Televendas: (31) 3063-8989
Central de Atendimento
(31) 3063-8989 (31) 98462-5344 @ sac@naturecenter.com.br Segunda à Sexta-feira de 8h às 19h.
Sábado de 9h às 13h.
Mostrando 50 Produtos em 3 páginas
Mostrando 50 Produtos em 3 páginas

Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa é uma técnica que se desenvolveu entre muitos lugares da Ásia e ficou bastante conhecida entre vários povos. Originada há cerca de 6000 a.C., foi bastante utilizada com o passar do tempo entre países como a China, Coréia, Japão e Taiwan.

Essas técnicas ficaram tão abertamente conhecidas que foram adotadas pelo sistema de saúde de alguns países da Ásia. E hoje em dia não só da Ásia, mas em muitos lugares do mundo têm se desenvolvido tais procedimentos.

Por meio desses, as pessoas buscam a prevenção e tratamento de doenças. Isso porque essas técnicas promovidas pela Medicina Tradicional Chinesa podem modificar o estilo de vida para melhor.

Se você busca conhecer mais sobre essas técnicas e seus benefícios e vantagens, é só continuar a leitura do artigo. Aqui, você encontrará tudo o que busca saber sobre a Medicina Tradicional de origem Chinesa!

 

Medicina Tradicional Chinesa: O que é

Quando diversas pessoas escutam falar sobre a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) podem associar o termo à acupuntura. Porém, é importante que a gente saiba primeiramente o significado, pois ela não se restringe apenas a essa técnica com agulhas.

A Medicina Tradicional da China é o conjunto de técnicas utilizadas por esses povos no decorrer dos anos que envolve o uso de fitoterapia, práticas de boa respiração, dietas, exercícios, cuidados (massagens, meditação), dentre outros.

Podemos sim dizer que muitas dessas técnicas não tinham embasamento científico no decorrer do tempo. Isso porque sua origem vem de muito tempo, cerca de 6000 a.C.

Dessa época, muito se encontra em documentos históricos sobre essas técnicas, às vezes até através de poesias e músicas. Porém hoje a ciência busca conhecer mais sobre essas técnicas e até a aderir nos consultórios médicos.


A filosofia por trás da Medicina Tradicional Chinesa

Quando as pessoas procuram o conhecimento da MTC podem desejar conhecer uma forma de tratar alguma enfermidade. Porém é importante conhecer bem o fundamento dessas técnicas, que não envolve apenas o tratamento de doenças.

Ela possui influências do taoísmo e budismo e utiliza essas filosofias para buscar não só a cura, mas a transformação do indivíduo quanto ao seu estilo de vida.

Muito se fala sobre uma mudança pessoal do organismo, a fim de melhorar o corpo e o espírito para que assim tudo se transforme mais leve. Segundo a filosofia desse tipo de medicina, a pessoa busca o equilíbrio na vida e as energias da natureza influenciam no nosso corpo. Caso haja um desequilíbrio, há o início de alguma enfermidade.

Então, o uso de técnicas utilizadas pela MTC pode ser importante para diversas pessoas. Por isso, que cada vez mais os pesquisadores buscam conhecer esses procedimentos e para buscar um embasamento científico.


Medicina Tradicional Chinesa 5 elementos

As teorias que envolvem a Medicina Tradicional Chinesa vêm de origem antiga, muito antes de Cristo. Uma delas é a Teoria dos Cinco Elementos. Nessa teoria, o corpo é constituído de cinco elementos:

- Madeira;
- Água;
- Terra;
- Fogo;
- Metal.


O organismo e seus sistemas são integrados e interagem com o meio ambiente, e esses sistemas precisam estar em equilíbrio. Segundo essa teoria, se a pessoa não apresentar o equilíbrio entre os cinco elementos, ela pode apresentar alguma doença (desequilíbrio).

Os cinco elementos são as energias que emanam o corpo do indivíduo, por isso que elas devem estar sempre em equilíbrio. A todo momento elas podem se alterar, já que o corpo interage com o meio ambiente e pode absorver energias, o que pode gerar uma transformação.

Os cinco elementos e o corpo humano (representação):

- Água: sistema urinário;
- Madeira: fígado e vesícula biliar;
- Metal: intestino grosso e pulmão;
- Fogo: coração e intestino delgado;
- Terra: estômago e pâncreas.

No taoísmo, esses elementos são responsáveis pelos estágios e mudanças no ser humano e da natureza, por exemplo. Podemos passar por estágios de transformação e crescimento, mas também podemos passar por tempos de quedas e problemas. E isso será influenciado pelo meio ambiente, o que muda a energia do corpo.

 

Medicina Tradicional Chinesa: Para que serve

O conjunto de técnicas promovidas pela Medicina Tradicional Chinesa tem como objetivo principal a prevenção de doenças. Ao observar as diversas técnicas que são abrangidas por essa medicina, você vai verificar que podem servir para diversos fins, sempre na busca por uma melhor qualidade de vida. Os procedimentos mais conhecidos dentro da ciência é a acupuntura e o uso de plantas medicinais. Isso porque são partes da MTC que está incluso em alguns ambientes médicos. Vale destacar que a dieta, os exercícios, massagens e outras técnicas são cada vez mais procuradas e pesquisadas.


Acupuntura

Na metade do século XX a acupuntura começou a ser visto com bons olhos pela medicina do ocidente. Cientistas que buscavam conhecer esse tipo de técnica viu que ela apresenta uma segurança e eficácia.

Ao estudar essa técnica, os pesquisadores observaram a eficácia das agulhas sobre o tratamento de algumas dores. Isso porque essa técnica pode faz com que o corpo libere algumas substâncias analgésicas.

Embora algumas perguntas continuem sem resposta sobre essa técnica, a Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou a eficácia dessa técnica para o tratamento de algumas doenças clínicas.


Fitoterapia

A fitoterapia chinesa busca curar ou prevenir doenças a partir das plantas medicinais. Com alguns ativos presentes nas plantas. Essa técnica foi bastante disseminada com o passar dos anos. A eficácia pode ser mostrada com o estudo dentro de algumas epidemias que acontecem na China.

Durante uma epidemia, em Hong Kong, da Síndrome Aguda Respiratória Severa (SARS) algumas pessoas receberam os fitoterápicos da MTC e isso fez com eles ganhassem uma certa imunidade e não contraísse a doença. Do mesmo modo, algumas pessoas que ficaram doentes foram tratadas com os remédios fitoterápicos da Medicina Tradicional Chinesa.

Sem falar que a Medicina Tradicional da China também busca o conhecimento de dietas e suplementos para emagrecer. Muitos dos suplementos trazem benefícios que vai além da perda de peso, o que pode contribuir para suprir certos minerais e vitaminas que o corpo necessita.


Tai chi chuan

Uma outra prática que busca o equilíbrio e melhoria de doenças é o tai chi chuan. Desenvolvida pela MTC, é uma técnica que busca a realização de movimentos lentos e silenciosos, o que faz com que as pessoas tenham um equilíbrio e concentração.

Essa prática é utilizada há muito tempo na Ásia e ajuda a obter um bem estar e se livrar o estresse. Algumas pesquisas mostram que se esta prática for realizada por pessoas idosas, por exemplo, eles ganham uma melhoria dos movimentos cognitivos, o que diminui o risco de quedas e dependência de outras pessoas.

Sem falar que a pessoa que busca um bom estilo de vida, pode se beneficiar com um boa noite de sono, com equilíbrio e concentração que podem modificar a sua vida! Essas práticas realmente são importantes na vida de muitas pessoas.

 

Medicina Tradicional Chinesa: Benefícios e vantagens

A Medicina Tradicional Chinesa pode trazer inúmeros benefícios e vantagens para as pessoas que buscam uma boa qualidade de vida, além de combater doenças. Para pessoas com dores de cabeça ou muscular, além da massagem, pode ser recomendada a acupuntura. Isso será realizado por um profissional de saúde que conhecerá todas as técnicas.

Quando a pessoa busca melhorar o seu estilo de vida, procura um equilíbrio e concentração, por exemplo, ela pode se beneficiar com técnicas específicas. O tai chi chuan, chi kung e meditação são algumas das técnicas que podem ajudar no bem estar.

Sem falar nas plantas medicinais e seus efeitos fitoterápicos. Cápsulas ou chás são desenvolvidos pela MTC na busca da cura de doenças ou até mesmo a profilaxia de outras. Por ser usada a séculos, ela pode ser uma boa alternativa para a busca de uma boa qualidade de vida.

Um suplemento ou cápsula desenvolvida pela MTC pode trazer várias substâncias encontradas em mais de uma planta, o que pode contribuir para o combate de diversos males. Essa é uma área que é cada dia mais pesquisada por cientistas.

Outros benefícios que envolvem esse tipo de medicina estão relacionados com seus suplementos, que buscam ajudar na dieta e exercícios. Buscar uma vida mais saudável e sem problemas tem sido cada vez mais pretendido e muitas pessoas podem se beneficiar com os produtos da Medicina Tradicional Chinesa.

Vale lembrar que é importante buscar ajuda profissional antes da decisão em adquirir qualquer técnica de MTC. São técnicas conhecidas há anos, mas que é importante a avaliação do profissional de saúde para que tudo ocorra bem.

 

Medicina Tradicional Chinesa: Efeitos colaterais

É importante que o profissional avalie cada caso e mostre o melhor caminho para o tratamento ou prevenção das doenças. Por mais que as práticas da Medicina Tradicional Chinesa sejam realizadas há anos, ainda podem existir efeitos colaterais.

Por exemplo, a acupuntura, que é uma técnica hoje muito falada, pode trazer bem estar na vida do paciente. Porém, em alguns casos, quando a pessoa fica ansiosa pode ter algumas reações, como náuseas, tonturas ou desmaio.

Sem falar que a agulha deve estar limpa e esterilizada, pois alguma doença pode ser passada caso o ambiente não esteja nada bem. Em alguns lugares já houve o relato de complicações por conta de agulhas mal posicionadas. Então, busque sempre um profissional confiável e procure conhecer a técnica antes de aderi-la.

O que é muito falado e mais acessível são os suplementos e ervas da Medicina Tradicional Chinesa. Muitas vezes, encontrados em lojas de produtos naturais, as pessoas aderem o produto pois se trata de um emagrecedor, por exemplo. Entretanto, é importante que antes de tomar um profissional seja consultado. Muitas vezes o suplemento pode não ser indicado para um caso específico.

O efeito irá variar de acordo com a erva utilizada. Alguns efeitos colaterais que envolvem as ervas da MTC são:

- Aumento da frequência cardíaca;
- Dores abdominais;
- Problemas nos rins e fígado;
- Agravamento de problemas do coração;
- Risco de alergias;
- Efeitos contrários aos desejados;
- Alteração do sistema nervoso.

Sem falar que para algumas pessoas, como crianças, grávidas e idosos, o uso é restrito. A automedicação não deve ser feita principalmente nesses casos. Sem falar de pessoas que possuem doenças crônicas.

 

Medicina Tradicional Chinesa: Onde comprar

A forma de comprar as técnicas oferecidas pela Medicina Tradicional Chinesa vai variar. Meditação ou outras técnicas (como massagem) podem ser encontradas em locais como consultórios de fisioterapia. Acupuntura pode ser oferecido por alguns profissionais de saúde também.

Já as ervas e suplementos podem ser encontradas em locais de produtos naturais. Essas lojas contêm alguns dos suplementos que podem trazer benefícios para o organismo, como a pata de vaca, canela chinesa e salvia.

Esses suplementos podem auxiliar na perda de peso, prevenção de doenças e até combate de alguns males, como o diabetes. Procure sempre as melhores lojas. A Nature Center tem sempre os preços mais acessíveis e produtos de ótima qualidade!

O interessado em seguir os ensinamentos da MTC deve buscar primeiramente ajuda profissional antes de iniciar a ingestão de cápsulas, para evitar ou diminuir os efeitos colaterais causados.

Visitados

O que falam sobre nós

Acesse
o blog