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Triptofano: saiba tudo sobre!

Quando se fala de ter em uma boa noite de sono o triptofano é uma das formas naturais de alcançar o sono indispensável. Isso porque ele é muito importante para a produção de hormônio que regula o sono, além de outras funções essenciais.

A ansiedade, estresse e a depressão são alguns dos males mais comuns na vida cotidiana. Eles podem aparecer em qualquer pessoa, principalmente naquelas que não seguem uma alimentação saudável ou praticam exercícios físicos.

Alguns compostos importantes podem ser adquiridos pela alimentação e suplemento, para que esses males sejam combatidos ou evitados. Se você busca conhecer melhor o triptofano, aprender sobre seus benefícios e para que serve, ou como adquirir, continue nesse artigo!

 

Triptofano: o que é

O triptofano é um aminoácido essencial para a produção de hormônios que ajudam a regular o sono, dentre outras coisas. Ele pode ser adquirido a partir de uma alimentação ou suplementos. Quando falamos em aminoácidos, falamos de moléculas orgânicas que são capazes de formar proteínas.

Proteínas são extremamente necessárias para a composição de células e tecidos do organismo, dentre outras importâncias. As funções dos aminoácidos e proteínas envolvem:

- Produção de anticorpos, importante para a defesa;
- Produção de hormônios;
- Produção de enzimas digestivas;
- Composição de células e tecidos;
- Transporte e síntese de substâncias.

Um aminoácido essencial significa que não é produzido pelo corpo. Por isso, que é importante a suplementação e alimentação variada. Ele é muito importante para o metabolismo das células e regulamento de atividades.


Serotonina e triptofano

Como o triptofano é um dos responsáveis pela produção de serotonina, vale a pena falar um pouco sobre esse neurotransmissor. Produzido pelo cérebro, esse neurotransmissor é importante para a regulação do humor e sono. Outros benefícios da serotonina:

- Controle da temperatura do corpo;
- Equilíbrio dos ritmos cardíacos;
- Controle do apetite;
- Importante para a cognição do organismo.

Além disso, a serotonina pode ainda ajudar no controle do intestino. Esse neurotransmissor é encontrado em grandes quantidades em partes do sistema digestório, como estômago e intestino.


Deficiência do triptofano no organismo

A deficiência deste aminoácido está relacionada com as deficiências da serotonina no organismo. Então, o organismo tem uma maior probabilidade de ter:

- Insônia;
- Depressão;
- Agressividade;
- Falta de concentração.

A ansiedade e hiperatividade também pode aparecer. A falta desse aminoácido em crianças pode prejudicar o crescimento e desenvolvimento.

 

Triptofano: para que serve

Antes de falar sobre a função desse aminoácido, é importante lembrar que a suplementação de qualquer substância deve ser a primeira analisada por um profissional de saúde. A automedicação não é um bom caminho nem para substâncias que são consideradas essenciais para o organismo.

É um aminoácido essencial que age principalmente no sistema nervoso, e melhora as atividades metabólicas. É capaz de prevenir doenças relacionadas ao SNC e melhorar o humor e sono. Confira abaixo para que serve esse aminoácido:


Previne e trata a depressão

Pesquisas mostram que o triptofano é um dos compostos importantes para a formação da serotonina, hormônio que regula o humor, sono e outras atividades metabólicas importantes.

A serotonina é um neurotransmissor muito importante para o sistema nervoso e essencial para a prevenção e combate da depressão. O tratamento com base desse aminoácido é utilizado com mais frequência recentemente, pois se descobriu que pessoas com depressão apresentam níveis muito baixos de triptofano


Diminui e evita o estresse

Esse aminoácido essencial ainda ajuda a diminuir os níveis dos hormônios do estresse, como por exemplo o cortisol.

Quando esse hormônio está em grandes concentrações no sangue, vários efeitos colaterais aparecem, como o aumento do peso, perda de massa muscular.


Melhora o sono

Os hormônios serotonina e melatonina são importantes para se ter uma boa noite de sono também. Para que o cérebro consiga produzi-los, é importante obter uma boa quantidade de triptofano.

Alguns pesquisadores tiveram a conclusão de que pessoas que dormem pouco ou que tem insônia são mais fáceis de terem refeições irregulares e não saudáveis. Então, seguir uma boa alimentação com compostos ricos nesse aminoácido ou suplementação, auxilia na boa saúde e na tranquilidade do sono.


Baixa os níveis de hiperatividade

Alguns estudos mostram que pessoas com déficit de atenção e hiperatividade possuem menos triptofano que pessoas sem esses problemas. Isso acontece, porque a serotonina, que é produzida a partir desse aminoácido, é um hormônio com propriedades calmantes. Isso diminui a hiperatividade e promove bem estar.

Alguns estudos mostram que crianças hiperativas podem ter quantidades baixas desse aminoácido, pode recorrer ao uso do suplemento ou alimentos ricos no mineral pode amenizar os casos. A consulta com um bom profissional e realizar exames pode ser uma boa opção.


Aumenta o bem estar e o humor

O aminoácido está ligado com o aumento do bem estar e do humor, isso porque as pesquisas mostram que a queda na produção desse aminoácido influencia no humor, o que torna a pessoa mais agressiva.

O suplemento de triptofano pode ser ainda um aliado para a diminuição dos sintomas da TPM, que muitas mulheres sofrem durante o ciclo menstrual.


Ajuda a controlar ou perder peso

Como o triptofano atua na produção de serotonina, ele pode ser uma alternativa para a perda ou controle de peso. Isso porque com o hormônio serotonina auxilia no controle da ansiedade e estresse, diminui a vontade de comer doces.

Além disso, a serotonina é importante para o bem estar, ajuda na disposição para a prática de atividades físicas.Regula o organismo e a produção de hormônios, a queima de gordura é mais eficiente.


Triptofano para atletas

Os estudos mostram que o suplemento de triptofano ainda está ligado com uma melhor disposição quanto aos exercícios físicos. Atletas podem se beneficiar ao ingerir esse suplemento tanto para ganhar massa muscular como para se recuperar melhor das lesões em músculos.

Por possuir como benefício a produção de serotonina, o suplemento pode ainda aumentar a disposição e aumento de força física. Isso contribui para o aumento da força.

 

Triptofano: como tomar

O aminoácido triptofano é um dos 20 aminoácidos encontrados na natureza. Ele não é produzido pelo organismo dos animais, por isso é necessário ingerir ele na alimentação.

Além de uma alimentação saudável, o suplemento é muito indicado pelos profissionais de saúde. Confira sempre com o profissional de saúde antes da ingestão de suplementos que contém esse aminoácido.


Alimentos ricos em triptofano

Alimentos que possuem triptofano envolve os de origem animal, como peixe, ovo e laticínios. Além deles, os de origem vegetal: leguminosas, grão de bico, banana, feijão, castanha, chocolate etc. Confira a seguir outras fontes:

- Sementes, como a de abóbora e girassol;
- Castanhas e amendoins (oleaginosas);
- Carne bovina e frango.

Além dos alimentos mencionados, também podemos encontrar o suplemento desse aminoácido, muito utilizado também em alguns casos.


O triptofano em forma de suplemento

A recomendação médica para o suplemento de triptofano vai de acordo com exames e consultas feitas pelos profissionais especializados. Isso pode ser recomendado pois muitas vezes a alimentação não é suficiente para suprir esse aminoácido ou até para aliviar sintomas.

Pessoas com ansiedade, depressão e problemas com sono pode ser beneficiada com esse suplemento. Porém, verifique antes com o profissional de saúde.


Quantidade necessária de triptofano por dia

É necessário consumir o alimento ou suplemento de triptofano diariamente. Segundo alguns pesquisadores, o recomendado pode variar, chega até 6 gramas por dia. Pessoas que tenham depressão ou ansiedade pode se beneficiar com essas doses diárias desse aminoácido.

Acredita-se que em caso de insônia, a recomendação pode até ser maior que 6 gramas. Mas não esqueça! São valores que o profissional de saúde irá verificar de acordo com o seu caso.

 

Triptofano: composição

Como já mencionamos, ele é um aminoácido que pode ser encontrado em alimentos. O seu suplemento é bastante natural, é muitas vezes composto apenas pelo próprio aminoácido.

Alguns suplementos podem possuir na sua composição o magnésio e vitaminas do complexo B além do triptofano. O que pode auxiliar em vários outros benefícios.

As cápsulas são compostas por gelatina e água deionizada. Não são encontrados outros compostos significativos. Alguns suplementos podem ser compostos por quantidades menores de amido e glicerina.

 

Triptofano: efeitos colaterais

O excesso de triptofano acontece apenas com a ingestão exagerada de suplementos desta substância. Isso porque a quantidade desse aminoácido nos alimentos não tem a capacidade de causar esse efeito.

Pesquisas mostram que mesmo quando o é consumido em excesso, não há problemas graves com toxicidade. Mesmo assim, é importante seguir o recomendado pelo profissional de saúde.

Algumas pessoas como gestantes, lactantes não podem tomar sem orientação médica. Muitas vezes não é recomendado. Pacientes de doenças como o câncer e problemas cardíacos também não tem uma boa indicação.

O excesso junto com algumas medicações pode estar relacionados com o surgimento da síndrome serotoninérgica.


Síndrome serotoninérgica

A síndrome serotoninérgica acontece com a estimulação excessiva de receptores de serotonina no SNC. Isso é possível ao se mistura certos tipos de medicamentos com o triptofano (dosagem excessiva).

Os sintomas variam como:

- Aumento da temperatura do corpo;
- Suor;
- Batimentos cardíacos acelerados;
- Tremores;
- Espasmos e rigidez muscular também podem acontecer.

É importante que um médico seja consultado antes de tomar o suplemento e principalmente se você faz ingestão de medicamentos antidepressivos.


O excesso de triptofano

Muitas substâncias, por mais que tragam benefícios, seu excesso não é recomendado. Isso pode acontecer com qualquer tipo de composto, até mesmo com esse aminoácido.

Quando se toma o suplemento em excesso, pode aparecer alguns efeitos colaterais, como azia, dor no estômago, enjoos, náuseas e até vômitos. Muitas vezes, o seu excesso pode causar ainda a perda de apetite, tontura, cefaleia (dor de cabeça), fraqueza muscular e diarreia.

 

Triptofano: benefícios

Como destacado, esse é um aminoácido essencial para o funcionamento do corpo. Ele é responsável pela produção de hormônios e para melhorar o SNC de diversos males. Evita o estresse, hiperatividade, depressão e melhora o sono.

Atua na produção da serotonina, hormônio essencial para uma boa noite de sono e bem estar. Suas cápsulas são excelentes para o tratamento dos sintomas de TPM e aumenta a disposição.

Muitas vezes pode até ser um aliado para a perda de peso, pois sua presença no organismo diminui a ansiedade e pode contribuir para a diminuição da fome. O sono, que é importante para a perda de peso, também é melhorado com a suplementação.

 

Triptofano: onde comprar

Ele tanto pode ser adquirido através de uma boa alimentação, quanto da suplementação.

O corpo não produz, por isso é importante se alimentar bem. Além disso, existem os suplementos de triptofano em lojas de produtos naturais.

As cápsulas podem ainda ser encontradas de diversas marcas e associadas a outros compostos importantes, como vitaminas do completo B ou magnésio. Confira com o profissional de saúde e adquira o que for melhor para o seu caso.

As lojas de produtos naturais físicas ou online são as responsáveis pela venda. Procure sempre uma loja confiável, que possui produtos legalizados. A Nature Center é uma loja de produtos naturais confiável e que apresenta sempre os melhores produtos e preços.


 

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