.

Ele se faz presente em vários alimentos e também pode até ser encontrado em cápsulas de suplementos. Dessa forma, fica bastante fácil usufruir de todos as vantagens trazidas ao corpo humano.

Nesse texto falaremos com maior profundidade sobre o que é o manganês, qual a sua serventia ao nosso corpo, as formas que podemos ingerir, as principais vantagens trazidas por essa ingestão, sua composição, os seus efeitos colaterais acarretados e até mesmo onde adquirir produtos derivados.

 

Manganês: o que é

O manganês é um mineral encontrado na natureza. Geralmente encontramos esse mineral junto de outros minerais em rochas e depósitos de sedimentos.

Apesar de ser muito utilizado para a confecção de objetos como liga de metais e vidro, esse mineral também tem sua utilização e benefícios para o corpo dos seres vivos.

Não só os seres humanos, mas animais e plantas também necessitam fazer a ingestão desse metal para diversos processos metabólicos. Apesar desse mineral ser um micronutriente, a sua falta pode acarretar vários problemas, por isso, a ingestão regular é sempre recomendada.

 

Macronutrientes e micronutrientes

Todos os nutrientes presentes nos alimentos são importantes para o organismo, porém a quantidade que o corpo necessita de cada um desses, é variável. Por isso, que existem os termos macronutrientes e micronutrientes.

Os macronutrientes são substâncias que apresentam grandes benefícios para o organismo e que é necessário ingerir uma grande quantidade por dia. Isso se dá pelo fato desses nutrientes serem importantíssimos para várias funções, como por exemplo a composição do organismo.

Já os micronutrientes são importantes para a organização de atividades metabólicas, porém é necessário em pequenas quantidades. Mesmo que seja necessário em miligramas, ainda assim é essencial. O manganês é um exemplo de micronutriente.

 

Manganês: para que serve

Dentro das diversas finalidades do manganês, antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que é essencial ir para uma consulta antes de tomar esse mineral na forma de suplementos. Sua falta acarreta problemas e seu excesso pode trazer malefícios, que serão tratados mais a frente.

Esse composto é importante para o funcionamento de diversas partes do corpo, como: cérebro e formação de enzimas. Os rins, fígado, os ossos e glândulas armazenam esse mineral para diversas finalidades. Conheça mais sobre as funções desse mineral.


É importante para o funcionamento do metabolismo

O metabolismo é o conjunto de reações químicas realizadas pelas células que faz com que tudo funcione normalmente. Esse composto é muito importante para algumas dessas reações, pois é utilizado pelo corpo para a produção de hormônio, como a tiroxina.

A tireoide é a glândula responsável pela produção do hormônio tiroxina, conhecido como T4. Essa glândula utiliza o manganês e o iodo (também mineral) para a produção do hormônio. Muito importante, o T4 regulariza funções metabólicas, como o gasto energético, secreção e produção de hormônios.


Ajuda no fortalecimento dos ossos

Junto com o cálcio, o manganês ajuda a manter os ossos firmes, ele também é importante para a fabricação de enzimas que atuam na síntese de cartilagens e ossos. Algumas vitaminas e minerais, junto com o é capaz de aumentar a densidade do osso, e assim o tornam forte e saudável.

Pesquisas mostram que pessoas que possuem ossos frágeis podem ser beneficiadas com a obtenção deste composto (além do cálcio) na sua alimentação.


Atua na absorção de nutrientes

Para que os nutrientes sejam aproveitados pelo corpo não é necessário apenas comer alimentos ricos nesses compostos. É importante também que várias substâncias estejam presentes no organismo para que a absorção do que foi ingerido seja feita.

O manganês é um dessas substâncias importantes para a absorção de vitaminas, por exemplo. Para que a vitamina E, vitaminas do complexo B ou até mesmo minerais sejam absorvidos pelas células é necessário que esse metal esteja presente.

Assim, vários problemas podem ser evitados quando se come alimentos ou se faz a ingestão de suplementos alimentares ricos em nesse minério. As importâncias dessas substâncias para o corpo são inúmeras. Melhora o funcionamento do cérebro O sistema nervoso é uma parte do nosso corpo capaz de comandar informações tanto para o cérebro como para os músculos e órgãos. Isso é muito importante para o bom desenvolvimento do ser vivo.

E para que esses comandos sejam enviados, o manganês é um mineral essencial. Ele ajuda na comunicação do cérebro com as outras partes do corpo, promove um equilíbrio e funcionamento. Sem isso, o nosso corpo seria um caos!


Faz parte da síntese do Superóxido Dismutase

O manganês ajuda na formação como também no funcionamento da enzima Superóxido Dismutase, conhecida como SOD.

Essa enzima é essencial para as células, pois protege as células e diminui os danos. Essa enzima é uma das substâncias importantes para as células pois atua como antioxidante, limpa a célula e preveni o envelhecimento. Como o oxigênio é muito oxidativo, isso pode causar danos para as células. Então a SOD atua na reparação dos danos que essa molécula pode causar.


Participa na regulação do açúcar no sangue

O manganês ainda participa da regulação dos níveis de açúcar no sangue. Ele pode ajudar no transporte de açúcar, faz com que o risco de diabetes seja menor. Estudos mostram que pessoas que possuem carência desse mineral podem desenvolver a diabetes.

O pâncreas trabalha bem melhor quando tem a presença dele no nosso corpo. Esse órgão chega a armazenar 20 mg desse mineral por dia, para melhorar os processos metabólicos.


Ajuda nos processos inflamatórios

Uma função do manganês que é estudada bastante é sua ação nos processos inflamatórios. O organismo que possui esse mineral é beneficiado com a diminuição da inflamação e dor.

Como este mineral auxilia na produção de substâncias que são importantes para a diminuição de dores e inflamações.

 

Manganês: como tomar

O manganês pode ser encontrado em alguns alimentos, mas também pode ser ingerido na forma de cápsulas de suplementos. Como é necessário em poucas quantidades, muitas vezes uma alimentação saudável é suficiente.

Para que seja consumido esse composto na sua forma de suplemento, um profissional de saúde devidamente habilitado deve avaliar o seu caso e recomendar a dosagem correta para o seu problema.

É muito importante buscar essa ajuda, pois isso irá garantir um resultado mais rápido, além de evitar efeitos colaterais.


Alimentos ricos em manganês

Para que a gente consiga a quantidade certa desse mineral, é importante conhecer os tipos de alimentos que tenham esse composto. Confira a seguir alguns exemplos:

- Nozes: tem a presença desse mineral na castanha de caju, pistache, avelã, castanha portuguesa e amêndoa;
- Arroz integral: por conta de suas fibras, o arroz integral é uma boa fonte desse mineral;
- Ovo: por ser riquíssimo em nutrientes, não poderia faltar! Muitas pesquisas mostram que um ovo ao dia pode ser o suficiente para compor o manganês por dia;
- Batata doce;
- Espinafre.

Fora esses alimentos já ditos, o manganês pode ainda ser encontrado nos frutos do mar. Por ser um mineral, está presente nesses ambientes aquáticos.


O suplemento de manganês

Em alguns casos, a suplementação a base desse mineral é recomendada pelos profissionais de saúde. Pessoas com pouca densidade óssea, produção de hormônios ou problemas no metabolismo pode ser beneficiada pelo suplemento.

A ingestão do suplemento é recomendada pelo médico, que poderá ser feita a ingestão de uma cápsula ao dia, depois da refeição.

Pode ser encontrado ainda o suplemento de manganês junto com outras substâncias importantes, como vitamina D, magnésio e cálcio. Outras vitaminas, como as do complexo B também podem ser incluídas.


Manganês: benefícios

Os benefícios do mineral manganês podem envolver diversas funções no corpo. Ele é responsável pela produção e absorção de substâncias, ele é crucial para o organismo.

Para que o sistema nervoso trabalhe bem, o magnésio é essencial. Age para manter o equilíbrio e comunicação, este mineral auxilia nos comandos das células nervosas. Sem ele, nosso metabolismo seria prejudicado.


Regula níveis de cálcio

Regula os níveis de cálcio nos ossos, contribui para a densidade óssea. Dessa forma, os ossos ficam fortes e saudáveis. É responsável pela absorção de vitaminas e minerais, contribui para várias atividades.


Proteção das células

Sem falar que o magnésio ajuda a proteger as células contra danos, pois trabalha na síntese da enzima SOD, um antioxidante. Dessa forma, atua na melhora dos processos inflamatórios e expulsa os radicais livres.


Carência de magnésio para o organismo

Se esse mineral está em falta no organismo, a pessoa pode ter vários prejuízos. A perda de peso, metabolismo de açúcares ou aumento de epilepsia pode ser um desses sintomas. Veja a seguir o que a falta desse composto pode causar:

- Problemas na produção de hormônios;
- Diminuição na capacidade reprodutiva;
- Ossos frágeis;
- Problemas na comunicação dos neurônios.

Por isso, é importante consumir de até 5 mg desse mineral ao dia, seja na forma de alimentos como de suplementos analisados pelo médico.


Manganês: composição

O suplemento derivado desse mineral é feito por cápsulas naturais. A composição dessas cápsulas pode ser apenas feita predominantemente com manganês ou podem ainda algumas marcas acrescentar outros compostos.

Vitaminas do complexo B ou vitamina D pode ser acrescentada nessas cápsulas. Alguns outros minerais, como o magnésio, podem também está presente nas cápsulas. Isso vai variar de acordo com o objetivo.

A cápsula é produzida por gelatina e água. Nenhuma outra substância significativa aparece na composição.

 

Manganês: efeito colateral

O manganês é um mineral importante para todas as pessoas. Pode ser encontrado em alimentos, em pequenas quantidades não causa nenhum mal. Porém, quando se trata do suplemento, é necessário que as pessoas busquem ajuda médica antes de inserir na dieta.

Crianças, grávidas, idosos ou qualquer pessoa que apresente doenças crônicas, devem consultar um médico e pedir sua opinião de acordo com cada caso. Em excesso, esse mineral pode causar problemas, por se tornar tóxico.


O excesso de manganês

Alguns minerais se consumidos em excesso podem causar danos e ser até tóxicos como é o caso do manganês. Pessoas que apresentem anemia, doenças renais ou hepática pode sofrer bastante com o excesso desse mineral.

Os sintomas mais comuns são:

- Tremores (bem parecidos com os causados pelo mal de Parkinson);
- Coordenação motora comprometida;
- Problemas neurológicos, como a falta de memória.

Alguns estudos mostram que o seu excesso está relacionado com o surgimento do mal de Parkinson. É um mineral que em excesso acaba acumulado nos tecidos nervosos, o que pode contribuir para os danos. Por ser ainda um mineral que pode trazer dificuldades para a eliminação, todo cuidado é pouco.

 

Manganês: onde comprar?

O manganês é um mineral que pode ser adquirido na alimentação. Quando o profissional de saúde ver necessário a sua suplementação, as cápsulas podem ser compradas em lojas de produtos naturais.

Verifique sempre a composição do produto e se a loja é confiável e vende produtos com marcas registradas. Quando se trata de nossa saúde, o cuidado sempre conta.

Lojas físicas ou online podem vender o suplemento desse mineral. A Nature Center é uma loja online que tem sempre os melhores produtos com preços acessíveis.


 

Visitados

O que falam sobre nós

Acesse
o blog