Pressão Arterial
Pressão Arterial
A pressão arterial é algo de vital importância para a saúde de uma pessoa. Ela é tão importante que todos deveriam tomar cuidados preventivos com ela. Ela é simplesmente fundamental para o equilíbrio do organismo.
No entanto, a pressão arterial costuma ganhar a atenção de alguém quando surgem problemas.
Ela nada mais é do que a pressão exercida pelo sangue presente no organismo contra as paredes das artérias. Em condições normais de saúde, a pressão arterial no organismo é um pouco maior que a pressão atmosférica.
Entretanto, a medida dessa pressão pode variar conforme diversos fatores. Dentre eles problemas de saúde que precisam de tratamento por meio de produtos laboratoriais.
Como Funciona a Pressão Arterial
A forma como a pressão arterial funciona no organismo está diretamente ligada ao trabalho do coração.
O órgão tem a funcionalidade principal de bombear sangue para cada parte do corpo. Em cada ciclo cardíaco, o coração bombeia cerca de 70 mls de sangue. Que é correspondente a pulsação rítmica de contração e relaxamento.
Ou seja a pressão arterial funciona através do comportamento combinado de contração e relaxamento do coração ao bombear sangue.
Mas não é apenas isso, ao ser bombeado o sangue exerce uma certa pressão na parede internas das artérias. No entanto, os vasos sanguíneos exercem uma certa resistência sobre a pressão exercida pelo sangue, o que resulta no nível da pressão arterial.
A pressão arterial é indicada por dois números, um máximo ou sistólico, e outro mínimo ou diastólico. O primeiro número indicador se refere à força de bombeamento do sangue pelo coração. E o segundo indicador à pressão exercida dos vasos sanguíneos periféricos (braços, pernas e abdome).
Uma pressão arterial bem controlada é fundamental para a manutenção da saúde de uma pessoa. E ela pode preservar a pressão assim com cuidados adequados com a saúde.
No entanto, a pressão arterial também pode sofrer com alguns problemas que, por sua vez, afetam a saúde de uma pessoa.
Problemas de Pressão Arterial e suas consequências
A pressão arterial em níveis inadequados pode causar sérias complicações à saúde de uma pessoa. Desde desconfortos simples, mas incômodos, até situações que podem levar a óbito.
Essencialmente, os problemas de pressão arterial podem ser classificados como hipertensão (Pressão Arterial Alta) e a hipotensão (Pressão Arterial Baixa).
A hipertensão é comumente um distúrbio assintomático no qual a uma elevação anormal da pressão nas artérias. Essa elevação pode aumentar a propensão do corpo a consequências como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), ruptura de um aneurisma. infarto do miocárdio, lesão renal e insuficiência cardíaca.
Alguns sintomas que podem indicar a pressão arterial alta são a tontura, visão turva, dores de cabeça e no peito e zumbidos no ouvido.
Já a hipotensão é um distúrbio também comumente assintomático que pode ser causado por diversos fatores. Ela costuma ser menos agressiva em relação a sintomas e consequências que causa no organismo.
A pressão baixa geralmente pode causar desde tontura, náusea, vertigem e visão embaçada, desmaio, fadiga e falta de concentração. Até causar, nos casos mais graves, confusão, esfriamento do corpo, batimentos cardíacos acelerados e respiração ofegante.
Entre os sintomas que apontam para um possível quadro de hipotensão estão febre, pele fria e pegajosa, fezes negras, sede anormal, náuseas e vômitos, batimentos cardíacos irregulares ou acelerados.
Fatores que Causam a Pressão Arterial Alta e Baixa
A pressão arterial alta é provocada normalmente quando há uma maior resistência e endurecimento dos vasos sanguíneos para a passagem do sangue. O que leva o coração a precisar fazer mais força para bombear o sangue pelo corpo.
Esse endurecimento e maior resistência pode ser causado por diversos fatores, como por exemplo:
- Consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo
- Obesidade
- Consumo excessivo de sal
- Sedentarismo
- Diabetes mellitus
- Idade
- Estresse
- Apneia do sono
- Sono irregular
- Menopausa
- Alteração nos níveis de colesterol total, frações e triglicérides
- História familiar prematura de doença cardiovascular: homens abaixo de 55 anos e mulheres abaixo de 65 anos
Já a hipotensão é visto como um problema muito menor do que a pressão arterial alta. Ela ocorre quando, por algum fator desencadeante, a pressão arterial é reduzida para indicadores abaixo do normal.
Existem tipos diferentes de pressão baixa, como a neural mediada, postural ou ortostática, pós-prandial e pela atrofia de múltiplos sistemas.
Entre as causas da hipotensão estão:
- Ficar de pé por um período de tempo muito longo
- Levantar-se rapidamente após ficar muito tempo deitado ou sentado
- Desidratação
- Perda grave de sangue
- Fases durante a gravidez
- Anemias por falta de vitamina B2 e ácido fólico
- Queimadura grave
- Insuficiência adrenal
- Problemas do coração como insuficiência cardíaca, problemas nas válvulas, ataque cardíaco e bradicardia
- Infecção grave (septicemia)
- Níveis baixos de açúcar no sangue (hipoglicemia)
- Reações alérgicas graves (anafilaxia)
Como Tratar a Pressão Arterial
O tratamento para pressão arterial é variado conforme o problema de pressão e também suas causas.
Em casos de hipotensão, pressão arterial baixa, geralmente é possível tratar com medidas simples. Dentre elas estão a inclusão de mais sal na dieta, ingerir mais água ou líquidos via intravenosa em casos de alta desidratação, ou suspender o consumo de medicamentos que baixam a pressão.
Também é possível tratar da pressão arterial baixa usando meias de compressão, ou tomando medicamentos que tratem o problema que causa a hipotensão. Valendo destacar que o tratamento para pressão baixa é indicado apenas em quedas muito rápidas de pressão ou quando os sintomas se manifestam com frequência.
Já a hipertensão é um problema mais delicado para tratar, pois ela não tem cura e pode apenas ser mantida sob controle. Seu tratamento varia muito conforme os indicadores apresentados e o método determinado para o paciente.
Um ponto comum para o tratamento da hipertensão em todo e qualquer caso é a necessária mudança no estilo de vida da pessoa. Ou seja, adotar hábitos saudáveis e equilibrados de vida para evitar elevações na pressão arterial.
Além disso, entre as medidas mais comuns apontadas para o tratamento da hipertensão estão:
- Moderar o consumo de álcool
- Evitar alimentos gordurosos e controlar os níveis de colesterol e triglicérides
- Praticar atividade física regular
- Não consumir sal em excesso, fazendo a substituição por outros temperos
- Manter o peso adequado
- Parar com o tabagismo
- Controlar o diabetes e outras comorbidades
- Tomar medicamentos para controle da pressão arterial
Outra possibilidade é o consumo de produtos laboratoriais com compostos naturais para melhorar fatores que causam a hipertensão.
Produtos para diminuir a pressão arterial
Existem produtos em cápsulas ou comprimidos com propriedades voltadas à melhora de fatores que causam a hipertensão.
Como por exemplo encapsulados com Óleo de Semente de Abóbora, que auxilia no controle dos níveis de colesterol. E que por consequência ajudam a prevenir ou controlar a pressão arterial alta.
Suplementos com fitoesteróis em sua composição também ajudam a controlar e regular os níveis de colesterol no organismo. Sendo assim também indicados para controlar a pressão arterial alta.
Onde Comprar produtos para Tratar a Pressão Arterial
Você pode encontrar na Nature Center toda uma série de suplementos em cápsulas para ajudar a melhorar sua saúde. Especialmente melhorar fatores que podem desencadear a pressão arterial alta.
Um deles é o suplemento Fitoesteróis - 60 Cápsulas - Chá Mais, que auxilia direta e indiretamente no controle da pressão alta. O Óleo de Semente de Abóbora 60 Cápsulas Unilife é uma outra opção para ajudar no controle da hipertensão disponível na loja.