Whey Protein Vegano

Whey Protein Vegano

Atualmente, é muito difícil encontrar uma pessoa sequer que não inclua em sua rotina uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos para, assim, conseguir obter aquele tão sonhado corpo em forma.

Seja quem malha todo dia ou quem caminha três vezes por semana, por exemplo, há certos facilitadores de obtenção de um corpo saudável que, aliados a uma dieta regrada, podem turbinar esse processo! Um dos mais famosos e mais utilizados hoje em dia é o whey protein vegano.

 

O que é o Whey Protein Vegano?

Mas o que é o whey protein vegano? Em primeiro lugar, é necessário que entendamos o que é o veganismo. Para quem ainda não sabe, é um estilo de vida e alimentação, no qual os veganos não utilizam nenhum tipo alimento proveniente de animais, ou seja, não há consumo de carne e leite, por exemplo. Essa é uma tendência que tem sido adotada por muitas pessoas ao redor do mundo.

Assim, esse produto tem sido considerado um dos principais tipos de suplementos proteicos utilizados atualmente por aqueles que são intolerantes à lactose, adeptos do veganismo e praticantes de atividades físicas, sejam eles pesadas ou de baixa intensidade.

Como o próprio nome diz, esse tipo de produto serve para “suplementar” as necessidades proteicas que seu organismo necessita diariamente. Para se ter uma ideia, quando falamos sobre o whey protein normal, por exemplo, feito à base de soro de leite, é possível que haja uma maior concentração de gordura e, claro, lactose.

Já o tipo vegano não é feito a partir de nenhum alimento de origem animal, mas de fontes como arroz e soja, por exemplo. Mas não se engane! Estudos já comprovaram que ele tem equiparação proteica ao whey protein comum.

Assim, por ser feito a partir de proteínas vegetais passa por processos específicos que permitem que a molécula de proteína seja isolada, resultando em um suplemento livre de lactose e glúten, mas que de forma alguma perde o seu valor nutritivo.

 

Para que Serve o Whey Protein Vegano?

É importante compreender que as proteínas, de modo geral, são nutrientes que contêm aminoácidos fundamentais para o funcionamento do corpo humano. Afinal, são inúmeras as funções fisiológicas que dependem da proteína, por exemplo, a própria construção do tecido dos músculos. Além disso, a proteína é grande auxiliadora do nosso sistema imunológico, pois tem papel essencial no que diz respeito à renovação celular.

Dessa forma, o whey protein vegano é um grande aliado, visto que:

- Facilita a formação de neurotransmissores, como a adrenalina, por exemplo, que é responsável por prover energia, e a acetilcolina, responsável por ativar a vasodilatação.
- É um ingrediente poderoso na formação de massa muscular e no ganho de força, além, é claro, de proteger as articulações.
- Auxilia a produção de colágeno, indispensável para a saúde de unhas, pele e cabelos.
- Quando você se machuca, a proteína é responsável por aumentar a autodefesa de seu corpo e, assim, reduzir o tempo necessário para a recuperação.
- Para que se evite anemias e doenças relacionadas ao sangue, a proteína é um excelente aliado, pois auxiliar o transporte do oxigênio entre os glóbulos vermelhos, garantindo, assim, a manutenção do equilíbrio.

 

Benefícios do Whey Protein Vegano

Evidentemente, o whey protein vegano age em inúmeros processos do nosso organismo, além de ser uma excelente opção para aquelas pessoas que tem uma dieta restrita, seja por alergia a certos alimentos ou para alcançar o tão sonhado corpo saudável.

Para se ter uma ideia, quando adotamos uma dieta vegana, repleta de verduras, grãos, frutas, legumes e baixo teor de gordura, nosso organismo se torna mais sensível à insulina, ou seja, há um aumento na sensibilidade do modo que essa insulina se comporta em nosso corpo.

Além disso, o uso desse tipo de suplemento pode trazer inúmeros outros benefícios, sendo os principais deles:

- Hipoalergênico – tem alergia a algum tipo de alimento? Pode ficar tranquilo, pois não há esse tipo de risco com esse suplemento.
- Alta digestibilidade – sabe aquelas dores incômodas de gases que às vezes sentimos após a ingestão de certos suplementos? Muito mais difícil que isso ocorra com a opção vegana.
- Se você é uma pessoa que malha, já deve ter ouvido falar sobre os BCAAs (arginina, glutamina, valina, leucina, isoleucina etc). Pois bem, essa opção suplementar oferece quantidades desses aminoácidos essenciais ao organismo.
- Por ser considerado um alimento com baixo índice glicêmico, ele auxilia no ganho de massa e, claro, é uma excelente opção para a reposição daqueles nutrientes que perdemos após todo treino.
- Quando consumido antes do exercício físico diário, ele é um poderoso auxiliador para manter a glicose no nível desejado.
- Por possuir baixo nível de carboidratos e nenhum tipo de gordura ruim em sua formulação, ele tem papel fundamental no controle do colesterol e das triglicérides.
- Já ouviu falar de isoflavonas? É uma substância que auxilia a prevenir a osteoporose e, de quebra, ajuda muito as mulheres no que diz respeito à diminuição dos efeitos da TPM.
- Além de melhorar a vascularização, por possuir efeito na síntese do oxido de nítrico, ele ainda ajuda a melhorar a liberação do hormônio do crescimento.
- Pode ser consumido por todas as faixas etárias e gêneros, principalmente por aquelas pessoas que querem turbinar a busca por um corpo forte, resistente e em forma.

 

Benefícios do Whey Protein Vegano

Bem, evidentemente, o whey protein vegano não é apenas uma escolha das pessoas que adotaram o veganismo, mas de muitas outras, como aquelas que apresentam intolerância à lactose ou que desejam consumir um produto que não seja de origem animal, mas vegetal.

Acredite, nem só de soja é feito a alimentação de quem não consome alimentos de origem animal. Atualmente, no mercado, há inúmeras opções para quem deseja iniciar a inclusão desse benéfico suplemento em sua dieta, sendo as mais comuns:

Whey Protein de Soja

A isoflavona da soja, definitivamente, é uma das substâncias mais utilizadas no que diz respeito à prevenção de inconvenientes, como a própria menopausa nas mulheres, por exemplo. Além disso, atua como poderosa auxiliadora no tratamento de doenças, como osteoporose e câncer, e também serve como antioxidante para o organismo. A versão em soja, ainda, reduz o aumento de colesterol ruim, fornece proteção ao organismo e ocasiona a inibição da formação de radicais livres.

Whey Protein de Ervilha

Pode até parecer estranho, mas a proteína da ervilha é um suplemento com alto teor de proteína e, consequentemente, muito nutritivo, ao mesmo tempo em que não dificulta de forma alguma o processo digestório.

Whey Protein de Arroz

A proteína do arroz contém importantes aminoácidos essenciais de cadeia ramificada, como a arginina, a lisina e a glutamina. Além disso, é ótima fonte de fibras e de vitaminas E e B. Apesar de ser excelente opção de carboidratos, ao contrário do que se pensa, a proteína do arroz não possui colesterol, glicose ou lipídios. Sabe o que é ainda melhor? Diferentemente da versão do alimento em grãos, a proteína isolada do arroz apresenta maior absorção da proteína e não apresenta nenhum tipo de problema para a digestão.

 

Como Consumir Whey Protein Vegano?

Na verdade, o consumo do whey protein vegano é basicamente igual ao do whey protein comum. É importante sempre ficar atento às recomendações dos especialistas para as quantidades ideais diárias de proteína em nossa dieta.

A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, por exemplo, afirma que o consumo recomendado de proteína diária é de 1,5 a 1,7g para cada quilo corporal, principalmente no que diz respeito àquelas pessoas que praticam exercícios que exigem grande empenho de força física.

Como as versões desse tipo de suplemento vêm em pó, é muito fácil consumi-lo ao longo do dia. Basta misturá-lo com água ou suco de frutas. Para aqueles que não apresentam nenhuma restrição à lactose, é possível também utilizá-lo em um shake com leite.

O que é melhor da suplementação é que não há um horário fixo para que você a consuma. Evidentemente, a consulta a um especialista no assunto pode ajudar na escolha do melhor horário para que, assim, se alcance com mais facilidade o seu objetivo, seja conseguir medidas mais saudáveis ou dar aquela turbinada nos músculos.

Para se ter uma ideia, quem busca manter a energia durante o treino e evitar o catabolismo, ou seja, degradação das macromoléculas nutritivas, deve consumir o suplemento antes do treino.

Para quem deseja ter um potente auxiliador na recuperação dos músculos, a sugestão é que se consuma esse tipo de suplementação logo após o treino. Caso você ainda queira ter um aliado no que diz respeito à secreção de hormônios, processo importante para que os músculos cresçam, é recomendado ingerir esse tipo de suplemento antes de dormir.

 

Quais São as Diferenças entre o Whey Protein Vegano e o Whey Protein Tradicional?

Afinal, além da fonte de proteína, há alguma outra diferença entre as versões de whey presentes hoje em dia no mercado? Pois bem, enquanto as proteínas de valor biológico, ou seja, aquelas provenientes do soro do leite apresentam mais efeitos colaterais, as proteínas vegetais não possuem capacidade de desencadear reações alergias e irritação do estômago e do intestino, pois são muito mais facilmente digeridas pelo nosso organismo.

Dessa forma, quando falamos sobre proteína vegetal, as conclusões são as seguintes:
- Valor biológico.
- Garantia de ganho de massa muscular.
- Proteção das fibras musculares, evitando, assim, que ocorra o tão temido catabolismo.
- Presença de amplo valor nutricional, afinal, é fonte de aminoácidos essenciais ao organismo e é uma excelente opção de fonte de glutamina.
- Ajuda a evitar fadiga muscular durante e após o treino.
- É, comprovadamente, um poderoso auxiliador no anabolismo, ou seja, pode ser usado sem preocupações para aquelas pessoas que desejam a hipertrofia a partir de um suplemento vegetal.

 

Há Contraindicações do Whey Protein Vegano?

Porém, apesar de todos esses benefícios, será que há alguma contraindicação para o consumo desse tipo de suplemento? Geralmente, não há contraindicações para o uso moderado de whey protein vegano.

Evidentemente, é sempre necessário aliá-lo a uma dieta regrada e à prática de exercícios físicos e jamais consumi-lo de forma excessiva. Quando possível, consultar um nutricionista ou médico especialista é sempre uma ótima opção para que você consiga atingir com mais facilidade o sonho do corpo em forma.

Há algumas outras situações em que é melhor evitar o uso contínuo dessa suplementação, por exemplo:

- Problemas nos rins: quem sofre dessa desagradável situação deve evitar o consumo de proteína isolada, pois se consumo faz com que os rins trabalhem cada vez mais para excretar o excesso proteico, o que, em longo prazo, pode causar a formação de cálculo renal e insuficiência.

- Inchaço: pessoas que têm facilidade em reter líquidos devem ter atenção dobrada no em relação ao consumo desse suplemento, pois a sobrecarga de proteína dos rins também resulta em inchaço do corpo.

- Envelhecimento precoce: sim, bactérias presentes no intestino podem alterar o funcionamento do organismo quando há excesso de proteína. Assim, quando há muita proteína no intestino, isso faz com que haja uma maior produção de radicais livres, ou seja, a aceleração do envelhecimento celular.

- Acne: pesquisas recentes descobriram que consumir esse suplemento em grandes quantidades pode aumentar a formação de acnes no rosto. Essa ocorrência pode ocorrer mais facilmente com o whey protein tradicional, visto que ele possui altos índices de substâncias que aumentam a incidência da indesejável acne facial.

Ao observar as contraindicações e ter cuidado com o uso excessivo desse tipo de suplemento, é possível incluí-la em sua dieta diária para que, assim, você usufrua dos benefícios que esse tipo de suplementação pode oferecer!

Lembre-se de que os efeitos no organismo dependem de inúmeros fatores, tais como idade, intensidade das atividades diárias desempenhadas e alimentação. Na dúvida, conte sempre com o auxílio de um especialista no assunto para que seja cada vez mais fácil e simples a obtenção de um corpo saudável!

Viu só como é possível obter um corpo em forma, consumir os aminoácidos essenciais para o organismo e aliar uma dieta saudável à realização de atividades físicas diárias sem que você tenha que sentir aquele indesejado desgaste?

Não perca mais tempo! Comece hoje mesmo a incluir em sua alimentação o whey protein vegano e confira os efeitos benéficos em sua qualidade de vida!