Televendas: (31) 3063-8989
Central de Atendimento
(31) 3063-8989 (31) 98462-5344 @ sac@naturecenter.com.br Segunda à Sexta-feira de 8h às 19h.
Sábado de 9h às 13h.
Mostrando 2 Produtos em 1 páginas
Mostrando 2 Produtos em 1 páginas

Camomila - Saiba tudo Sobre!

Desde as civilizações antigas, a humanidade recorre a plantas com características medicinais para sanar algum problema, como dores de cabeça, insônia e inflamações.

Seja como for a intenção de uso, as plantas sempre fizeram parte da vida humana e de todos os seres vivos.

Uma dessas plantas medicinais e tradicionais do uso humano é a Camomila. Essa planta é usada desde os primeiros egípcios, gregos e romanos para diversos fins.

Sabe-se que essa planta é usada há mais de 4.000 anos. Neste texto, você aprenderá tudo sobre essa planta e o porquê muitos a consideram um presente divino para os humanos.

 

Camomila: O que é?

A Camomila é uma planta originária de climas frios, vinda da Europa Mediterrânea e Médio Oriente. É uma planta bem adaptável a diferentes climas e solos, por isso, seu uso e reconhecimento hoje é mundialmente distribuído.

Nos locais de origem, a essa planta herbácea germina espontaneamente em lugares públicos, sem que alguém tenha previamente plantado.

Há pelo menos 4 espécies de dessa herbácea tradicionalmente utilizadas no país. No entanto, costuma-se generalizar todas como camomila.

Nos lugares de origem dessa planta existe ainda outras espécies que recebem o mesmo nome popular de camomila.

Essas plantas pertencem ao gênero Matricaria e à família Asteraceae. Essa é uma das famílias com maior número de espécies das Angiospermas, que são plantas que possuem flores, semente e fruto.

O termo camomila deriva do latim “mater” (útero). Os povos antigos nomearam a planta assim em virtude de que as primeiras funções descobertas estavam relacionadas a enfermidades e patologias femininas.

São plantas herbáceas de altura geralmente inferior a 1-2 metros. Elas são de ciclo anual, aromatizadoras, de caule com muitos ramos e pouco resistente.

As camomilas mais usadas no Brasil são: camomila-romana, a camomila-alemã (verdadeira), camomila selvagem, e camomila do campo. Aqui, trataremos “as camomilas” como sendo apenas uma, visto que elas possuem os mesmos benefícios e muitas propriedades semelhantes.

Porém, a mais facilmente encontrada e falada no Brasil é a Matriarca camomila, a típica espécie que encontramos em muitos estabelecimentos.

Para não restar dúvidas, ela possui um porte que vai de 30 a 50 cm de altura, com flores pequenas de pétalas brancas e a parte do meio amarela.

Vale ressaltar ainda que a parte mais usada dessa planta é a flor, mas ela permite o uso de outras partes e estruturas.

 

Camomila: Para que serve?

Essa planta medicinal possui inúmeras funcionalidades, desde ornamental até para cuidados com a higiene de bebês.

Em virtude disso, destacamos algumas das principais funções nos tópicos a seguir, acompanhe.

 

Como calmante natural

Essa Asteraceae é rica em substâncias como lactonas e alfa bisabolol. Isso faz o chá bem concentrado promover o relaxamento muscular e tem efeito de calmante. Além de casos de insônia, auxilia no combate à ansiedade e depressão.

Para isso, ela pode ser usada através do extrato, do chá e até mesmo se encontra em como incensos de suas flores, que funcionam como aromatizadores de ambiente e promovem o bem estar.

 

No combate à insônia

Além das substâncias mencionadas no tópico acima, o arbusto tem outra substância chamada de apigenina que é encontrada em frutas e verduras e tem boas funcionalidades para o corpo humano.

A apigenina é um flavonoide que ajuda a eliminar os radicais livres, tem ação antioxidante e evita o envelhecimento das células.

Esse flavonoide atua de forma semelhante que os benzodiazepínicos, medicamentos hipnóticos e ansiolíticos como diazepam. Ele exerce o efeito de calmante sobre o corpo, estimulando o estado de sonolência.

 

No combate de gases intestinais

Não somente combate os gases intestinais, mas o chá dessa planta previne irritações estomacais. Além de aliviar dores e agir contra o aparecimento de úlceras e ser amplamente usado em casos de gastrite.

Além disso, o chá bem concentrado pode ser um aliado para cólicas menstruais, tanto de forma tópica (como compressas) quanto a partir da ingestão.

O extrato de camomila também exerce ação de proteção contra diarreias e auxilia na digestão, pois tem ação antioxidante.

 

Para limpeza e higiene corporal

Frequentemente o chá pouco concentrado desta herbácea é usado para banhar bebês que sentem cólicas e choram frequentemente, por sua ação calmante.

Ela possui compostos que servem para higiene corporal e são eficientes para retirar impurezas.

Por vezes, a infusão dessa Asteraceae também é usada como escalda-pés, em uma bacia funda com alguns pingos de óleo essencial. Isso também ajuda na prevenção e tratamento de rachaduras nos calcanhares.

 

Propriedades cosméticas da camomila

O chá bem concentrado pode ser usado sem contra indicações nos cabelos, onde previne caspas, frizz e pode agir como clareador natural.

Há relatos de pessoas que conseguiram clarear o cabelo em mais de um tom com o uso semanal e prolongado do chá no cabelo.

O uso do chá morno no rosto também é indicado tanto para casos leves de irritação causada por melasma. Ele também serve muito bem para acalmar a pele irritada, tratar espinhas e para prevenir cravos.

A camomila contém muitos compostos ativos que a fazem ser usada em larga escala para produção de cosméticos, como condicionadores e shampoos, cremes para a pele e hidratantes. Os produtos para cabelos são conhecidos pela ação refrescante, no combate à caspa e no alinhamento dos fios.

 

Alívio de sintomas de gripe e resfriado

Quando há sintomas de gripe é aconselhado fazer gargarejo com chá bem concentrado dessa erva medicinal, pois ele auxilia no processo de proteção e anti- inflamação tão necessário nesse momento.

Substâncias de efeitos curativos e refrescantes como o camazuleno e o alfa- bisabolol estão presentes nesta herbácea.

 

Camomila: Como tomar?

Existem mais de uma maneira de fazer uso da camomila, como iremos apresentar nos tópicos abaixo.

 

Chá por infusão das flores secas

A forma mais simples de usar e obter os benefícios desta planta é tomar o seu chá. Ele pode ser feito em diferentes concentrações (dependendo da função) e também combinando com outros chás e óleos essenciais, de modo a aliar diferentes benefícios.

Normalmente a concentração mais forte é usada em casos de ansiedade e insônia, onde a proporção indicada é de duas colheres de chá bem cheias de flores secas do extrato dessa planta, para uma xícara de água. No caso de dores de garganta, a proporção pode ser de 1 colher de chá para uma xícara de água.

O chá de dessa erva medicinal deve ser preparado por infusão. Coloca-se a água para ferver e no momento que desligar o fogo mergulha-se as flores secas na água, deixando hidratar por no mínimo dez minutos. Depois de pronto, coe e espere esfriar antes de beber.

Nesse processo, as substâncias presentes na flor da camomila se dissolvem na água, trazendo consigo os seus benefícios.

No uso do chá para limpeza de pele, escalda-pés ou para colocar nos cabelos, a concentração de do extrato é menor. Visto que se demanda maiores quantidades do chá para o uso. Nessa situação, pode-se colocar uma colher de sopa de flores secas a cada 500ml.

Os resíduos resultantes das flores após o chá ter sido coado, podem ser usados como esfoliantes naturais. Pode-se usá-los no rosto ou até ser passado nos calcanhares, para evitar rachaduras ou aliviar algum desconforto.

 

Óleo essencial e extrato de camomila

O óleo essencial é mais difícil de ser produzido em casa, mas facilmente adquirido a partir da compra. Ele é sempre usado diluído em algum líquido, mas nunca puro. A diluição requer baixa concentração de óleo, pois ele é muito forte.

Esse óleo de camomila pode ser usado como aromatizador de ambientes ou em produtos de limpeza, como forma a incrementar o cheiro deixado na casa.

Algumas gotas também podem ser misturadas aos produtos de cabelo (no momento de uso) para alinhar os fios e combater as caspas.

Também é amplamente usado para fazer máscaras faciais, por isso, pode ser usado juntamente com a argila.

No chá, podem ser usadas gotas de óleo essencial, mas em pouquíssima quantidade, pois é muito forte. Tão forte que uma simples gota do óleo essencial pode equivaler a mais de 20 xícaras de chá dessa erva medicinal preparado por infusão.

A principal diferença entre o extrato e o óleo essencial dessa Asteraceae é a forma de extração.

Normalmente, além do método de extração, a diferença está na parte vegetal usada como insumo para produção. Normalmente, quando falamos de óleo essencial, falamos de um produto extraído de caule, folhas ou até das raízes das plantas, normalmente por destilação. Já os extratos são obtidos normalmente após a maceração da parte vegetal escolhida.

Há poucas diferenças no modo de tomar o extrato e o óleo essencial de dessa Asteraceae. As instruções de uso para o óleo podem ser aplicadas da mesma forma para o extrato. Sempre é importante observar as reações após cada uso. No caso de alguma irritação, procure um profissional habilitado.

 

Camomila em cápsulas

O extrato desse arbusto também é comercializado em cápsulas, onde a concentração é maior e o efeito é desencadeado de forma mais rápida. Antes de tudo, é importante procurar um profissional habilitado para avaliar a necessidade do uso desse extrato em cápsulas.

O recomendado é tomar 1 cápsula até 3 vezes ao dia. Quando a intenção do uso é promover o sono, é necessário tomar uma ou duas horas antes de dormir.

No caso de ansiedade por algum evento importante, recomenda-se tomar um dia anterior, e nunca num momento em que se precisa estar atento.

O uso da cápsula antes do trabalho ou de alguma ocasião em que se precise estar esperto pode diminuir a produtividade.

 

Composição da camomila

A camomila apresenta diferentes compostos, por isso o amplo alcance de benefícios. O seu chá contém as seguintes substâncias: taninos, ácido antêmico, apigenina, camazuleno e o alfa-bisabolol.

Nos óleos e extratos se encontram algumas substâncias extratoras, mas nenhuma com toxicidade com conservantes.

 

Efeitos colaterais da camomila

O uso de diferentes compostos dessa erva se usados de forma exagerada e sem cautela, podem trazer alguns efeitos indesejados.

O chá de dessa planta medicinal é contraindicado para mulher grávidas e pessoas que sofrem de pressão baixa (hipotensão).

As propriedades relaxantes tendem causar uma leve queda de pressão, que pode ser potencializada em quem já tem níveis baixos de pressão cotidianamente.

Pessoas que tomam medicamento para tratar tromboses, também devem evitar o chá, pois pode desencadear hemorragias.

Aliás, deve-se tomar cuidado ao consumir chás de qualquer planta, mesmo que natural. O aconselhado é não tomar mais de 4 xícaras de chás por dia.

No caso de chás com concentrações elevadas, não se deve passar de 3 xícaras diárias. Quanto ao uso em compressas ou escalda-pés, não há contraindicações.

Também é importante lembrar que não deve ser usado em grande quantidade antes de momentos que a pessoa precisa estar atenta, como uma prova ou um evento importante, pois pode causar sonolência e reduzir o rendimento.

O aconselhado, no caso de uso para ansiedade, é ser usado antes de dormir para evitar situações desse tipo.

O uso tópico de óleo ou extrato da camomila, como já dito, nunca deve ser feito sem antes diluir em algum líquido. Mesmo diluindo, em contato com a pele pode surgir vermelhidão e/ou crise alérgica. Nesse caso, deve-se suspender o uso imediatamente.

 

Camomila: Benefícios e vantagens

O benefício mais comentado no dia a dia, é o quanto a camomila serve como calmante natural, porém existem outras vantagens de consumir a planta.

Estudos mostram que ao ingerir, a erva medicinal irá contribuir para a melhoria do organismo, evitando a insônia.

Outro benefício é o alívio de sintomas de resfriados e gripe, que, atuando como anti- inflamatório, o chá pode auxiliar no melhor funcionamento do sistema respiratório.

A camomila ainda pode ser usada in natura para diferentes fins cosméticos. Não é à toa que a planta participa da composição de produtos como shampoos, ajudando na prevenção do frizz, caspas e até para clareamento e mantendo o tom claro dos fios.

Assim como também algumas substâncias são aproveitadas na produção de produtos de higiene, pois tem um alto poder de limpeza, retirando as impurezas.

As cápsulas, vendidas em lojas de produtos naturais, podem ser consumidas para a melhoria da ansiedade e tem função sedativa. Além da prevenção de moléstias no intestino e duodeno, como também para combater microrganismos causadores de doenças.

 

Camomila: Onde comprar

A camomila em cápsulas pode ser adquirida de forma online no site da Nature Center, além de outros insumos para produção de chás e suplementos.


 

Visitados

O que falam sobre nós

Acesse
o blog