Entrega Garantida / Atendimento Dedicado
Mais de 600 mil Clientes Satisfeitos
10 Anos Lado a Lado com Você
Televendas: (31) 3063-8989
Central de Atendimento
(31) 3063-8989 (31) 98462-5344 @ sac@naturecenter.com.br Segunda a Sexta-feira de 8h às 19h. Sábado de 9h às 13h.
Mostrando 93 Produtos em 4 páginas
Mostrando 93 Produtos em 4 páginas

Colágeno - Saiba tudo sobre!

O colágeno é famoso por suas propriedades rejuvenescedoras e isso fez com que essa proteína conquistasse o mundo da estética. Afinal, uma das maiores questões estéticas atualmente consiste na corrida contra o envelhecimento.

Neste artigo, explicaremos o que é, onde encontrá-lo e como ele atua no corpo humano. Também explicaremos a respeito do uso de suplementos de colágeno, seus benefícios e malefícios e sua importância, além de onde comprar esse produto com segurança e no conforto de casa.

 

O que é o Colágeno?

O colágeno possui propriedades funcionais e é composto por proteínas de origem animal, cuja principal função no corpo humano é promover a integridade estrutural do tecido onde se faz presente. Dessa forma, ele retarda o processo de envelhecimento do tecido.

Esse composto está presente nos tecidos conjuntivos, como por exemplo:

- Cartilagem;
- Ossos;
- Tendões;
- Pele;
- Veias;
- Dentes;
- Músculos;
- Epiderme dos olhos.

Com o início da vida adulta, o corpo vai reduzir a produção de colágeno, o resultado é: o envelhecimento da pele, portanto, precisa ser complementado.

Dessa forma, tem crescido significativamente o interesse por aplicações industriais desta proteína em suplementos alimentares, alimentos industrializados e cosméticos. Os produtos à base desse composto são usados para restabelecer a elasticidade e a firmeza da pele.

Além disso, vale lembrar que essa proteína ainda serve para prevenir e tratar algumas doenças.

 

Onde encontrar o Colágeno?

De maneira sucinta, essa proteína fibrosa pode ser encontrada presente em todo o reino animal, assim sua principal fonte natural é a carne, seja vermelha ou branca. Sua principal função é manter a integridade estrutural da matriz extracelular e ajudar na fixação das suas células nessa matriz.

Essa proteína pode ser obtida a partir do consumo da carne de várias espécies animais, tais como:

- Vaca;
- Porco;
- Peixe;
- Aves.

No nosso mercado, uma parcela significativa dessa proteína é proveniente da indústria da carne. Isso porque existe uma alta produção de carne no Brasil para exportação.

Especificamente, as principais fontes de colágeno são pele de porco, ossos e carne bovina. Portanto, devido ao crescente interesse pela proteína, seu uso industrial tem aumentado, enquanto sua aplicação nas indústrias cosmética e farmacêutica baseia-se em suas propriedades gelificantes.

Essa proteína passa por diversos processos até virar pó ou gelatina, para então ser aplicada em produtos cosméticos, medicamentos, suplementos, alimentos industriais, dentre outros. A preocupação com a beleza e o desejo de manter a pele jovem por mais tempo tem sustentado as bases desse mercado.

 

Como tomar suplemento de Colágeno?

A reposição dessa proteína ocorre de forma natural no nosso corpo por meio da alimentação. No entanto, com o avançar da idade o organismo não consegue mais absorver a quantidade suficiente de colágeno, o que resulta na necessidade de suplementação, mas este deve ser recomendado por um profissional.

Esse suplemento pode ser encontrado em cápsulas, pó ou shakes. Um médico nutricionista terá maior capacidade de indicar o melhor tipo e quais devidas quantidades diárias ideias para você. No entanto, em média, um adulto deve consumir cerca de 10 gramas diárias do suplemento.

Já pessoas que têm alimentação restrita e consomem poucas proteínas necessitam de uma quantidade maior. Além disso, a vitamina C aumenta a absorção do colágeno, logo é importante o consumo em conjunto de ambos, consumir alimentos ricos em vitamina E, zinco e selênio também contribui.

Vale lembrar que o suplemento, em hipótese alguma, substitui a alimentação. Dessa forma, mesmo com o uso frequente e regular do suplemento, busque consumir alimentos naturais ricos em colágeno, tais como:

- Carne vermelha;
- Carne branca;
- Peixes;
- Queijos;
- Leite e derivados;
- Leguminosas;
- Cereais;
- Amêndoas;
- Castanhas.

Além disso, o consumo desses alimentos estimula o aumento da capacidade de absorção dessa proteína tão importante, devido às demais substâncias presentes. Lembre-se, antes de comprar suplementos, pesquise, se informe e de preferência busque a orientação de um profissional.

 

Quais os benefícios do suplemento de Colágeno?

O colágeno é responsável pela elasticidade e resistência dos tecidos onde a proteína se encontra, o que retarda o aparecimento de rugas, característica do envelhecimento. Como mencionado acima, a proteína é obtida através dos alimentos, mas à medida que envelhecemos, as funções do corpo diminuem.

Assim, surge a necessidade de complementar a alimentação, além disso, nem sempre as fontes naturais são suficientes para suprir as necessidades do organismo humano. Nesses casos, recomenda-se o consumo de suplementos alimentares, esses produtos com colágeno têm vários benefícios, tais como:


Prevenção e tratamento de doenças gastrointestinais

Com o avanço da medicina nutricional, cresceu o interesse na prevenção e tratamento de doenças gastrointestinais pela ingestão de fibra alimentar. Isso porque, esses compostos podem manter a função normal do trato gastrointestinal e aumentar o volume do material intestinal e das fezes.

Além disso, o tempo de transição intestinal é reduzido. O que, consequentemente, previne a constipação. Também a presença de colágeno no organismo causa sensação de saciedade, o que torna a proteína um grande aliado para quem busca reduzir peso e regular o intestino.


Proteção dos danos das articulações

Estudos recentes comprovaram que o colágeno hidrolisado melhora a condição óssea de ratas ovariectomizadas de diferentes idades e prevenir sua perda óssea. Assim, a ingestão desse elemento reduz a reabsorção mineral óssea. O que contribui com o fortalecimento dos ossos.

Além disso, a ingestão dessa proteína na dieta é fundamental para diminuir a densidade mineral óssea. O uso do suplemento é fundamental para prevenir a perda óssea, no entanto, é necessário a realização de mais pesquisas para avaliar os benefícios associados aos suplementos dessa proteína.

Além de auxiliar na absorção da proteína, a vitamina C também é o principal componente da estrutura óssea, portanto é essencial para a saúde óssea, assim o colágeno terá apenas um papel complementar. Muitos estudos sobre a verdadeira função dessa proteína nos ossos ainda estão em andamento.


Melhoria no tratamento da osteoporose

O colágeno hidrolisado apresentou bastante eficácia no tratamento da osteoartrite e da osteoporose. Estudos clínicos demonstraram que, em comparação com o uso de um placebo, a ingestão diária de 10 gramas de proteína é capaz de diminuir a dor de pacientes com osteoartrite e osteoporose.

O uso clínico de colágeno hidrolisado tem efeitos colaterais mínimos, especialmente efeitos colaterais gastrointestinais. Ele é bastante atraente para o tratamento da osteoartrite e da osteoporose, pois pode ser usado por muito tempo no tratamento dessas doenças crônicas.

Vale lembrar que o suplemento por si só não possui a capacidade de curar doenças, é apenas usado com um complemento durante o tratamento, quando prescrito por um médico. Nesse sentido, desconfie de propagandas milagrosas, que prometem resultados instantâneos.


Prevenção do envelhecimento

O envelhecimento da pele depende da ação de enzimas específicas, como a quebra da matriz de colágeno dérmico, essa destruição da estrutura dérmica promove a redução da produção de colágeno. No envelhecimento da pele, os fibroblastos produzem menos colágeno.

Este processo acelera o envelhecimento, é clinicamente comprovado que o tratamento antienvelhecimento com laser, ácido retinóico, CO 2 e injeção intradérmica de ácido hialurônico podem estimular a produção de novo colágeno, esse livre de fragmentos, que melhora a aparência e a saúde da pele.

O uso de suplementos à base dessa proteína junto com vitamina C ajuda a aumentar a absorção de colágeno pelo corpo. Portanto, aumenta a presença dessa proteína nos tecidos, o que leva a uma maior firmeza e elasticidade da pele e retarda o envelhecimento.


Anti-hipertensivo

A hipertensão ou pressão alta, como é popularmente chamada, consiste no aumento anormal e de longa durabilidade da pressão sanguínea pelas artérias do corpo. Se não for devidamente tratada pode gerar problemas cardíacos ou até mesmo AVC – acidente vascular cerebral.

Essa proteína reduz de maneira drástica a atividade da enzima de conversão da angiotensina (ECA), além de contribuir com a redução da pressão arterial. Portanto, o colágeno hidrolisado derivado de bovinos e suínos tem potencial para tratar ou prevenir a hipertensão.

Aqui é importante destacar, que o consumo de carne deve ocorrer de maneira saudável, excessos de gorduras e óleos devem ser evitados. Pois esses fatores contribuem com o aumento da pressão e desenvolvimento de doenças cardíacas, dessa forma, opte por filés magros e preparação sem óleo mineral.


Proteção contra úlcera gástrica

A gastrina é uma substância sulfidrila que atua na formação do muco, fluxo sanguíneo na mucosa, renovação celular e produção de bicarbonato. Todos estes processos estão relacionados à prevenção de úlceras gástricas, que consiste em uma ferida no tecido do estômago.

Portanto, o suplemento de colágeno hidrolisado tem maior impacto na produção de muco. Em contrapartida, o efeito da proteína isolada do soro também depende do composto sulfidrila, que produz efeito protetor quando as duas proteínas são administradas juntas.

Vale lembrar que o suplemento não cura nenhuma doença, no entanto, pode ser utilizado a partir de recomendação médica para tratar dessas enfermidades. Se tiver quaisquer das doenças citadas, busque um médico e não faça uso de suplementos para essa finalidade sem recomendação.

 

Indicações e contraindicações do suplemento de Colágeno

O suplemento com essa proteína é indicado principalmente para pessoas que já passaram dos 30 anos de idade ou que apresentem problemas nas articulações, tais como dores. É igualmente recomendada para pessoas que não consomem proteínas suficientes na dieta ou têm dietas restritas de carnes.

Não há contraindicações para o consumo de suplementos de colágeno, mas é importante que esses compostos só possam ser usados ​​sob orientação médica. Porque o uso excessivo pode prejudicar a saúde, especialmente em mulheres grávidas e lactantes.

É importante lembrar que cada organismo é específico em sua composição e funções, dessa forma, não se baseia em experiências de terceiros.

Além disso, vale ressaltar que o uso do suplemento não funciona sozinho, então comprar o suplemento sem indicação médica é uma perda de tempo e dinheiro. Além de fazer uso do suplemento, busque manter uma dieta saudável e praticar exercícios constantemente. Pois assim, terá resultados mais eficazes e duradouros.

 

Onde comprar suplemento de Colágeno

Esses suplementos podem ser encontrados em drogarias, farmácias, lojas de produtos naturais, dentre outros. É possível encontrar esse produto em sites de comercialização virtual também, como a Nature Center, uma loja de produtos naturais que dispõe de vários produtos de colágeno.

Você pode encontrar o suplemento em forma de cápsulas ou shakes, com o valor entre R$ 40 e R$ 120 reais. O frasco normalmente vem com 60 cápsulas ou 400 gramas, no caso dos shakes, a loja ainda faz combos e oferece descontos.

A Nature Center é uma loja segura e certificada. Seus produtos são de qualidade e a entrega é eficaz e rastreada. Leia a bula e/ ou o rótulo antes de consumir e siga as orientações médicas.

Você conferiu neste texto os principais assuntos que rodeiam o colágeno, caso tenha gostado do texto ou esteja com alguma dúvida, comente logo abaixo ou nos procure pelas redes sociais.


 

Visitados

O que falam sobre nós

Acesse
o blog
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.
ENTENDI E FECHAR