Ir direto para o Conteúdo
Mensagens em destaque
  • Envio Imediato / Farmacêutico Online
  • Produtos 100% Originais
  • Itens com até 40% OFF!
Regras de entrega e canais de atendimento
Ir direto para o Conteúdo
Mensagens em destaque
  • Envio Imediato / Farmacêutico Online
  • Produtos 100% Originais
  • Itens com até 40% OFF!
Regras de entrega e canais de atendimento

Enxofre

Veja mais

Mostrando 1 Produtos em 1 páginas
Mostrando 1 Produtos em 1 páginas
descricao completa

Enxofre - Saiba tudo sobre

O enxofre é uma substância muito indicada em tratamentos para ter pele, unhas e cabelos fortes. Esse elemento químico é primordial para a formação de algumas proteínas que mantêm a nossa beleza.

Não se trata só de beleza, para se ter boa saúde deve incluir a ingestão de enxofre, presentes em alguns alimentos. Quando necessário, a suplementação é uma forma eficaz de obter esses e outros benefícios, que serão ser vistos neste artigo.

Se você quer conhecer um pouco sobre esse elemento químico, onde ele é encontrado, seus benefícios, onde encontrar e efeitos colaterais, continue leitura deste artigo!

 

O que é enxofre

O enxofre é um elemento químico presente na tabela periódica e é um não metal. Desde muito tempo os povos utilizam essa substância, desde as pinturas rupestres e rituais religiosos. Muito encontrado na natureza, ele apresenta uma cor amarela, é encontrado em compostos como sulfatos e sulfetos.

Esse elemento químico pode ser encontrado na natureza em rochas e solo. Ele é absorvido principalmente por alguns vegetais, pois é importante para várias atividades dos organismos vivos. Esse mineral passa por um ciclo, onde vai se renovar e participar do corpo dos indivíduos.


Ciclo do enxofre

Assim como outros compostos, o esse elemento químico passa por um ciclo, que envolve processos em organismos vivos e no solo. Como o enxofre está presente no solo, as plantas absorvem com suas raízes com a ajuda de microrganismos.

Sem essa absorção, seria difícil encontrarmos esse composto na nossa alimentação, pois boa parte que será consumido pelos indivíduos é através das plantas. Os animais e plantas, ao morrer, irão devolver ao solo aquele enxofre que compõe o corpo deles.

Esse mineral também existe na atmosfera, porém em menor quantidade. Muitas vezes é liberado na atmosfera pelos processos antropológicos que causam problemas ambientais, como a chuva ácida.


O que é enxofre orgânico

O enxofre orgânico, também conhecido como metil Sulfonil Metano (MSM) é uma substância mineral que faz parte da composição do ser vivo. Isso porque esse mineral é importante para a formação de alguns compostos orgânicos, como as:

- Proteínas;
- Enzimas;
- Tecidos;
- Células.

Para se ter ideia da sua importância, esse tipo especial de mineral participa de vários processos vitais e compõem o organismo.

Várias pesquisas foram feitas e acredita-se que o enxofre orgânico está presente em proteínas como o colágeno e a queratina. Sem falar que a sua falta pode acarretar sérios problemas de saúde, além de pele, cabelo e unhas frágeis e sem vida.

 

Para que servem o enxofre orgânico

Importante para inúmeros processos metabólicos e formação plástica do indivíduo, esse composto deve ser consumido, já que o corpo não é capaz de sua produção. Assim, sua função inclui a produção de proteínas e órgãos.

Participa de processos químicos, ajudam no metabolismo de gorduras, formação de coágulo sanguíneo e combate agentes infecciosos. Veja a seguir para que serve esse mineral.


Participa da composição de proteínas

O enxofre orgânico é muito conhecido pela sua função de formação do colágeno e queratina, proteínas importantes para a composição do organismo, tem uma função plástica. O colágeno é uma proteína que participa na construção de:

- Pele;
- Tecidos;
- Ossos;
- Unhas;
- Articulações.

Assim, ao consumir esse mineral, o colágeno é formado, faz com que o corpo seja saudável e forte.

A queratina também está presente em pele, unha e cabelo, fortalece e faz com que fiquem bem construídos e saudáveis. Assim, ele pode ser um bom aliado para a beleza também.


Ajuda na redução das rugas

Como o enxofre orgânico faz parte da formação da pele, ao consumir esse mineral a pessoa adquire uma alta probabilidade de não apresentar rugas e linhas de expressões na pele.

Com o envelhecimento, essas marcas aparecem e ao consumir esse mineral, a produção de colágeno aumenta, ajuda na hidratação e composição da pele saudável. Não à toa, esse mineral é encontrado em alguns produtos de beleza.


Crescimento saudável de unhas e cabelos

Como esse elemento químico contribui para a produção de proteínas, ao consumir esse mineral, a unha e cabelo irão crescer mais forte e saudável. Muitas vezes uma pessoa apresenta unhas e cabelos frágeis pela falta de consumir algum mineral e o enxofre orgânico pode ser um deles.


Ajuda no combate de microrganismos

Algumas pesquisas mostram que esse composto é utilizado pelas nossas células imunológicas para criar um ambiente perfeito para combater bactérias e fungos, por exemplo. Por isso, a suplementação pode ser indicada para pessoas que apresentem problemas imunológicos.


Participa do metabolismo e regulação do organismo

O enxofre orgânico participa ainda da formação de outros órgãos e substâncias, como:

- Produção de algumas vitaminas, como as do complexo B e a vitamina C;
- Ajuda na quebra de gorduras e carboidratos;
- Atua no processo de formação de ATP (energia);
- Ajuda na formação dos músculos e tecidos conjuntivos;
- Produção de enzimas;
- A formação dos ossos e articulações acontece também por conta desse mineral.

Assim, sem sua presença, muitos processos que envolvem nossas células de defesa e produção de energia não seriam possíveis. Imagina como seria se não tivéssemos esse composto no nosso corpo!


Diminui inflamações e dores

O enxofre orgânico, quando presente nas células, ajuda como anti-inflamatório, proporciona um ambiente livre de compostos que causam dores e inflamações. Assim, ajuda no combate de artrite, dores nos músculos, dor de cabeça e enxaqueca, por exemplo.

Com sua ação analgésica, quando receitado por um profissional, esse elemento químico quando presente na suplementação pode ser uma boa alternativa para doenças articulares, como visto em pesquisas. Esse composto ajuda no aumento da boa circulação sanguínea, que ajuda o cérebro e órgãos a ganharem mais nutrientes.


Combate sintomas da TPM

Como esse mineral possui uma ação analgésica, anti-inflamatória e combate ao inchaço, as mulheres que apresentam ciclos menstruais com sintomas da TPM podem ser beneficiadas com o consumo do mineral.

Estudos mostram que ao ativar a circulação, promove um bem estar e melhora os inchaços e dores desse período, assim como a função anti-inflamatória e analgésica combatem as dores, bastante comum nesse período.

 

Como tomar corretamente suplementos enxofre orgânico

Quando indicado pelo profissional de saúde, os suplementos a base desse composto é uma boa opção para repor a quantidade que o seu corpo necessita. Porém, naturalmente podemos encontrar esse elemento químico nos alimentos.

Vale lembrar que a quantidade pode variar de acordo com a condição de cada caso, por isso é indispensável consultar um profissional habilitado para fazer essa recomendação.


Alimentos ricos em enxofre

Os alimentos ricos nesse mineral são as carnes, principalmente as aves. Peru, frango e pato, por exemplo, apresentam quantidades consideradas desse elemento químico. Além disso, podemos encontrá-lo nos peixes e frutos do mar (camarão, mexilhão).

Os alimentos que apresentam esse mineral de origem vegetal são inúmeros! Isso porque, como já dito neste artigo, as plantas são capazes de absorver esse mineral diretamente do solo. Confira os vegetais mais ricos nesse elemento químico:

- As leguminosas (feijão, soja, ervilha);
- Sementes e nozes (amêndoa, castanha-de-caju, castanha-do-pará, assim como sementes de abóbora e gergelim);
- As frutas mais secas, como pêssegos, uva-passa e figo seco;
- Muitos vegetais: couve, repolho-roxo, alho-poró, cebola, agrião;
- Alguns grãos também podem ser uma boa fonte: aveia, cevada, trigo.

Além desses alimentos citados, há ainda os laticínios e ovos, que também apresentam uma quantidade considerada de enxofre. O leite e seus derivados, como queijo, iogurte, entre outros podem ser uma boa opção.


A suplementação do enxofre orgânico

Quando necessário e avaliado pelo profissional de saúde, a suplementação é uma boa alternativa. Vários suplementos naturais podem ser vendidos e assim fazer parte do dia a dia das pessoas.

O profissional pode indicar a ingestão de 1 ou 2 cápsulas ao dia, com água. Depende da função que a pessoa desejar, há ainda cápsulas que podem vir com outros compostos, como por exemplo algumas vitaminas e minerais.

Há produtos ótimos que associam a vitamina C, vitamina E, zinco e enxofre orgânico. Assim, essas cápsulas podem ampliar os benefícios! Confira com seu profissional de saúde a melhor opção para você.

 

Bula e composição do enxofre orgânico

A composição das cápsulas presentes na suplementação pode variar. Existe no mercado a suplementação do enxofre orgânico isolado, assim cada cápsula pode possuir miligramas apenas do enxofre orgânico.

Alguns produtos naturais trazem o enxofre orgânico (metilsulfonilmetano), vitamina C, vitamina E, zinco e até ácido hialurônico. Estes compostos aumentam os benefícios, traz mais saúde para a pele, cabelo e unhas.

 

Efeitos colaterais

Esse mineral, por mais que seja necessário para os processos do organismo, em excesso pode causar alguns desconfortos. Quando receitado pelo médico e usado na dosagem correta, os efeitos colaterais dificilmente podem aparecer.

Esses sintomas incluem:

- Dor abdominal;
- Náusea
- Mal estar;
- Vômito.

Em caso de pessoas que apresentem uma hipersensibilidade ao produto, ele é contraindicado. Em qualquer caso de efeitos colaterais, suspenda a ingestão e procure um profissional de saúde.

O produto é contraindicado para mulheres grávidas, a não ser quando um médico indicar. Lactantes também não podem tomar esse suplemento, o produto deve ser usado apenas em pessoas com idade acima de 18 anos.

Siga sempre a recomendação médica! O produto em excesso pode causar desconforto. Não faça uso de produtos que estejam com a data de validade vencida e qualquer dúvida, o melhor é buscar a ajuda de um profissional.

 

Benefícios e vantagens

O enxofre orgânico, também conhecido como MSM, apresenta várias vantagens e benefícios. Por fazer parte da composição de músculos, pele, unha, cabelo, ossos, articulações e outras partes do indivíduo, esse mineral é muito importante para a saúde do corpo.

Logo, ele promove a produção de proteínas que formam a pele, e faz com que as rugas e linhas de expressões sejam evitadas e a pele fique saudável e hidratada. Assim como promove um crescimento de cabelo e unhas, que ficam mais fortes quando a ingestão desse mineral acontece.

Além disso, é indispensável para a produção de ATP, vitaminas e enzimas nas células. Isso faz com que o metabolismo fique mais eficiente e o corpo se desenvolva saudavelmente.

Por possuir um poder anti-inflamatório, ele ainda ajuda a diminuir as inflamações, é indicado em casos de artrite, por exemplo. Além disso, o composto apresenta ainda um poder analgésico e combate dores de cabeça e enxaquecas.

Dentre outros benefícios do enxofre orgânico podemos encontrar a diminuição do inchaço, ajuda na coagulação sanguínea, ajuda no combate de parasitas e ainda promove uma boa circulação sanguínea.

 

Onde comprar o enxofre orgânico

A suplementação a base desse composto pode ser adquirida a partir de lojas de produtos naturais. É importante sempre buscar informações sobre os produtos antes da compra. Procure comprar produtos legalizados e que possuam boa eficácia.

Para isso, ao consultar seu médico, você pode adquirir o mineral em lojas físicas ou online. A Nature Center é uma loja de produtos naturais que possui sempre os melhores preços. No site você encontra as cápsulas do enxofre orgânico isolado ou com outros compostos, como mencionado no artigo.


 

O que falam sobre nós