Televendas: (31) 3063-8989
Central de Atendimento
(31) 3063-8989 (31) 98462-5344 @ sac@naturecenter.com.br Segunda à Sexta-feira de 8h às 19h.
Sábado de 9h às 13h.
Mostrando 2 Produtos em 1 páginas
Mostrando 2 Produtos em 1 páginas

Unha de gato - Saiba tudo sobre!

A unha de gato é o nome popular de duas espécies de plantas usadas para benefícios da saúde na medicina tradicional.

O nome científico dessas duas espécies de plantas são: Uncaria tomentosa e Uncaria guianensis. Ambas são encontradas em climas tropicais em florestas da América do Sul e América Central.

A nomenclatura unha de gato se refere aos seus espinhos, que se assemelham as garras desses animais.

Características

São plantas trepadeiras e lenhosas, nas quais a altura pode alcançar até cerca de 30 metros de comprimento. Em outros países são conhecidos por outros nomes populares.

Distribuição geográfica

A distribuição dessas plantas é ampla, presentes na Floresta Amazônica em vários países, como por exemplo Brasil, Colômbia, Peru, Bolívia e Guiana. Há pesquisas que mostram que a unha de gato é utilizada há cerca de 2 mil anos, pelos povos nativos desses países.

Benefícios

São vários os benefícios promovidos por essa planta. Elas podem auxiliar no tratamento de problemas como inflamação, infecção, câncer e potencializar o aumento da imunidade e tratamentos relacionados à artrite, por exemplo.
Suas folhas são ricas em nutrientes essenciais para o melhor metabolismo e para evitar tais complicações. Um desses nutrientes é o flavonoide, que atua como antioxidante, expulsando do corpo algumas toxinas que são produzidas ou ingeridas.

Formas de consumo

O consumo pode ser feito de diversas formas, um dos mais comuns é por chá. Neste artigo, será apresentado um pouco dos benefícios dessa planta e como utilizá-la.

 

Unha de gato: O que é?

A unha de gato é o nome de uma planta nativa das florestas tropicais da América Central e do Sul. Na verdade, esse nome se refere muitas vezes a duas espécies nativas desse habitat, a Uncaria tomentosa e Uncaria guianensis, plantas pertencentes à família Rubiaceae.

A família de plantas chamada Rubiaceae abrange uma grande quantidade de plantas que são muito usadas pelos seres humanos, incluindo o café.

É uma família que apresenta em torno de 13.000 espécies distribuídas por vários habitats e com diversas características.

São plantas chamadas de trepadeiras e lenhosas, ou seja, têm a capacidade de crescer em torno de outras plantas ou outros suportes e possuem um bom desenvolvimento do caule, desenvolvendo madeira.

Suas folhas, cascas e lenho tem sido bastante usada pelos povos nativos do bioma Amazônico, o que tem chamado a atenção de pesquisadores.

A medicina, bioquímica e outras áreas da ciência tem buscado estudar cada vez mais essa planta, visto que suas propriedades já mostradas em alguns estudos.

Nas pesquisas do potencial dessa planta têm sido descobertos também suas propriedades nutritivas, apresentando muitos componentes essenciais para um bom funcionamento do organismo.

A planta unha de gato apresenta espinhos e pode chegar a grandes alturas. Também podem se desenvolver pelo solo.

Os indígenas antigos tinham o hábito de consumir o chá de suas folhas ou cascas para combater doenças inflamatórias ou para evitar gravidez.

 

Unha de gato: Para que serve?

A planta unha de gato é utilizada para melhorar problemas de saúde, complementar a nutrição e outras possibilidades, como vamos apresentar a seguir.

Lembrando que sempre deve ocorrer recomendação médica antes da ingestão de qualquer forma dessa planta medicinal.

Destacando aqui, suas propriedades nutritivas e suas diversas formas de ingestão, iremos discutir um pouco sobre a função dessa planta no organismo e como ela pode contribuir para o combate de diversos males. Ambas as plantas mencionadas neste artigo como unha de gato têm seus benefícios.

Alguns estudos mostram que a Uncaria tomentosa é a planta que traz mais vantagens para a saúde. Porém, isso não anula os benefícios da Uncaria guianensis, que tem sido estudada cada vez mais. Confira abaixo alguns dos benefícios.

 

Atua como anti-inflamatório

A composição dessa planta possui uma série de substâncias importantes para o combate de inflamações.

Desta forma, essa planta medicinal tem a capacidade de aumentar a capacidade de resposta a quadros inflamatórios, evitando uma série de problemas que trazem males para o corpo.

 

Atua como antioxidante

Sua composição conta com flavonoides, substância que são capazes de inibir a formação dos radicais livres ou de reparar os danos deles nas células lesionadas.

Além disso, ao combater a ação dos radicais livres tóxicos, acabam por prevenir o envelhecimento celular e consequentemente o câncer.

Estudos têm mostrado o potencial dessas substâncias na integridade do DNA, que são moléculas facilmente atacadas por radicais livres.

 

Estimula o sistema imunológico

Sua composição conta ainda com alcaloides, que são substâncias orgânicas que proporcionam uma melhor defesa nas células.

Estudos mostram que essas substâncias são utilizadas para a produção de fármacos, pois elas atuam aumentando a capacidade das células imunológicas de destruir corpos estranhos.

Esses compostos atuam facilitando o trabalho de células imunológicas, ajudando no combate a doenças ao fortalecer as células imunes.

 

Reduz a pressão arterial

Alguns estudos desenvolvidos recentemente mostram que os alcaloides presentes na planta, tendem a reduzir a pressão arterial.

Isso porque essas substâncias ajudam na dilatação de vasos, contribuindo para um melhor fluxo sanguíneo, o que pode ser útil para pessoas com problemas cardiovasculares.

 

Ajuda a melhorar sintomas de doenças respiratórias

Alguns estudos mostram que a unha de gato pode contribuir de maneira significativa no tratamento de doenças respiratória, visto as suas propriedades medicinais

Dentre as doenças respiratórias tratáveis com o uso desta planta, está a asma. Uma das doenças crônicas mais comuns que acomete cerca de 235 milhões de pessoas no mundo, segundo a OMS.

 

Combate os problemas intestinais

Médicos de diversos países têm mostrado em algumas pesquisas que essa erva medicinal pode melhorar sintomas de doenças intestinais. Estudos mostram que um efeito comum é um melhor desempenho da flora intestinal.

 

Trata a úlcera

As duas formas da planta unha de gato contribuem para a melhoria de úlceras gástricas. Por esse motivo, pesquisadores têm buscado cada vez mais os benefícios e as formas como a planta pode funcionar na saúde do nosso corpo.

 

Combate ao câncer

Estudos mostram que médicos de diversos países da América têm curado pacientes com câncer a partir de ativos da planta. Inclusive, outros continentes têm mostrado interesse em pesquisar os benefícios dela.

Além de combater o câncer, a erva acaba prevenindo esse problema, pois combate o envelhecimento de células.

Estudos também mostram a Uncaria tomentosa pode ajudar a amenizar efeitos colaterais de sessões de quimioterapia.

 

Prevenção de doenças

Como a planta têm substâncias que ajudam as células autoimune, isso acaba por fortalecer o corpo contra doenças.

As principais doenças que podem ser prevenidas com a ingestão dela estão relacionadas com o intestino e inflamações.

 

Trata doenças

Crescendo cada vez mais em pesquisa no mundo todo, a unha de gato combate doenças como a herpes, miomas, artrites e alergias.

 

Unha de gato: Como tomar?

A erva unha de gato pode ser tomada de algumas formas. É importante, antes de qualquer coisa, consultar um profissional para que seu caso seja avaliado e assim começar o tratamento.

As maneiras mais encontradas de tomar essa substância é por meio de chá e comprimidos presentes em lojas de produtos naturais. O chá poderá ser feito a partir das folhas ou das cascas do caule da planta.

Em forma de comprimido, é recomendado em torno de 1 ou 2 cápsulas por dia, de acordo com a orientação profissional. Cada cápsula pode conter 250 ou 600 mg, por isso é importante sempre consultar o médico antes de iniciar o tratamento.

O chá natural poderá ser feito acrescentando as folhas ou cascas a água fervente. É necessário cerca de 30g de folha ou casca para um litro de água. Após a fervura de 10 minutos, é importante tampar o recipiente e deixar em descanso por uns minutos. Dessa forma, os componentes presentes na planta irão ser mais aproveitados.

Esse é um método bastante usado e antigo, utilizado por nativos de vários países onde a planta ocorre.

 

Unha de gato: Composição

Estudiosos interessados nos compostos ativos da planta, têm verificado a presença de mais de um tipo de alcaloides, como o oxindólico e N-oxi-oxindólicos, presentes nas duas espécies.

Outras substâncias presentes são os flavonoides e alguns ácidos anti-inflamatórios. Em cápsulas, não são encontradas outras substâncias significativas, apenas a composição da unha de gato.

A composição do medicamento vai variar de acordo com sua finalidade, já que outros fármacos são produzidos a partir de compostos da planta.

 

Unha de gato: Efeitos colaterais

É importante ressaltar os efeitos colaterais, pois como já mencionado, apenas o profissional de saúde poderá mostrar a melhor forma de ingestão. Como todo medicamento, há um risco ao tomar sem a devida orientação.

Não há recomendação para o uso em grávidas e lactantes, pois poucos são os estudos sobre como esse medicamento irá reagir nessas pessoas. É importante que o médico seja consultado.

Transplantados

Outro problema visto, se trata de medicações em pessoas que passaram por transplantes, por conta do seu potencial imunoestimulante. Isso agrava ou poderá agravar a rejeição dos órgãos novos.

Problemas de coagulação

Outras pesquisas mostradas por profissionais, concluíram que algumas das composições da planta pode estimular a atividade de remédios anticoagulantes, e isso pode gerar hemorragias.

Doenças autoimunes e alérgicas

O medicamento poderá trazer problemas para pessoas que apresentam doenças autoimunes e alergias, já que a planta está ligada ao aumento do sistema imunológico.

Doenças intestinais

O excesso do medicamento pode causar efeitos contrários, podendo gerar problemas intestinais, como a prisão de ventre e diarreia.

Pessoas com problemas de úlceras deverá tomar sob prescrição médica, já que o efeito pode ser contrário também nesses casos. Outro problema que o uso excedente dessa planta pode provocar são as náuseas.

Interação com outras substâncias

É importante ressaltar que a unha de gato pode interagir com outros medicamentos como remédios anticoagulantes e hormônios.

Assim como também poderá interagir com compostos que contém cafeína e gengibre. Pessoas que fazem uso dessas substâncias deverão consultar o profissional de saúde antes de consumir a planta medicinal.

 

Unha de gato: Benefícios e vantagens

Como já mencionado, os benefícios e vantagens da unha de gato varia. Os benefícios podem ser desde o tratamento de doenças como a prevenção delas.

As fortes propriedades da planta de proporcionar uma melhoria no sistema imunológico, facilita o trabalho do nosso corpo e de seus diferentes sistemas no combate e prevenção de doenças.

Anti-inflamatório

As doenças que podem ser evitadas são relacionadas a problemas inflamatórios, intestinais, feridas ou úlceras. Sua capacidade também está ligada ao combate de moléculas que lesionam ou oxidam as células, os radicais livres, de forma a prevenir o envelhecimento celular.

Diminui a dor em doenças como artrites, com seu poder anti-inflamatório. Outras doenças combatidas são os miomas, alergias e herpes.

Anticancerígeno

O combate ao câncer, como também sua prevenção, é bastante estudada e visualizada por pesquisadores cada vez mais. Também possui a capacidade de melhoras aos sintomas das quimioterapias.

Previne doenças respiratórias

Além de prevenir, a unha de gato também irá atuar combatendo moléstias ligadas ao sistema respiratório, como asma.

Pressão alta

Melhora o fluxo sanguíneo e limpa o sangue e a pele, propriedades que estão sendo estudadas cada vez mais. Uma vantagem para os hipertensos, já que diminui a pressão arterial quando dilata os vasos sanguíneos.

As vantagens podem ser inúmeras, porém não esqueça do cuidado: evite a automedicação! O medicamento poderá contribuir caso você busque orientações médicas.

 

Unha de gato: Onde comprar

As cápsulas de unhas de gato podem ser encontradas em lojas de medicação naturais, tanto físicas, quanto online.

Antes de comprar, lembre-se de buscar as lojas confiáveis. Um exemplo é a Nature Center, que dispõe de ótimos produtos naturais.

O consumo de folhas e cascas poderá ser feito ao buscar lojas que apresentem a planta natural e fresca. Sempre deve se atentar a qualquer alteração da planta.


 

Visitados

O que falam sobre nós

Acesse
o blog