Ir direto para o Conteúdo
Mensagens em destaque
  • Envio Imediato / Farmacêutico Online
  • Produtos 100% Originais
  • Itens com até 40% OFF!
Regras de entrega e canais de atendimento
Ir direto para o Conteúdo
Mensagens em destaque
  • Envio Imediato / Farmacêutico Online
  • Produtos 100% Originais
  • Itens com até 40% OFF!
Regras de entrega e canais de atendimento

Astaxantina

Veja mais

Mostrando 2 Produtos em 1 páginas
Mostrando 2 Produtos em 1 páginas
descricao completa

Astaxantina – Saiba tudo sobre!

A astaxantina possui grande importância tanto na vida dos seres vivos que os produzem (como algas e vegetais), quanto para quem não consegue produzir, mas os consome via alimentação.

Essa substância tem sido usada amplamente na indústria alimentícia, farmacêutica e em outros setores por ser versátil e pelos seus diversos benefícios.

Na saúde, os suplementos de astaxantina têm sido cada vez mais usados. Principalmente porque para consumir via alimentação é preciso comer diariamente grandes quantidades de frutos do mar.

Por isso, o suprimento dessa substância orgânica tem sido a resposta para muitos problemas de saúde e para quem quer alcançar determinados benefícios. Nesse texto você verá quais são esses benefícios, como tomar e onde encontrar suplementos de astaxantina.

 

O que é Astaxantina

A astaxantina é um tipo de carotenoide. Os carotenoides são moléculas que constituem um grande grupo muito variável, com cerca de 600 tipos de moléculas já encontradas. Elas também podem ser chamadas de isoprenóides ou terpenóides.

Essas moléculas estão presentes em seres fotossintetizantes (plantas), nos quais são responsáveis por dar coloração a alguns grupos. Também são encontrados em seres não fotossintetizantes, como em alguns grupos de animais.

Os carotenoides apresentam uma grande importância econômica, visto que grande parte deles é usada para produzir corantes alimentícios e comercializados das mais diversas formas.

Além de seu uso na indústria alimentícia, os carotenoides são amplamente utilizados na indústria farmacêutica, em cosméticos e em rações animais.

A astaxantina, chamada cientificamente por 3,3’-dihidroxi-beta, betacaroteno - 4,4’ - diona, é popularmente conhecida como ATX e confere a coloração rosa- avermelhada a alguns peixes, aves e microrganismos. Ela pode ser encontrada em:

- Leveduras (fungos), como a Xanthophyllomyces dendrorhous;
- Microalga, como Chlorella zofingiensis.

A ATX normalmente comercializada como suplemento é originada de uma microalga chamada de Haematococcus pluvialis, de coloração vermelha alaranjada.


O que são carotenoides?

Esses compostos podem ser produzidos por vários seres vivos, e como falado, são diversos. No caso da astaxantina, esta pode ser produzida por leveduras e microalgas.

Os carotenoides são pigmentos de origem natural, responsáveis por propiciar as cores amareladas a avermelhadas em vegetai. Existem alguns poucos carotenoides com cor, como o fitoeno.

Confira informações sobre os carotenoides que mais se destacam, como cores e fontes na lista a seguir:

- Luteína: cor amarelada, encontrada na abóbora Goianinha;
- Zeaxantina: cor amarelada, encontrada no milho verde;
- Astaxantina: cor avermelhada, encontrada em microalgas e leveduras;
- Betacaroteno: cor alaranjada, encontrada na acerola e na cenoura;
- Bixina: cor alaranjada, encontrada no urucum.

Esses são apenas alguns dos principais carotenoides. É importante salientar que essas substâncias são lipossolúveis, ou seja, solúveis em lipídios (óleos e gordura).

 

Para que serve a Astaxantina

Já sabemos que os carotenoides, como a ATX, conferem ao ser que produz cores que variam de amarelo a tons mais avermelhados. Porém, mais que isso, eles também são responsáveis por importantes benefícios.

Os benefícios dos carotenoides variam de acordo com o composto ou o ativo químico em questão, mas é consenso que eles desempenham benefícios fundamentais para a saúde dos seres humanos.

Nos próximos tópicos serão mostrados alguns benefícios dos carotenoides, confira a seguir.


Melhoria da visão

Os carotenoides têm efeitos pró vitamina A, o que os permite agir como principais precursores dessa importante vitamina para a visão, 10% dessas substâncias têm essa propriedade.


Melhoria na resposta imune do corpo

Muitos estudos indicam que os carotenoides podem melhorar a comunicação entre as células de defesa do corpo, o que favorece o sucesso de processos anti- inflamatórios e melhora a imunidade.


Atividade antioxidante

Os carotenoides ajudam a prevenir o o desgaste do corpo, assim como evitam o aparecimento de radicais livres.

Existem inúmeros benefícios e os citados acima são apenas os principais. Os carotenoides também auxiliam no bronzeamento mais rápido. Ou seja, se você tem uma alimentação rica em cenoura, beterraba, mamão e outros alimentos, o bronzeamento acontece mais rápido.

Já a Astaxantina tem funções muito particulares, entre elas:


Protege as células de radicais livres

O excesso desses radicais pode prejudicar a saúde das células do nosso corpo. A ATX age de modo a neutralizar esses agentes.


Melhora a saúde ocular

Pessoas com pressão intraocular elevada são sempre recomendadas a comer alimentos ricos nesse carotenoide devido à sua função pró vitamina A.


Anti-inflamatório

O carotenoide age de modo a melhor controlar a ação dos macrófagos, uma das principais células de defesa do corpo. Tem potencial para auxiliar na redução do risco de Alzheimer, cataratas e outras doenças.


Melhora a saúde do sistema cardiovascular

Alguns cientistas apontam esse como um carotenoide potencial para inibição de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o colesterol conhecido como ruim. Isso pode implicar no auxílio à prevenção de aterosclerose e outros problemas cardiovasculares.


Controle hormonal

O carotenoide inibe uma enzima que é responsável por converter a testosterona em outros hormônios, como aqueles que causam calvície e alguns relacionados ao aparecimento de câncer de próstata.


Melhoria na fertilidade

Em alguns experimentos de fertilidade foi checado que a presença dessa substância em níveis regulares em homens implicava em uma maior produção de espermatozoides.


Protege a pele

Pessoas com os níveis adequados desse carotenoide possuem mais resistência à queima de pele por raios solares, menos propensão à desidratação e rachaduras na pele.


Combate a fadiga

O salmão é um alimento que as pessoas associam a energia e resistência muscular. Parte desse efeito realmente ocorre e é em virtude da presença do carotenoide.

Sua principal ação é antioxidante.Esse carotenoide é tido como um dos mais poderosos antioxidantes encontrados na natureza. Esse potencial ultrapassa o da vitamina C.

 

Alimentos ricos em Astaxantina

Se você quer aumentar a quantidade de ATX no seu corpo, pode optar por consumir alimentos que sejam fontes desse carotenoide.

Como mencionado, ele é o pigmento avermelhado que dá a cor a alguns frutos do mar. Segue uma lista com alimentos ricos nessa importante substância:

- Camarão;
- Lagosta;
- Truta;
- Algas;
- Salmão.

O corpo humano não tem capacidade de consumir esse carotenoide, apenas algas e os seres vivos acima citados. Esse consumo fica a cargo da alimentação, que para proporcionar os níveis adequados de ATX precisa ser rica em frutos do mar.

Muitas pessoas não têm como consumir frutos do mar diariamente para poder manter os níveis adequados de ATX, por isso precisam recorrer à suplementação.

Até porque, mesmo se você conseguisse consumir frutos do mar diariamente, precisaria consumir em grandes quantidades, pois a concentração desse carotenoide é baixa se comparada à suplementação.

Por isso o suplemento é uma resposta para esse problema, pois é barato e apresenta a substância na concentração necessária para tomar no dia a dia. Você consegue encontrar em sites como o da Nature Center.

 

Como tomar corretamente suplemento de Astaxantina

Os carotenoides devem ser ingeridas em grandes quantidades, em regime diário. Acredita-se que uma pessoa deva consumir cerca de 15 a 25 mg por dia.

No que tange ao consumo diário da substância, esse deve ser de até 4 g por dia. Existem os suplementos feitos de forma sintética, que nesse caso são fabricados a partir de petroquímicos.

Também existe o suplemento desse carotenoide de origem natural ou orgânica, que é produzido na maioria das vezes a partir do uso de microalgas.

No site da Nature Center existem duas opções de suplemento: A da Ocean Drop e a do Dr. New QI UpNutri.

Recomenda-se que tanto um quanto o outro sejam tomados em até uma cápsula por dia, o que garante cerca de 0,5g diárias. O ponto positivo de serem suplementos feitos a partir de algas é que isso os torna suplementos veganos.

 

Bula e composição da Astaxantina

Os suplementos de astaxantina aqui indicados são os disponíveis no site da Nature Center e são de dois fabricantes: Ocean Drop e Dr. New QI UpNutri.

O suplemento de Astaxantina Dr. New QI UpNutri contém 30 cápsulas e tem máxima concentração do carotenoide e não apresenta nenhuma outra substância em quantidades significativas.

O suplemento conta com os seguintes ingredientes: astaxantina, talco, dextrose, lubrificante e antiumectante. As cápsulas são gelatinosas e não contém glúten.

Já o suplemento da Ocean Drop possui 60 cápsulas no frasco e é enriquecido com outras substâncias importantes.

O suplemento da Ocean Drop conta, além da astaxantina, com:

- Vitamina E;
- Luteína;
- Zeaxantina.

Tanto a Luteína quanto a Zeaxantina são carotenoides importantes para os seres humanos. Eles podem ser tomados em conjunto, como nesse suplemento, assim como separadamente.

A Nature Center oferece tanto o suplemento apenas com Astaxantina, ele mesclado com luteína e zeaxantina e apenas a luteína e zeaxantina.

É uma variedade muito grande de vitaminas, suplementos naturais, carotenoides e ativos indispensáveis para a saúde do corpo humano.

 

Efeitos colaterais e contraindicações do suplemento de Astaxantina

Já foram realizados inúmeros estudos para avaliar a eficácia e os efeitos colaterais deste suplemento, mas nenhum efeito colateral significativo foi registrado.

Acredita-se que os efeitos negativos proporcionados acontecem em virtude da super dosagem do suplemento, o que deve ser evitada o máximo possível.

No mais, esse suplemento não apresenta toxicidade nem o potencial de desencadear reações alérgicas. Também baixo risco de interagir negativamente com outros medicamentos.

Porém, é importante ter em mente que pessoas gestantes, lactantes e crianças devem evitar fazer o uso desse suplemento. Idosos também devem ter cuidado ao optar por fazer o uso desse suplemento.

 

Benefícios e vantagens do suplemento de Astaxantina

Quando falamos dessa substância, estudos científicos indicam que ela possui benefícios muito específicos que são notados em poucos outros carotenoides (ao mesmo tempo).

Entre os benefícios da ATX, pode-se citar:

- Proteção da pele, hidratação;
- Ação anti-inflamatória;
- Melhoria da resposta imunológica;
- Proteção do sistema nervoso;
- Melhoria no desempenho esportivo;
- Reduz o estresse oxidativo de células renais.

Um dos diferenciais desse carotenoide é o de proteger a mitocôndria celular e melhorar o desempenho da pessoa que consome durante os treinos.

 

Onde comprar os melhores suplementos de Astaxantina

Como falado acima, a Nature Center oferece o suplemento desse carotenoide de diferentes formas, compostos só pela astaxantina ou com ela mesclada com outros ativos.

Os benefícios desse suplemento são diversos e vão desde melhoria da visão até melhoria no desempenho durante exercícios físicos. Além desses, a Nature Center apresenta uma série de suplementos naturais que têm as mais diversas finalidades.

É importante sempre ter em mente a necessidade de buscar um profissional habilitado para avaliar a necessidade, dosagem e as formas de tomar de acordo com a realidade do paciente.

 

Suplemento de Astaxantina: preços

O suplemento aqui discutido não é caro, pelo contrário, apresenta preços bem acessíveis. Isso vai depender também do fabricante e do site em que se busca, além dos aditivos com os quais o suplemento conta.

O suplemento de Astaxantina da Dr. Lair UpNutri se encontra no site por menos de R$ 50,00 e sempre estão em oferta, então é preciso conferir e aproveitar a oportunidade!

Nesse texto foram detalhados todos os benefícios da suplementação de Astaxantina. Assim como a forma correta da sua ingestão e onde comprar com segurança. Para conhecer mais sobre outros suplementos continue a leitura de outros artigos do nosso site.


 

O que falam sobre nós