Aminoácidos

Aminoácidos

O corpo humano passa por centenas de processos orgânicos todos os dias. Um deles é a produção de aminoácidos, chamados de não essenciais, já que são produzidos pelo próprio organismo, excluindo a necessidade de buscá-los em alimentos. Em contrapartida, outro grupo de aminoácidos, os essenciais, não são sintetizados naturalmente e devem ser retirados de uma dieta equilibrada.

Ao todo, são nove aminoácidos desse grupo, responsáveis por uma série de funções fisiológicas e, consequentemente, imprescindíveis para a manutenção da saúde.

Aminoácidos e funções cerebrais

O triptofano e o ácido glutâmico, por exemplo, são essenciais para manter o cérebro em pleno funcionamento. O primeiro atua como um verdadeiro combustível dos neurônios, enquanto o segundo é responsável pela produção de serotonina, atuando em coparticipação com vitaminas do complexo B.

A fenilalanina é utilizada pelo cérebro para produzir substâncias químicas que são responsáveis pela transmissão de sinais entre as células nervosas, sendo auxiliar para a memória, aprendizagem e concentração.

Sistema Imunológico

Aminoácidos como a lisina e isoleucina são importantes para manter o sistema imunológico combatendo vírus e infecções que possam afetar, eventualmente, o organismo.

Enquanto a lisina é fundamental para a formação de anticorpos e para a redução dos níveis elevados de triglicérides, a isoleucina é vital para a formação de hemoglobina e atua estabilizando a quantidade de açúcar no sangue. Trata-se de um poderoso aminoácido para os atletas, já que também auxilia na cicatrização da pele, tecidos, músculos e ossos.

Músculos e metabolismo

Para suprir a necessidade dos aminoácidos essenciais é importante ter uma alimentação extremamente diversificada, o que nem sempre é possível com a rotina corrida dos tempos modernos. E exatamente por isso, os suplementos têm sido amplamente indicados por médicos e nutricionistas para fortalecer o organismo e ajudar, ainda, na formação de músculos.

Durante os exercícios aeróbicos, a alanina é indispensável para o metabolismo da glicose que o organismo necessita para energia. Além disso, ela evita a acumulação de substâncias tóxicas liberadas nas células do tecido muscular enquanto se está em intensa atividade física.

A arginina, por exemplo, é precursora da síntese do óxido nítrico, que tem função importante na regulação do fluxo sanguíneo muscular na hora do treino. Ela também favorece a produção do hormônio do crescimento, evitando a perda de massa muscular após ferimentos ou cirurgias.

Suplementação com aminoácidos

Embora seja possível encontrar os aminoácidos em alimentos como carnes magras, peixe, leguminosas, ovos e produtos lácteos, a suplementação constitui a melhor alternativa para quem deseja evitar déficits de nutrientes e baixo desempenho em atividades que exigem intenso esforço físico.

Os suplementos à base de aminoácidos essenciais podem ser utilizados por homens e mulheres de diversas idades para ajudar no ganho de músculos e, é claro, para manter a saúde sempre em dia.

Além de ajudarem na recuperação pós-treino, eles aumentam a resistência, atuam reparando os músculos e neutralizando o ácido láctico. E tudo isso de um jeito rápido e prático, por meio da ingestão de shakes saborosos ou pílulas, antes ou depois das atividades físicas.

Onde comprar aminoácidos?

Se você deseja encontrar suplementos de aminoácidos pelo melhor preço do mercado, navegue agora mesmo pela loja virtual da Nature Center! São diversas opções de aminoácidos para quem busca a melhoria do desempenho dentro ou fora da academia, além da manutenção dos resultados já adquiridos.

ATENÇÃO !!

Lembre-se de conversar com seu médico antes de tomar qualquer tipo de vitamina nutricional ou suplemento alimentar, já que alguns ingredientes podem interagir com as condições de saúde pré-existentes ou quaisquer outros suplementos que o consumidor já esteja consumindo.