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Carboidratos

O consumo adequado de carboidratos é essencial para qualquer pessoa no dia a dia. Mais especialmente para pessoas que possuem atividades diárias, de trabalho, estudo, etc, que demandem uma grande quantidade de energia.

Afinal, esses compostos são tipicamente conhecidos como o principal combustível para que o corpo consiga funcionar ao longo do dia.

Eles estão presentes na dieta alimentar diária de praticamente todas as pessoas. E mais, geralmente os carboidratos se fazem presentes em toda e qualquer refeição ou lanche que você faça. Mas, sob formas e tipos diferentes do composto.

Isso porque os carboidratos estão presentes em uma grande variedade de alimentos. O que permite facilmente o consumo adequado das quantidades diárias de carboidratos que o organismo precisa.

No entanto, sempre é importante considerar que o consumo de carboidratos deve ser feito de forma planejada. E em alguns casos, o consumo estratégico de suplementação de carboidratos é a opção mais recomendada.

Principalmente para pessoas que visam melhorar sua forma física e ganhar mais massa muscular. Onde o consumo correto dos carboidratos é fundamental para a obtenção de resultados.

 

O que são carboidratos e principais fontes

Os carboidratos, também conhecidos como hidratos de carbono, são compostos químicos formados a partir de alguns elementos. Mais precisamente, os carboidratos são formados a partir da junção de carbono, oxigênio e hidrogênio.

Porém, alguns tipos de carboidratos apresentam outros elementos em sua composição junto aos três principais. Sendo esses elementos o fósforo, o enxofre e o nitrogênio.

Ele é classificado como um macronutriente, e seu consumo diário é simplesmente vital para o organismos. É impossível ter uma vida saudável, equilibrada e manter o corpo funcionando bem sem a ingestão de carboidratos.

Quer seja por meio da alimentação, o que é muito fácil. Quer seja pela ingestão diária de suplementos de carboidratos específicos.

Entre os alimentos e grupos alimentares ricos em carboidratos dos mais diferentes tipos estão:

- Tubérculos: Batata Inglesa, Batata Doce, Mandioca e derivados como tapioca, batata-frita e purês
- Cereais e Grãos: Trigo, Aveia, Milho, Arroz, Centeio, Cevada, Amaranto, Quinoa
- Derivados de grãos e cereais: farinhas, bolos, panquecas, pizzas, pães, biscoitos, cereais matinais, macarrão, granola, etc
- Frutas de sabor doce: manga, maçã, uva, abacaxi, melancia, melão, mamão, banana, etc.
- Vegetais: repolho, brócolis e couve-flor
- Origem animal: mel e derivados
- Doces: bombons, chocolates, sorvetes, confeitos, tortas, pudim, etc.

Não à toa os carboidratos são conhecidos também por açúcares. Que por sua vez desempenham uma série de funções muito importantes para a saúde, bem-estar e desenvolvimento corporal.

Nem todos os carboidratos são iguais, e dependendo dos seus tipos, alguns são mais indicados que outros para consumo.

Essencialmente, eles são divididos em monossacarídeos, oligossacarídeos, polissacarídeos, osídeos, holosídeos e heterosídeos.

 

Como os carboidratos funcionam no organismo

Os carboidratos possuem funções essenciais para o condicionamento da vida e saúde de uma pessoa. O que os torna indispensáveis na nutrição diária de um ser humano que deseja se manter saudável.

A principal das funções desempenhadas pelos carboidratos no organismo é a de prover energia para o corpo. Tanto para as funções mecânicas e inconscientes, como respirar, até funções conscientes como trabalho, estudos, andar, etc.

Sem a ingestão de carboidratos diária seria simplesmente impossível para um organismo se manter saudável. E ter a energia necessária para desempenhar a extrema maioria das atividades da rotina diária de uma pessoa.

Esse fornecimento é feito a partir da transformação dos alimentos nos carboidratos amido e glicogênio.

Além dessa função, outro papel importante dos carboidratos para o organismo é sua atuação estrutural. Onde os carboidratos agem para dar mais rigidez, consistência e elasticidade a algumas células.

Os carboidratos possuem funções que atuam no bom funcionamento do cérebro. Isso porque o órgão depende da glicose presente no sangue e que é produzida pelo consumo dos carboidratos.

Esse macronutriente também tem como função melhorar proteger, reparar e promover a hipertrofia muscular. Sendo essencial para pessoas que desejam aumentar sua massa muscular e força de modo planejado.

Os carboidratos ainda possuem o papel de ajudar na melhora do humor, sensação de bem-estar e proporcionar saciedade para o organismo.

 

Para que servem os carboidratos

O consumo dos diversos tipos de carboidratos serve para atender a diferentes finalidades e objetivos ligados à saúde.

A indicação mais conhecida é a do consumo dos carboidratos para fornecimento de energia para o organismo. Onde os carboidratos simples, absorvidos e metabolizados mais rapidamente pelo organismo, são mais indicados;

Também serve para melhorar o funcionamento normal do sistema nervoso central. Pois os carboidratos fornecem a glicose essencial para o cérebro, cuja ausência pode provocar danos irreversíveis e doenças neurodegenerativas.

A ingestão adequada de carboidratos serve ainda para prevenir que o corpo use proteínas para produzir energia. Assim, as proteínas são preservadas para a manutenção ou desenvolvimento de tecidos, como os músculos.

Alguns tipos de carboidratos como a celulose e a fibra servem para melhorar a digestão. Mais precisamente ajudando a na eliminação do bolo fecal com mais facilidade.

 

Principais benefícios e vantagens dos carboidratos para saúde e forma física

Os carboidratos conferem importantes benefícios e vantagens a saúde e bem-estar corporal, mental e emocional de uma pessoa. Consumidos adequadamente, especialmente conforme um planejamento com uso de suplementos, se tornam aliados da boa forma e disposição.

Abaixo, conheça alguns do principais benefícios e vantagens que os carboidratos certos conferem ao seu organismo.

- Excelente fonte rápida de energia para atividades voluntárias e involuntárias do organismo
- Garante o bom funcionamento de todo sistema nervoso central
- Protege o cérebro de danos irreversíveis pela falta de glicose
- Ajuda na prevenção de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Mal de Parkinson
- Evita mal-estar, enxaquecas, tremores pelo corpo e fraqueza nos músculos
- Ajuda a queimar gordura para produzir energia a partir do glicogênio ingerido nos carboidratos
- Regula contrações musculares
- Ajuda nos procedimentos de treino para ganho de massa muscular e força física
- Proporciona saciedade para o organismo quando consumidos carboidratos complexos, que demoram mais a serem absorvidos
- Preservam a proteína presente no organismo para a manutenção e desenvolvimento de tecidos e músculos
- Promovem o bom-humor e sensação de bem-estar por estarem ligados a produção de serotonina
- Melhora o raciocínio, memória e o potencial de concentração do cérebro quando está em níveis bons no organismo
- Facilitam a eliminação do bolo fecal e melhoram a digestão de alimentos

 

Tipos de suplementos de carboidratos para forma física

O uso de suplementos de carboidratos específicos raramente é indicado para suprir uma falta desse macronutriente. Pois afinal, quase todos os alimentos da dieta regular de uma pessoa contam com alguma quantidade e tipo de carboidrato.

Porém, nem sempre as pessoas consomem os carboidratos mais indicados para a promoção e manutenção da boa saúde. E mais, raramente consomem os carboidratos certos, na alimentação, para facilitar regimes de emagrecimento ou ganho de massa muscular.

Principalmente, são indicados para praticantes de atividades físicas aeróbicas de alta intensidade e longa duração. E que devem ser consumidos antes ou depois de treinar, de se exercitar.

Um dos suplementos de carboidratos mais comuns é a maltodextrina. Esse é um carboidrato complexo, de absorção e fornecimento de energia gradativa, o que o torna ideal para atividades de longa duração.

A dextrose é outro dos suplementos de carboidratos mais populares. Ela é um carboidrato simples, obtido a partir do amido de milho, capaz de fornecer rapidamente energia para o corpo.

O consumo da dextrose é ideal após a realização de treinos de força. Pois ajuda a evitar que os músculos façam uso das proteínas para se recuperarem.

Outro carboidrato de rápida absorção e que é indicado para pré, durante ou pós-treino é o ribose. Pois ele chega muito rápido na circulação sanguínea atuando na formação de energia e metabolismo de glicose.

O Waxy Maize é um suplemento a base de carboidrato que é produzido a partir de um milho ceroso chamado Zea Mays. Ele libera carboidratos e gera energia de forma mais nivelada e lenta ao longo do tempo.

Idealmente, os suplementos de waxy maize são mais recomendados para o pré-treino. Podendo ser consumido com até 2 horas de antecedência ao treino.

 

Suplementos de carboidratos: bula e composição

Os suplementos de carboidratos geralmente possuem uma composição e bula simples. Onde existe uma base neutra para o suplemento, que geralmente é produzido em pó, junto ao carboidrato principal do suplemento.

No entanto, também existem suplementos que contam com um carboidrato principal. Mas que por sua vez possuem diversos outros nutrientes e compostos adicionados juntos na fórmula.

De modo a conseguir um melhor aproveitamento de seu consumo. E também para acelerar resultados desejados pelo usuário do suplemento, como um ganho de força e massa muscular mais rápido.

O mesmo se aplica para os suplementos de carboidratos que são produzidos na forma de sachês de gel comestível ou barras de cereais.

 

Como tomar/consumir suplementos de carboidratos corretamente

É muito fácil utilizar os suplementos de carboidratos, seja antes, durante ou depois do treino da maneira correta.

Principalmente os suplementos na forma de sachês de gel comestível ou sua versão no formato de barras de cereais. Afinal, basta comer o suplemento da forma indicada pelo fabricante do produto.

Já suplementos em pó são um pouco mais complexos, onde é preciso adicionar uma quantidade de medidas em água. E então agitar a bebida antes de tomar, seja como um pré-treino ou um pós-treino.

No entanto, é importante considerar que, dependendo de alguns fatores, será necessária a indicação e recomendação de um profissional. Um médico ou nutricionista que identifique a necessidade da pessoa tomar o suplemento.

E então, esse profissional fará a indicação de doses por copo de água do suplemento. Ou a quantidade de sachês ou barras que devem ser consumidas. E que devem ser seguidas pelo usuário do suplemento.

 

Efeitos colaterais e contraindicações dos suplementos de carboidratos

Usados de forma correta, nenhum suplemento de carboidrato tem potencial para causar efeitos colaterais. Porém, é importante que o uso do suplemento deste macronutriente seja feito conforme um planejamento adequado.

Pois o excesso da ingestão de carboidratos pode acarretar problemas. Como uma maior facilidade e tendência a engordar, aumento da probabilidade de desenvolver diabetes, etc.

Em relação a contraindicações, crianças, idosos, pessoas portadoras de qualquer enfermidade e gestantes e lactantes, devem tomar suplementos de carboidratos apenas sob orientação profissional.

Seja de um nutricionista ou de um médico capacitado.

 

Onde comprar os melhores suplementos de carboidratos

O melhor lugar para comprar seus suplementos de carboidratos e obter mais resultados no seu planejamento e treino é na Nature Center.

Em nossa categoria exclusiva você encontra suplementos com os principais carboidratos para sua saúde. E que também vão te ajudar a ter um desempenho melhor nos treinos, desenvolver e ganhar massa muscular, entre outros benefícios.

A Nature Center também conta com suplementos em todos os formatos possíveis. Como o suplemento de carboidratos em pó, sachês de gel comestível e barras de cereais energéticas.

 

Suplementos de carboidratos preço

Outra grande vantagem de comprar seus suplementos de carboidratos na Nature Center é o investimento que você vai fazer.

A partir de apenas R$ 14,90 você já consegue adquirir um bom suplemento de carboidrato para sua saúde. E que vão ajudar você a ter toda a energia que precisa no dia a dia, nas quantidades e momentos certos para ter a melhor evolução corporal.

Ou, para ajudar da melhor maneira no seu processo de emagrecimento.


 

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