Televendas: (31) 3063-8989
Central de Atendimento
(31) 3063-8989 (31) 98462-5344 @ sac@naturecenter.com.br Segunda à Sexta-feira de 8h às 19h.
Sábado de 9h às 13h.
Mostrando 1 Produtos em 1 páginas
Mostrando 1 Produtos em 1 páginas

Pitaya: Saiba tudo sobre!

A exótica pitaya, com suas características peculiares, tem cada vez mais espaço nos mercados e feiras em todo o Brasil. Seu formato e cores são inconfundíveis, no entanto muitas pessoas ainda não reconhecem a fruta pelo nome.

Com sabor doce e cores atrativas a pitaya tem conquistado o paladar de pessoas de todas as idades. Mas, quais os benefícios da fruta para a saúde humana? Neste texto será explicado sobre o que, onde encontrar, como tomar, quais os benefícios e as contraindicações do seu consumo, principalmente do suplemento de pitaya.

 

O que é Pitaya?

A pitaya é uma fruta que tem sua casca escamada, por isso é popularmente conhecida por fruta dragão. É natural da América Central, e pode ser facilmente encontrada no México.

Países como China, Israel e Brasil já cultivam a pitaya. No Brasil, a Bahia, São Paulo, Paraná e Minas Gerais são os estados propulsores no cultivo da fruta.

A melhor época para o cultivo é entre dezembro e maio; A colheita deve ocorrer quando o fruto apresenta cor intensa e ainda está firme. Existem três variedades de pitaya, (as quais serão explicadas mais adiante), assim o amadurecimento varia de acordo com o tipo de fruto, por isso é importante atentar-se.


Propriedades medicinais

As flores, os cladódios e principalmente os frutos, contêm compostos bioativos que tornam a planta atrativa a culinária, a indústria farmacêutica, a indústria cosmética e a de produção de corantes.

Com propriedades medicinais, a pitaya pode ser encontrada na forma de suplementos, a fim de complementar as proteínas e vitaminas do organismo e contribuir com a saúde do indivíduo.

Muitos estudos estão em andamento a respeito das propriedades medicinais da fruta. Acredita-se que essa fruta tenha propriedades anti-inflamatórias e antidiabéticas. Mesmo com seu sabor doce, a fruta possui baixos teores de açúcar e é indicada para pessoas que combatem ou querer evitar a diabetes.

Além disso, a partir da casca da fruta é possível retirar o látex. Este é utilizado pela indústria cosmética para a produção de hidratantes para a pele, dentre outros produtos que tem por finalidade contribuir com o retardamento do envelhecimento da pele. Isso porque as propriedades anti-inflamatórias da pitaya defendem o organismo dos radicais livres.


Variedades da Pitaya

Com já dito, a pitaya tem três variedades, a branca, a vermelha e amarela, as quais serão detalhadas aqui. As características que definem as variedades são as cores da casca e da polpa. Embora a alternância de cor, o gosto é semelhante em qualquer uma.

- Pitaya Branca (Hylocerus undatus): é a mais comum, caracterizada por ter casca rosa e polpa branca. É comum em florestas úmidas, tem raízes aéreas e pode ser facilmente encontra em regiões com ocorrência de árvores e rochas.
- Pitaya Vermelha (Hylocereus monacanthus): é caracterizada por ter casca rosa, semelhante a pitaya branca, no entanto diferencia-se pela polpa de tom rosa avermelhado. A planta dá belíssimas flores.
- Pitaya Amarela (Selenicereus megalanthus): é caracterizada por ter casca amarela e polpa branca. Pertence a um gênero diferente das demais e não é tão facilmente encontrada. Seu fruto é saboroso tanto quanto os demais. No entanto, seu sucesso se dá na ornamentação. Isso porque a planta pode ser comercializada como uma trepadeira, que dá grandes e belas flores, embora seja a única variedade que tenha espinhos. É facilmente encontrada no Peru, na Colômbia, no Equador, na Bolívia e na Venezuela.

No Brasil, as variedades de mais destaque são as de casca rosa e polpa vermelha e a de casca rosa e polpa branca, Pitaya Vermelha e a Branca.

 

Onde encontrar Pitaya?

A pitaya pode ser encontrada em sua forma natural, como fruto, como polpa, como composto ativo de cosméticos, como ingredientes de alguns alimentos, principalmente sorvete, ou na forma de suplemento.

Quanto aos frutos é necessário atentar-se a casca, o fruto adequado ao consumo não deve possuir machucados, tem que estar firme e com a coloração rosa ou amarela, de acordo com a variedade. Se a casca estiver esverdeada, o fruto ainda não está maduro e pronto para o consumo.

O preço do quilo de pitaya varia de acordo com a região e local, mas em média custa de 40,00 a 90,00 reais. Seu uso é comum em preparos de várias coisas como:

- Sorvetes;
- Geleias;
- Iogurte;
- Saladas.

É uma boa opção para quem busca reduzir o consumo de açúcares. Pois tem sabor doce e baixa quantidade de açúcar.


Suplemento

O suplemento de Pitaya não é muito comum no Brasil. No entanto, fornece inúmeros benefícios à saúde, os quais serão explicados mais adiante. Pode ser encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais, no entanto, como não é muito popular, pode haver uma dificuldade em encontrar o produto.

Na loja virtual da Nature Center, disponível no endereço eletrônico, é possível encontrar o suplemento com 60 cápsulas por cerca de 200,00 reais.

Os produtos da Nature Center são registrados de acordo com as normas da Resolução de Diretoria Colegiada - RDC 240 de 2018, que assegura a qualidade dos produtos. Além disso, a loja possui selo de confiabilidade.

 

Como tomar Pitaya?

A Pitaya deve fazer parte da rotina alimentar de qualquer pessoa, seja em sua forma natural ou como fruto. O consumo ideal da fruta é de 3 a 5 porções diariamente. Pode ser ingerida pura, em saladas, feito sorvete natural, em iogurtes, geleias ou como suco.

Quanto ao suplemento sugere-se a ingestão de quatro cápsulas por dia, em meio as refeições. É importante lembrar que o suplemento não substitui a alimentação. Seu consumo deve ser aliado a um estilo de vida saudável, com alimentação regrada e prática constante de exercícios físicos.

 

Quais os benefícios da Pitaya?

A pitaya possui diversas propriedades medicinais, muitas ainda desconhecidas ou em fase de estudos. Algumas são conhecidas pelos povos do Velho Mundo. A planta é rica em fibras, minerais e antioxidantes. Em Taiwan ela substitui o arroz devido a quantidade de fibras.

Por causa disto, o fruto contribui com a saúde, emagrecimento, defesa do organismo, dentre outros benefícios que serão citados aqui. Além disso a fruta é ideal para quem busca perder peso, pois tem baixa quantidade de gorduras e açúcares e é saborosa.


Contribui com o processo de emagrecimento

A pitaya deixa a pessoa com sensação de saciedade. Assim, o apetite fica mais controlado, o que contribui no processo de emagrecimento. Além disso, a fruta contribui com a eliminação de gordura corporal.

A tiramina presente na fruta é responsável pela ativação do glucagon, que por sua vez, estimula o organismo a utilizar as próprias reservas de gordura. Isso consiste no processo conhecido popularmente por “queimar gordurinhas”.


Reduz a possibilidade de ocorrência da diabetes

O seu consumo constante contribui com a prevenção do diabetes. Isso porque a fruta possui propriedades que estabilizam os níveis de açúcar na corrente sanguínea. É fundamental também para inibir picos de açúcar em pessoas que já sofrem com a doença.


Reduz riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas

Nela existem antioxidantes, como os flavonoides, que contribuem com a excreção de metais pesados do organismo. Esse processo faz com que a taxa de colesterol diminui e a pressão sanguínea se mantenha regularizada. Isso evita o desenvolvimento de doenças cardíacas e respiratórias.

As fibras presentes no fruto também prestam sua contribuição a redução do colesterol. O ácido linoleico, consistem em uma gordura boas, que atua como laxante e reduz o nível de colesterol total e de colesterol ruim - LDL em humanos. Isso porque ele inibe a absorção do colesterol pelo intestino. Além disso, evita também ataques de pressão alta.


Aumenta a imunidade do organismo

Com propriedades antioxidantes e vitamina C, a pitaya é fundamental para manter a imunidade do organismo elevada. Os flavonoides, betaxantinas, betalaína e betacianinas, substâncias antioxidantes existentes na fruta contribuem com a excreção de metais pesados.

A presença da vitamina C, aliada ao zinco contribuem, dentre outros fatores com a defesa do organismo e fortalecimento do sistema imunológico.


Reduz rugas e marcas de expressão

A vitamina C presente no fruto contribui com a produção do colágeno. O colágeno é responsável por manter a elasticidade e firmeza da pele. Ele ajuda a retardar o envelhecimento e, consequentemente, reduz marcas de expressão e atenua rugas.

Além disso, ela também contém substâncias capazes de combater os radicais livres que atacam as células da pele.


Acelera a cicatrização de ferimentos

A pitaya contribui com a formação de dopamina e serotonina, que são aminas aromáticas com funções neurotransmissoras. Estas atuam diretamente nos processos de cicatrização de ferimentos.


Contribui com a flora intestinal

A vitamina C, presente na pitaya, tem inúmeras funções no organismo. Dentre estas, regular a atividade do intestino delgado, a partir da absorção do ferro férrico pelo sangue e consequente redução no intestino.

As fibras também têm seu papel na flora intestinal. Estas são responsáveis por estabilizar os níveis de açúcar no sangue, o que contribui com a regularização do intestino.


Combate o câncer

Com tantas substâncias e propriedades benéficas à saúde, a pitaya tem potencial de prevenir o desenvolvimento de alguns tipos de câncer. Aqui vale ressaltar que a fruta não cura o câncer nem garante ao consumidor que nunca irá contrair a enfermidade.

Da mesma forma como atua no combate ao desenvolvimento de doenças cardíacas e diabetes, a fruta ou suplemento podem evitar o desenvolvimento de células cancerígenas.

Isso por que, a mesma contém propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, os quais atacam as células. Além de, aumentarem a imunidade do organismo e ser anti- inflamatória.


Benefícios cosméticos da Pitaya

Além de ser encontrada no suplemento, ela pode ser encontrada como ingrediente ou composto ativo de muitos cosméticos. A máscara caseira de pitaya é muito recomendada para quem tem problemas com acnes.

Para fazer a máscara basta amassar a fruta até que forme uma massa homogênea, aplicar no rosto, deixar agir por alguns minutos e retirar com água. Para reduzir marcas de queimaduras ou manchas provocadas pela exposição ao sol, basta acrescentar pepino e mel.

O seu suco aplicado diretamente no couro cabeludo contribui para a maciez dos fios, principalmente em cabelos que passaram por processos químicos e coloração.

 

Indicações e contraindicações da Pitaya

O suplemento da pitaya é natural. No entanto, não podemos nos deixar levar pela frase popular “se não fizer bem, mal não faz”. A crença de que, por ser natural o suplemento não causará danos a saúde é um mito que põem a vida das pessoas em risco.

O suplemento é indicado para indivíduos saudáveis que buscam melhorar a qualidade de vida ou, no caso da pitaya, perder peso de forma saudável. Dessa forma, o consumo sem acompanhamento médico é contraindicado a crianças, grávidas, lactantes e pessoas que estão em tratamento de qualquer enfermidade.

Busque sempre se informar, principalmente com um profissional qualificado. Leia a bula e as instruções do rótulo. Aqui, é importante lembrar que o uso do suplemento deve ser com o acompanhamento de uma alimentação saudável e prática constante de exercícios físicos. A fim de se obter resultados notórios.


 

Visitados

O que falam sobre nós

Acesse
o blog