Saúde da Mulher
Saúde da Mulher
Mães, donas de casa, trabalhadoras, patroas, estudantes, esposas, etc. Já foi comprovado por meio de estudos que as mulheres trabalham quase 10 horas a mais que os homens, especialmente se incluirmos os afazeres domésticos.
Esta rotina atribulada causa muito desgaste e, por isso, a necessidade de ingestão de nutrientes é muito maior. No entanto, está cada vez mais difícil planejar refeições balanceadas e, especialmente, cozinhá-las. Por isso, a ingestão de suplementos pode ser uma grande aliada para a saúde da mulher.
Na maioria das vezes, a faixa etária em que se inicia o uso de suplementos é entre os 30 e 40 anos, com o intuito de suprir a carência de nutrientes que não conseguimos obter na alimentação e melhorar a saúde. Além disso, muitas mulheres procuram prevenir diversas doenças e, é claro, melhorar a aparência física e minimizar os efeitos da ação do tempo.
O que são Suplementos para a Saúde da Mulher?
Os suplementos para a saúde da mulher são aqueles que suprem a necessidade nutricional feminina. Entretanto, esta necessidade é muito específica, pois leva em consideração o ciclo menstrual, a TPM, menopausa, etc.
Muitos estudos vêm sendo feitos sobre isso e não é raro encontrar casos em que os nutrientes essenciais para a saúde feminina estão escassos, o que traz diversos problemas para a saúde e acaba piorando os sintomas naturais, especialmente os da menopausa.
Além dos ciclos da vida da mulher, a suplementação também leva em conta a sua alimentação (inclusive as dietas de baixa ingestão de calorias) e a jornada de trabalho, combinada com a responsabilidade de cuidar da casa.
Quais Suplementos para a Saúde da Mulher Consumir de Acordo com a Faixa Etária?
Muitas mulheres sabem que as necessidades de suplementação para melhorar a saúde da mulher crescem aos 40 anos de idade. No entanto, a perda de alguns nutrientes começa muito antes disso.
Além disso, muitos problemas como o envelhecimento precoce da pele e dos tecidos, além de doenças, podem ser prevenidos com a nutrição. Por isso, considere os suplementos como uma medicina preventiva.
25 anos
- Vitamina C: Como o sistema imunológico já começa a decair nessa idade, é importante que a jovem de 25 anos já inclua em sua rotina a suplementação de vitamina C.
- Colágeno: Grande preocupação das mulheres mais maduras, a perda de colágeno começa aos 25 anos: 1%, taxa que é o suficiente para aparecer alterações na pele. Um detalhe importante é que a Vitamina C otimiza o funcionamento do colágeno no organismo.
35 anos
- Colágeno: Se a perda dessa proteína se inicia aos 25 anos, aos 35 anos a mulher já produz menos 10% de colágeno. A pele fica mais elástica e fragilizada, o que pode causar rugas.
- Ômega 3: Quase 100% das mulheres tem celulite a partir dos 30 anos de idade. Por isso, uma suplementação com ômega 3, que possui propriedades anti-inflamatórias, pode ajudar a melhorar o aspecto da pele.
- Luteína e betacaroteno: Estes suplementos são ricos em antioxidantes, que previnem a perda da elasticidade da pele, suavizam manchas e combatem os radicais livres.
- Potássio: Outro problema que pode aparecer entre os 30 e 35 anos de idade é o aumento da pressão arterial.
40 anos
- Vitamina B12: A absorção dessa vitamina, tão importante para o organismo, começa a ser prejudicada quando chegamos aos 40.
- Colágeno: A essa altura, a produção de colágeno já caiu 15% e não é apenas a pele que começa a sofrer, já que os ossos começam a ficar mais frágeis, especialmente as articulações como cotovelos e joelhos.
- Estrogênio: A redução na produção de estrogênio está diretamente relacionada à queda do metabolismo. Como consequência, a mulher passa a ter mais tendência a engordar.
- Whey Protein: A massa muscular passa a diminuir com o passar dos anos, algo evitado por este suplemento muito conhecido por quem pratica musculação.
- Magnésio: Estudos comprovam que cerca de 70% das mulheres adultas sofrem com a deficiência nesse mineral, algo que vai piorando conforme a idade.
45 e 50 anos
Aos 45 anos, todos os suplementos já citados são importantes para o funcionamento do organismo, especialmente a Vitamina D. É importante adicionar suplementos à base de cálcio e zinco, para prevenir a osteoporose, melhorar a saúde dos olhos e reduzir os efeitos da idade na pele.
Além da faixa etária, outros fatores devem ser levados em conta para pensar na suplementação para a saúde da mulher, tais como:
Se a mulher pretende engravidar
O ácido fólico é muito importante para prevenir a má formação do feto. A ingestão deve ser iniciada meses antes da concepção, com doses diárias de 5 mg/dia. Consulte um ginecologista e um obstetra antes de começar o tratamento.
Gestante
Além do ácido fólico, outro nutriente que auxilia na formação fetal são as vitaminas do complexo B. Além disso, elas também ajudam a desenvolver o sistema nervoso.
Um problema que aparece após a gestação é a depressão pós-parto. As vitaminas deste complexo, especialmente a B6, incentivam a produção de dopamina e serotonina, diminuindo os enjoos e melhorando o estado mental e psicológico da mulher.
Durante a gestação, as mulheres ficam vulneráveis à anemia. Por isso, a suplementação com ferro pode ser indicada.
Lactantes
Durante a amamentação, as mulheres estão mais propensas a sentir fraqueza, já que boa parte dos nutrientes vai para o bebê, através do leite materno. Por isso, um suplemento multivitamínico, especialmente com vitaminas B, K, C e E podem ajudar a mamãe a não perder as forças e curtir o bebê.
Vegetarianas e Veganas
Não ingerir carne pode afetar a disposição de nutrientes caso a mulher não encontre outros meios. Nem sempre frutas, legumes e verduras suprem a necessidade, então pode ser necessário fazer a suplementação. A longo prazo, a carência pode afetar a saúde da mulher e, por isso, a vitamina B12 é uma das mais recomendadas.
Como Consumir os Suplementos para a Saúde da Mulher?
Muitas mulheres pensam que a suplementação para a saúde da mulher deve ser feita a qualquer hora do dia. No entanto, há alguns nutrientes que não podem ser tomados juntos, pois atrapalham a absorção. Outros, por sua vez, funcionam melhor se tomados em conjunto com outros.
- Fibras: Suplementos ricos em fibras devem ser ingeridos antes das refeições, junto com uma boa quantidade de água. Dessa forma, haverá um aumento da sensação de saciedade.
- Ferro e Vitamina C: Como eles potencializam os efeitos um do outro, é interessante que sua suplementação seja feita em conjunto;
- Ferro e cálcio: O ferro tem pH alcalino, já o cálcio, ácido), por isso, não devem ser tomados em conjunto.
- Cálcio: O cálcio deve ser ingerido longe de qualquer refeição e, por isso, tome o suplemento de cálcio antes de ir para a cama. Além disso, o momento de melhor absorção é à noite, com um ambiente ácido no estômago propício para a sua assimilação.
- Cálcio e magnésio: O magnésio otimiza o efeito do cálcio, então podem ser tomados de uma vez só;
- Ômega 3: O ômega 3 compete com outros suplementos, o que atrapalha a sua absorção. Portanto, é melhor que sua suplementação seja feita isolada das outras;
- Multivitamínicos: Devem ser ingeridos longe do café-da-manhã, que costuma ser a refeição com maior presença das fibras. Escolha uma das refeições de seu dia que não tenha tantas fibras no cardápio;
- Vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K): São melhor absorvidas junto com a gordura. Por isso, escolha a refeição mais substancial do dia, normalmente o almoço, para ingeri- las;
- Vitamina C e as do Complexo B: Devem ser ingeridas apenas com água, pois são solúveis apenas com ela;
- Nutricosméticos (suplementos com função estética): devem ser tomados antes das refeições, para o melhor aproveitamento de seus benefícios.
Divida a sua rotina de suplementação para a Saúde da mulher em pequenas doses diárias, dando um intervalo de 3 horas entre cada uma delas.
Crianças com idade superior a três anos de idade, além de gestantes e lactantes devem consumir os suplementos para a saúde da mulher apenas sob orientação de um médico ou de um nutricionista.
Siga as instruções do produto, especialmente a recomendação de ingestão diária. Tome cuidado com o excesso de suplementos, pois podem causar problemas de saúde como a hipervitaminose. Analise a composição de seus suplementos e, caso eles tenham nutrientes similares, escolha apenas um deles.
Pessoas alérgicas a qualquer componente do suplemento devem evitar o seu consumo.
Mantenha o produto fora do alcance da luz do sol e da poeira. Qualquer medicamento ou suplemento deve ser mantido longe do alcance de crianças.