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Temperos Naturais

Os temperos são os ingredientes protagonistas da culinária e possuem funções determinantes na vida de um prato tornando-o mais saboroso, apetitoso e inesquecível.

Na cozinha é muito comum usar o sal em praticamente todas as receitas. Para a maior parte dos cozinheiros esse ingrediente é o pó mágico para saborear os cozidos, as massas, as tortas, as carnes e por aí vai.

O sal é um mineral que em conjunto a um elemento químico, o cloreto, formam o cloreto de sódio, ou o sal usado para cozinhar. Consumir esse mineral excessivamente interfere e prejudica o funcionamento do organismo podendo ocasionar doenças cardiovasculares, renais e elevar a pressão arterial, por exemplo.

Segundo dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo ideal do mineral está estabelecido entre 5 gramas por dia, porém, a média utilizada no Brasil está em torno de 12 gramas diárias.

Para manter uma alimentação mais saudável e equilibrada é preciso mudar o índice desse consumo/dia e para isso é fundamental adicionar na culinária brasileira os temperos naturais e diminuir cada vez mais o uso do sal na hora de preparar os alimentos.

 

Quais são os tipos de temperos

Quando se houve falar em temperos a primeira coisa que vem na cabeça são os condimentos em pó ou os desidratados como a salsa, o orégano, o açafrão, etc. Porém, algumas hortaliças também entram na lista dos temperos naturais.

A folha do manjericão, do alecrim, do coentro, da hortelã, da menta, dentre outros ou raízes como o alho, a alcaçuz, o gengibre, o rabanete, e várias outras, dão um toque especial aos preparos.

Para temperar os alimentos é muito comum classificar as raízes, vegetais e as demais especiarias na mesma categoria, mas especialistas em especiarias dizem que esse método embora seja mais usual não é a forma mais correta.

A classificação desses ingredientes usados para dar sabor aos alimentos temperando-os naturalmente são as ervas (as flores e folhas), as especiarias (as sementes e os caules), os legumes aromáticos (legumes, verduras, raízes e tubérculos que geralmente são os itens refogados) e os condimentos que misturam as ervas e as especiarias.

Para usar os temperos naturais não é preciso seguir uma regra em específico, o importante é observar o olfato e o paladar de quem está comandando as panelas e de quem vai comer os alimentos temperados.

Uma dica que deve ser lembrada sempre: existe a forma certa para armazenar e conservar os condimentos naturais para que cada característica seja mantida. As especiarias, as ervas e as misturinhas devem ser guardadas em ambientes secos e frescos.

Os que são encontrados em pacotes devem ser retirados da embalagem e colocados em potes de vidro. As ervas secas devem ser levadas para a geladeira e serem conservadas por até 3 dias.

 

Temperos: um aliado que vai além do sabor dos pratos

As especiarias usadas para temperar os alimentos vão além do sabor dos pratos, elas também são aliadas da saúde ao ajudar na prevenção de doenças agindo como anti- inflamatórios e antioxidantes e dessa forma, auxiliando no melhor resultado para a sua dieta.

Alguns temperos considerados clássicos além de enriquecer as receitas da dona de casa ou dos chefs de cozinha é uma excelente opção como ingredientes que dão um toque mais que especial ao sabor dos alimentos e são aliados à saúde humana, confira a seguir algumas dessas especiarias.

- O alho além de ser uma raiz muito utilizada para temperar também é um aliado para a saúde. Ele possui ação anti-inflamatória que auxilia no combate da tosse, da gripe, do resfriado. Também ajuda a evitar coágulos no sangue, controla o colesterol e auxilia no controle da pressão arterial.

- A cebola é rica em vitamina A e C e alivia os problemas da respiração e um excelente antioxidante que auxilia no combate do colesterol.
- O orégano possui nutrientes bastante importantes para o fortalecimento do sistema imunológico por conter substâncias antioxidantes.
- A Cebolinha é famosa por seu cultivo doméstico e rica em fontes minerais como o fósforo e o cálcio combatendo a hipertensão arterial.
- A Pimenta além de dar aquele sabor incomparável nas receitas e ser famosa pela ardência combate o LDL (colesterol ruim) do sangue, auxilia na perda de peso por acelerar o metabolismo.

Os temperos naturais são uma alternativa saudável ao uso excessivo de sal, as hortaliças e as ervas são a combinação perfeita para a troca do mineral. Dar a segunda chance para o paladar experimentando alimentos temperados de forma diferente trará vários benefícios para a sua saúde.


 

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