Óleos
Óleos
Os óleos para emagrecimento têm conquistado cada vez mais adeptos. Isso ocorre porque os óleos podem ser muito mais benéficos do que pensamos. Além de serem bastante eficazes na diminuição de peso, os óleos proporcionam a manutenção do metabolismo e a melhora do aspecto físico.
Atualmente no mercado existem vários tipos de óleos que apresentam características e funções específicas.
Óleo de Prímula
Rico em ácidos graxos essenciais principalmente pelo Ômega 6, o óleo de prímula é um importante aliado na manutenção da saúde da pele, ameniza a TPM e a menopausa. Além disso, o óleo de prímula auxilia no emagrecimento e controle do colesterol.
Por ser considerado rico em ácidos graxos essenciais, o óleo de prímula costuma ser altamente indicado para mulheres que estão no tratamento e alívio de sintomas pré- menstruais, a TPM.
Benefícios do óleo de prímula
- Perda de Peso;
- Reduz o Colesterol;
- Importante para a saúde da pele, cabelos e ossos;
- Trata a causa da acne;
- Controla a pressão arterial;
- Alivia as dores da artrite reumatoide;
- Déficit de atenção;
- Melhora os sintomas da TPM e da Menopausa.
Óleo de Coco
Rico em gorduras que fazem bem para o corpo, o óleo de coco é considerado um queridinho entre pessoas que buscam uma vida mais saudável, isso devido a sua facilidade de ser inserido em diferentes receitas e combinações. Além de ser bastante versátil, o óleo de coco oferece diversos benefícios a saúde e colabora para um corpo saudável.
Óleo de coco: como consumir?
É indicado o consumo de duas colheres de sopa de óleo de coco por dia, de preferência o extra virgem. O óleo de coco pode ser adicionado no consumo de bebidas, como sucos, saladas, chás ou café. Já em comidas ou pratos é possível combinar o óleo de coco no consumo com ovos, carnes e peixes.
Os benefícios do óleo de coco?
Além de ser facilmente consumido em vários tipos de alimentos e pratos, o óleo de coco proporciona diversos benefícios para a saúde:
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Pele e cabelos mais hidratados;
- Aumento da queima de gordura;
- Aumento da saciedade;
Como usar o óleo de coco para emagrecer?
Estudos sobre o óleo de coco apontam que seu uso ajuda na redução de gordura abdominal e na melhorara dos níveis de colesterol, principalmente quando essa troca é feita dentro de uma alimentação balanceada com foco no emagrecimento e perda de peso.
Graças ao sua fácil absorção, a gordura presente no óleo de coco é considerada uma poderosa fonte de triglicerídeos de cadeia média, pois não necessita de enzimas para digestão e metabolismo.
No fígado, os triglicerídeos se transformam rapidamente em energia, desta forma não se depositam no organismo. Por isto, são considerados termogênicos, capazes de gerar calor e queimar calorias. Essa função aliada à facilidade que a gordura do óleo de coco tem de estimular a glândula tireoide, aumenta o metabolismo basal, e consequentemente emagrece.
O óleo de coco presente nos cosméticos
A gordura do óleo de coco pode ser aplicada diretamente sobre a pele nos cabelos. O produto pode ser aplicado e em seguida realizado uma pequena massagem sobre a pele ou no couro.
Os efeitos dos cremes e loções comerciais são temporários, pois em poucas horas, a água proveniente deles é absorvida, acabam não sendo hidratantes eficazes, além de trazer uma montanha de radicais livres, que acabam por agravar a situação da pele.
É indicado uma quantidade equivalente a uma colher de sobremesa antes do banho. Além de hidratar a pele e não conter radicais livres, o uso do óleo também previne rugas garantindo uma verdadeira ação antienvelhecimento, isto acontece devido à lubrificação da pele, permitindo que os nutrientes do sangue cheguem até a pele.
O óleo de coco na prevenção de doenças
A gordura do óleo de coco ajuda a controlar a compulsão por carboidratos. Assim como os alimentos ricos em fibras ajudam a manter um níveis controlados de insulina no sangue, consequentemente facilitando a vida dos diabéticos, a gordura do óleo de coco proporciona uma sensação de saciedade maior, e não estimula a liberação de insulina, ajudando assim, a diminuir a compulsão por carboidratos.
Os benefícios do óleo de coco para o sistema imunológico
O óleo de coco é bastante indicado na prevenção e no combate aos vermes, bactérias, vírus e fungos, restabelece a energia roubada por estes agentes. Sua ação melhora a absorção dos nutrientes, proporcionando uma melhora em todas as defesas do organismo.
O óleo de coco também é capaz de ajudar a combater uma infinidade de bactérias, leveduras, fungos e vírus tais como sarampo, herpes, estomatite vesicular, Cytomegalovirus (CMV), Epstein Bar Vírus, vírus da hepatite C (HCV), AIDS (HIV), giárdia, cândida, cryptosporidium e outros parasitas intestinais.
Óleo de Cártamo
Rico em ômega 6 e com propriedade anti-inflamatórias, o óleo de cártamo é um poderoso composto de nutrientes no fortalecimento do sistema imunológico. Apesar de não ser considerado um suplemento, mas sim um alimento, no entanto devido aos seus nutrientes, possibilita maiores benefícios ao organismo.
Como tomar o óleo de cártamo para emagrecer?
Para emagrecer e reduzir gorduras é indicado tomar 2 cápsulas ou 2 colheres de chá de óleo de cártamo por dia, preferencialmente meia hora antes ou depois das refeições principais.
Os benefícios do óleo de cártamo
Além de aumentar a sensação de saciedade o óleo de cártamos oferece diversos benefícios para saúde:
- Previne o envelhecimento: tem ação antioxidante por ser rico em vitamina E, que combate os radicais livres.
- Possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a diminuir a retenção de líquido.
- Auxilia na redução do LDL (mau colesterol).
Óleo de Alho
O óleo de alho é um suplemento fitoterápico composto que ajuda no funcionamento de organizamos. Entre os benefícios do óleo de alho para a saúde, podemos destacar o controle do colesterol, hipertensão, além ainda de possuir função analgésica e antibacteriana.
Benefícios do óleo de alho para o organismo:
- Ação Antibacteriana;
- Ação Antioxidante;
- Fibrinolítica;
- Anticoagulante;
- Diurética;
- Preveni com relação a arteriosclerose e doenças cardiovasculares;
- Ajuda no tratamento de colesterol alto;
Para que serve o óleo de alho?
Devido a importância de seus componentes presentes no alho, o óleo de alho é indicado para diversos problemas. Como exemplo: problemas com acne, micoses, doenças respiratórias, dores de dente e cabeça, infecções urinárias e diabetes Veja outros exemplos em que o óleo de alho também é indicado:
- Infecções Cutâneas;
- Queda de cabelo;
- Caspa;
- Dor de garganta;
- Colesterol alto;
- Problemas cardiovasculares;
- Declínio cognitivo;
- Câncer;
- Infecções de ouvido;
- Imunidade;
- Saúde óssea em mulheres;
- Resistência ao exercício;
- Repelente de mosquitos;
- Feridas;
- Diabetes
Óleo de Linhaça
A linhaça é bastante conhecida por ser uma semente rica e bastante nutritiva. O seu uso já faz parte da rotina de adeptos à uma vida mais saudável. O óleo de linhaça, extraído da semente é uma poderosa fonte de ômega 3 e ômega 6. Existem dois tipos de linhaça:
- Marrom;
- Dourada;
Diferenças entre a linhaça dourada e a linhaça marrom
-Uma das maiores diferenças entre os dois tipos e linhaça, ocorre por conta do preço. Isso acontece porque a marrom é cultivada em climas frios e, por isso, não é produzida no Brasil. Já a linhaça dourada que se vende por aqui é importada e é isso que a deixa tão mais cara.
Em termos nutricionais, os valores são bastante similares, já que a linhaça marrom é composta de 22% de proteínas, enquanto a dourada possui 29%.
Outra semelhança é a quantidade de óleo, sendo 44% para a marrom e 43% para a dourada. Uma diferença mínima, se tratando de números.
Quais são benefícios do óleo de linhaça em capsulas?
Por ser um alimento bastante rico, o consumo do óleo de linhaça é capaz de proporcionar uma série de benefícios à saúde.
- Perda de peso;
- Combate a celulite;
- Melhora no sistema digestivo;
- Ajuda a combater o surgimento de câncer;
- Previne o surgimento de artrites;
- Reduz o eczema;
- Diminui os níveis de colesterol;
- Melhora a saúde do coração;
- Cabelos bonitos e saudáveis;
Óleo de linhaça no combate à celulite
Além dos diversos benefícios causados pelo consumo de óleo de linhaça, o nutriente também é considerado um forte aliado das mulheres na guerra contra a celulite. O consumo de óleo de linhaça pode ajudar no combate a celulite de maneira natural e de dentro para fora.
Isso acontece porque o consumo do óleo de linhaça provoca a produção de colágeno, substância essencial para manter a elasticidade da pele e que colabora para evitar que as celulites fiquem menos visíveis.
Óleo de linhaça proporciona cabelos mais bonitos e saudáveis
O óleo de linhaça dourada também é bastante utilizado em produtos cosméticos. Por ter uma composição repleta de vitaminas e minerais, ajuda no reparo e hidratação dos cabelos de forma natural.
Massagear o couro cabeludo com o óleo de linhaça dourada pode beneficiar o crescimento dos fios e um maior fortalecimento. Outra dica é acrescentar duas colheres de óleo de linhaça no pote de condicionador.
Como devo consumir o óleo de linhaça?
O óleo de linhaça pode ser consumido junto com praticamente qualquer tipo de alimento. Apresenta um leve sabor amendoado.
Seu consumo pode ser feito em saladas, molhos, vitaminas e sucos naturais.
Óleo de Peixe
O óleo de peixe é bastante popular por conter em sua fórmula alto teor de ácidos graxos, conhecidos como ômega 3. O óleo de peixe é bastante eficaz para o cérebro, coração e para saúde em geral.
Também é indicado na prevenção de doenças degenerativas e na melhora em quadros de estresse e depressão.
Quais são os benefícios do óleo de peixe para a saúde?
Entre os diversos benefícios proporcionados pelo consumo indicado de óleo de peixe, podemos destacar:
- Combater as alergias sazonais;
- Cuidar da saúde cardiovascular;
- Melhorar a aparência da pele;
- Favorecer a saúde do cérebro;
- Tratar problemas oculares;
- Evitar acidentes vasculares cerebrais;
- Aliviar a artrite reumatoide;
- Proporcionar ossos mais fortes
O óleo de peixe na prevenção de doenças
O uso de óleo de peixe é bastante indicado para problemas nos ossos, como por exemplo, em casos de osteoporose. Atualmente a doença é um problema bastante crescente, principalmente na população mais velha.
A osteoporose é uma doença que caracterizadas por deixar os ossos frágeis e mais propensos à quebra ou fratura, isso ocorre por conta de uma deficiência na produção de cálcio. O consumo do óleo de peixe serve justamente para reverter essa “deficiência” do organismo.
Para que serve o óleo de peixe?
O óleo de peixe é um alimento de origem animal bastante nutritivo, pois contêm em sua composição uma grande quantidade de ácidos considerados benéficos para a saúde.
Óleo de peixe: como consumir?
O óleo de peixe pode ser consumido no formato de cápsulas, ou também no consumo de peixes, como: a cavala, sardinha, salmão, arenque, atum e truta, são alguns exemplos. Os peixes apresentam grande quantidade ômega 3 e 6, por isso é altamente recomendável o seu consumo.
Qual é quantidade de óleo de peixe que devo consumir?
É recomendado que seja consumido 2 vezes por semana de peixe ou 3 gramas por dia de óleo de peixe em capsulas. O óleo de peixe é elaborado com base na gordura de peixe e apresenta uma grande quantidade de vitaminas A, B, C e D.
Agora que você compreendeu as diferença, funções e componentes dos diferentes tipos de óleos, é indicado o consumo do nutriente de acordo com as suas necessidades e objetivos do seu corpo.
É indicado também a procura de um profissional da área de saúde ou nutricionista para fazer o uso da quantidade certa do produto.
Se associados à uma dieta, rica, saudável e disciplina, os óleos podem ser grandes aliados na busca por uns quilos na balança, além disso, ainda proporciona diversos outros benefícios que incentivam uma boa qualidade da saúde e do corpo.