Televendas: (31) 3063-8989
Central de Atendimento
(31) 3063-8989 (31) 98462-5344 @ sac@naturecenter.com.br Segunda à Sexta-feira de 8h às 19h.
Sábado de 9h às 13h.
Mostrando 110 Produtos em 5 páginas
Mostrando 110 Produtos em 5 páginas

Beleza de dentro para fora: Saiba Tudo sobre Cabelo, Pele e Unha

Manter a beleza e saúde do corpo não é tarefa fácil, especialmente quando se trata dos cabelos, peles e unhas.

Você já pensou como ambos são impactados pela exposição a situações diversas, como químicas, má alimentação, maus hábitos, entre outros?

Aqui você encontra um pequeno manual com informações e dicas valiosas para garantir unhas e fios com ótimo visual e cheios de saúde.

 

Cabelo, Pele e Unha: Nutrientes e Vitaminas Essenciais

As mudanças climáticas podem afetar a saúde dos fios, deixando um aspecto ressecado e sem vida. Além disso, a falta de alguns nutrientes no organismo podem causar enfraquecimento da estrutura capilar, incluindo a quebra ou, até mesmo, a queda dos fios. Conforme os anos passam, os cabelos tendem, ainda, a perderem o brilho e cor.

Já as unhas estão expostas a batidas e traumas, cortes incorretos, fungos, produtos químicos, entre tantas outras situações que podem impactar diretamente na sua aparência. Não é raro encontrar unhas fracas, quebradiças, com manchas ou falhas causadas por falta de elementos nutritivos.

Você sabe quais são e onde encontrar os nutrientes e vitaminas essenciais para garantir cabelo, pele e unha fortes e cheios de vida? Escolher os alimentos e suplementos certos são passos decisivos para conquistar esse sonho.

As principais vitaminas para fortalecer os cabelos e as unhas são: ácido fólico, ácido pantotênico, betacaroteno, biotina, cálcio, cobre, ferro, magnésio, proteína, selênio, zinco e um conjunto de vitaminas: A, B1, B12, B2, B3, B5, B7, C, D e E.

Cada um desses nutrientes tem uma propriedade e atuação, mas em geral:

- Melhoram a circulação sanguínea e transporte de oxigênio;
- Protegem dos raios solares nocivos;
- Estimulam a regeneração das células e a elasticidade dos fios;
- Reduzem a oleosidade;
- Criam novos folículos capilares e fortalecem as raízes das unhas;
- Entre outras propriedades e benefícios.

As principais fontes naturais são especialmente: ovo, cenoura, mamão, leite e derivados, folhas verde-escuras, oleaginosas, abacate, batata doce, espinafre, couve, grãos integrais, frutos do mar, frutas em tons vermelhos, frutas cítricas...

Ou seja, a dica é uma só: alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes variados. É o popular “prato colorido”, pois, quanto mais cores, mais nutrientes e vitaminas você ingere.

Mas como nem sempre todo o necessário é consumido ou absorvido pelo organismo, você pode contar também como o auxílio de suplementos e polivitamínicos para complementar as doses diárias recomendadas e obter melhores resultados.

 

Dicas para Fortalecer Cabelo, Pele e Unha

Para acelerar o crescimento e fortalecê-los é muito importante manter uma alimentação balanceada, com níveis adequados das vitaminas necessárias para estimular o crescimento e saúde de ambos.

Vale a pena consultar um médico, nutricionista ou nutrólogo para saber, através de exames, se os nutrientes estão em quantidade satisfatória no seu organismo.

Além das orientações sobre o que e quanto comer você pode receber, ainda, a indicação de suplementos e/ou polivitamínicos para se alcançar melhores resultados.

Alguns cuidados diários também podem fazer a diferença e auxiliar na manutenção do cabelo, pele e unha complementando os benefícios trazidos pela boa alimentação:

Cabelos:

- Evite o nervosismo e estresse, cujas reações químicas provocadas no organismo podem provocar queda dos cabelos e calvície precoce.

- Use shampoo e condicionador recomendado para o seu tipo de fio.

- Se usa secador ou chapinha, não se esqueça de aplicar protetor térmico antes dos procedimentos para selar as cutículas dos fios, mantendo-os brilhosos e hidratados.

- Use pentes de madeira com dentes largos para evitar a quebra dos fios.

- Não durma com os cabelos molhados para evitar a proliferação de fungos no couro cabeludo.

- Não torça os fios durante a secagem com toalha. Use, se possível, tecido de algodão porque é mais macio.

- Não prenda os cabelos com elásticos, nem os aperte muito ao fazer um penteado, pois também pode causar quebra.

- Use protetor solar para os cabelos. O mesmo vale para pessoas carecas, pois é fundamental proteger o couro cabeludo da exposição solar.

- Verifique com um dermatologista a quantidade de lavagens ideias por semana para manter a beleza e nutrição dos fios.

- Hidrate os cabelos pelo menos uma vez por semana com cremes específicos. Isso ajuda a repor a massa perdida com poluição, processos químicos e suor.

Unhas:

- Sempre use luvas para manusear produtos de limpeza ou trabalhar com água por longos períodos. Para isso, procure modelos de plásticos mais grossos e com boa resistência.

- O mesmo vale para aplicação de produtos químicos como tinturas e tonalizantes. As luvas que normalmente vêm na própria embalagem são frágeis, então o ideal é usar um material mais resistente, porém fino para não dificultar o processo de aplicação. Luvas cirúrgicas são boas alternativas e podem ser encontradas em qualquer farmácia a baixo custo.

- Não abra mão de um bom hidratante, especialmente em dias secos e frios. Reaplique várias vezes ao dia, principalmente após lavar as mãos. Procure produtos com ureia (emoliente que esfolia, afina e combate ressecamento), vitamina E, óleo de amêndoas e protetor solar na fórmula. Se você está com unhas quebradiças, pode optar por um creme específico para tratar esse mal.

- Em farmácias, perfumarias e lojas de produtos naturais é possível encontrar óleos fortalecedores. Você pode aplicar algumas vezes durante o dia ou todas as noites para nutrir as unhas. Se elas estiverem muito fracas, evite pintá-las, use apenas o óleo. Caso queira protegê-las, use apenas uma base fortalecedora. Se preferir dar uma cor às unhas, aplique esmalte por cima dessa base, pois elas estarão “blindadas” da química.

- Escolha removedores de esmaltes sem acetona na fórmula, o que torna o produto menos agressivo às unhas frágeis.

- Se as unhas estão fracas, quebradiças ou descamam, procure um dermatologista.

- Não corte as unhas muito baixas, não tire as cutículas (apenas as empurre e hidrate bastante) e não as lixe em formato quadrado, pois pode facilitar a quebra.

- Solicite ao seu médico exames para detectar má circulação sanguínea, alterações de tireoidismo ou anemia, pois são doenças que causam enfraquecimento das unhas.

Com essas dicas não é difícil conquistar e manter cabelo, pele e unha saudáveis.

 

Visitados

O que falam sobre nós

Acesse
o blog