Goji Berry

Goji Berry

Com aparência de tomate-cereja e um sabor que se assemelha ao figo, a goji berry, uma pequena fruta vermelha originária das montanhas Tibet, no norte da China, tem se tornado, a cada dia mais, a queridinha de nutricionistas e de consumidores em todo o mundo.

O fato é que a goji berry caiu no gosto dos consumidores que se preocupam com a saúde, devido o seu propagado poder energético, rejuvenescedor e eficaz na obtenção de um corpo definido.

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Goji Berry traz vários benefícios

Estudos americanos e europeus já comprovaram os benefícios antioxidantes, a liberação do hormônio do crescimento, a ação anti-inflamatória e o aumento de energia proporcionado por essa frutinha poderosa.

É bem verdade que os famosos, muitas vezes, têm acesso às novidades mais rápido. Dessa forma, celebridades como Madonna, Mick Jagger, Oprah Winfrey e Victoria Beckham já utilizam a goji berry como um importante aliado na alimentação em busca de benefícios para a saúde e para a beleza.

Segundo estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, a cada 100 gramas de goji berryestão presentes 50 vezes mais vitamina C que uma laranja. Além disso, ela também possui grande quantidade das vitaminas B1, B2 e B6, que auxiliam na diminuição do stress, da fadiga e na melhora do funcionamento cerebral.

Em cada frutinha de goji berry também atuam 19 aminoácidos que ajudam na formação de proteínas; 21 minerais como ferro, cálcio e germânio, apontados como anticancerígenos; e 22 polissacarídeos, responsáveis por fortalecer o sistema imunológico; entre outros.

Uma colher de sopa da fruta possui 50 calorias. Porém, seus benefícios vão muito além da balança. Confira a seguir:

Benefícios da Goji Berry

 
 
De acordo com uma pesquisa publicada em 2011 no Journal of the American College of Nutrition, a ingestão diária de 120 ml de suco de goji berry durante 14 dias foi capaz de reduzir a circunferência da cintura e aumentar as taxas metabólicas em seres humanos, em relação ao grupo controle que tomou um suco placebo. Ou seja, ela contribui para obter um corpo saudável.

 

 
 
A fruta é rica em polissacarídeos, que impedem a absorção de patógenos intestinais, garantindo a imunidade.

 

 
 
Pela sua ação estimulante, ela também promove a redução da fadiga e do estresse.

 

 
 
Os aminoácidos presentes na fruta colaboram para a produção de proteínas, que serão as responsáveis por enrijecer os músculos e reduzir a flacidez

 

 
 
Age como potente estimulante, auxiliando no aumento do nível de energia e da capacidade de concentração.

 

 
 
Rica em vitaminas do complexo B, que auxiliam na constituição de células protetoras e também colaboram com a imunidade.

 

 
 
Sua ação antioxidante promete benefícios na prevenção do envelhecimento precoce, de doenças cardiovasculares e diabetes.

 

 
 
Rica em arginina e glutamina, que auxiliam na liberação do hormônio do crescimento, favorecendo o ganho de massa magra.

 

 
 
Rica em fitoquímicos (carotenoide, zeaxantina, luteína e antocianina) que atuam como substâncias anticancerígenas.

 

 
 
A zeaxantina e a luteína são substâncias que atuam na proteção dos olhos.

 

 
 
O fruto é rico em beta-sisterol, nutriente com ação anti-inflamatória que melhora a celulite, já que ela é caracterizada por uma inflamação.

 

 
 
Além disso, o alto teor de fibras da fruta aliado ao beta-sisterol contribui para estabilizar os níveis de colesterol.

 

 
 
Por conter triptofano, um precursor de serotonina, seu consumo está associado ao bom-humor, alegria e satisfação.

 

 
 
Segundo pesquisa da Universidade de Sidney, a goji berry pode proporcionar fotoproteção adicional em pessoas mais susceptíveis aos raios ultravioletas.

 

 
 
Um estudo divulgado no African Jornal of Traditional, Complementary, and Alternative Medicine demonstrou que por possuir polissacarídeos, a goji berry produz um efeito hipoglicemiante significativo quando administrado por via oral nos ratos, melhorando não só a glicemia de jejum como níveis de colesterol total e triglicérides em animais diabéticos. Porém, ainda não existem estudos que comprovem essa ação em seres humanos.

 

Quantidade recomendada

Para alcançar o efeito medicinal da fruta oriental, a dosagem diária recomendada é de 15 a 45 gramas ou 120 mililitros do seu suco.

Como Consumir

Depois de se surpreender com a quantidade de benefícios proporcionados pela frutinha originária do Tibet, é preciso conhecer as formas de se consumir a goji berry. Ela pode ser encontrada fresca, desidratada e em cápsulas.

O recomendável é ingerir a fruta pela manhã, para que se consiga o aumento de energia logo no início da rotina diária, e antes das atividades físicas.

Ao se consumir a fruta desidratada é ideal ingeri-la com um líquido para hidratar as fibras e potencializar os efeitos benéficos da goji berry. Outra forma interessante é consumir o goji berry na forma de suco.

ATENÇÃO !!

Tenha o acompanhamento de um preparador físico para que ele crie um cronograma de exercícios
que trarão mais resultados para o seu corpo.