Berries
Berries
Berries é uma palavra que vem do inglês e traduzida para o português significa “baga”. Baga é o formato de uma fruta de tamanho pequeno que possui polpa e é comestível.
Geralmente, elas são arredondadas, com cores vivas que vão do vermelho ao violeta escuro, são bastante suculentas e podem ter o gosto azedo ou adocicado. A sua forma não possui caroço ou pedra, mas muitas delas têm sementinhas na parte interna ou externa.
Alguns tipos de berries são: strawberry que é o morango, raspberry é a framboesa, blackberry é a amora, cranberry que é o oxicoco, gooseberry ou groselha e blueberry que é o mirtilo.
As berries são ricas em compostos bioativos e antioxidantes. Consumir regularmente os nutrientes delas ajudam no combate do envelhecimento precoce, auxiliam na perda de peso e previnem o aparecimento de diversas doenças.
Quais são os Benefícios das Berries?
Essas frutas estrangeiras são ricas em propriedades funcionais e por isso vale muito a pena investir no seu consumo. Nutricionistas explicam que elas têm o poder antioxidante por possuírem bastante ácido elágico, fitoquímicos, antocianinas e vitamina C.
Na saúde, as propriedades que esses nutrientes proporcionam também estão relacionadas à ação de anti-inflamatórios. As berries ajudam a prevenir algumas doenças, ajuda a reduzir o colesterol, fortalece alguns sistemas, melhora a circulação do organismo e também cuida da parte estética do corpo.
A ação antioxidante que as substâncias das Berries produzem neutralizam os radicais livres que são moléculas que o metabolismo do organismo humano libera juntamente com elétrons altamente reativos e instáveis podendo causar doenças degenerativas ligadas ao envelhecimento e morte das células.
No poder antioxidante, a atividade desempenhada ajuda a prevenir doenças, como as cardiovasculares, por exemplo. A cranberry (oxicoco) e o blueberry (mirtilo) são eficazes nesse processo por auxiliarem na redução dos níveis de LDL, protegendo o coração contra o colesterol ruim.
Os altos níveis de gordura no sangue aumentam os fatores de risco das doenças do coração e é um dos males que são decorrentes da obesidade. Os polifenóis presentes nas frutas vermelhas ajudam a produzir o HDL, o colesterol bom do organismo humano, e auxiliar no controle do LDL, o colesterol ruim do corpo, dessa forma, combatendo a sua oxidação.
Por isso elas são consideradas alimentos funcionais que alinhados a um estilo de vida saudável, alimentação equilibrada e práticas de atividades físicas vão colaborar para os diversos aspectos da saúde do homem.
O Blueberry (mirtilo), fruta roxo-azulado, é rico em compostos fenólicos (compostos químicos) além de se aliar na luta contra o colesterol do mal também é benéfico para a atividade hepática e para a função cognitiva, aquela que possui habilidade no cérebro divididas em grupos como a memória, linguagem, percepção, raciocínio, monitoramento, planejamento, atenção e habilidade para realizar movimentos complexos.
A nutrição das Berries está por trás das suas cores vistosas e intensas. Essa coloração não serve apenas para atrair os olhares de quem a olha, mas está no resultado de uma alta concentração de substâncias que são responsáveis por pigmentar naturalmente vários vegetais. Essa peculiaridade encontra-se nas antocianinas que protegem o corpo humano contra a ação das moléculas nocivas (radicais livres).
As berries estão no foco das pesquisas cientificas por conta da riqueza de polifenóis que possuem. Esses compostos são altamente eficientes na hora de fortalecer o organismo. Segundo dados de estudos recentes, a alta quantidade de proantocianidinas no cranberry é capaz de diminuir a ação de bactérias no trato urinário o que vai prevenir o aparecimento de infecções nesta região.
Consumir essas frutas vermelhas regularmente tem se mostrado eficiente no controle dos níveis de colesterol. Esse consumo regular também ajuda no sistema imunológico ou imune fortalecendo essa rede de células, órgãos e tecidos que formam um conjunto de estruturas e processos biológicos responsáveis pela atuação da defesa do corpo contra a ação das doenças pela produção de anticorpos.
O goji berry é considerado como um “superalimento” capaz de aumentar a energia do organismo, promover o bem-estar, fortalecer o sistema imune e ajudar no processo de emagrecimento.
Os nutrientes dessas frutas possuem atividades que protegem às células do cérebro e melhorando as funções cerebrais, que fazem parte do SNC (Sistema Nervoso Central), regulam boa parte das funções mentais e corporais.
Berries ajuda no processo de emagrecimento?
As berries possuem baixo teor de calorias e acrescentando-as nas dietas vão contribuir e auxiliar na perda de peso, ajudando o organismo a emagrecer. O valor nutricional dessas frutas vermelhas é excelente, pois possuem ótimas fontes de fibras, minerais e vitaminas. Esses micronutrientes além de possuir poucas calorias, traz um universo de variedades no sabor e proporciona vários tipos de cardápios na hora de preparar a dieta.
Elas também possuem ações muito positivas que agem na beleza da pele prevenindo o seu envelhecimento por meio do ácido elágico que ajuda a prevenir o aparecimento de manchas e a vitamina C que favorece na correta formação do colágeno. A concentração dessa vitamina em algumas bagas é muito elevada e chegam a ultrapassar a dos alimentos da classe cítrica.
O blueberry, goji berry e o cranberry são frutas ricas em pectina, um tipo de fibra que é solúvel, porém, não é digerida pelas enzimas humanas. Ela possui ação que beneficia a microbiota intestinal formando uma espécie de gel no intestino auxiliando no bom funcionamento do trânsito intestinal e na absorção de água. A pectina ajuda o organismo a sentir-se saciado e controla a absorção de glicose.
Todo esse processo são fatores que podem agir como um “ajudante” durante a perda de peso se combinados com uma dieta equilibrada regada com exercícios físicos frequentes.
No entanto, as berries apesar de possuírem características que ajudam e facilitam o controle da obesidade, a perda de peso e a manutenção da boa forma, elas não possuem uma fórmula mágica que vai deixar o organismo na medida certa para sempre, é preciso aproveitar todos os benefícios que elas oferecem juntamente com uma dieta que precisa ser seguida regularmente.
Embora, a lista das propriedades medicinais seja extensa, a característica das Berries que mais desperta o interesse da sociedade é o efeito emagrecedor que essas frutinhas silvestres proporcionam.
Pesquisas e curiosos do mundo fitness exploram cada vez mais as bagas e atualmente, é possível encontrar os mais diversos tipos de produtos ligados a dieta à base de berries.
Alguns estudos mostram que o resveratrol, uma substância muito presente nessas frutas, auxilia no combate da obesidade. Ele é um fitonutriente produzido por plantas que ajuda na saúde do organismo humano atuando na prevenção de doenças como o câncer, na melhora do aspecto da pele e eliminando as toxinas do corpo.
Esse fitonutriente influencia a queima de gorduras e equilibra os tecidos adiposos. Como o organismo humano possui concentrações de gordura marrom e branca o indivíduo precisa entender o que cada uma representa.
A gordura branca é nociva à saúde humana por ser decorrente de hábitos alimentares cujo alimentos não são saudáveis ao organismo. Já a gordura marrom é usada pela estrutura corporal para realizar a termogênese, um processo que faz produzir calor no corpo de seres vivos que produzem sangue quente (também ocorrem em algumas plantas termogênicas), por meio da ingestão de alimentos, ação que faz gastar a energia o que consequentemente vai acelerar o metabolismo proporcionando bem-estar.
Como devo Consumir as Berries?
É possível fazer várias combinações funcionais com as Berries na hora de preparar uma alimentação nutricional que vai ajudar na composição da dieta. A forma mais leve, conhecida, prática e mais fácil na hora de preparar uma receita são os sucos que levam essas frutas silvestres. O suco vermelho é famoso e está na lista das bebidas funcionais, ele é o queridinho do momento.
Uma dica bastante importante quando está preparando o suco é não coar a bebida e não usar açúcar ou adoçante para adoçá-la, dessa forma, as fibras que estão presentes em suas cascas serão consumidas, preservando a baixa quantidade de valor calórico da bebida.
Utilizar as berries in natura, ou seja, que estejam no seu estado natural é o mais indicado para que seja aproveitado o maior número de nutrientes.
No entanto, a maior parte das Berries são estrangeiras e isso dificulta a tarefa de encontrar essas frutas na forma in natura aqui no Brasil. A alternativa para esse problema é o consumo dessas frutas na forma desidratada, o que também dá para aproveitá-las em várias receitas e preparos.
As berries quando desidratadas são bem mais fáceis de serem encontradas no comércio, ao contrário do fruto em formato natural. Uma receita light, saudável e bem fácil de ser preparada é a utilização das bagas nas saladas, por exemplo. Também pode-se utilizar um mix das frutas do bosque na composição de um lanche leve, uma forma rápida de saciar a fome no período intermediário entre uma refeição e outra.
As variações da composição das frutas são importantes porque viabilizam o consumo para os indivíduos que desejam ter as berries incluídas na dieta.
Outra forma bastante comum que viabiliza a inclusão das Berries na dieta é a forma em suplementos por meio de cápsulas.
A suplementação alimentar são preparos destinados à complementação da dieta, fornecendo nutrientes que possam estar faltando no organismo ou que não estejam sendo consumidos na quantidade correta na dieta de um indivíduo.
As berries em cápsulas são muito fáceis de serem encontradas, em lojas especializadas na venda de produtos naturais, o leque é amplo para quem deseja incluir o excelente valor nutricional e vitamínico que essas frutas oferecem para uma alimentação saudável e equilibrada.
Porém, como todo suplemento é importante ter orientação de um nutricionista antes de começar a tomar a forma suplementar de berries. Somente um profissional capacitado poderá analisar e saber como incluir esses nutrientes na dieta alimentar.
Seja a forma in natura, desidratada, congelada, em farinha ou em suplementos nutricionais os benefícios são bem maiores que as dificuldades para incluir as frutas vermelhas no dia-a-dia das pessoas, o valor de investimento é compensado em saúde e mais qualidade de vida.