Televendas: (31) 3063-8989
Central de Atendimento
(31) 3063-8989 (31) 98462-5344 @ sac@naturecenter.com.br Segunda à Sexta-feira de 8h às 19h.
Sábado de 9h às 13h.
Mostrando 16 Produtos em 1 páginas
Beta Caroteno Sundown é um precursor de Vitamina A em nosso organismo, antioxidante e estimula o sistema imunológico.
Sundown
Product ID: 1570
Product SKU: 1570
New In stock />
Beta Caroteno 6000UI - 90 Cápsulas - Sundown
O MultiVitmais ClinicMais possui importantes nutrientes permitindo equilíbrio no funcionamento do organismo.
ClinicMais
Product ID: 1614
Product SKU: 1614
New In stock />
MultiVitmais - 60 Cápsulas - ClinicMais
VitaWay da Fitoway é suplemento rico em vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo além de fortalecer o sistema imunológico.
Fitoway
Product ID: 2563
Product SKU: 2563
New In stock />
VitaWay Polivitamínico A Z - 120 Cápsulas - Fitoway
VitaWay é um suplemento composto por Vitaminas e Minerais responsáveis pelo melhor funcionamento do organismo, bem estar e saúde.
Fitoway
Product ID: 2749
Product SKU: 2749
New In stock />
VitaWay Polivitamínico A Z - 30 Cápsulas - Fitoway
Colágeno Instantâneo Hidrolisado com Betacaroteno Chá Mais auxilia na maior firmeza, flexibilidade e coloração da pele.
Chá Mais
Product ID: 1582
Product SKU: 1582
New In stock />
Colágeno Instantâneo Hidrolisado com Betacaroteno - 250g - Chá Mais
Vitamins & Mineral é um suplemento a base de vitaminas voltada para quem deseja tem uma ingestão completa de nutrientes que nosso corpo necessita, melhorando a saúde, disposição e bem estar.
Fitoway
Product ID: 2079
Product SKU: 2079
New In stock />
Vitamins & Minerals - 60 Cápsulas - Fitoway
Luteína + Zeaxantina Unilife é um suplemento natural com alto teor destes. A Luteína + Zeaxantina Unilife favorecem a saúde do olhos, além de possuir alto poder antioxidante.
Unilife
Product ID: 3463
Product SKU: 3463
New In stock />
Luteína + Zeaxantina - 60 Cápsulas - Unilife
Diarium Multivitamins é um multivitamínico que repõe a nossa necessidade diária de 12 vitaminas e 9 minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo.
Vitaminlife
Product ID: 2911
Product SKU: 2911
New In stock />
Diarium Multivitamins - 60 Cápsulas - Vitaminlife
Lutein Guard protege o tecido dos olhos, reduzindo a incidência de luz na retina, prevenindo doenças crônico-degenerativas.
Vitaminlife
Product ID: 2915
Product SKU: 2915
New In stock />
Lutein Guard 20mg - 60 Cápsulas - Vitaminlife
Óleo de Fígado de Bacalhau Unilife é um suplemento natural, fonte de Vitaminas A e D, e Ômega 3, responsáveis pela saúde de ossos e dentes e proteção do sistema cardiovascular.
Unilife
Product ID: 3243
Product SKU: 3243
New In stock />
Óleo de Fígado de Bacalhau - 60 Cápsulas - Unilife
Luteimax 60 Cápsulas Maxinutri é composto por Luteína e Zeaxantina, que provê saúde dos olhos (degeneração macular) e poder antioxidante.
Maxinutri
Product ID: 3533
Product SKU: 3533
New In stock />
Luteimax - 60 Cápsulas - Maxinutri
BioAtivim é um multivitamínico e mineral que garante melhor funcionamento do organismo, mais saúde e bem-estar.
Alquimia Natural
Product ID: 2863
Product SKU: 2863
New In stock />
BioAtivim - 60 Cápsulas - Alquimia Natural
Vitamina A Retinol 60 Cápsulas Unilife é um suplemento de alto teor desta vitamina, que auxilia na visão, reforço imunológico, além de atuar na saúde da pele e mucosas.
Unilife
Product ID: 3537
Product SKU: 3537
New In stock />
Vitamina A (Retinol) - 60 Cápsulas - Unilife
Daily Formula da Universal Naturals é um polivitamínico completo. Daily Formula possui alta concentração de vitaminas e minerais que favorece na melhor saúde e no fortalecimento do organismo.
Universal Naturals
Product ID: 1783
Product SKU: 1783
Daily Formula - 100 Tabletes - Universal Naturals
Multimax Complex 90 Cápsulas Max Titanium é um suplemento multivitamínico que favorece a hipertrofia, o aumento de energia e a rápida recuperação muscular pós-treino.
Max Titanium
Product ID: 2335
Product SKU: 2335
Multimax Complex - 90 Cápsulas - Max Titanium
BioAtivim Mulher é um suplemento vitamínico e mineral indispensável ao equilíbrio do organismo das mulheres, além de contribuir no fortalecimento de unhas e cabelos.
Alquimia Natural
Product ID: 2865
Product SKU: 2865
BioAtivim Mulher - 60 Cápsulas - Alquimia Natural
Mostrando 16 Produtos em 1 páginas

Visão

A visão é um dos cinco sentidos do corpo e é de extrema importância para humanos. Ela é responsável por captar a maior parte das informações que acontecem a nossa volta.

Um crescente número de pessoas, em diferentes idades, sofre algum tipo de problema de vista. Uma pesquisa do IBGE apontou que 19% da população brasileira, ou seja, mais de 35 milhões de pessoas têm algum problema relacionado a vista. Ainda de acordo com o estudo, mais de 500 mil foram diagnosticadas com cegueira.

Manter a saúde dos olhos e melhorar a visão exige cuidados desde bem cedo fazendo a prevenção de doenças. Para tratar o sistema visual é preciso entender como ele funciona, quais são as principais doenças e sintomas? Quais são os tratamentos e riscos? E o que fazer para enxergar melhor?

 

Como Funciona a Visão?

Para compreender o mundo ao redor o corpo possui um complexo sistema visual que capta os objetos a curta e longa distância. Esse processo cognitivo é preciso e rico em detalhes. Um desses detalhes é o fato de que o ser humano possui visão cromática diferente de muitos animais que tem limitação quanto ao número de cores que enxergam.

Em cada olho humano existe em torno de seis milhões de cones que são capazes de reconhecer cores permitindo que sistema visual consiga distinguir milhares de tonalidades diferentes.

Para enxergar, os olhos captam raios de luz que atravessam várias estruturas até chegar a uma pequena membrana chamada retina que se encontra na parte detrás do olho. Essa membrana é tão fina como uma folha de papel, e possui mais de cem milhões de neurônios distribuídos em diferentes camadas. Esse sistema consegue realizar mais de 10 bilhões de cálculos por segundo.

A retina do olho consegue ver em detalhes uma imagem ou objeto mesmo que esteja metade na sombra e outra metade sob intensa luz sem nenhum processo adicional para melhorar a visão do mesmo objeto.

A identificação de formas mesmo no escuro acontece porque na retina existem em torno de 125 milhões de bastonetes. Estes bastonetes são tão sensíveis a baixa intensidade que é possível enxergar de forma clara mesmo com pouca ou quase nenhuma iluminação.

Os milhões de bastonetes junto com os mais de cinco milhões de cones sensíveis a luz conseguem captar imagens claras e coloridas. O número de cores que um olho pode ver, depende do número de cones sensíveis a luz brilhante. Existem três tipos de cones:

• Short ou S__ que responde aos cumprimentos de luz curtos;
• Medium ou M__ responde ao cumprimento de luz médio;
• Long ou L__ responde ao cumprimento de onde de luz longa.

As imagens são recebidas, focadas e invertidas na retina. A retina envia uma mensagem codificada através de milhares de fibras até o córtex cerebral possibilitando a identificação de formas, objetos e imagens.

O sistema visual é complexo mas não é infalível. A “janela para o mundo”, como é conhecido, pode falhar e trazer problemas para enxergar com nitidez, e até mesmo cegueira total ou parcial.

 

Identificando os Distúrbios mais Comuns que Afetam a Visão

Tão importante quanto o tratamento é a prevenção, e boa parte da prevenção consiste em obter informações para entender as causas e os sintomas e só então saber como proceder.

Os problemas mais comuns que afetam a população são:

• Miopia;
• Hipermetropia;
• Astigmatismo;
• Daltonismo;
• Catarata;
• Glaucoma.

 

Como Miopia Afeta a Visão?

A miopia é o distúrbio de visão mais conhecido. Os sintomas para quem é portador do defeito é a dificuldade de focar e ver de forma nítida as imagens e objetos a distância.

Como todo processo de processamento de formas acontece na retina, a imagem é direcionada para lá e focada na retina. Quem tem miopia não consegue focar a luz na retina, ao invés disso, a imagem é focada em frente, fazendo com que objetos a distância pareçam embaçados ou borrados.

Outros sintomas relacionados com miopia são dores de cabeça (leve, moderada ou forte) tontura, sensibilidade a luz e tensão ocular, ou vista cansada.

A miopia pode se desenvolver rapidamente ou de maneira lenta e durar por toda a vida. Para voltar a enxergar melhor nesse caso é necessário buscar auxílio médico. O tratamento é feito mediante lentes corretivas, de contato e óculos ou cirurgia.

 

Como Hipermetropia Afeta a Visão?

A hipermetropia é o contrário da miopia. Nela os objetos que estão próximos não são focados corretamente e parecem embaçados.

O indivíduo com hipermetropia tem dificuldade para ler e realizar tarefas que exigem enxergar objetos de perto. Costurar, desenhar, trocar mensagens consiste em um grande desafio para o hipermétrope.

Essa condição pode ser desenvolvida na adolescência, vida adulta ou pode ser uma condição de nascença. Outros sintomas da hipermetropia são dores de cabeça, sonolência, dificuldade para se concentrar e visão embaçada.

Quando essa condição de apresenta em crianças pode afetar a aprendizagem e até mesmo a socialização. Pais atenciosos e atentos buscam um tratamento para melhorar a visão logo nos primeiros sintomas, além de realizar consultas preventivas, mesmo que seus filhos não apresentem alguma manifestação específica.

A causa da hipermetropia é um foco errado das imagens que ao invés de se formarem na retina são focadas atrás dela causando o efeito turvo embaçado em objetos a curta distância.

O tratamento desse problema de visão é indicado por um oftalmologista, pode ser desde lentes corretivas como óculos e lentes de contato ou cirurgia reparadora permanente.

 

Como o Astigmatismo Afeta a Visão?

Astigmatismo é um erro ou uma deformação na córnea. Quem é portador de astigmatismo não enxerga objetos de forma nítida.

Quem desenvolve esse defeito também apresenta dificuldades para identificar linhas, formas e contornos, como acontece com letras maiúsculas H, N e M.

O que causa o astigmatismo é o fato de o cristalino ter uma curvatura deformada. A luz que atravessa o cristalino não é focada corretamente na retina e o resultado são imagens distorcidas. Esse distúrbio pode vir associado a miopia e hipermetropia, pode se desenvolver por causa de uma lesão ou estar presente desde que a criança nasce.

O tratamento também é feito através de indicação médica e pode durar toda a vida. O uso dos óculos pode melhorar a visão.

 

Como o Daltonismo Afetada Visão?

O daltonismo é um problema muito comum e afeta em média mais de 2 milhões de pessoas por ano no Brasil.

Esse distúrbio visual se caracteriza pela dificuldade em distinguir cores como:

• Vermelho;
• Verde;
• Azul;
• Amarelo.

A causa dessa deficiência visual é uma falha no desenvolvimento de alguns conjuntos de cones que reconhecem as cores. Os defeitos mais comuns são das cores vermelha e verde, casos menos comuns são aqueles que não distinguem as cores azul e amarelo. Existe também casos de cegueira de cores, nestes a pessoa tem outros problemas mais graves nos olhos.

Apesar de ser um problema de nascença, alguns desenvolvem a deficiência por causa de lesão física ou química no olho. É um problema que pode afetar o aprendizado quando não acompanhado, também impede a realização de alguns tipos de trabalhos. O Daltonismo não tem cura, o tratamento consiste em métodos que ajudam a percepção das cores.

 

Como a Catarata Influencia a Visão? 

A catarata é um problema de visão mais grave e responsável por muitos casos de cegueira.

Nessa doença dos olhos o cristalino fica opaco, ou esbranquiçado. É um processo lento e gradual. E o sintoma é visão embaçada, opaca.

O tratamento é feito por meio cirúrgico onde o cristalino opaco é substituído por lentes artificiais.

 

Como o Glaucoma Afeta a Visãp?

No Brasil são diagnosticados mais de 150 mil casos de glaucoma por ano. É um problema sério e pode levar a cegueira se não for tratado corretamente.

Essa é uma doença visual que não tem cura. No glaucoma o nervo ótico que liga o cérebro ao olho sofre danos devido a pressão ocular elevada. Essa alteração do nervo produz anomalias na imagem como, contornos em volta dos objetos, perdas de visão, imagens escuras ou distorcidas.

O tratamento do glaucoma é feito através de acompanhamento regular para medir a pressão do nervo ótico e uso de colírios para impedir a evolução da doença.

Outros problemas associados as vistas são: síndrome do olho seco, disfunção na produção lacrimal provocando vermelhidão, secura e coceira. E a cegueira noturna, dificuldade em luz baixa, na penumbra ou a noite.

Todos esses problemas mais comuns do sistema visual têm tratamento e é possível (salvo casos excepcionais) ter uma melhora no campo visual. Alguns desses tratamentos corrigem definitivamente as imperfeições, mas não excluem riscos. Para o diagnóstico correto sobre problemas visuais e a indicação do tratamento é necessário consultar um médico especialista.

 

Riscos da Cirurgia Corretiva para Visão?

Cirurgia refrativa é o nome do procedimento realizado para corrigir a miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Em casos bem-sucedidos o paciente recupera a visão normal. Porém os riscos podem variar desde a reincidência do mesmo transtorno até a cegueira total ou parcial.

A maioria das complicações podem ocorrer no pós-operatório. Coçar os olhos de forma inadequada, por exemplo, pode acontecer de retirar a membrana do lugar e ser necessário outro procedimento cirúrgico de acordo com a gravidade.

A má cicatrização, lesões oculares e o excesso crescimento epitelial, também podem gerar necessidade de novo procedimento cirúrgico. O médico oftalmologista pode esclarecer todas as dúvidas antes de realizar qualquer procedimento.

 

Como Melhorar a Visão Naturalmente?

Alguns tipos de problemas visuais podem ser prevenidos e até mesmo apresentar melhorias quando são adotadas algumas medidas.

A realização de exercícios para treinar o campo visual fortalecem a musculatura dos olhos, corrigindo ou melhorando alguns sintomas como vista cansada, dores nos olhos, astigmatismo e outros.

Exercícios aliados a uma boa alimentação rica em vitaminas e suplementos contribuem para deixar a visão mais saudável.

 

Vitaminas e Remédios para Melhorar a Visão

Algumas vitaminas e antioxidantes podem ajudar os olhos a enxergarem melhor de modo natural. É o caso da vitamina A e a luteína que ajudam a melhorar e ativar a visão.

A luteína que está presente na camada da retina atua como filtro que protege contra danos causados pela luz do sol. Quanto mais bem nutridos com esse carotenoide mais protegidos os olhos ficarão.

Os suplementos de luteína são usados para ajudar complementar uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes. A luteína, também é um rico e poderoso antioxidante.

O lipocromo ou luteína pode ser encontrado em alimentos naturais como:

• Frutas;
• Legumes;
• Couves;
• Espinafres;
• Acelgas.
• Cenoura;
• Abobrinha, couve;
• Mamão e batata doce;
• Kiwi e pêssego;
• Laranja

Alguns suplementos vitamínicos também podem ajudar a melhorar a visão, como por exemplo:

- Luteína. Antioxidante para as lentes do olho e retina;
- Zeaxatina. Antioxidante para as lentes do olho e retina;
- Espirulin. bom para prevenir catarata;
- Vitamina C. Ajuda na prevenção de catarata;
- Vitamina B6.;
- Vitamina D. Melhora os sintomas da síndrome do olho seco;
- Vitamina A. Ajuda a prevenir cegueira noturna e olho seco;
- Ômega 3. Ajuda a manter a lubrificação dos olhos e a integridade das camadas da retina;
- Ômega 6. Atua de forma parecida com o ômega 3, ajuda combate a síndrome do olho seco;
-
Zinco. Ajuda no combate a cegueira noturna;

Outras medidas importantes para manter a saúde dos olhos são manter o corpo hidratado ingerindo boa quantidade de líquido diariamente. O uso de óculos de sol com proteção UVA e UVB. Em caso de irritação, secura dos olhos não os esfregar e tentar não forçar a para enxergar melhor.

 

Frequência das Consultas para Avaliar a Visão

As vitaminas podem contribuir para melhorar o campo visual, mas não dispensam as consultas de rotina com o oftalmologista. As frequências das visitas de rotina dependem do tratamento indicado pelo médico.

Em casos de prevenção, problemas comuns e menos grave as visitas devem ser feitas uma vez por ano. Para casos de doenças mais graves como glaucoma, as visitas e exames são realizados de acordo com a orientação médica, podendo variar sendo mensal, trimestral ou semestral.

A visão é o sentido mais usado pelo ser humano e é possível evitar muitos transtornos com medidas preventivas. Invista na saúde dos seus olhos hoje, não deixe para depois!


 

Visitados

O que falam sobre nós

Acesse
o blog