Ir direto para o Conteúdo
Mensagens em destaque
  • Entrega Imediata / Atendimento Dedicado
  • Mais de 650 mil Clientes Satisfeitos
  • Desde 2010 Lado a Lado com Você
Regras de entrega e canais de atendimento
Ir direto para o Conteúdo
Mensagens em destaque
  • Entrega Imediata / Atendimento Dedicado
  • Mais de 650 mil Clientes Satisfeitos
  • Desde 2010 Lado a Lado com Você
Regras de entrega e canais de atendimento

A (Retinol) e Betacaroteno

Veja mais

Mostrando 7 Produtos em 1 páginas
Mostrando 7 Produtos em 1 páginas
descricao completa

Vitamina A - Saiba tudo sobre!

A vitamina A ou retinol, como também pode ser chamada, é uma das mais importantes vitaminas para o funcionamento adequado do organismo humano. Isso porque ela auxilia nas mais diversas funções do corpo, principalmente na visão, no sistema imunológico e no metabolismo do ferro.

Ela ainda apresenta muitas outras funções importantes e embora seja adquirida por meio da alimentação, por vezes se faz necessário complementar com suplemento.

Neste texto será abordado sobre o suplemento de vitamina A, sua ação no organismo, composição, benefícios, como, porque tomar e onde adquirir.

 

O que é Vitamina A?

As vitaminas consistem em moléculas orgânicas, as quais são fundamentais para a saúde humana. Elas podem ser encontradas nos mais diversos tipos de alimentos naturais.

Apesar de serem essenciais, não precisam ser ingeridas em grandes quantidades. No entanto, é necessário se ter uma alimentação saudável para que seus níveis estejam sempre adequados.

Todas as vitaminas são de fundamental importância na transformação de energia em nosso organismo.

Algumas apresentam ação antioxidante e são essenciais para o funcionamento adequado de vários sistemas do corpo, o que inclui o sistema imunológico. Esse é o caso da vitamina A, que será abordada aqui.

A vitamina A consiste em uma vitamina solúvel que pode ser encontrada em alimentos de origem animal, na forma de retinóides, bem como em alimentos de origem vegetal, na forma de carotenóides.

Confira a seguir uma lista com os principais alimentos ricos nesta vitamina. Os alimentos de origem animal que são ricos em vitamina A são os listados abaixo:

- Fígado de vaca grelhado;
- Fígado de bacalhau;
- Fígado de frango grelhado;
- Queijo cottage;
- Manteiga com sal;
- Mariscos ao vapor;
- Ovo cozido;
- Ostras cozidas;
- Leite de vaca integral;
- Iogurte natural semidesnatado etc.

E os alimentos de origem vegetal que são fontes de retinol são os citados na lista a seguir:

- Cenoura crua ou cozida;
- Espinafre crua ou cozida;
- Batata doce cozida;
- Manga;
- Pimentão cru ou cozido;
- Acelgas cozidas;
- Ameixa seca;
- Brócolis cozido;
- Mamão;
- Melão;
- Papaia;
- Tomate;
- Abacate;
- Beterraba cozida etc.

Esta vitamina é fundamental para o crescimento adequado dos tecidos de vários órgãos do corpo, principalmente dos olhos.

Além disso, ela contribui com a saúde da boca, nariz, olhos e estômago. Problemas de vista ou cegueira noturna comumente estão relacionados a deficiência de vitamina A no organismo.

 

Para que serve a Vitamina A?

Como já dito, a vitamina A tem inúmeras funções no organismo, é fundamental para o desenvolvimento dos tecidos de alguns órgãos.

Se as taxas dessa vitamina estão baixas a pessoa sente ressecamento nos olhos, adquire manchas escuras em torno dos mesmos, também pele seca, dentre outros sintomas.

Assim, nota-se o quão importante é esta vitamina para o corpo. Por isso, é importante complementar a alimentação com um suplemento de vitamina.

O suplemento é uma forma de assegurar que o corpo recebe quantidade suficiente. Adiante será explicado um a um os benefícios da vitamina no organismo.

O suplemento é muito indicado em quadros clínicos de hipovitaminose, a qual consiste em uma condição detectada por meio de exame de sangue. Também pode ser indicada para pacientes com alimentação inadequada e déficit de ingestão de nutrientes.

 

Como tomar corretamente suplementos de Vitamina A?

Antes de qualquer coisa se lembre de buscar sempre orientação médica antes de consumir qualquer suplemento, mesmo que não haja contraindicações e seja um produto natural.

É importante saber também que nenhum suplemento por si só promove resultados eficazes e duradouros a longo prazo.


Suplementação e outras ações

O suplemento de vitamina A não elimina a necessidade de manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos constantemente.

Vale lembrar que manter um estilo de vida saudável é importante para a saúde do organismo nos mais diversos aspectos, além disso, só essa vitamina não assegura a saúde completa do corpo.


Consulta a um especialista

Apenas um profissional qualificado deve indicar quanto deve ser consumido, no entanto, o fabricante recomenda a ingestão de 1 cápsula por dia, após o almoço.

Caso o indivíduo já tenha sido acometido por uma doença decorrente da deficiência desta vitamina um médico poderá prescrever mais cápsulas.


Só consuma o recomendado

Não faça, em hipótese alguma, a ingestão de mais cápsulas que o recomendado, os efeitos podem não ser benéficos. O excesso de vitamina A no organismo pode prejudicar o corpo tanto quanto a deficiência desta.

Além disso, evite combinar com outros suplementos ou medicamentos sem orientação de um profissional qualificado.

 

Bula e composição da Vitamina A

O suplemento de vitamina A ou Retinol é composta de 60 cápsulas Unilife de amido de milho e acetato de retinol. As cápsulas dos suplementos na Nature Center são feitas de gelatina vegetariana e água. Assim, os suplementos são vegetarianos e feitos de produtos naturais.

O suplemento é contraindicado para crianças, gestantes e lactantes. Se você faz algum tratamento, busque orientação médica antes de fazer o uso do suplemento.

Vale lembrar que a orientação de um profissional é importante em todos os casos. Leia sempre a bula e/ ou o rótulo e mantenha o produto longe de crianças.

Para que o resultado seja satisfatório o indivíduo deve se comprometer em tomar o suplemento todos os dias no horário e quantidades adequados até o fim do tratamento, além de seguir as demais orientações médicas.

Caso esqueça de tomar um dia, não tome duas cápsulas no dia seguinte.

 

Efeitos colaterais da Vitamina A

A vitamina A não apresenta efeitos colaterais se tomada da forma adequada e durante o período recomendado. No entanto, algumas doenças foram correlacionadas a prolongamento no tratamento com suplementos de vitamina A, tais como:

- Cirrose;
- Fibrose hepática;
- Toxicidade no fígado por acúmulo de gordura.

Se durante o tratamento você apresentar sintomas como coceiras, queda de cabelo, inflamações, diarreia, náuseas, dentre outros sintomas alérgicos, suspenda o tratamento e busque orientação médica. Algumas pessoas apresentam sensibilidade a excessos dessa vitamina no organismo.

Lembre-se, a falta de efeitos colaterais não necessariamente implica que o suplemento não faça mal algum, o que significa que você não pode tomar o suplemento de qualquer forma, é fundamental seguir as instruções.

Além disso, não se baseia nas experiências de terceiros, cada organismo é único e específico.

 

Benefícios e vantagens da Vitamina A

A vitamina A é essencial para o funcionamento adequado de muitas partes do corpo, sua deficiência pode causar inúmeras doenças ao passo que o excesso desta pode ter o mesmo resultado. Dessa forma, às vezes se faz necessário complementar a alimentação com suplemento, sob orientação de um profissional.

Foi explicado exatamente o que o suplemento de vitamina A faz com o seu corpo. A seguir serão apresentados outros importantes benefícios resultantes do consumo desse suplemento.

Lembre-se que nenhum suplemento tem o poder de curar alguma doença, sua função é prevenir e melhorar o funcionamento do corpo.


Saúde da visão

Dentre todos os benefícios da vitamina A este é o principal, isto porque esta vitamina é essencial para formação dos tecidos do globo ocular.

Nesse aspecto, o caroteno e o retinol presentes na vitamina têm papel fundamental na prevenção da degeneração macular e catarata.

Assim, o retinol é fundamental para a visão pois protege a córnea, que consiste na parte do olho que transmite e concentra a luz que entra.

Por ser uma vitamina fundamental para a visão, se o organismo está deficiente desse nutriente a pessoa tem dificuldades para enxergar em locais pouco iluminados.

Em casos mais extremos, a falta desse importante nutriente pode resultar em cegueira parcial ou total, a qual pode ser reversível ou não a depender do quadro do paciente.

Esses casos se aplicam para pessoas que perdem sua visão, como diz o ditado popular, “de uma hora pra outra” ou apresentam redução gradativa da visão.

Vamos lembrar mais uma vez que o suplemento não cura doenças, se uma pessoa nasce cega não irá enxergar por tomar a vitamina, pois esta cegueira é decorrente de um fator genético o qual não pode ser alterado.

Caso apresente redução gradativa ou momentânea da vista, um médico deverá ser consultado.


Saúde da pele e mucosas

A vitamina A também é responsável pela renovação celular e contribui com a produção de fibras de colágeno. Desta forma ela ajuda a prevenir ou reduzir:

- Espinhas;
- Acnes;
- Manchas;
- Rugas;
- Marcas de expressão;
- Flacidez da pele;
- Envelhecimento precoce.

Além disso, essa vitamina é necessária para assegurar a integridade e funcionamento adequado das células da pele e das mucosas.

Não bastasse, o nutriente ainda age na reparação do epitélio da pele. Alguns cientistas acreditam que ela ajuda a prevenir o câncer de pele, no entanto, ainda são apenas resultados preliminares.


Fortalece o sistema imunológico

A vitamina também contribui com a imunidade do organismo, consequentemente, o indivíduo será menos propício ao desenvolvimento de doenças.

Essa vitamina é uma das que são fundamentais para o fortalecimento do sistema imunológico, no entanto, essa não é uma de suas principais funções.

Assim, se a ingestão desse nutriente em conjunto com outros e com proteínas não for adequada, o corpo ficará suscetível a infecções, viroses ou ataque de células estranhas.

Vale lembrar que é necessário, além dessa vitamina, ingerir alimentos ricos em ômega-3 e proteínas.


Reduz o risco de infecções

É importante observar que as células da pele e da membrana mucosa dispostas ao longo das vias aéreas, do trato digestivo e do trato urinário são barreiras e a primeira linha de defesa do corpo contra infecções.

Dessa forma, a vitamina A é muito importante, pois pode manter a função e a integridade dessas células.

Além disso, os nutrientes também afetam o desenvolvimento e a diferenciação dos glóbulos brancos, como os linfócitos, que desempenham um papel importante no sistema imunológico. Assim, o efeito antioxidante desta vitamina ajudará no seu efeito protetor.


Contribui com o crescimento

Esta vitamina é essencial para a divisão celular e para regular a expressão do gene para formação de hormônios do crescimento.

Por essa razão, ela pode ser recomendada para crianças e grávidas, mas preste atenção, crianças e grávidas somente sob orientação médica devem fazer uso desta vitamina.


Ação antioxidante

A vitamina A tem um efeito antioxidante, dessa forma, ela combate os radicais livres que atacam as células e podem causar diversas doenças, tais como:

- Arteriosclerose;
- Catarata;
- Tumores;
- Doenças de pele etc.

O que também contribui com o fortalecimento do sistema imunológico.

 

Onde comprar Vitamina A

O suplemento de vitamina A pode ser encontrado em farmácias, drogarias e lojas de produtos naturais. A Nature Center é uma loja virtual de produtos naturais, com amplo portfólio de suplementos e entrega em todo o Brasil.

Na Nature você encontra um frasco com 60 cápsulas, o que dura dois meses de consumo, com valores que variam de R$15,90 a R$39,90.

O produto é regulamentado pela RDC n° 27 da ANVISA e a própria loja dispõe de certificados de qualidade e segurança.

Vamos lembrar de dois aspectos importantes mais uma vez. Primeiro, nenhum suplemento substitui a alimentação. Segundo, o excesso e a falta de vitamina A no organismo fazem mal pro corpo. Assim, busque orientação nutricional e mantenha um estilo de vida saudável.

Assim, encerramos esse texto sobre a Vitamina A, que como vimos, é bastante importante em vários aspectos. Caso tenha restado alguma dúvida comente logo abaixo ou nos procure nas redes sociais.


 

O que falam sobre nós