Televendas: (31) 3063-8989
Central de Atendimento
(31) 3063-8989 (31) 98462-5344 @ sac@naturecenter.com.br Segunda à Sexta-feira de 8h às 19h.
Sábado de 9h às 13h.
Mostrando 31 Produtos em 2 páginas
Mostrando 31 Produtos em 2 páginas

O que é Osteoporose

O termo Osteoporose vem do grego e significa, traduzido, “Ossos porosos”.

A Osteoporose é uma doença metabólica sistêmica caracterizada pela progressiva perda de densidade óssea. Em outras palavras, a osteoporose causa um enfraquecimento e perda de massa nos ossos, que se tornam mais fracos.

Essa doença torna os ossos mais frágeis e aumentam a probabilidade de acontecerem fraturas repentinas. Ela é desencadeada na medida em que a renovação dos tecidos ósseos não acontece como deveria.

A osteoporose é muito associada com o envelhecimento. Com o passar do tempo, os ossos perdem boa parte da sua capacidade de absorver o cálcio dos alimentos, e com isso a renovação dos tecidos ósseos é comprometida.

Essa doença também afeta os homens, no entanto ela é mais comum entre mulheres a partir dos 45 anos. Infelizmente, as estimativas apontam que uma a cada três mulheres acima de 45 anos de idade desenvolvem a doença.

 

Sintomas de Osteoporose

Infelizmente, na maioria das vezes a osteoporose é uma doença totalmente assintomática. Ou seja, ela não apresenta quaisquer sintomas de seu desenvolvimento até que a pessoa doente tenha uma fratura óssea.

Em geral, somente se começa a suspeitar desta doença quando a pessoa tem alguma fratura estranha. Como por exemplo, a quebra de algum osso com um choque ou impacto de certa forma leve.

Isso é, alguma pancada ou choque que causa a quebra do osso, mas que numa pessoa com ossos saudáveis não ocorreria.

As vezes nem mesmo é preciso de um impacto para que haja fratura óssea em casos de osteoporose. Em alguns casos, ossos das costas e costelas costumam quebrar de forma muito dolorosa e sem causa aparente.

Em alguns casos, certos sinais podem indicar a necessidade de fazer um exame para saber se uma pessoa tem osteoporose. Esses sinais costumam ser ombros levemente caídos ou a formação de corcunda. Além disso, a nítida perda de estatura em dois ou três centímetros já pode ser considerada um indicador de osteoporose.

Em todo caso, o melhor mesmo é fazer exames de diagnóstico. Para a osteoporose, o exame que deve ser feito é o de densitometria óssea, onde um raio-x mostra como está a densidade dos ossos da pessoa.

 

Como se adquire Osteoporose

Acredita-se que o principal fator que faz com que uma pessoa adquira e desenvolva osteoporose é o envelhecimento. Com o passar dos anos a capacidade de absorver e metabolizar cálcio é perdida gradualmente.

A partir dos 40 anos o corpo começa a perder massa óssea por conta dessa redução na absorção de cálcio. Outro fator que causa a osteoporose pela idade é o desequilíbrio na presença de células de absorção do cálcio (osteoclastos) e células responsáveis por preencher as cavidades e formar ossos novos (osteoblastos).

Além disso, outras causas da Osteoporose podem ser:

- Menopausa nas mulheres
- Sedentarismo
- Diabetes
- Uso abusivo de medicamentos produzidos à base de corticoides
- Deficiência de cálcio em qualquer idade
- Disfunções na tireoide
- Doenças autoimunes
- Deficiência de Vitamina D
- Abuso do consumo de bebidas alcoólicas
- Tabagismo
- Alimentação nutricionalmente pobre
- Predisposição genética

 

Tipos de Osteoporose

Assim como a osteoporose pode ser causada por diversos fatores, ela também possui seus tipos específicos da doença.

São eles:

- Osteoporose Senil: esse tipo de osteoporose é causada decorrente da perda de cálcio com a idade. Nesse tipo, a perda de massa óssea começa por volta da quarta década de vida e progride de forma lenta e gradual com os anos;

- Osteoporose Pós-Menopausa: este tipo é caracterizado e resultado principalmente pela maior absorção de massa óssea pelo organismo. Ela costuma acometer a mulheres em até alguns anos a após a menopausa;

- Osteoporose Secundária: este tipo de osteoporose é causada de forma secundária a outros problemas de saúde. Em geral, ela ocorre devido a transtornos endocrinológicos, gastrintestinais, hematológicos, do tecido conjuntivo, neoplasias, imunológicos, por imobilizações e medicações;

- Osteoporose Idiopática: esse tipo de osteoporose cuja causa é totalmente desconhecida. Em geral, ela acomete mulheres em fase de pré-menopausa, homens com menos de 50 anos e crianças e adolescentes;

- Osteoporose Infantil: este tipo da doença costuma afetar crianças e adolescentes que possuem uma deficiência nutritiva de cálcio, seja pela má-alimentação, seja por algum fator genético.

 

Como tratar a Osteoporose

A Osteoporose é uma doença com cura muito difícil, praticamente impossível. Seu tratamento pode e deve ser feito desde a confirmação do diagnóstico da doença.

Em geral, todos os tratamentos para osteoporose visam evitar a progressão da perda de massa óssea. Ou seja, evitar que os ossos gradualmente vão ficando mais e mais fracos.

A osteoporose também pode ser tratada através de métodos para fortalecer o osso, estimular sua renovação de tecidos e preencher a perda da massa óssea.

Isso pode ser feito através de diferentes tipos de tratamento para Osteoporose.

 

Tipos de tratamentos para Osteoporose

Uma das primeiras ações de um tratamento costuma ser a contenção da perda de massa óssea. Inicialmente, ela é feita com um ajuste adequado na dieta que melhore a nutrição em cálcio e vitamina D.

Essa ingestão adequada pode ser feita por meio da alimentação, ou através do consumo de remédios ou suplementos de cálcio e Vitamina D.

Também é incentivada a prática de atividades físicas como a dança, hidroginástica e a caminhada para reforçar os ossos e combater os efeitos da doença.

Além disso, também podem ser indicados medicamentos para conter o enfraquecimento e perda de massa óssea. Dentre eles estão o Raloxifeno, Calcitonina, Teriparatida, Denosumab e Bisfosfonato.

Ainda há cirurgias que podem fazer parte do tratamento da osteoporose. No entanto, a bem da verdade operações como a vertebroplastia é mais usada para tratar de fraturas na coluna vertebral.

A cifoplastia também é uma cirurgia para tratamento da osteoporose, mas que na verdade é usada para tratar também fraturas na coluna. Mais precisamente, fratura por compressão dolorosa.

 

Como prevenir a Osteoporose

O melhor a ser feito em todos os casos é tomar medidas para prevenir o desenvolvimento da osteoporose. Ou, caso não seja totalmente possível impedir o surgimento da osteoporose, tomar medidas para retardar seu desenvolvimento.

Uma dessas medidas é a ingestão adequada e diária de Cálcio e Vitamina D. O ideal diário de ingestão de cálcio é de 1000 miligramas por dia, e para Vitamina D é recomendada uma ingestão de 400 a 600 miligramas do nutriente por dia.

Como alimentos possuem, em geral, pouca quantidade de Vitamina D, banhos de sol sem protetor solar podem ajudar o corpo a sintetizar a vitamina. Outra alternativa para a ingestão e nutrição com a vitamina D e o Cálcio é no consumo de suplementos em cápsulas.

Esses são conhecidos como produtos que ajudam no tratamento da osteoporose, mas que são úteis também na prevenção.

Além disso, atividades físicas de impacto que estimulem a formação de massa óssea são bons para prevenir a doença. Ou pelo menos para retardar o seu surgimento e sua progressão.

Evitar o consumo excessivo de álcool e não fumar de forma alguma são outras boas formas de prevenção. A reposição hormonal adequada também é importante para prevenir a osteoporose.

 

Produtos que Ajudam a Tratar Osteoporose

Entre os produtos que ajudam a tratar e prevenir a osteoporose estão medicamentos como os citados acima, e produtos como suplementos de vitamina D e de Cálcio.

Os segundos, especialmente quando presentes em cápsulas, são mais indicados para o consumo. Pois em geral eles são produzidos de forma totalmente natural, podem ser consumidos por praticamente qualquer pessoa e não apresentam efeitos colaterais.

Esses produtos costumam melhorar a renovação dos tecidos ósseos, bem como estimular a formação de massa óssea. Além disso, dão mais flexibilidade e resistência nas articulações, fora outros benefícios.

Alguns desses são Vitamina K2 + D3 30 Cápsulas ClinicMais e o Articulamax 60 Cápsulas.

 

Onde Comprar produtos para Osteoporose

Você pode conferir na Nature Center todo um catálogo com produtos que ajudam a tratar e prevenir a osteoporose.

Como o Vitamina D2000 UI - 200 Softgels Sundown e o Collagen Tipo II 620mg com Ômega 3 + Vitamina D - 30 Cápsulas - Tiaraju.

Cada um deles ajuda com tudo o que você precisa para cuidar da saúde dos seus ossos e manter ela sempre em dia.

E o melhor, os preços são totalmente acessíveis. Você pode melhorar hoje mesmo a saúde dos seus ossos a partir de 19,90 até 89,90.


 

Visitados

O que falam sobre nós

Acesse
o blog