Cranberry

Cranberry

Uma frutinha vermelha e poderosa. Assim pode ser definida a Cranberry, vinda de terras norte americanas, asiáticas e da Europa Central, que é utilizada como suplemento alimentar.

Conhecida também como oxicoco, a Cranberry já era utilizada em 1621 pelos marinheiros da Nova Inglaterra para evitar o escorbuto – ausência de vitamina C no organismo. A pequena fruta perdurou pelos séculos e atualmente é ingerida por pessoas do mundo inteiro que desejam aproveitar todos os seus benefícios.

Cranberry, um alimento funcional

A Cranberry é considerada por nutricionistas como um alimento funcional que, além de promover o aumento da saciedade, ajuda na obtenção de um corpo em forma. Isso porque ela acelera o metabolismo e colabora com o sistema digestivo, potencializando os resultados da dieta. Sua concentração de frutose gera energia para atividades físicas e aumenta a disposição para a rotina.

Sua composição apresenta antocianidinas, flavonoides, proantocianidinas, ácidos fenólicos e taninos condensados. Como se não bastasse, ela ainda é rica em fibras e em sais minerais como cálcio, ferro, magnésio e selênio, e vitaminas A, K, E.

A ingestão frequente ainda ajuda a evitar oscilações de humor, já que alivia o estresse e evita sintomas de ansiedade, sendo indicada não apenas para o bem estar físico, mas também mental.

Mas atenção: para obter todos os benefícios, é importante ter uma dieta saudável. Afinal, a Cranberry sozinha não consegue fazer milagres!

Prevenção de doenças

Por possuir antioxidantes fenólicos, essa frutinha consegue combater a ação de radicais livres e prevenir uma série de doenças de coração e alguns tipos de câncer.

Além disso, os flavonoides atuam diminuindo o risco de aterosclerose – acúmulo de mau colesterol nas artérias - e possuem componentes benéficos na prevenção de úlceras pépticas, doenças de refluxo e gastrites.

Sua riqueza de vitaminas também fortalece o sistema imunológico, reduzindo a ocorrência de infecções ou doenças causadas por vírus.

Cranberry contra bactérias

O Journal of the American Dental Association publicou um estudo no qual ficou constatado que a Cranberry possui uma substância de alto peso molecular que atua na reversão e inibição de bactérias responsáveis por doenças periodontais, como cáries, tártaro e gengivite.

O uso da fruta também é aconselhado por urologistas no combate à infecção urinária, já que ela possui o Cranberry contém proantocianidinas, que inibe a proliferação de diversas bactérias, incluindo a Escherichia coli que afeta o trato urinário.

Sua ação ocorre diretamente na origem do problema, evitando a aderência das bactérias no canal da urina. O ácido cítrico e outros nutrientes contidos na fruta ainda previnem pedras nos rins e problemas de bexiga.

Para se beneficiar dessa prevenção e combate, o ideal é beber um copo de suco de Cranberry todos os dias pela manhã.

 

Combate ao envelhecimento precoce

A frutinha também é um excelente suplemento para combater o envelhecimento precoce e os danos celulares, devido a sua grande quantidade de antioxidantes. Os seus componentes auxiliam também na produção de colágeno pelo organismo, evitando problemas musculares e o aparecimento de rugas.

Condições dermatológicas como acne, dermatites e eczemas também podem ser amenizadas com o consumo diário da Cranberry.

 

Prisão de ventre nunca mais

Por conter uma quantidade significativa de fibras, a Cranberry ajuda a liberar o fluxo intestinal, prevenindo episódios de prisão de ventre. E com essa prevenção evita-se o câncer de reto e as doenças que acometem as paredes do intestino.

Porém, lembre-se: apenas a fruta fresca ou desidratada contém a quantidade suficiente de fibras para combater esse problema.

 

Como consumi-lá

No Brasil, a Cranberry é importada e disponibilizada em cápsulas, em suco ou a própria fruta desidratada, já que é difícil cultivá-la em clima predominantemente tropical. A ingestão varia entre duas cápsulas por dia a 200 ml diariamente, para quem opta pela versão líquida.

No entanto, é importante obter o acompanhamento de um nutricionista que irá averiguar a real necessidade de incluí-la na dieta.

É possível, ainda, utilizar a Cranberry para fazer doces, em forma de compotas caseiras ou outras sobremesas. Sem dúvida, um jeito saboroso de acrescentar a frutinha na alimentação de toda a família.

Para aproveitar as melhores promoções em Cranberry, navegue agora mesmo pela loja virtual da Nature Center! Tudo, com o melhor preço do mercado e condições especiais de entrega para todo Brasil. Confira!

 

ATENÇÃO !!

Lembre-se de conversar com seu médico antes de tomar qualquer tipo de vitamina nutricional ou suplemento alimentar, já que alguns ingredientes podem interagir com as condições de saúde pré-existentes ou quaisquer outros suplementos que o consumidor já esteja consumindo.