Ir direto para o Conteúdo
Mensagens em destaque
  • Entrega Imediata / Atendimento Dedicado
  • Mais de 650 mil Clientes Satisfeitos
  • Desde 2010 Lado a Lado com Você
Regras de entrega e canais de atendimento
Ir direto para o Conteúdo
Mensagens em destaque
  • Entrega Imediata / Atendimento Dedicado
  • Mais de 650 mil Clientes Satisfeitos
  • Desde 2010 Lado a Lado com Você
Regras de entrega e canais de atendimento

MCT (Triglicerídeos de Cadeia Média)

Veja mais

Mostrando 2 Produtos em 1 páginas
Mostrando 2 Produtos em 1 páginas
descricao completa

MCT: triglicerídeos de cadeia média, o que é e para que serve?

O suplemento de triglicerídeo de cadeia média (MCT, no inglês, ou TCM em português) costuma ser usado em dietas cetogênicas. Considerado mais eficaz do que o óleo de coco, é uma fonte de energia importante para dietas cetogênicas ou low carb.

Além disso, o MCT tem uma gordura saudável, com seu consumo é melhor quando é misturado com bebidas e assim dá mais energia através do estado de cetose nutricional.

Ele também é muito utilizado em clínicas onde o objetivo é contribuir nas calorias que precisam ser controladas nos pacientes. Entretanto, recentemente passou a chamar atenção após se tornar parte do mercado esportivo.

Neste texto, será possível entender o que tudo isso significa, os benefícios da TCM e como tomar.

 

O que é MCT?

Para começar a entender, saiba que este suplemento é conhecido com duas abreviações, mas com o mesmo sentido. Temos:

- MCT – Versão em inglês que por extenso seria Medium chain triglycerides;
- TCM – Versão em português para MCT, significando Triglicerídeos de Cadeia Média.

Além disso, o triglicerídeo de cadeia média é uma gordura existente em alimentos como o óleo de coco e os laticínios. Por possuir uma cadeia menor de carbonos, sua absorção é mais rápida com uma digestão mais fácil, o que facilita a absorção de nutrientes.

Além disso, esse tipo de óleo gasta mais calorias devido a oxidação e metabolismo produzirem mais energia, o que torna está a sua melhor característica.

Basicamente, quanto maior a cadeia de carbonos (C), mais devagar é a metabolização e mais devagar o óleo se converte em energia. Por isso, seu comprimento de cadeia médio produz uma molécula menor e de fácil absorção preferencial.

Essa substância também cria uma rota metabólica no corpo. De forma resumida: se metaboliza mais rápido, absorve mais rápido.

Seu uso começou há 50 anos, dentro de hospitais, com o intuito de ajudar na ingestão de alimentos calóricos por pacientes que estavam internados, já que ele é capaz de fornecer a caloria faltante em pequenas doses. Esse cuidado evita a perda de peso acelerada. Dessa forma, o processo com essa substância é gradual.

O suplemento em si de TCM só veio ao mundo depois de passar por um processo industrial para deixá-lo puro após a extração do óleo de coco ou da palma.

Por isso, é importante entender que o MCT e o óleo de coco não são a mesma coisa, mas ambos possuem gordura saturada, o que é importante para o organismo.

O problema é que, se consumido sem controle e em excesso, tanto o TCM quanto o óleo de coco podem causar problemas ao fígado e ao coração.

Desta maneira, seu uso deve ser regulado e sempre na quantidade que seu corpo precisa, com base na opinião de um especialista.

 

MCT – para que serve?

Por ser uma boa opção de fornecimento de energia, é um aliado recomendadíssimo para quem faz a dieta do low carb e/ou a dieta cetogênica, uma vez que, em ambas, a redução de carboidratos pode comprometer a produção de energia.

O MCT é um suplemento que ajuda em diversos pontos essenciais para quem deseja começar uma rotina regrada, para atingir a meta. Como por exemplo:

- Na perda de peso, uma vez que ele ajuda na redução de consumo calórico;
- Na melhora da sensação de saciedade, o que faz com que o corpo entenda que já está com alimento o suficiente;
- Ajuda na diminuição de estoque de gordura, que é a forma que o corpo tem de garantir que terá energia por um tempo, mesmo se passar algum período sem comer;
- Melhora a queima de calorias;

Embora seja de um modo modesto, uma dieta rica em triglicerídeos de cadeia média ajuda na diminuição de peso, no entanto não deve ser usada como uma solução para obesidade e nem como método de emagrecimento.

Seu uso é como suplemento e por isso precisa ser utilizado como aliado aos hábitos saudáveis e uma rotina focada em atingir o objetivo.

Contudo, atletas que possuem um alto gasto calórico também podem se beneficiar do MCT, já que ele ajuda no controle de gasto da caloria e no aumento de energia. É uma boa pedida adicionar no shake ou consumir em colheradas, mas sempre deve ser ingerido sob recomendação de um nutricionista.

 

Classificação MCT

De acordo com a Lei brasileira, suplementos dietéticos são produtos que possam ter múltiplos ingredientes para melhorar a suplementação da dieta. Desta maneira, sua classificação é de suplemento dietético pelo FDA.

 

MCT Benefícios

Além de todas as definições dada ao TCM até este tópico, como a sua boa capacidade de produzir energia, vale ressaltar alguns outros benefícios existentes neste triglicerídeos de cadeia média.

- Melhora o desempenho físico – Com mais energia, maior a disposição de continuar se exercitar;
- Colabora no emagrecimento – Ao ajudar na metabolização e absorção de nutrientes, além de ajudar na queima de gordura;
- Um bom aliado contra a diabetes – Seu controle nos níveis de açúcar, devido a redução de glicemia, ajuda a reduzir os riscos da diabetes, mas não sozinho, é necessário aliar a uma dieta low carb ou cetogênica;
- Melhora na resposta cognitiva – O aumento de cetonas no organismo ajuda na prevenção de doenças como Alzheimer e convulsões.

Apesar de já haver uma lista com benefícios excelentes, o MCT ainda é alvo de diversas pesquisas para encontrar e definir novas aplicações e eficácia. Por isso, é importante se atentar ao que ele realmente faz e não se apegar às fontes que dizem que o MCT é a solução para perda de peso rápido.

Ele ajuda a manter a forma, a ter energia e melhora a sensação de saciedade, porém não deve ser considerado um medicamento ou solução para todos os problemas que ocorrerem durante a dieta.

 

MCT – Como tomar?

Com facilidade de preparo, o TCM é versátil e pode ser incluído nas receitas do dia a dia como substituto de outras fontes de gordura, como o azeite de oliva ou óleo de coco.

Além disso, pode ser acrescentado na preparação do café bulletproof, que é uma bebida que leva café, manteiga e óleo.

 

MCT suplemento

Seu consumo diário deve ser medido junto com o nutricionista para ter uma ideia de quanto deve ser adicionado diariamente.

Por se tratar de uma gordura, o MCT não é um suplemento que adiciona, mas que substitui. Assim, o ideal é que troque o óleo de azeite, soja ou coco por ele no preparo de algumas refeições, sempre sob as orientações de um especialista.

 

MCT em pó

Na sua versão em pó, recomenda-se misturar a gramatura indicada pelo nutricionista em um copo com água de 200ml até ficar homogênea, com consumo de uma vez por dia.

 

Óleo MCT

Já o uso da versão em óleo, pode ser misturado em bebidas que levam óleo, como o exemplo já citado do café bulletproof.

 

MCT Bula

O MCT é basicamente um composto de triglicerídeos de cadeia média, extraído do óleo de coco refinado. Cada produto de MCT, porém, possui algumas composições próprias, pois seus suplementos são direcionados para objetivos diferentes, a fim de extrair o melhor dele.

Na Nature Center, por exemplo, trabalhamos com o MCT – Health Labs, que é o MCT em pó e com uma composição pura.

Também é possível encontrar o TCM Burn 60 Cápsulas ClinicMais, que é a versão em cápsula.

 

Composição do MCT – Health Labs

Em sua composição, encontra-se óleo de coco, maltodextrina, triglicerídeos de cadeia média de Óleo de Semente de Palma, Xarope de Glicose, Proteína do Leite, Regulador de Acidez Fosfato Dipotássico, Antiumectantes Fosfato tricálcico e dióxido de silício e antioxidante BHT.

Além disso, a composição não possui Glúten, mas pode conter látex natural e derivados do leite.

 

Composição do MCT – Burn

Já na composição do MCT – Burn, é encontrado Café verde em pó, triglicerídeos de cadeia média (TCM) em pó, cúrcuma em pó e pimenta em pó. Antiumectantes: amido, dióxido de silício. Composição da cápsula: gelatina, corantes: dióxido de titânio, corante vermelho 40, corante amarelo crepúsculo. Colorido artificialmente.

Ele também não possui Glúten.

 

MCT preço

A média de preço de um produto TCM varia conforme o tipo que se busca. Os que temos disponíveis custam uma média de R$31,00 para a versão em cápsula e uma média de R$141,00 para a versão em pó. Contudo, é possível achá-los na promoção vez ou outra.

Confira o TCM Burn 60 Cápsulas ClinicMais e também o MCT – Health Labs em nossa loja.


 

O que falam sobre nós