Televendas: (31) 3063-8989
Central de Atendimento
(31) 3063-8989 (31) 9200-0196 @ sac@naturecenter.com.br Segunda à Sexta-feira de 8h às 19h.
Sábado de 9h às 13h.
Mostrando 154 Produtos em 7 páginas
Mostrando 154 Produtos em 7 páginas

Definição de Vitaminas

As vitaminas são compostos ou substâncias orgânicas e nutrientes simplesmente essenciais para a manutenção e funcionamento do organismo.

Cientificamente, uma vitamina é todo o composto químico orgânico que o organismo humano não consegue sintetizar em quantidades suficientes. E que por consequência precisam ser consumidos e assimilados pelo organismo por meio da dieta, ou seja, da alimentação.

As vitaminas estão presentes em diversos tipos de alimentos. Elas são mais ricamente encontradas em legumes, frutas e verduras. No entanto, também podem ser encontradas nas carnes, leite, cereais e nos ovos.

As vitaminas devem ser ingeridas pelo organismo em quantidades certas e equilibradas. Dessa forma, é possível garantir um bom funcionamento fisiológico do organismo.

A dosagem certa das vitaminas é um ponto fundamental, pois tanto o consumo excessivo (hipervitaminose) quanto a ingestão insuficiente (hipovitaminose) da maioria das vitaminas pode causar problemas de saúde.

Além dos alimentos, as vitaminas também podem ser ingeridas através de suplementos vitamínicos. No mercado, existem tanto suplementos que possuem apenas uma ou duas vitaminas concentradas, quanto suplementos que englobam praticamente todas as vitaminas (Polivitamínicos).

 

Conceito de Vitaminas

Para entender o conceito das vitaminas é preciso primeiro compreender o nome dado a essa classe de nutrientes.

Vitamina é um termo composto formado pela vocábulo latino Vita e pelo conceito químico Amina. A denominação ou criação do termo foi feita pelo bioquímico polonês Casimir Funk no ano de 1912.

Existem, categorizadas, treze vitaminas para humanos. Elas são organizadas em dois grupos principais, as vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis.

Essas duas classificações, também conhecidas como tipos de vitaminas, são igualmente essenciais. É preciso ingerir adequadamente doses das vitaminas pertencentes aos dois tipos para preservar o bom funcionamento do organismo.

E mais, sua ingestão é importante para melhorar o funcionamento do corpo e melhorar a saúde.

 

Tipos de Vitaminas

Como já dissemos, existem essencialmente dois grupos ou tipos de vitaminas existentes. Ambos fundamentais para a saúde de uma pessoa, e cujo conhecimento e ingestão adequada é necessário.

Em essência, os tipos ou grupos de vitaminas não possuem relação direta a suas funções no organismo. Pois cada vitamina possui pelo menos alguma função e atividade específica para a saúde do corpo.

A divisão ou tipificação das vitaminas é feita através do seu nível de solubilidade. Ou seja, na forma como a vitamina é dissolvida.

 

Vitaminas Hidrossolúveis

As Vitaminas Hidrossolúveis são o conjunto de vitaminas que são dissolvidas em água. Em geral, essas vitaminas são dissolvidas tanto em contato com líquidos externos ao organismo, quanto os líquidos existentes no corpo.

As vitaminas desse tipo são absorvidas pelo intestino e transportadas através do sistema circulatório até os tecidos onde são utilizadas. O corpo então usa apenas a quantidade necessária das vitaminas, e elimina o excesso delas.

Sendo assim, essas vitaminas não são acumuladas no corpo, nem ficam presente nele por muito tempo. Após o uso do necessário as quantidades excedentes são expelidas pela urina.

Verduras e legumes são muito ricos nessas vitaminas, no entanto é preciso cozinhá-los por pouco tempo ou evitar o cozimento. A razão disso é que as vitaminas hidrossolúveis são muito sensíveis ao cozimento.

Por isso, é preferível consumir legumes e verduras in natura, ou com cozimento rápido e brando.

As vitaminas hidrossolúveis são:

- Complexo B (Vitamina B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12)
- Vitamina C (ácido ascórbico)

 

Vitaminas Lipossolúveis

As Vitaminas Lipossolúveis são aquelas solúveis em lipídios ou outros solventes orgânicos, mas que não são solúveis em água. Elas só podem ser absorvidas pelo organismo através da presença lipídios, bile e suco pancreático.

Essa absorção ocorre no intestino do organismo, e então essas vitaminas são transportadas pelo sistema linfático. Essas vitaminas são armazenadas no fígado ou nos tecidos do corpo. As vitaminas lipossolúveis são eliminadas de forma mais difíceis pelo organismo.

As vitaminas lipossolúveis são:

- Vitamina A
- Vitamina D
- Vitamina E
- Vitamina K

 

Função das Vitaminas

As vitaminas, de forma geral, possuem funções relacionadas a praticamente todas as reações e funcionamento do organismo. Ou seja, elas estão envolvidas em praticamente todo o bom funcionamento, manutenção e melhora da saúde do corpo.

As vitaminas são essenciais, por exemplo, para o crescimento e reparação de tecidos do corpo. Também possuem funções que fazem da sua presença em quantidades adequadas algo vital para o bom funcionamento dos órgãos do organismo.

Auxiliar na produção de reações metabólicas específicas no meio celular também é uma das funções da células.

As vitaminas ainda desempenham funções como:

- Melhora do sistema circulatório
- Auxílio na coagulação adequada do sangue
- Formação de colágeno e melhora da pele
- Controle e regulação de triglicérides e colesterol
- Regulação dos níveis de açúcar no sangue
- Fortalecimento e manutenção da saúde dos ossos
- Melhora do sistema imunológico
- Promover ação antioxidante no organismo
- Auxílio no metabolismo e crescimento celular
- Funcionamento do sistema nervoso central
- Equilíbrio hormonal do organismo

As funções das vitaminas não são iguais entre todas elas, cada vitamina possui suas próprias funções no organismo.

Por isso é tão importante ingerir a quantidade diária certa de cada vitamina, para assim garantir uma nutrição correta para o organismo.

 

Classificação das Vitaminas

As vitaminas são classificadas de acordo com o tipo de funções que exercem no organismo. Mais precisamente nos dois grandes grupos de vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis.

As vitaminas que formam o Complexo B ajudam no fornecimento de energia para o corpo, funcionamento do sistema nervoso e manutenção do tônus muscular no sistema digestório.

Já a vitamina C atua na manutenção dos capilares, melhora do sistema imunológico, produção de hemácias, formação de colágeno e formação de ossos e dentes e absorção de ferros.

Essas duas vitaminas são classificadas no grupo das hidrossolúveis.

Entre o grupo de classificação de vitaminas lipossolúveis estão as vitaminas A, D, E, e K.

A vitamina A atua principalmente na melhora da visão, manutenção da pele e fortalecimento da imunidade. a vitamina D trabalha principalmente com a melhora do metabolismo dos ossos.

A vitamina E tem uma forte ação antioxidante e a vitamina K se relaciona principalmente com a coagulação do sangue.

 

Como Tomar Vitaminas

As vitaminas podem ser tomadas, ou ingeridas, de duas formas principais.

A primeira e mais comum delas é por meio da alimentação, da dieta da pessoa.

As vitaminas estão presentes em diversos tipos de alimentos, sendo mais ricamente encontrada nas frutas, legumes e verduras. As vitaminas também podem ser encontradas, algumas delas, em carnes, ovos, peixes e cereais por exemplo.

A outra forma de fazer a ingestão de vitaminas além dos alimentos é por meio dos suplementos vitamínicos.

Os suplementos são compostos, geralmente em cápsulas, que possuem uma ou mais vitaminas. Essas vitaminas estão presentes de forma controlada, com a quantidade necessária de vitaminas para nutrir o corpo diariamente.

Por isso que frequentemente os suplementos vendidos no mercado indicam apenas uma cápsula ao dia. Existem suplementos que concentram apenas uma vitamina em sua composição. Mas também existem suplementos que apresentam uma grande variedade de vitaminas todas juntas.

Esses são os suplementos polivitamínicos, os populares suplementos de A a Z.

Geralmente, não é preciso de algo como receita ou indicação médica para tomar suplementos vitamínicos. Afinal, eles apenas visam complementar a dosagem diária das vitaminas necessárias ao corpo.

 

Onde Comprar Suplementos de Vitaminas

Na Nature Center você pode encontrar diversos suplementos concentrados em uma ou várias vitaminas (multi e polivitamínicos).

Um desses é o Vitamina K2 + D3 30 cápsulas ClinicMais. Esse suplemento é um composto perfeito das duas vitaminas para melhorar a absorção e direcionamento de cálcio para os tecidos ósseos.

Outra opção de suplemento é o Vitamina D 2000 UI - 20 Softgels Sundown. Ele apresenta uma alta concentração de vitamina D em cada softgel de 200 UI. Ele ajuda a melhorar a saúde dos ossos e dos dentes, além de aumentar e fortalecer a imunidade.

O Daily Formula 100 Tablets - Universal Naturals é um outro suplemento que pode ser encontrado na Nature Center, sendo ele um multivitamínico completo de minerais e vitaminas para o dia a dia.

Nele, estão praticamente todos os nutrientes entre vitaminas e minerais para melhorar a imunidade, fortalecer ossos e articulações, combater os radicais livres e muito mais.

 

Preço de Suplementos Vitamínicos

Na Nature Center é possível garantir uma boa suplementação de vitaminas a partir de valores totalmente acessíveis.

A partir de apenas R$ 16,90 já é possível ter um ótimo suplemento vitamínico para manter sua saúde em dia. E se você deseja um composto completo como o Daily Formula 100 Tablets - Universal Naturals, saiba que ele está acessível em nossa loja por menos de 3 reais ao dia.

Realmente, você não tem razão alguma para deixar de garantir uma suplementação vitamínica de qualidade e que vai preservar e melhorar sua saúde.


 

Visitados

O que falam sobre nós

Acesse
o blog