Ir direto para o Conteúdo
Mensagens em destaque
  • Entrega Garantida / Atendimento Dedicado
  • Mais de 600 mil Clientes Satisfeitos
  • 10 Anos Lado a Lado com Você
Regras de entrega e canais de atendimento
Ir direto para o Conteúdo
Mensagens em destaque
  • Entrega Garantida / Atendimento Dedicado
  • Mais de 600 mil Clientes Satisfeitos
  • 10 Anos Lado a Lado com Você
Regras de entrega e canais de atendimento

Proteínas

Veja mais

Mostrando 20 Produtos em 1 páginas
Mostrando 20 Produtos em 1 páginas
descricao completa

Proteínas - Saiba tudo sobre!

As proteínsa, assim como várias vitaminas e nutrientes, são fundamentais para nossa saúde, desempenho físico, energia. Além de ser importante para o desenvolvimento e funcionamento do organismo. As proteínas são primordiais porque fazem parte de praticamente todas as funções do organismo humano.

Dessa forma, as proteínas são indispensáveis. Dentre todas as funções, elas estão diretamente relacionadas à produção de energia e desenvolvimento dos músculos. Logo, são altamente buscadas por praticantes de atividades físicas, tais como, musculação, jogos esportivos, atletismo, dentre outros.

As proteínas podem ser encontradas na maior parte nos alimentos. Assim, está constantemente inserida em nossa dieta. No entanto, nem sempre as quantias são suficientes para suprir as necessidades do organismo. Principalmente para praticantes de atividade físicas.

Neste texto será explicado o que são proteínas, quais as suas principais funções no organismo, como o suplemento pode contribuir com o organismo. Será abordado ainda qual o melhor tipo de suplemento e onde comprá-lo.

 

O que é o Proteína?

Quimicamente as proteínas consistem em compostos de nitrogênio orgânico complexo. Elas estão presentes em todas as células vivas e são basicamente compostas por moléculas de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.

Os compostos de nitrogênio são popularmente conhecidos como aminoácidos e atuam na formação das proteínas propriamente ditas.

Esse composto recebe diferentes classificações e tem muitas variações. No entanto, este artigo será focado na sua importância para o organismo humano. É um componente essencial a todas as células vivas e está correlacionado a quase todas as funções fisiológicas.

​As proteínas são essenciais para os organismos vivos e está presente nos mais diversos tipos de alimentos, por isso faz parte constante da nossa dieta. No entanto, a quantidade de proteínas ingerida deve ser sempre superior a quantidade mínima necessária ao organismo. Esse balanço nutricional precisa acontecer porque parte dos nutrientes ingeridos se perdem durante a absorção.


Composição do tecido muscular

No corpo humano, as proteínas atuam na composição do tecido muscular. Além de contribuir para o processo de contração. Elas ainda permitem que o corpo se defenda de organismos estranhos e atuem também na conversão de energia. Dessa forma, elas são essenciais para uma dieta saudável.

Para especialista, a proteína mais importante do corpo humano é a proteína muscular. Cientistas afirmam que cerca de 40% do peso de uma pessoa adulta é correspondente aos seus músculos. E cerca de 20% da conjuntura muscular é composta de proteínas.

 

Onde encontrar o Proteína?

Essas macromoléculas de aminoácidos estão presentes nos mais diversos tipos de alimentos e fazem parte da nossa dieta diariamente. Estas desempenham várias funções no organismo, por isso, a deficiência de proteína do sistema pode causar inúmeros problemas, os quais serão abordados adiante.

Popularmente, acredita-se que a carne seja o único alimento rico em proteínas, tanto é que em algumas regiões as pessoas se referem a carne como proteína. No entanto, muitos outros alimentos também são ricos em proteínas. Entre os principais alimentos, podemos destacar as carnes, o leite, os ovos e o trigo.


Alimentos ricos em proteínas

Aqui segue uma lista com as classes e os alimentos que contém consideráveis quantidades de proteínas. Ao integrar uma quantidade grande e variável desses alimentos a sua dieta, consequentemente, os níveis de proteína aumentarão.

- Cereais: farinha de trigo, arroz moído, milho;
- Raízes e tubérculos: batata inglesa e batata doce;
- Hortaliças: cenoura, rabanete, aspargo, feijão de vagem verde, ervilha e alface;
- Frutas: banana, laranja, maçã, morango e melão;
- Carnes: carne bovina, carne de porco, carne de galinha e peixe (sem gordura);
- Laticínios: leite e queijo;
- Outros: ovos.

A proteína proveniente da carne é considerada de alto valor biológico, isso porque eles fornecem os aminoácidos diretamente proporcionais ao corpo humano. Quanto aos alimentos vegetais, a proteína presente nesses precisa ser combinada com outros alimentos do mesmo grupo.

É importante lembrar que considerável parte das proteínas ingeridas na alimentação podem se “perder” na absorção e serem eliminadas do organismo. Nesse sentido, os suplementos alimentares de proteínas têm a função de regular os níveis no organismo, por meio do aumento de absorção.

 

Como tomar suplemento de Proteína?

Existem vários tipos de suplementos a base de proteínas, estes são procurados principalmente por praticantes de atividades musculares, que buscam desenvolver e/ou fortalecer os músculos. A variedade existente no mercado faz com que muitas pessoas fiquem confusas quanto ao tipo adequado de suplemento.

Embora seja mais procurada com o intuito de desenvolver os músculos, vale lembrar que as proteínas tem muitas outras importantes funções no organismo.

Antes de consumir suplementos, independentemente da finalidade, há a necessidade de uma consulta médica. Através da consulta, um profissional qualificado irá identificar as necessidades nutricionais do seu organismo.

Em suma, para pessoas que buscam energia para praticar exercícios físicos ou tonificar os músculos, os suplementos Whey Protein são as melhores opções.

No mercado é possível encontrar produtos Whey Protein exclusivos para o público feminino ou para o público masculino. O que contribui com a escolha do melhor produto para você.


Recomendações do Whey Protein

No caso de consumo de Whey Protein recomenda-se fazer uma mistura de 60 gramas do composto em 300 ml de água ou leite e tomar três vezes por dia, entre as refeições. Caso um profissional faça outra recomendação, siga a recomendação do mesmo e antes do primeiro consumo, leia a bula e o rótulo.

Os suplementos podem ser encontrados em diferentes sabores, o que aumenta possibilidade de escolha da pessoa. Além se tornar mais agradável ao paladar. Dessa forma, a pessoa consome o suplemento como se fosse uma vitamina, no entanto é importante lembrar que o suplemento não substitui a alimentação.

 

Quais os benefícios do suplemento de Proteína?

Os suplementos de proteína têm diversas finalidades. Dentre as principais, podem ser usados para regeneração de tecido. Agir como catalisador em reações químicas naturais de organismos vivos, principalmente as que envolvem enzimas ou hormônios. Além disso, são necessárias para resposta imune.

Esses e outros benefícios da proteína serão mais bem detalhados e explicados aqui. Mas antes, é importante lembrar que apenas um profissional qualificado é capaz de dá um diagnóstico e determinar quais as necessidades do organismo, assim, antes de comprar um suplemento busque orientação médica.


Controle da gordura corporal

O sobrepeso e a obesidade podem ser causados por vários fatores. O peso pode ser determinado pela combinação de diversos efeitos genéticos e metabólicos, bem como, por influência de:

- Comportamento do indivíduo;
- Ambiente;
- Cultura;
- Condições socioeconômicas.

Para considerável parte das pessoas, o sobrepeso e obesidade podem ser causados por consumo excessivo de calorias e a prática de poucas atividades físicas. Atualmente o sobrepeso e o acúmulo de gordura corporal tem gerado incômodo em muitas pessoas, sejam homens ou mulheres.

Substituir os carboidratos, principalmente os carboidratos refinados, por alimentos com fontes de proteínas e gorduras saturadas aumentam a saciedade. Por consequência, reduz a gordura corporal. Assim, contribui com o aumento da massa corporal magra, que pode melhorar a composição corporal.

Lógico que as proteínas trazem esses benefícios falados acima citados se consumidas adequadamente. Visto que qualquer nutriente consumido em inadequadamente e em excesso gera o armazenamento em forma de gordura. Por isso, sempre procure a orientação de um nutricionista.

Além de tudo isso, as proteínas ainda contribuem com o processo de emagrecimento de outra forma. Elas atuam na produção do suco gástrico que é responsável por quebrar os alimentos em pequenas partículas. Dessa forma, a digestão ocorre mais facilmente.


Aumento da imunidade

As proteínas também contribuem com a imunidade do organismo, consequentemente o indivíduo será menos propício ao desenvolvimento de doenças. Isso ocorre porque os anticorpos, bem como as células de defesa, existentes no organismo humano são compostos de proteínas. Dessa maneira, se a ingestão de nutrientes e proteínas não for adequada o corpo ficará suscetível a:

- Infecções;
- Viroses;
- Ataque de células estranhas etc.

Vale lembrar que é necessário, além das proteínas, ingerir alimentos ricos em ômega-3 e vitaminas, para manter a imunidade do organismo alta.


Equilibra os hormônios

O equilíbrio dos hormônios é fundamental para o funcionamento adequado do sistema imunológico. Principalmente em jovens em desenvolvimento e mulheres. Nesse sentido, as proteínas agem com o intuito de estabilizar e controlar a produção dos hormônios.

As alterações hormonais podem resultar em desenvolvimento precoce, no caso de crianças e adolescentes. Em mulheres, podem gerar doenças, tais como:

- Ovários policísticos;
- Estresse;
- Ansiedade etc.

Dessa forma, manter uma dieta balanceada e rica em proteínas é fundamental, principalmente para esses grupos.


Fornece energia para o organismo

Que as proteínas são responsáveis por fornecer energia para o sistemas, não é segredo para ninguém. Mas além disso, as proteínas controlam a quantidade de açúcar no sangue, nesse aspecto, a proteínas pode ser facilmente substituída pelos carboidratos.

Você sabia que com 1 g de proteína você obtém a mesma quantidade de calorias de 1 g carboidratos, que é de 4 Cal? Por isso, é preciso planejar bem sua dieta nutricional de nutrição.


Acelera o processo de cicatrização

A proteína atua diretamente na formação de novos tecidos. Sim, ela está envolvida em praticamente todos os processos do organismo humano. Por isso, é tão importante.

As proteínas são fundamentais em processos de cicatrização de ferimentos e incisões cirúrgicas. Além da pele, as proteínas são importantes para os vasos sanguíneos, células, produção de colágeno, o que contribui com a firmeza da pele, dentre outros sistemas.


Produz massa muscular

Entretanto, a proteína ela vai auxiliar na formação de proteína muscular e assim potencializar o desenvolvimento muscular do seu organismo antes e depois dos treinos.

Como dito, a proteína é fundamental para o desenvolvimento muscular. Dessa forma, se você busca aumentar a sua massa muscular, além de, obviamente, fazer exercícios físicos regularmente, procure ingerir consideráveis quantidades de proteínas.

A quantidade de proteína necessária para o organismo varia de pessoa a pessoa, de acordo com condicionantes físicas do próprio organismo e externas. As atividades físicas desenvolvidas também devem ser consideradas, por isso busque orientação profissional.

 

Indicações e contraindicações do suplemento de Proteína

Suplementos são complementos alimentares, logo não possuem contraindicações. No entanto, crianças, grávidas, lactantes, pessoas em tratamento ou que fazem uso constante de medicamentos somente podem fazer uso de suplementos sob indicação médica.

Lembre-se novamente que em hipótese alguma o suplemento irá substituir a alimentação. Apenas com a prática constante de exercícios físicos e dieta regrada a pessoa conseguirá obter o resultado desejado. Para praticantes de atividades físicas, a quantidade necessária de proteína, por dia, irá variar de pessoa para pessoa e a atividade desenvolvida pela mesma. Entretanto, no geral, recomenda-se o consumo diário 1 a 2 g de proteína por kg da pessoa.

Ou seja, uma pessoa que pesa 60 Kg e faz atividades físicas leves diariamente, deve consumir, todo dia, cerca de 60 gramas de proteína. Com o suplemento e acompanhamento médico é possível ter maior controle dessas quantidades.

 

Onde comprar suplemento de proteína

Suplementos de proteína podem ser comprados em lojas de produtos naturais, farmácias, drogarias, dentre outros, sejam físicas ou virtuais. Podem ser encontrados, principalmente em pó e com diversos sabores. Existem específicos para o sexo feminino e masculino.

Na Nature Center, loja virtual, você pode encontrar diversos tipos de Whey Protein. Os preços variam de 40 a 200 reais, a entrega é rápida e segura. Os produtos da Nature Center dispõem de certificado de qualidade.

Além disso, você pode contatar a equipe pelo Whatzapp disponível no site e retirar as suas dúvidas.


 

O que falam sobre nós

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.
ENTENDI E FECHAR
Ir para o Whatsapp