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Vitamina B9 - Ácido Fólico

A Vitamina B9 - Ácido Fólico, também chamada de folato ou metilfolato, faz parte do importante Complexo B. Como as outras vitaminas do complexo, o ácido fólico é solúvel em água precisa estar diariamente presente na nutrição do ser humano.

O ácido fólico, vitamina B9, é considerada de extrema importância para a saúde e bem-estar do ser humano. Sendo conhecida de forma popular por ser uma fortalecedora do organismo como um todo.

A vitamina B9 pode ser encontrada facilmente em diversos alimentos. No entanto, em casos de hipovitaminose grave (carência da vitamina), pode ser necessário o consumo de suplemento vitamínico. A suplementação ainda pode ser feita para complementar a nutrição adequada de ácido fólico.

 

Como a Vitamina B9 - Ácido Fólico Funciona?

A Vitamina B9 - Ácido Fólico tem como sua função mais essencial no organismo o trabalho no metabolismo de proteínas e ácidos nucleicos. Em sua atuação no metabolismo, a Vitamina B9 atua como coenzima, da mesma forma que outras vitaminas do Complexo B.

Essa vitamina também atua no metabolismo de diversos aminoácidos importantes como a serina, glicina, histidina, cisteína e metionina.

Além disso, uma outra função principal desta vitamina é ajudar na síntese de do DNA.

 

Efeitos da Vitamina B9 - Ácido Fólico no Organismo

Os efeitos da Vitamina B9 no organismo são essenciais para a promoção e manutenção da saúde física e mental.

Depois de absorvida pelo corpo, o ácido fólico atua na produção de compostos de DNA, que auxiliam na prevenção de doenças. Dentre as doenças que podem ser prevenidas pela vitamina está o AVC (Acidente Cardiovascular Cerebral).

Outro efeito é que a presença da Vitamina B9 no organismo causa uma menor produção da enzima homocisteína.A ação dessa enzima no corpo é responsável por causar, com o tempo, problemas cardíacos e cerebrais.

O ácido fólico também tem efeitos positivos no sistema imunológico do corpo. Pois atua na formação e multiplicação de células como as sanguíneas, de defesas e de formação de proteínas.

Além disso, a vitamina B9 atua para garantir um crescimento normal e o funcionamento adequado do sistema nervoso central e da medula óssea.

 

Quais os Benefícios da Vitamina B9 no Corpo?

1- Melhora a saúde e aparência dos cabelos, unhas e peles: assim como todas as outras vitaminas do Complexo B, o ácido fólico também possui um papel importante na saúde da pele, cabelos e unhas. A vitamina B9 ajuda no crescimento dos cabelos e das unhas, e auxilia no combate a acne e dermatite. Além disso, ela ajuda a garantir mais brilho para a pele, cabelos, e controlar a oleosidade de ambos.

2- Melhora nos treinos e atividades físicas: a vitamina B9 ajuda nos treinamentos e atividades físicas que visam o crescimento e fortalecimento muscular. Esse benefício é decorrente da ação do ácido fólico no organismo para a melhor produção de proteínas e crescimento celular. Atletas que mantém um bom consumo de vitamina B9 tendem a ter um crescimento muscular até 20% maior do que atletas que não consomem adequadamente a vitamina.

3- Prevenção da anemia: o ácido fólico ajuda a prevenir a anemia por causa da sua atuação direta na produção de células sanguíneas. Essa prevenção ainda é garantida pela atuação da vitamina B9 na síntese do DNA do corpo.

4- Melhora a saúde das mulheres grávidas: o consumo diário e adequado da Vitamina B9 - Ácido Fólico é de grande importância para mulheres grávidas. A vitamina ajuda fortemente no desenvolvimento fetal e na formação do tubo neural, sendo imprescindível para a boa formação do bebê. Mulheres grávidas devem, preferencialmente, fazer a adequada suplementação de vitamina B9 durante as oito semanas seguintes a concepção.

5- Fortalece o Sistema Imunológico: o consumo adequado de vitamina B9 ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Com sua nutrição adequada, o sistema consegue impedir com mais eficiência a ação dos radicais livres, que causam doenças, enfermidades e envelhecimento do organismo.

6- Melhora a saúde mental: o ácido fólico desempenha um papel muito importante na saúde mental, emocional e na capacidade cognitiva do cérebro. A vitamina B9 pode ajudar a prevenir e auxiliar no tratamento de doenças como a depressão, ansiedade e até a síndrome do pânico. Pois ela atua, no cérebro, como um cofator na produção de serotonina, o neurotransmissor responsável por garantir o bom-humor.

7- Beneficia a saúde do coração e previne doenças: a vitamina B9 consumida de forma adequada garante uma boa saúde do coração. Isso acontece pois o ácido fólico ajuda a reduzir e controlar a produção da coenzima homocisteína, um aminoácido que, em excesso no organismo, afeta o sistema cardiovascular (circulatório e do coração). Esse controle de produção da homocisteína ajuda a prevenir doenças cardíacas como o infarto e o AVC.

 

Quais as Consequências da Falta de Vitamina B9 no Corpo?

A carência de vitamina B9 no organismo, como de qualquer outra vitamina, pode causar sintomas e efeitos negativos.

Essa carência costuma ser rara devido a abundância do nutriente nos alimentos, mas em casos de má alimentação ou doença uma hipovitaminose de Vitamina B9 - Ácido Fólico, pode ocorrer.

O mais comuns dos efeitos da falta de ácido fólico em quantidade suficiente é o surgimento da anemia. Decorrente a anemia, podem surgir também sintomas como fraqueza, fadiga acentuada, mucosas pálidas, palpitações e falta de ar após esforço leve.

Dor de cabeça, surgimento de feridas na boca e formigamento nas extremidades do corpo.

Em crianças, além da fadiga e da anemia, a falta de vitamina B9 pode ocasionar um desenvolvimento e crescimento mais lento. A chegada e desenvolvimento da puberdade também podem ser retardada.

O sistema imunológico é enfraquecido na falta do ácido fólico, e problemas mentais como demência, irritabilidade, depressão e ansiedade podem ser desenvolvidas.

Nas gestantes, a falta de vitamina B9 no organismo pode causar malformações no feto.

 

Como Obter a Vitamina B9? Principais Fontes?

A Vitamina B9 - Ácido Fólico pode ser encontrada ricamente em uma grande variedade de alimentos.

Peixes gordos como o salmão e o bacalhau são ricos na vitamina. O consumo uma vez por semana já garante uma boa quantidade de ácido fólico.

Todos os vegetais folhosos são muito ricos em vitamina B9. Em especial os vegetais folhosos de folhas verde-escuras como a couve-flor, aspargos, couve de bruxelas, brócolis, espinafre, salsa e alface. A batata também é rica em vitamina B9.

Frutas como a manga, abacate, tomate, laranja, melão e banana também tem boa quantidade do nutriente.

Outros alimentos de origem animal também tem uma boa quantidade vitamina B9. Alguns deles são o ovo, especialmente sua gema, o fígado de galinha, peito de frango, carne de vaca e leite são ricos em ácido fólico.

Os grãos integrais como germe de trigo, levedo de cerveja, lentilhas, grão de bico, feijão, amendoim e milho.

Em caso de carência elevada da vitamina B9 é recomendada o consumo de suplementos para uma reposição mais rápida.

 

Quantidade Ideal de Vitamina B9 - Ácido Fólico Diária

Assim como qualquer nutriente, a quantidade de vitamina B9 - Ácido Fólico a ser consumida por dia varia conforme a idade.

- Bebês de 0 a 06 meses de vida precisam consumir 65 microgramas da vitamina diariamente
- Bebês de 07 a 12 meses de vida devem consumir 80 microgramas do ácido ao dia
- Crianças de 1 a 3 anos devem consumir cerca de 150 microgramas ao dia da vitamina B9
- Crianças de 4 a 8 anos precisam consumir 200 microgramas do nutriente ao dia
- Crianças de 9 a 13 anos precisam de 300 microgramas por dia de vitamina B9 para terem sua nutrição adequada
- A partir dos 14 anos, a nutrição de vitamina B9 precisa ser de 400 microgramas ao dia
- Gestantes precisam de 600 microgramas por dia da vitamina para manterem sua nutrição em nível adequado
- Lactantes precisam de 500 microgramas diárias para garantir uma nutrição suficiente de ácido fólico

 

Como Tomar Suplemento de Vitamina B9 Corretamente?

Os suplementos de Vitamina B9 - Ácido Fólico são produzidos em cápsulas para consumo diário. A quantidade necessária por dia de consumo do suplemento é de ingestão de uma cápsula ao dia, geralmente após uma refeição.

No entanto, é sempre importante conferir a indicação correta de consumo diário na embalagem do produto.

Menores de 18 anos, gestantes e lactantes, precisam de recomendação médica para poderem tomar suplementos da vitamina.


 

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