Pré Treino/NO2

Pré-Treino

Hoje em dia, todo mundo que está em busca de um corpo em forma preza pela saúde, pela boa alimentação e por uma rotina de exercícios adequados a esse objetivo. No entanto, o que nem todas as pessoas sabem é que tais atitudes nem sempre são o suficiente para atingir as tão sonhadas medidas saudáveis e o ganho de massa muscular. Atualmente, no mercado, há inúmeras opções de produtos que podem facilitar esse processo de busca por um corpo em forma e pelo ganho de força e resistência ao longo dos treinos. Afinal, ter energia e disposição é essencial para que os exercícios praticados sejam aproveitados em toda sua totalidade. Uma das opções adotadas pela maioria das pessoas está intrinsecamente relacionada ao pré-treino.


O que é o Pré-Treino?

Tomar suplementos e consumir certos alimentos fazem toda a diferença para aquelas pessoas que buscam resultados positivos ao ir à academia ou sair para se exercitar ao ar livre. O pré- treino é tudo aquilo que engloba a preparação que acontece antes do início de qualquer dessas atividades físicas.

Em outras palavras, ele pode envolver o uso de suplementação, o consumo de algum alimento adequado e até mesmo a realização de alongamentos. Geralmente, a suplementação antes do início do treino é o elemento de maior importância para o alcance desses desejados resultados. Para que fique mais claro, é necessário compreendermos que os suplementos pré-treino são produtos que trazem em sua composição diversos ingredientes em uma única dosagem, cuja finalidade é o aumento da disposição e, consequentemente, da performance ao longo dos exercícios praticados.

Assim, quem faz uso desse tipo de suplementação normalmente o faz para atingir mais rapidamente e de forma eficaz o objetivo desejado, seja ele o ganho de massa muscular ou a obtenção de medidas cada vez mais saudáveis. Independentemente de qual seja o objetivo a ser alcançado, todos eles exigem do nosso corpo uma fonte de energia a ser gasta ao longo do treino, visto que os esforços aplicados, principalmente os mais intensos, necessitam de nutrientes que favoreçam o nosso desempenho.


A Importância do Pré-Treino

Alcançar bons resultados se tornou praticamente uma febre entre os frequentadores das academias. Afinal, esse é o objetivo de se empenhar em uma rotina de treino. Para superar as próprias expectativas e ter cada vez melhor performance, uma preparação adequada é essencial.

Dessa forma, os suplementos pré-treino são capazes de trazer a essas pessoas os nutrientes necessários para que a atividade física seja realizada sem cansaço, dores ou perda de massa magra. Afinal, é por meio de seu consumo antes de treinar que se obtêm todos esses nutrientes para suprir a quantidade ideal de energia utilizada ao longo do treinamento.


Opções de Pré-Treino

Já ficou evidente que a suplementação de pré-treino é amplamente utilizada para realização de atividades físicas cujo objetivo é o aumento e melhoria do desempenho. Mas quais são os as opções disponíveis desse tipo de suplementação para que se obtenha toda essa disposição?

Atualmente, existem inúmeras marcas e tipos de pré-treino disponíveis no mercado. Por esse motivo, às vezes pode se tornar difícil escolher a melhor opção, pois cada uma delas apresenta quantidades diferentes de estimulantes e substâncias essenciais para a reposição dos músculos trabalhados.

A verdade é que não há uma resposta exata para a questão do melhor suplemento a ser consumido antes das atividades físicas, pois essa escolha dependerá do tipo de objetivo a ser alcançado, do tipo de corpo, do metabolismo, da intensidade dos exercícios, entre outros fatores.

Porém, é extremamente importante conhecer as opções disponíveis e, assim, com o auxílio de um profissional qualificado, escolher aquela que seja mais adequada ao seu interesse. Os principais e mais comuns tipos desse produto no mercado são:

Taurina

Atua como estimulante no organismo e, assim, é capaz de aumentar o gasto calórico e a disposição no momento de realização dos exercícios. É um aminoácido que tem alto poder de redução da fadiga, das indesejadas câimbras e das dores musculares que podem ocorrer após os treinos.

Por ter uma atuação direta no Sistema Nervoso Central, ela auxilia o processo de contração muscular, ajuda na dilatação e otimiza o fluxo de oxigênio que vai para os órgãos.

Cafeína

Além de estimular, ela é capaz de ativar a termogênese e, claro, diminuir o cansaço e aumentar a energia. Se o objetivo é, de fato, perder a preguiça e dar o seu melhor durante o treino, essa é uma das melhores opções, pois proporciona mais intensidade e durabilidade do desempenho nos exercícios.

Ainda que ela seja mais conhecida por estar presente no café, também pode ser consumida em cápsulas, o que facilita ainda mais o dia a dia e causa uma durabilidade maior de seus efeitos dada a maior concentração da substância.

Além disso, a cafeína atua diretamente no Sistema Nervoso Central, o que resulta em concentração maior, aceleração do metabolismo, aumento da termogênese e, consequentemente, maior gasto calórico.

BCAA

Cadeia de aminoácidos essenciais composta por leucina, valina e isoleucina, seu consumo antes do treino facilita a síntese dos músculos, diminui o catabolismo e turbina a recuperação para o próximo treino. Isso tudo porque o BCAA é absorvido pelo corpo de forma extremamente rápida, o que faz com que atue diretamente nos músculos a serem trabalhados.

Dessa forma, é um tipo de suplementação que pode ser utilizada antes, depois e até mesmo ao longo das atividades físicas devido à sua alta capacidade de fornecimento de energia e recuperação muscular, evitando, assim, lesões indesejadas e inibição daquele cansaço incômodo.

Beta Alanina

Mais um tipo de aminoácido que dá um gás no rendimento muscular ao longo dos treinos. É importante lembrar que seu consumo deve ser diário, e não apenas antes dos treinos. Porém, se você mora no Brasil, fique atento, pois sua venda como suplemento ainda é proibida por aqui devido aos efeitos que pode causar em algumas pessoas, como sensação de formigamento, por exemplo.

Arginina

Bem conhecida por frequentadores de academia, ela é capaz de auxiliar na vasodilatação e, assim, melhorar a performance e os resultados. No entanto, é essencial ter cuidado e consumir apenas dosagens controladas para evitar efeitos indesejados e que podem ser extremamente prejudiciais.

Carboidratos

Suplementos à base de carboidratos são muito consumidos como fonte de energia antes do treino, pois, dessa forma, garantem a reposição dos nutrientes e da disposição gasta ao longo das atividades físicas. Suas principais versões disponíveis no mercado são a palatinose, a maltodextrina, a D-ribose e a dextrose.


Principais Benefícios do Pré-Treino

Como já explicado, o pré-treino é, de fato, um excelente auxiliador no que diz respeito a melhor desempenho e aproveitamento dos treinos, bem como a recuperação dos músculos trabalhados nesses exercícios. Assim, seu consumo é amplamente indicado, pois tem como principais benefícios:

- Maior força durante os treinos
- Maior resistência muscular.
- Evita a indesejada perda de massa magra.
- Fornece todos os nutrientes necessários para a prática de musculação.
- Melhora o foco durante as atividades físicas.
- Reduz a fadiga muscular ao longo dos treinos.
- Aumenta a massa muscular, ou seja, a síntese proteica.
- Auxilia na perda calórica, pois acelera o metabolismo.


Como Consumir os Suplementos Pré-Treino?

Parece simples, mas saiba que, na verdade, a forma como você consumirá o suplemento pré- treino pode fazer toda a diferença no alcance dos seus objetivos, afinal, a forma de consumo escolhida impacta diretamente nos efeitos proporcionados.

Por esse motivo, é importante sempre verificar a embalagem do produto, pois é onde se encontra a sugestão de consumo pelo fabricante. No entanto, sempre que possível, é muito interessante que se consulte um nutricionista ou médico especialista no assunto. Afinal, cada organismo tem suas particularidades e o que funciona para o seu colega pode não funcionar da mesma forma para você, por exemplo.

Lembre-se de que a dosagem também tem papel fundamental na obtenção dos efeitos desejados. Quando se consome esse tipo de suplementação em quantidades muito pequenas, seus efeitos podem não ser desencadeados. Porém, quando consumidos de forma exagerada, podem causar efeitos nocivos à saúde. Por isso, o melhor é sempre encontrar o meio termo ideal para uma qualidade de vida cada vez maior.


Erros Mais Comuns do Pré-Treino

É claro que erros são evitáveis quando se tem uma orientação adequada, mas, como somos seres humanos, estamos suscetíveis a cometê-los. No que diz respeito ao pré-treino, os erros geralmente mais cometidos são:

- A própria falta de suplementação correta antes de iniciar os exercícios físicos, pois as particularidades individuais são ignoradas.
- Consumo de suplementação combinada de dois produtos que surtem os mesmos efeitos, causando, assim, desconfortos que podem causar sérios danos à saúde.
- Falta de acompanhamento na suplementação, consumindo-a de forma desregrada e sem a atenção a uma dieta completa de alimentos saudáveis.

Por esse motivo, é extremamente necessário que se tomem alguns cuidados no que diz respeito ao uso desse tipo de suplementação. Evitar os efeitos colaterais indesejados, por exemplo, é primordial para que se tenha uma boa saúde e bem-estar. Lembre-se de que o ciclo de suplementação e pausa também é importante para que o organismo não “vicie” e os efeitos sejam satisfatórios.


Há Contraindicações do Pré-Treino?

Muitas pessoas se perguntam: com todos esses benefícios, será que há alguma contraindicação para o uso dessa suplementação? Quando utilizado de forma moderada, com o acompanhamento de um profissional qualificado, não há razão para se ter medo.

Porém, quando consumidos de forma excessiva e desenfreada, podem, sim, ser prejudiciais, e muito, à saúde, pois podem acarretar a ansiedade, o nervosismo, a taquicardia, o aumento da pressão arterial e inúmeros outros efeitos no organismo que podem ser irreversíveis.

Para os praticantes de musculação, é muito importante ficar ainda mais atento, pois quando não se respeita aquele tempo de pausa necessário, por exemplo, o nosso organismo pode se acostumar com a substância estimulante e, assim, exigir cada vez mais doses maiores para que se obtenha os mesmos resultados. Por isso, antes de fazer uso de qualquer suplementação desse tipo, é importante consultar seu nutricionista ou procurar um médico especializado no assunto.

Além disso, pessoas hipertensas ou com problemas cardiovasculares também devem ter um cuidado especial para evitar consequências que podem ser muito sérias à saúde. Por isso, sempre é aconselhável o acompanhamento de um profissional altamente capacitado e de confiança!

Já deu para perceber que os suplementos pré-treino são fundamentais para auxiliar a o desempenho e a disposição durante os treinos e, assim, evitar que gastemos energia, sintamos cansaço e não consigamos aproveitar o treino diário. Porém, não se esqueça de que o uso desse tipo de suplementação deve ser realizado com consciência, sem excessos e, sempre que possível, acompanhado por um profissional especializado para que, assim, não ocorram efeitos prejudiciais à nossa tão preciosa saúde. Viu só como é possível obter um corpo em forma, evitar aquele cansaço indesejado, garantir o bom desempenho, a disposição e, ainda por cima, recuperar os músculos trabalhados ao longo dos treinos? Ganhar massa muscular, aumentar o gasto energético e ter qualidade de vida pode ser ainda mais fácil com o auxílio do pré- treino.