Televendas: (31) 3063-8989
Central de Atendimento
(31) 3063-8989 (31) 98462-5344 @ sac@naturecenter.com.br Segunda à Sexta-feira de 8h às 19h.
Sábado de 9h às 13h.
Mostrando 4 Produtos em 1 páginas
Mostrando 4 Produtos em 1 páginas

Amora Miura - Saiba tudo sobre!

A Amora Miura é rica em vitaminas, minerais e nutrientes. Em consequência disso, possui propriedades antioxidantes, antifúngica, bactericida, anti-inflamatória e reguladora de hormônios.

Por ter todas essas propriedades é utilizada há séculos pela medicina popular asiática e o seu uso tem se estendido por todo o mundo.

Aqui explicaremos o que é a amora miura, quais as suas propriedades, usos, benefícios, contraindicações, onde encontrar, por que e como consumir.

 

Amora Miura: O que é?

A amora miura é uma variação da amora preta ou negra quem tem o nome científico de morus Nigra L.

De origem asiática, chegou ao Brasil trazida por japoneses na década passada, no entanto não é facilmente cultivada no país. É uma planta difícil encontrar em sua forma natural.

Classificação:

- Reino: Plantae.
- Divisão: Angiosperma.
- Classe: Eudicotiledôneas.
- Ordem: Rosales.
- Família: Moraceae.
- Gênero: Morus.
- Espécie: M. nigra.

É popularmente conhecida por amoreira negra, amora-silva, amoreira ou amora preta. Nos Estados Unidos, Europa e Ásia é denominado mulberry, black mulberry, yao-sang, shanxiguosang, luoyu hoa, shatoot ou yao-sang.

No Brasil é utilizada desde a década passada, principalmente pela população local do Vale do São Francisco, onde se disseminou o nome amora miura.

O vale abrange parte dos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, e que ocupa uma área de cerca de 35 mil km². É uma região conhecida pela vasta existência de vinícolas.

Os habitantes da região já detinham de conhecimentos tradicionais acerca das propriedades medicinais de suas folhas. O que propicia que o consumo do chá das folhas dessa planta seja utilizado para auxiliar no combate a obesidade, gota, diabetes, colesterol alto e problemas cardiovasculares.

Em outros países, suas folhas são utilizadas há séculos no tratamento de diversas enfermidades devido a existência de propriedades medicinais. Quanto às demais partes da planta ainda não existe comprovação científica nem conhecimento popular a respeito de possíveis benefícios à saúde.


Características da amoreira miura

A amora miura é uma das muitas variações da amora preta. Ela é diferenciada das demais por uma característica bastante peculiar, a planta não dá frutos. No entanto, suas folhas são ricas em propriedades medicinais.

A amoreira preta de forma geral possui porte pequeno, com cerca de 8 a 12 metros de altura. É uma planta arbustiva e rasteira, com espinhos e florescências.Muitas das variações possuem frutos.Os quais também são ricos em proteínas e nutrientes, e são bastante saborosos.


Onde encontrar?

Predominante na Ásia, com cultivo voltado para produção da seda. Pode ser encontrada em regiões temperadas e subtropicais, como Europa, África e América do Sul e do Norte. Possui uma grande adaptabilidade a variadas condições climáticas, topográficas e diferentes tipos de solos.

Tem sido amplamente cultivada na China, Japão, Irã, Paquistão e Afeganistão. No Brasil existe um projeto em andamento que visa o cultivo da amoreira miura na região sul do país.

O cultivo das variedades da amoreira, em muitos países, é voltado para a produção da seda ou consumo dos frutos. Apenas na Turquia é destinada a fins medicinais.

 

Amora Miura: Para que serve?

A amora Miura tem funções antifúngica, bactericida e é um antiinflamatório natural. A amora miura é indicada para complementar tratamentos de diversas doenças.

É indicada ainda para amenizar sintomas da menopausa, combater osteoporose e o colesterol ruim, regular a pressão arterial, dentre outros. Não bastasse, ainda auxilia no processo de emagrecimento, retarda o envelhecimento e tonifica pele.

Algumas das variações da amora negra, que dão frutos, podem ser utilizadas para a fabricação de xaropes, licores, geleias, doces, vinho, vinagre, devido aos altos teores de açúcares. Além disso, os próprios frutos podem ser comercializados in natura ou cristalizados.

 

Amora Miura: Como tomar?

Pode ser ingerida por meio de cápsulas, solução ou chá do pó da folha da amora miura. Em casos de uso do suplemento, indica-se ingerir duas cápsulas três vezes por dia, 15 minutos antes das refeições.

Vale lembrar a necessidade de buscar orientação de um profissional habilitado e ler as indicações da bula antes do consumo.

 

Como fazer o chá da amora miura?

Adicione uma colher de chá de folhas picadas ou pó da amora miura em uma xícara com água fervida. Tampe e após 10 min é só coar e ingerir.

Recomenda-se que não seja utilizado açúcar ou adoçante, pois o açúcar pode alterar as propriedades existentes na planta. O uso de uma colher de sopa de mel de abelha natural é mais indicado.

É indicado consumo diário, até 3 vezes por dia, principalmente para diabéticos e mulheres na menopausa. Comumente os efeitos só se tornam notáveis após cerca de 90 dias de consumo diário.

 

Amora Miura: Bula e composição

As propriedades medicinais estão presentes nas folhas e nas raízes, e em algumas variações, nos frutos. No entanto, a raiz ainda é pouco utilizada, devido ao pouco conhecimento que se tem das propriedades existentes nesta.

Em sua composição química, é possível encontrar flavonóides, tais como frutose, glicose, taninos, aminoácidos, triterpenos, caroteno, sais minerais, ácidos graxos, ácido málico e ácido ascórbico, dentre outros.

Além destes, a amora miura contém um ativo denominado ácido elágico, o qual é antioxidante e depurativo e contribui com a eliminação de toxinas do organismo.

 

Amora Miura: Efeitos colaterais

Não existe até então registro de efeitos colaterais advindos do consumo da amora miura, mesmo a longo prazo.

No entanto, seu uso é contraindicado para crianças menores de três anos, grávidas e lactantes. E o consumo diário do chá é contraindicado para pessoas que tem pressão baixa.=

 

Amora Miura: Benefícios e vantagens

A amora miura é rica em vitamina A, C e do complexo B, além de cálcio, potássio e nutrientes. Suas folhas fornecem inúmeros benefícios ao organismo humano.

É uma planta utilizada para complementar tratamento de algumas enfermidades, as quais serão explicadas mais adiante neste tópico.


Diminui as taxas de glicose do organismo

Nas folhas da amora miura existem substâncias capazes de impossibilitar o aumento glicêmico e atua na estimulação da produção natural de insulina e consequentemente mantém os níveis de glicose regulados.


Melhora o funcionamento dos rins e do fígado

Nas folhas dessa planta é possível encontrar nutrientes fundamentais ao bom funcionamento dos órgãos, principalmente dos rins e do fígado. Neste órgão, além de tudo, age como potencializador e inibidor de gordura e colesterol.


Previne a osteoporose

Importante fonte de cálcio e proteínas, essa variedade de amora em 22 vezes mais cálcio que o leite.

Não bastasse, é rica em sais minerais, como potássio, ferro, zinco e magnésio, os quais são importantes à saúde dos ossos, das cartilagens e de alguns órgãos, como rins e coração.


Controla os níveis de colesterol ruim

A quercetina e o ácido cafeico, substâncias presentes na folha da planta estimulam a atividade hipocolesterolêmica no organismo, o que resulta em uma diminuição no nível de colesterol.

 

Regula a flora intestinal

A amora miura é rica em fibras e nutrientes, o que ajuda a regular o funcionamento do intestino. E de forma indireta, combate a prisão de ventre. Logo, o consumo desta é bastante recomendado para o tratamento de doenças no trato intestinal.


Ajuda no processo de emagrecimento

A planta dispõe de substâncias que impedem o acúmulo de gordura corporal e contribui com a eliminação de gordura pelas fezes e facilita a queima de gordura.

Com ação antioxidante, aumenta o fluxo urinário e elimina líquidos retidos no corpo e reduz a sensação de inchaço.

Se seu objetivo não é perder peso, mas apenas manter, o extrato dessa planta também ajuda a evitar ganho de gordura corporal.


Melhora a memória

O ferro, presente na amora miura, é o principal constituinte da hemoglobina, esta é responsável por movimentar o oxigênio no sangue. Desta forma, é fundamental a circulação sanguínea. Este processo estimula a memória e a coordenação motora, dentre outras atividades cerebrais.


Combate a pressão alta

Na folha da amora miura existe uma substância rara, denominada ácido y-aminobutírico. Esse ácido reduz a pressão arterial e ajuda a controlar picos de pressão alta. Por esta razão é contraindicado para pessoas que tem pressão baixa.


Combate o envelhecimento precoce

Quando as células do nosso organismo ficam desprotegidas, encontram-se sujeitas a ação de radicais livres. Em consequência, resulta-se no envelhecimento das células e possível desenvolvimento de doenças, como o câncer.

A amora miura com suas propriedades antioxidantes age na proteção dessas células e ajuda assim a retardar o seu envelhecimento.

As retinas, parte do olho que nos permite enxergar, também são afetadas nesse processo de oxidação. Assim essa variedade da amora contribui, ainda, com a prevenção de doenças oculares, como a catarata, que afeta a visão.

Vale ressaltar, que para se ter um resultado satisfatório apenas consumir esse tipo de amora não é suficiente. Esta consiste em um complemento e por isso é necessário manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos.


Tonifica a pele

A vitamina E é popularmente conhecida por deixar a pele mais saudável. A amora miura também é rica em vitamina A e E, e, portanto, age na tonificação da pele e potencializa a sua hidratação.

Além disso, como já citado, na amora miura existe uma propriedade denominada carotenóides. Estes regulam a síntese de melanina, a qual é uma defesa natural da pele contra os raios UV. Não bastasse, esse elemento ainda atua no retardamento do processo de branqueamento dos fios capilares.


Reduz os sintomas da menopausa

A menopausa, processo no qual a mulher deixa de ovular, consiste em uma alteração hormonal natural do organismo da mulher quando esta atinge uma idade avançada.

Com essas mudanças alguns sintomas podem ser sentidos, tais como, desconforto e sensibilidade vaginal, alterações de humor, ondas de calor, fadiga, redução do desejo sexual, dentre outros.

As propriedades existentes nas folhas da amora miura ajudam a controlar os hormônios no corpo, principalmente o estrogênio (hormônio feminino) e reduz os sintomas que surgem durante a menopausa.


Fortalece o sistema imunológico

A vitamina C presente nas folhas da amora miura age como antioxidante e auxilia na fortificação do sistema imunológico. A amora miura possui quantidade de vitamina C equivalente a laranja, e ainda com taxas menores de açúcares.


Previne a calvície

Os nutrientes presentes na planta estimulam a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que deixa os fios mais fortes e saudáveis, reduz a queda e consequentemente previne a calvície.

 

Amora Miura: Onde comprar

No Brasil não é tão fácil encontrar folhas da amora miura in natura, devido ao fato destas não serem facilmente cultivadas por aqui.

No entanto, é possível encontrar em forma de pó, cápsulas ou solução em lojas de produtos naturais, físicas ou via internet, e farmácias convencionais.

Quando em cápsulas, o produto varia de 15 a 50 reais um frasco com 120 cápsulas de 500 mg.

Atente-se para não comprar produtos feitos a partir das folhas da amora comum. Leia sempre as informações no frasco ou bula.


 

Visitados

O que falam sobre nós

Acesse
o blog