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Vitamina B12 (Cianocobalamina)

A Vitamina B12 - Cianocobalamina, também conhecida como cobalamina, é uma importantíssima vitamina do Complexo B. E assim como todas as outras vitaminas do Complexo, a vitamina B12 também é hidrossolúvel.

Essa vitamina não é sintetizada pelos organismo de animais e seres pertencentes ao reino vegetal. O que torna a nutrição diária de Vitamina B12 necessária para pessoas a fim de mantê-la em nível adequado no organismo.

Essa vitamina é bastante encontrada em alimentos de origem animal. O que faz a suplementação ser necessária especialmente para vegetarianos e veganos.

A suplementação também é necessária em pessoas que consomem alimentos de origem animal em pouca quantidade. Ou pessoas com um quadro de carência de Vitamina B12 - Cianocobalamina que necessite da rápida suplementação.

 

Como a Vitamina B12 - Cianocobalamina Funciona no Corpo?

A Vitamina B12- Cianocobalamina possui uma grande quantidade de funções importantes para o corpo. Ela atua em funções essenciais para o funcionamento adequado do organismo e manutenção da saúde e bem-estar.

A função mais conhecida dessa vitamina no corpo é a de ajudar a manter o metabolismo do sistema nervoso central funcionando corretamente.

Outra função muito importante da vitamina B12 é na replicação celular do organismo. Essa função está diretamente ligada com a atuação da vitamina na produção das células de sangue.

A cobalamina também atua na conversão dos alimentos consumidos pelo corpo em energia. Outras funções estão ligadas a ajudar o sistema cardiovascular, manutenção do sistema imunológico e produção de DNA e RNA no corpo.

 

Efeitos da Vitamina B12 no Organismo

Um dos efeitos principais da atuação direta da Vitamina B12 - Cianocobalamina no organismo é no processo de eritropoiese. Que nada mais é do que o processo do corpo onde ocorre a produção das hemácias, as células vermelhas do sangue.

Essa atuação ajuda de forma geral o sistema imunológico e cardiovascular a funcionar melhor. O que ocorre devido a maior presença das células vermelhas do sangue, cuja produção é estimulada pela vitamina B12.

Além disso, essa maior produção de hemácias ajuda o organismo a evitar doenças como a anemia.

Outro efeito da atuação da vitamina B12 é o de ajudar a facilitar o metabolismo de aminoácidos e ácidos nucléicos. Que são essenciais para a produção de energia no organismo e bom funcionamento do sistema nervoso.

A Vitamina B12 - Cianocobalamina também possui efeitos positivos para o sistema nervoso central do organismo. Um deles é o de manter o revestimento protetor que fica ao redor dos nervos cerebrais, a mielina.

Além disso, outros efeitos da vitamina ainda atuam na melhora do sono e humor. E na capacidade de realizar atividades físicas com mais disposição e maior ganho de massa muscular.

 

Benefícios da Vitamina B12 - Cianocobalamina no Corpo?

1- Pele, unhas e cabelos mais saudáveis: devido às funções da vitamina B12 - Cianocobalamina na reprodução celular, a vitamina ajuda a melhorar a saúde e aspecto da pele, unhas e cabelos. Esse benefício ocorre pois a vitamina B12 estimula a renovação das células da pele, cabelos e unhas, que se recuperação mais rápido de danos, e também cresce com mais saúde, mais rapidamente e com uma melhor aparência.

2- Melhora os níveis de colesterol e triglicerídios: a vitamina B12 ajuda o organismo a manter os níveis de colesterol e triglicerídeos. Esse é um benefício ótimo para o sistema cardiovascular, pois previne ou ao menos alivia a hipertensão arterial e a arteriosclerose.

3- Melhora a fertilidade masculina: a vitamina B12 - Cianocobalamina ajuda a melhorar a fertilidade masculina. O nutriente ajuda a aumentar a quantidade de espermatozoides no sêmen para níveis adequados, evitando assim problemas de infertilidade.

4- Proteção de células nervosas: a vitamina B12 é um dos principais componentes da camada de mielina, que protege os neurônios. Além disso, a mielina ainda trabalha no reparo e recuperação de danos causados aos neurônios da forma adequada, o que só é possível graças a vitamina B12. A manutenção do nível adequado da vitamina ajuda a prevenir ou retardar o desenvolvimento de problemas causados pela degeneração dos neurônios. Como por exemplo a demência e o Mal de Alzheimer.

5- Ganho de massa muscular: um efeito decorrente da vitamina B12 para o corpo, que também é um grande benefício, é o de aumentar o ganho de massa muscular do organismo. Esse efeito é causado pela melhora do sistema nervoso central e de suas funções, que faz a comunicação entre o sistema e os músculos ser melhor. E com essa melhor comunicação, os movimentos de contração muscular durante os exercícios são melhor executados, o que aumenta a qualidade e eficiência do treino.

6- Prevenção da Anemia: a vitamina B12 protege e melhora a produção de glóbulos vermelhos no sangue, o que melhora o transporte de nutrientes, como o ferro. Que por consequência ajuda a prevenir o desenvolvimento de um quadro de anemia, seja ela simples ou das anemias mais complexas que são causadas por mutações genéticas.

7- Maior energia e resistência: a atuação da vitamina B12 no organismo ajuda a aumentar a resistência física e energia disponível. Por conta da atuação da vitamina, tanto na produção de hemácias quanto no metabolismo de alimentos, a cianocobalamina ajuda a aumentar a energia disponível no dia a dia e a resistência física.

8- Formação, preservação e reparação do DNA: a vitamina B12 está diretamente envolvida na formação do DNA das células. O nutriente ainda confere benefícios na preservação do estado do DNA celular e na sua reparação. Algumas pesquisas apontam para que esse benefício possa ajudar a prevenir o desenvolvimento futuro de mutações que provocam alguns tipos de câncer.

9- Pode ajudar com a depressão: uma pesquisa publicada pelo The American Journal of Psychiatry revelou que a manutenção de níveis adequados de vitamina B12 no organismo diminui com as chances de desenvolver depressão e ansiedade. Essa capacidade de prevenir o mal da depressão e da ansiedade ocorre por conta da atividade da vitamina B12 na proteção da mielina.

10- Ajuda no emagrecimento: a Vitamina B12 - Cianocobalamina é um importante auxiliar no melhor funcionamento do metabolismo. Ela ajuda ele a funcionar de forma mais acelerada, aumentando o fornecimento de energia para o organismo. O que aumenta também o gasto calórico, ajudando na perda de peso.

 

Consequências da Falta de Vitamina B12 - Cianocobalamina no Organismo?

A falta de vitamina B12 no organismo também acarreta seus efeitos no corpo. No caso da hipovitaminose da cobalamina, os efeitos provocados são negativos e prejudiciais a saúde.

Um dos problemas mais graves causados pela carência de vitamina B12 são doenças irreversíveis no sistema nervoso central. Que por sua vez são causados pela morte de neurônios, que ocorrem pela falta da proteção adequada da mielina.

Falha de memória, perda da capacidade de se concentrar, confusão mental, alucinações e paranoia, demência podem ser provocadas pela falta do nutriente.

A falta da vitamina B12 pode causar problemas ligados ao sistema cardiovascular. Como por exemplo o AVC e o infarto, pois sem a presença e atuação da vitamina a regulação dos triglicerídeos e do colesterol fica prejudicada.

A falta da cobalamina também causa anemias, pois a produção de glóbulos vermelhos no sangue é menor. Fraqueza muscular, fadiga e tontura ao levantar peso também podem ser provocados pela falta do nutriente.

A pele pode ficar amarelada e também é possível ocorrer inchaços na língua quando o organismo está com carência da vitamina B12.

Em casos extremos e prolongados de carência da vitamina, é possível que ocorra até mesmo a perda parcial ou total de movimentos do corpo.

Por isso, em casos de deficiência do nutriente é recomendado o uso de suplementos vitamínicos para evitar os sintomas e danos ao corpo.


 

Como Obter a Vitamina B12? Principais Fontes de Cianocobalamina?

A Vitamina B12 - Cianocobalamina pode ser encontrada em diversos alimentos de origem animal.

Ela pode ser encontrada em abundância especialmente em peixes de água fria e águas profundas.

Entre os peixes ricos em vitamina B12 estão a truta, arenque, cavalinha salmão e o atum.

O mexilhão, caranguejo e as ostras também são boas fontes de vitamina B12.

Entre as carnes, o fígado bovino e fígado de vitela, são especialmente ricos em cobalamina. Carne de coelho, cordeiro e as demais carnes vermelhas também possuem uma boa quantidade de vitamina B12.


Além desses alimentos, leite e derivados como os queijos camembert e emental também são boas fontes da vitamina. O ovo também é outra boa opção para obter esse nutriente na alimentação.

Por fim, ainda é possível obter a vitamina B12 em suplementos vitamínicos.


 

Qual a Quantidade Ideal de Consumo de Vitamina B12 ao Dia?

Assim como qualquer outro nutriente, a Vitamina B12 - Cianocobalamina tem suas quantidades de consumo diário ideais.

Essas quantidades variam da mesma forma como outras vitaminas, isto é, de acordo com a idade da pessoa.

A quantidade adequada de consumo diário de vitamina B12 é a seguinte:

- Bebês entre 0 a 6 meses de idade precisam de 0,4 mcg ao dia da vitamina B12
- Bebês de 07 a 11 meses precisam de 0,5 mcg diários da vitamina para uma nutrição adequada
- Crianças de 1 a 3 anos devem consumir cerca de 0,9 mcg ao dia de vitamina B12
- Crianças de 4 a 6 anos precisam consumir diariamente 1,2 mcg de cobalamina
- Crianças de 7 a 10 anos de idade devem consumir 1,8 mcg de vitamina B12 diariamente
- Crianças entre 11 a 13 anos precisam de 2 mcg de vitamina B12 ao dia para uma nutrição adequada
- Adolescentes a partir dos 14 anos e em diante precisam de 2,4 mcg ao dia da vitamina
- Gestantes devem consumir cerca de 2,6 mcg de vitamina B12 ao dia
- Lactantes devem consumir 2,8 mcg do nutriente ao dia para garantir a quantidade adequada no organismo

 

Como Tomar Suplementos de Vitamina B12 Corretamente?

Os suplementos vitamínicos de vitamina B12, assim como de qualquer outra vitamina, são produzidos em cápsulas.

Em geral, recomenda-se o consumo de apenas uma cápsula ao dia do suplemento para garantir a nutrição adequada. No entanto, é sempre importante seguir a indicação do produto na embalagem.

Ainda, é importante ressaltar que menores de 18 anos só podem tomar o suplemento de vitamina B12 sob recomendação de um nutricionista.


 

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