Televendas: (31) 3063-8989
Central de Atendimento
(31) 3063-8989 (31) 98462-5344 @ sac@naturecenter.com.br Segunda à Sexta-feira de 8h às 19h.
Sábado de 9h às 13h.
Mostrando 8 Produtos em 1 páginas
Mostrando 8 Produtos em 1 páginas

CHIA: O QUE É

A Chia (Salvia Hispanica L.) é popular em todo mundo e considerada como um superalimento aliado da saúde e boa-forma.A semente (grão) da planta é amplamente reconhecida pela sua riqueza de nutrientes essenciais para a saúde e facilidade com que pode ser inserida numa dieta.

A chia é um grão bem pequeno, menor até do que uma lentilha, que tem sua origem no México.

No entanto, mesmo sendo pequena esse grão é rico em vitaminas, conseguindo fornecer nutrição adequada e muita energia para o corpo.

Entre todos os grãos existentes na alimentação, a Chia é o que possui a maior quantidade de proteínas. Um único grão de chia possui cerca de 20% de sua composição apenas de pura proteína.

A Chia pode ser consumida em suas três formas presentes no mercado: óleo, grão e farinha. O óleo pode ser adicionado na dieta em saladas e pratos em geral. O grão de chia ou a farinha feita a partir dele podem ser adicionadas vitaminas, tortas, iogurtes, bolos, sucos, etc.

No entanto, a chia também pode ser consumida por meio de produtos preparados em laboratório, como encapsulados de chia.

 

Como Consumir Chia

Quando se consome a chia natural (farinha, grão, óleo) a escolha da quantidade consumida é totalmente livre para o usuário. Afinal, ele vai adicionar a chia a seu gosto na sua refeição, lanche… Enfim, na sua dieta.

No entanto, alguns especialistas afirmam que não é indicado consumir mais que 25 gramas de chia durante o dia.

Agora, quando se toma um produto laboratorial a base de chia é preciso seguir a indicação da embalagem.

Geralmente, encapsulados de Óleo de Chia tem a indicação de consumo de duas cápsulas ao dia, junto a algum líquido como água. O mesmo costuma valer para encapsulados com a semente de chia processada, duas cápsulas ao dia junto com algum líquido.

No entanto, é importante, em alguns casos, seguir a orientação de um médico ou nutricionista para garantir o consumo adequado.

 

Para que Serve a Chia

A chia serve para diversas finalidades importantes no organismo, todas relacionadas a saúde, bem-estar e emagrecimento.

Ela é rica em fibras o que ajuda o organismo a se sentir mais saciado, evitando uma ingestão excessiva de alimentos. Mas também por ajudar a liberar a glicose do organismo, o que evita picos de insulina e impede o acúmulo de gorduras.

Os ácidos graxos Ômega 3 e 6 presentes na chia, seja no grão, óleo, farinha ou encapsulados, atua no controle ativo do colesterol ruim. Que indiretamente faz com que esse superalimento atue no bom funcionamento do sistema cardiovascular.

Ela ainda possui um alto valor energético para o corpo. Essa semente foi inclusive usada por guerreiros guatemaltecos para manterem-se de pé e com vigor, mesmo com escassez de alimentos.

Conta-se que esses guerreiros chegavam a conseguir passar um dia inteiro com o equivalente a apenas uma colher de sopa de chia.

Lembrando que essas funções e efeitos também estão presentes nos compostos a base de chia produzidos em laboratórios.

 

Opções de Chia da Nature Center e Composição

Aqui na Nature Center você pode encontrar a chia e colher seus benefícios em vários formatos. Nós temos a chia em cápsulas, comprimidos, farinha seca ou em minúsculas sementes.

Elas são ideais para pessoas que não gostam do sabor deste super alimento nas refeições. Ou também para quem não tem tempo ou vontade de adicionar a chia na dieta.

 

Efeitos Colaterais da Chia

A chia é um alimento extremamente benéfico para o organismo, mas que pode gerar seus transtornos.

Assim como qualquer outro alimento ou suplemento, a chia não deve ser consumida em quantidades elevadas. Ou seja, não se deve exagerar no consumo diário dela, seja a semente, óleo, farinha, cápsulas ou comprimidos.

Uma das consequências desse consumo excessivo é a obstrução do esôfago, pois a chia é rica em fibras. E por isso ela absorve facilmente a água e se expande, podendo, em grandes quantidades, causar essa obstrução.

Ao mesmo tempo, a chia pode causar flatulência, diarréia, náuseas e vômitos. Ela também pode provocar reações alérgicas como problemas respiratórios, inchaço na língua, olhos sangrando e erupções cutâneas em urticária.

Pessoas com problemas de pressão baixa e diabetes devem tomar cuidado ao consumir a chia. Pois ela pode diminuir ainda mais a pressão arterial, uma propriedade natural da chia. Já os diabéticos têm de tomar cuidado pois sua ação contribui para uma queda na glicemia.

 

Chia: Benefícios e vantagens

A chia não é considerada como um superalimento sem motivos, e confere grandes benefícios para a saúde e bem-estar.

Conheça alguns deles e entenda porque o consumo da semente de chia em suas diversas formas é positivo para o organismo.

- Ajuda no emagrecimento
- Aumenta a saciedade e diminui o consumo de alimentos
- Ajuda no controle e regulação do colesterol

- Ação antioxidante
- Melhora e fortalece o Sistema imunológico
- Previne o envelhecimento precoce
- Fortalece os ossos por sua riqueza em cálcio
- Atua na prevenção de doenças cardiovasculares
- Melhora a saúde intestinal
- Auxilia no controle da diabetes
- Melhora a digestão
- Equilibra o sono
- Melhora a saúde bucal
- Ação Anti-inflamatória
- Facilita o ganho de massa muscular
- Melhora a saúde e funcionamento do cérebro
- Preserva e melhora a saúde dos olhos e da pele

 

Dicas para o consumo da Chia

Agora você conhece os benefícios do superalimento que é a chia.

Para ter esses benefícios a saúde no seu dia a dia basta adicionar a chia na sua dieta. O que pode ser feito usando o óleo, a farinha seca, ou os grão dessa semente em diversos pratos e bebidas.

Mas você também pode conseguir seus benefícios ao consumir produtos da nossa linha de chia.

Uma dica é comprar três potinhos de cápsulas de chia, um para deixar na mesa para consumo nas refeições principais. Um segundo para ficar na mesa do seu trabalho, e o terceiro para levar na sua bolsa ou mochila para levar a qualquer lugar.

Assim, você não terá desculpas e nem ficará sem esse poderoso superalimento a disposição para consumo.


 

Visitados

O que falam sobre nós

Acesse
o blog