Ir direto para o Conte�do
Mensagens em destaque
  • Envio Imediato / Farmacêutico Online
  • Produtos 100% Originais
  • Itens com até 40% OFF!
Regras de entrega e canais de atendimento
Ir direto para o Conte�do
Mensagens em destaque
  • Envio Imediato / Farmacêutico Online
  • Produtos 100% Originais
  • Itens com até 40% OFF!
Regras de entrega e canais de atendimento

Nutracêuticos

Veja mais

Mostrando 52 Produtos em 3 páginas
Mostrando 52 Produtos em 3 páginas
descricao completa

Nutracêuticos - Saiba tudo sobre!

Você conhece os nutracêuticos e como eles podem ajudar no seu corpo? Algumas vezes, além da alimentação, é necessária uma ajuda extra na hora de manter a saúde e prevenir doenças, os nutracêuticos são bons exemplos de compostos que buscam essa finalidade.

Juntos com a boa alimentação e indicado pelo profissional de saúde, esses suplementos podem ajudar em diversos processos no organismo. Confira abaixo o que são esses compostos, sua finalidade e benefícios, bem como onde encontrar!

Neste artigo, você encontrará as informações sobre os nutracêuticos e seus benefícios comprovados pela ciência!

 

O que são nutracêuticos?

Os nutracêuticos são suplementos que apresentam compostos bioativos. Esses compostos vêm separados, retirados dos alimentos, e com a finalidade de evitar problemas de saúde e alguns até ajudam no tratamento de doenças.

Os compostos presentes nos alimentos são utilizados para prevenção de doenças em várias partes do mundo desde 1980. Inclusive, vários artigos científicos citam que o Japão iniciou o uso com a finalidade da prevenção de doenças da população.

Após o Japão, vários outros países observaram o poder desses compostos nutracêuticos para a prevenção de doenças e muitas pesquisas científicas foram desenvolvidas. Hoje, existem muitas pesquisas científicas esenvolvidas com a finalidade de conhecer melhor tais suplementos.


Nutracêuticos x alimentos funcionais

Chamamos de alimento funcional aos alimentos que apresentam sua composição é benéfica para mais de uma função alvo do corpo, algo nutricional. Assim, esses alimentos podem ser usados com a finalidade de reduzir o risco de doenças e manter o ritmo de boa saúde.

Já o nutracêutico é um composto proveniente deste dos alimentos que tem um objetivo médico: prevenir e tratar doenças. Esses produtos podem estar em forma de cápsulas, comprimidos, ervas e até mesmo em forma de sopa.

Assim, enquanto os alimentos funcionais atuam na manutenção da boa saúde e atuam na redução de doenças, os nutracêuticos são importantes para o uso medicinal.

 

Para que servem os nutracêuticos

Os nutracêuticos são usados com a finalidade de dar ao organismo algum composto ativo, auxiliar na prevenção de doenças e até alguns podem ajudar a combater certos tipos de doenças, como visto em alguns artigos científicos.

Nesses suplementos podemos encontrar vitaminas, minerais, fibras, proteínas e até ácidos graxos com o intuito de auxiliar no metabolismo do organismo para que esse não tenha qualquer tipo de moléstia. Dito isto, será mostrado nos próximos tópicos alguns exemplos de princípios ativos dos nutracêuticos e suas funções.


Vitaminas

Uma das principais funções de se utilizar as vitaminas para a produção de nutracêuticos é a propriedade antioxidante que algumas vitaminas possuem. Um composto antioxidante tem como função evitar a oxidação do organismo a partir de radicais livres no meio celular.

Como nosso corpo passa por produção e quebra de substâncias, é natural o surgimento de moléculas isoladas que podem se ligar a outras moléculas, o que é prejudicial e pode causar lesões. Para diminuir esses riscos, algumas vitaminas vão atuar como antioxidante, que tem a função de neutralizar os radicais livres.

As vitaminas que atuam como antioxidante são: vitamina C e vitamina E. Além desses compostos, existem outros tipos de antioxidantes: os carotenóides e glutationa. Além dessa função de antioxidante, essas vitaminas apresentam outras funções, onde algumas são:

- Vitamina E: melhora a imunidade, evita o envelhecimento das células, diminui o risco de doenças cardiovasculares, previne certos tipos de câncer, Alzheimer e Esclerose Lateral Amiotrófica.
- Vitamina C: participa de diversas reações do metabolismo, atua na melhoria da imunidade, evita problemas na pele, ajuda na absorção do ferro, protege contra tumores e diminui problemas ósseos.
- Vitamina A: ajuda a evitar problemas visuais, também com ação antioxidante, melhora a pele, o cabelo, as unhas e até o sistema imunológico.

Além dessas vitaminas citadas, ainda podem existir nutracêuticos com outros compostos vitaminados. Um exemplo é a vitamina D, que ajuda na absorção de minerais nos ossos e evita problemas ósseos.

Vitaminas K e as do complexo B atuam no metabolismo, na manutenção da pele, coagulação sanguínea, proteção do sistema nervoso e sistema imunológico, entre outras funções.


Sais minerais

Os sais minerais, assim como as vitaminas, são importantes compostos presentes nos alimentos. Utilizados também na produção de nutracêuticos, esses compostos são responsáveis pela produção de vitaminas, para a prevenção e tratamento de doenças.

São exemplos de sais minerais o cálcio, fósforo, sódio, potássio, manganês, magnésio, iodo, ferro, selênio, entre outros. observe a seguir funções de alguns minerais:

- Cálcio: participação dos ossos e dentes, coagulação sanguínea, contração muscular;
- Fósforo: produção de energia e de moléculas essenciais para o organismo;
- Ferro: está relacionado com a formação de hemácias, previne e trata a anemia;
- Iodo: funcionamento da glândula tireoide e produção de hormônios;
- Sódio: regulação de líquidos do corpo, participa da contração muscular e da coagulação sanguínea.

Entre outras funções dos suplementos nutracêuticos que contém sais minerais têm a prevenção de doenças musculares, cardíacas e neurológicas. Muitas pesquisas têm mostrado que doenças crônicas podem ser prevenidas com a ingestão desses compostos.


Flavonoides

Os flavonoides são de origem natural e não podem ser produzidos pelo corpo humano. Mesmo assim, apresentam funções importantíssimas como a prevenção de câncer e doenças cardíacas. Os nutracêuticos podem ser produzidos a partir dessas substâncias.

São antioxidantes e anti-inflamatórios, previne o envelhecimento celular e combate toxinas que podem invadir o fígado. Tem uma propriedade analgésica e vasodilatadora, ajuda a controlar a pressão sanguínea.


Probiótico e prebiótico

Os probióticos são produzidos a partir de microrganismos que ajudam no equilíbrio da flora bacteriana presente no intestino. Essas bactérias se instalam no intestino grosso e previne doenças nesse sistema digestivo, melhor digestão, auxilia no combate a parasitas e ajuda na saúde e estabilidade da microbiota intestinal.

Os prebióticos são produzidos a partir de fibras que ajudam no crescimento e desenvolvimento da flora bacteriana. Não apresenta o microrganismo, mas sim fibras que são importantes para promover o aumento desses seres no organismo.

Os prebióticos ajudam na fisiologia da microbiota, atuam na absorção de cálcio, produção e absorção de vitaminas e redução de risco de câncer de cólon.


Ácidos graxos poliinsaturados

Entre os compostos chamados de ácidos graxos, temos os ômegas 3 e 6. O ômega 3 controla os níveis de triglicerídeos e também a pressão sanguínea. Além disso, ajuda nos efeitos de coagulação sanguínea, mantém os ritmos cardíacos e reduz doenças cardiovasculares. Previne alguns tipos de câncer (próstata, mama e cólon).

Existem nutracêuticos que contém ainda o ômega 6, que previne osteoporose, diabetes e hipertensão, assim como promove um equilíbrio do colesterol HDL e LDL, e diminui o risco de problemas cardiovasculares.


Fibras

As fibras são fontes de energia, porém como o organismo não consegue quebrar, essas substâncias irão apenas atuar na fermentação promovida pela microbiota.

Por mais que não sejam digeridos pelo corpo, esses compostos são importantes pois promove uma redução dos níveis ruins de colesterol e evita o surgimento de câncer.

Melhora o trânsito intestinal, ajuda na eliminação das fezes e ajuda no crescimento microbiano.

 

Como tomar nutracêuticos corretamente

Os nutracêuticos serão encontrados em lojas na forma de cápsulas, comprimidos ou ervas. Antes de tomar esses suplementos, é necessário buscar ajuda de um profissional de saúde (médico ou nutricionista).

Ao buscar essa ajuda terapêutica, o suplemento poderá ser utilizado da forma que preferir, em forma de sucos, chás ou pode ser tomado na forma de cápsulas com a ajuda de água.

A quantidade de cápsulas por dia irá variar de acordo com a opinião médica, pode ser tomada de 1 a 3 cápsulas. Por isso é importante buscar ajuda médica, pois se trata de um suplemento para ajudar na prevenção de doenças ou no tratamento dessas doenças.

 

Bula e composição dos nutracêuticos

A composição das cápsulas irá variar de acordo com o tipo de composto ativo presente. Pode ser um mineral, vitamina, probiótico, flavonoide, fibra ou ácido graxo. Compostos de origem vegetal ou animal, são encontrados nas cápsulas.

Alguns nutracêuticos podem apresentar mais de um composto, e assim é importante para a prevenção de mais de uma doença. Por exemplo, existem alguns nutracêuticos que apresentam mais de uma vitamina, que atua para a saúde do indivíduo.

As cápsulas dos nutracêuticos são originadas de gelatina, corantes e glicerina. É importante ler bem a composição antes de adquirir qualquer produto, pois alguns podem conter substâncias consideradas alérgicas para algumas pessoas, como derivados de soja, leite ou ovo.

 

Efeitos colaterais e contraindicações dos nutracêuticos

Por conter substâncias a mais do que encontramos nos alimentos, esses compostos devem ser introduzidos na dieta a partir da indicação dos profissionais de saúde. Em quantidades consideradas grandes, ao tomar de forma excessiva, essas substâncias podem causar diversas reações e podem gerar danos.

Os principais sintomas que envolvem essas substâncias são a intoxicação ou a intolerância pelo organismo. Pode causar a formação de cálculo renal, aumento de gases, diarreia, cólica abdominal.

Além disso, podem interagir com medicamentos e provocar o efeito contrário, o que causa sérios problemas à saúde. Por mais que muitos desses suplementos não tenham registros de efeitos colaterais, é importante se manter alerta para esse fato.

Quanto à contraindicação, esses suplementos devem ser bem avaliados antes da utilização em grávidas, lactantes e pacientes de doenças crônicas. Pessoas imunodeprimidas também devem buscar ajuda antes do tratamento. Além disso, nutrizes e crianças não poderão utilizar tais suplementos.

 

Benefícios e vantagens dos nutracêuticos

Os suplementos nutracêuticos tem inúmeras vantagens e benefícios para o corpo do indivíduo. Esses compostos auxiliam na prevenção e tratamento de doenças, e isso contribui para manutenção da saúde de diversas pessoas.

Cada vez mais estudados, podem atuar no metabolismo do organismo, no equilíbrio da pressão arterial, do nível de triglicerídeos e colesterol, por exemplo. Assim, previnem doenças como a aterosclerose e outras cardiopatias.

Podem atuar no sistema imunológico, o que melhora e diminui o risco de doenças ou até mesmo no combate das mesmas, como alguns compostos anti-inflamatórios e analgésicos. Ajudam a promover um bom metabolismo, com a propriedade de antioxidante.

Ao atuar como antioxidante, esses nutracêuticos podem ainda prevenir tipos de câncer, diminuir os efeitos do envelhecimento da pele, cuidar das unhas e cabelos e promover a hidratação do corpo como um todo. Outros benefícios importantes são:

- Atuam na produção de substâncias no organismo;
- Melhoram o trânsito intestinal e previne moléstias do sistema digestório;
- Promovem o equilíbrio da microflora presente no intestino;
- Atuam na absorção e produção de proteínas e vitaminas;
- Evitam problemas ósseos;
- Previnem contra doenças como anemia;
- Auxiliam no emagrecimento e combate de doenças como a obesidade;
- Evitam o surgimento de doenças no sistema nervoso;
- Melhoram o funcionamento dos músculos.

Esses e outros benefícios podem ser apresentados com o uso de nutracêuticos, produtos com princípios ativos e indicado por especialistas do mundo inteiro. Busque sempre uma orientação médica antes de iniciar o tratamento.

 

Onde comprar os melhores nutracêuticos

Os suplementos de nutracêuticos podem ser encontrados em lojas que vendem produtos naturais. Procure sempre conhecer bem a loja e o produto antes da compra. É importante conferir a credibilidade do produto e do local onde será comprado.

Nunca compre ou utilize produtos fora do prazo de validade e sempre confira se são produtos com registros na ANVISA. A Nature Center sempre disponibiliza os melhores produtos e os melhores preços. Uma loja de produtos naturais bastante confiável, sempre busca o melhor para os seus clientes.

Por fim, encerramos mais um texto, dessa vez tratamos mais detalhadamente dos nutracêuticos. Para saber mais sobre outros suplementos, busque no nosso site e confira os melhores produtos e preços acessíveis que a Nature Center traz para os seus clientes!


 

O que falam sobre nós

O que falam sobre nós