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Biotina da Maxinutri é uma Vitamina do Complexo B. A Biotina é responsável por manter a pele hidratada e bonita, e unhas e cabelos mais fortes e com menos quebras.
Maxinutri
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Biotina - 60 Cápsulas - Maxinutri
Biotina Tiaraju é um suplemento nutricosmético indispensável para a produção de colágeno, elastina e queratina. A Biotina é uma Vitamina que favorece a boa aparência da pele, cabelo e unhas.
Tiaraju
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Biotina - 60 Comprimidos - Tiaraju
Vitamina B7 (Biotina) Katiguá é um nutricosmético de grande importância para o corpo. A Vitamina B7 (Biotina) é responsável por deixar com aspecto saudável e jovial, cabelo, pele e unhas.
Katigua
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Vitamina B7 (Biotina) - 120 Cápsulas - Katiguá
Biotina Promel é um vitamínico composto por Vitamina B7, mais conhecido como Biotina. A Biotina corrobora para melhor saúde e hidratação de pele, cabelos e unhas.
Promel
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Biotina - 30 Cápsulas - Promel
Mana Cubiu Chá Mais é um suplemento derivado da planta amazônia. O Mana Cubiu além de ser um estimulante sexual natural, contribui para o controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos.
Chá Mais
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Mana Cubiu - 60 Cápsulas - Chá Mais
Complexo B é um composto vitamínico que garante o bom funcionamento do organismo e deixa os cabelos e unhas mais fortes.
Fitoway
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Complexo B - 60 Cápsulas - Fitoway
Vitamina B9 (Ácido Fólico) Katiguá é uma fonte de grande concentração desta Vitamina. Vitamina B9 (Ácido Fólico) é está relacionada no fechamento do tubo neural do feto, produção de hemácias e melhor funcionamento do sistema imune.
Katigua
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Vitamina B9 - 120 Cápsulas - Katiguá
Colágeno Hidrolisado 2 em 1 30 Sachês Maxinutri é um produto com alta concentração de colágeno, além de vitaminas e minerais, que permitem saúde da pele, cabelo e unhas.
Maxinutri
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Colágeno Hidrolisado 2 em 1 - 30 Sachês - Maxinutri
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Vitamina B

As vitaminas são essenciais para que o organismo possa se manter ativo e tenha as suas funções equilibradas. Entretanto, algumas delas não são sintetizadas pelo corpo humano, sendo preciso que sejam adquiridas de outras fontes, muitas vezes por meio da dieta.

Apesar de muita gente acreditar que a vitamina B é de um único tipo, é importante ressaltar que ela faz parte de um complexo, sendo que a primeira delas, a tiamina ou B1, foi identificada em 1912 pelo químico polonês Casimir Funk.

Na época, ao estudar a casca do arroz, descobriu que ela era capaz de prevenir a beribéri, que afetava nervos e o sistema digestivo. Isso era possível porque nela havia a presença de uma amina que o químico denominou de "vital amin" (amino vital), que depois foi abreviada e usada para se referir a esse complexo.

Posteriormente, entre 1920 a 1940, estudos possibilitaram que as outras vitaminas do complexo fossem identificadas como sendo elementos hidrossolúveis e que faziam parte de um mesmo grupo.

 

Vitamina B: O que é?

Quando se fala em vitamina B estamos falando de um complexo de vitaminas que possuem uma função importante no organismo. Ele é formado por um grupo de 8 micronutrientes, sendo eles: Vitamina B1 (ou Tiamina), B2 (ou Riboflavina), B3 (ou Niacina), B5 (ou Ácido Pantotênico), B6 (ou Piridoxina), B7 (ou Biotina), B9 (ou Ácido Fólico) e B12 (ou Cobalamina). Cada uma delas possui uma ação diferente no corpo humano:

- Vitamina B12 - Contribui com o funcionamento do sistema nervoso, manutenção das células vermelhas, previne a anemia perniciosa, contribui com o ganho muscular a regeneração dos músculos.
- Vitamina B1 – Atua no sistema nervoso e no metabolismo dos ácidos graxos, glicose e aminoácidos.
- Vitamina B2 – Esse é outro nutriente que possui atuação no sistema nervoso e possui uma ação antioxidante que combate os radicais livres.
- Vitamina B3 – Possui uma ação similar a vitamina B2 e ajuda no metabolismo dos ácidos graxos, glicose e aminoácidos.
- Vitamina B5 – Atua na metabolização de diferentes proteínas, age no sistema nervoso, ajuda o fígado a eliminar o álcool e na produção de hormônios da glândula suprarrenal.
- Vitamina B6 – Auxilia no funcionamento de enzima e na síntese de proteínas e ácido nucleico. Ela também atua no sistema nervoso e imunológico.
- Vitamina B7 – Contribui com a saúde dos cabelos, unha e pele e metaboliza proteínas, carboidratos e gorduras.
- Vitamina B9 – Ela independe das demais vitaminas desse complexo e atua no sistema nervoso, circulatório e imunológico.

 

Vitamina B: Onde é possível encontrar?

A vitamina B pode ser encontrada em alimentos consumidos no cotidiano sendo eles de fonte animal e vegetal, sendo que alguns deles possuem uma maior concentração.

Dependendo do tipo de vitamina do complexo B, ela está mais presente em um determinado tipo ou grupo de alimentos. Veja o que incluir no cardápio para garantir uma dose diária.
- Carne vermelha
- Carnes brancas
- Cereais
- Espinafre
- Feijão
- Legumes
- Iogurte
- Leite
-
Nozes
- Ovo
- Soja
- Vegetais verdes

O ideal é que ela seja obtida por meio de uma alimentação equilibrada, porém, nem sempre isso é possível. Nesses casos para que não haja deficiência pode-se optar pela suplementação.

Os suplementos são comercializados em forma de cápsula ou líquido e devem ser consumidos por quem necessita dele. Isso não impede que continue a ser adquirido de fontes naturais e que haja a suplementação com produtos naturais ou industrializados.

Vale ressaltar que a alimentação equilibrada ou a suplementação devem ser suficientes para garantir a quantidade diária para o organismo. Porém, quando existe o consumo exagerado de álcool, a sua absorção fica prejudicada e a deficiência pode ocorrer não por conta de não haver a ingestão, mas pelo organismo não conseguir receber a quantidade necessária.

Nesses casos, somente aumentar a ingestão não será suficiente, é preciso controlar as causas que estão levando ao problema, sendo indicado suspender o consumo de bebidas alcoólicas.


 

Vitamina B: Benefícios

Sendo essencial no equilíbrio do organismo, quando se ingere a quantidade correta de todas as vitaminas desse complexo, o corpo funciona em harmonia e se tem ganhos. Os benefícios podem ser percebidos, por exemplo, pelos atletas que conseguem ganhar mais energia durante os treinos e dessa forma obter resultados mais rápidos com o ganho da massa magra acelerado.

A saúde mental é melhorada evitando quadros de depressão e de perda de memória ou esquecimentos.

Ocorre uma melhora na digestão e no funcionamento de todo esse sistema, as prisões de ventre e diarreia passam a ser controladas. A pele e os olhos também são beneficiados.

A pele fica mais umidificada, brilhosa e ganha elasticidade, isso impede o envelhecimento precoce. Já os olhos, mantém a umidade natural e a visão é beneficiada de forma que não ocorra sua perda precocemente ou que surjam sérios problemas de vista.

O uso durante a gravidez proporciona ganhos para as mães e os bebês. O feto consegue se desenvolver melhor recebendo todos os nutrientes de que precisa. Já a mãe se mantém mais saudável e consegue metabolizar todos os nutrientes necessários para te mais disposição e energia. Ela pode ser uma grande aliada no tratamento de doenças cardiovasculares, pois, evita o entupimento das artérias e eleva os níveis de triglicerédeos que contribuem com a prevenção de problemas cardíacos.

 

Problemas resultantes da falta de Vitamina B

A vitamina B é essencial para que o organismo realize as suas funções e dessa foram garanta uma boa saúde. Quando os níveis dela estão baixos não é raro que o corpo comece a apresentar sinais como uma forma de alerta.

Conforme o tipo de vitamina desse complexo que está em concentração menor do que o necessário, surgem diferentes sintomas. Em alguns casos eles podem ser confundidos com outras doenças e problemas de saúde, portanto, é preciso ficar atento e ter acompanhamento médico. Veja algumas das manifestações.

- Fraqueza e dor muscular
- Diminuição da energia
- Diminuição da memória
- Tontura
- Coceira nos olhos
- Insônia
- Manchas na pele
- Depressão
- Formigamento nas mãos e pés
- Queda de cabelo
- Convulsões
- Confusão mental
- Alterações na pele
- Insuficiência respiratória

Ter os sintomas, não significa que eles se manifestarão simultaneamente, é possível que a pessoa manifeste um, dois ou poucos deles.

Como cada vitamina atua de forma diferenciada, cada uma pode levar a um sintoma diferente, mas, não é raro que alguns deles sejam comuns a mais de um tipo de vitamina do complexo. Por exemplo, a depressão pode ser resultado da ausência de Tiamina, Niacina, Ácido Pantotênico e Vitamina B12.

 

Como saber se devo tomar a Vitamina B?

Boa parte das pessoas sofre com a deficiência da vitamina, não sabe e acredita que os sintomas podem ser resultantes de outros problemas de saúde.

Para saber se os níveis estão adequados é preciso passar por uma nutricionista que avaliará a rotina diária e hábitos alimentares para saber se estão compatíveis com a necessidade de cada indivíduo. Um médico de diferentes especialidades também pode ter essa percepção em uma consulta de rotina ou para tratar alguma doença.

Exames laboratoriais podem ser usados como uma forma do profissional se certificar de suspeitas que foram identificadas nos exames clínicos. O exame de sangue que mede o ácido metilmalônico e homocisteína pode ser capaz de fazer essa detecção.

Somente após a constatação médica e identificação do problema ou necessidade de suplantação é que se deve começar a tomar a vitamina em cápsulas.

Para alguns pacientes pode ser indicado o uso por um determinado período ou quando estiver realizando alguma atividade. Já outras pessoas precisam fazer o uso contínuo para que não ocorra deficiência, já que não se ingere a quantidade necessária ou o organismo não absorve os níveis considerados ideais.

 

Vitamina B: Como tomar o suplemento?

Quando a alimentação não fornece uma quantidade suficiente de vitamina B é preciso fazer a suplementação com alguns produtos disponíveis no mercado.

Ela é mais comumente encontrada em cápsulas e em líquido, sendo o primeiro caso mais prática na hora de consumir. A dosagem dependerá da necessidade de cada indivíduo, mas, recomenda-se de 2 a 3 doses ou colheres diárias.

Não há uma regra de qual o melhor horário para que seja consumida, entretanto, existem relatos de que quando a ingestão ocorre à noite pode haver dificuldade para dormir. Diante disso, tomar o suplemento pela manhã ou à tarde pode evitar algum efeito colateral indesejado.

A fim de que as vitaminas sejam melhor assimiladas pelo organismo, o correto é fazer a ingestão nas principais refeições, podendo escolher entre café da manhã ou almoço pelo motivo que explicamos anteriormente.

Um ponto de atenção é em relação à quantidade ingerida, ele não deve ser maior que a indicada. Apesar de serem raros os relatos de superdosagem, o que pode ocorrer decorrente do consumo excessivo é perder parte do que foi ingerido.

O corpo controla a quantidade necessária, utiliza o que precisa e o excesso é liberado na urina, porém, quando esse processo não ocorre corretamente é possível que surjam casos de neurite, vermelhidão na pele, danos ao fígado, problemas hormonais e multiplicação celular.

 

Vitamina B: Quem pode usar e contraindicações?

A vitamina B é essencial no funcionamento do organismo e a suplementação é indicada em alguns casos. Pessoas que realizam atividades físicas intensas têm uma necessidade maior de nutrientes no organismo para conseguir manter um bom desempenho no treino e ganhar massa magra.

Quem passou por cirurgias no trato gastrointestinal, por exemplo, realizando uma bariátrica, terá necessidade de repor as vitaminas uma vez que o organismo não conseguirá uma quantidade suficiente apenas por meio da alimentação.

Os vegetarianos são pessoas devem fazer a suplementação com a vitamina B, isso porque a restrição alimentar muitas vezes faz com que não atinjam os níveis adequados das doses diárias. Isso pode ser identificado por meio de exames, assim como ocorre com qualquer outro grupo.

Faz parte desse grupo que pode usar e tem indicação da suplementação, pessoas que possuem dietas restritivas, idosos e gestantes que necessitam de uma maior quantidade de nutrientes.

As pessoas que possuem contraindicações são poucas, como é o caso de quem sofre com Parkinson e faz uso de levodopa isolada, pois, um pode afetar a atuação do outro. Menores de 12 anos, lactantes e gestantes, podem fazer o uso do suplemento, porém, devem passar por avaliação médica uma vez que as necessidades podem ser diferentes de um adulto saudável.

A restrição total de consumo ocorre a pessoas que possuem sensibilidade a um dos componentes da fórmula do suplemento, isso porque podem ser adicionados outros produtos a vitamina para garantir a sua maior durabilidade ou complementar a sua ação.

 

Vitamina B engorda?

Essa é uma pergunta bastante frequente, pois, quando se fala em suplementação, muitos dos produtos contribuem com o ganho de massa muscular.

Nesse caso em específico, mesmo utilizando o suplemento alimentar não há risco de engordar, isso porque ele não possui calorias, apenas as vitaminas que contribuem para o bom funcionamento do organismo.

Se houver ganho de peso com o uso da suplementação é preciso se atentar a outros fatores. É comum que haja no mercado produtos que além de vitamina B contenham anti- histamínicos, esses estimulam o apetite e levam ao ganho de peso, por isso a importância de saber o que está comprando.

 

Vitamina B: Onde comprar e qual o valor?

Para quem deseja adquirir o suplemento de vitamina B não terá grande dificuldade de encontrar um local que venda. É possível localizar em farmácias, produtos de artigos naturais e em sites especializados e de artigos diversos.

Apesar do fácil acesso é preciso ter alguns cuidados no momento da compra, como verificar se o produto possui algum selo de identificação e fabricante. Isso garante a autenticidade de produto e que ele não causará danos à saúde.

Se atenta a embalagem, essa deve possuir as orientações de uso, isso porque a concentração pode variar de um produto para outro e quando não se sabe disso pode ocorrer uma superdosagem ou consumo abaixo do que seria o ideal.

Em relação aos preços é possível encontrar valores bem variáveis, os que são muito baratos devem despertar uma preocupação já que podem apresentar alguma irregularidade.

O preço é algo que costuma ser acessível principalmente quando se considera os gatos que podem ocorrer em decorrência da falta desse vitamina. Será preciso gastar com médicos, exames, hospital e medicamento. Isso faz com que o custo seja interessante se comparado aos gastos decorrentes da ausência ou baixos níveis desse nutriente.


 

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