Televendas: (31) 3063-8989
Central de Atendimento
(31) 3063-8989 (31) 98462-5344 @ sac@naturecenter.com.br Segunda à Sexta-feira de 8h às 19h.
Sábado de 9h às 13h.
Mostrando 2 Produtos em 1 páginas
Mostrando 2 Produtos em 1 páginas

Potássio: Saiba tudo sobre!

O potássio é muito importante, mas você sabe o que é e para que serve? Ele pode atuar no nosso corpo, trazer uma série de benefícios e melhorar nossa saúde e qualidade de vida de maneira bastante significativa.

Por isso, será explicado sobre o que é e o que o torna tão importante para o ser humano, onde pode ser encontrado, como deve ser ingerido, quais os benefícios para a saúde humana e as indicações e contraindicações e mais.

 

O que é o Potássio?

O potássio é um mineral facilmente encontrado na natureza, principalmente no solo. Este é sintetizado pelas plantas e passado por meio da alimentação para os humanos e os animais. No entanto, poucas pessoas sabem da sua importância para o bom funcionamento do organismo humano.

O nome desse mineral tem origem latina (kalium). Consiste em um metal mole, de cor esbranquiçada com brilho metálico prateado. É um dos metais de menor densidade e perde apenas para o lítio.

Fisicamente, é um bom condutor de eletricidade e calor. Para comercialização o mineral passa por um processo de eletrólise junto a sais fundidos ou minérios refinados.

- Número atômico: Z = 19;
- Massa molar: M = 39,098 g/mol;
- Isótopos naturais estáveis: 39K (93,26%), 41K (6,73%);
- Ponto de fusão: Tf = -103 °C;
- Ponto de ebulição: Te = -34 °C.

Esse composto foi o primeiro mineral a ser isolado, por meio do processo de eletrólise. Isso ocorreu em 1807, o processo foi realizado por um químico inglês, denominado Humphry Davy. Ele fez a eletrólise, utiliza uma bateria voltaica e decompôs o hidróxido de potássio fundido.

Além disso, ele é o terceiro mineral de maior abundância do organismo humano. E é essencial para a vida vegetal e animal, o que inclui a espécie racional, os humanos.

No entanto, deficiência ou excesso desse mineral no organismo humano podem resultar em doenças, distúrbios ou agravamento do quadro clínico. Por isso, é necessário entender os benefícios do seu uso consciente e responsável.


Usos do Potássio

Esse mineral tem vários tipos de usos, que abrangem as mais diversas áreas produtivas, aqui citaremos algumas:

- Em submarinos: o peróxido de potássio (K2O2) é utilizado para retirar o gás carbônico e a água de ambientes fechados e liberar oxigênio;
- Reatores nucleares: em processos de refrigeração, esse mineral fluido é utilizado para transferir calor;
- Detergentes e sabões líquidos: o hidróxido desse composto é utilizado na fabricação desses produtos;
- Explosivos e fogos de artifício: o seu nitrato (KNO3), o seu clorato (KCIO3), e os seus sais, são utilizados na fabricação desses produtos;
- Fertilizantes: outros sais de potássio, tais como, o nitrato, o carbonato, o cloreto e o sulfato são utilizados na fabricação de fertilizantes.

Como possível notar, esse metal é matéria prima de diversos produtos. Por conta disto, o mineral tem considerável valor econômico.

 

Onde encontrar o Potássio?

Na natureza, o potássio pode ser encontrado no solo. As quantidades do mineral disponíveis no solo dependem do tipo de solo e vegetação. Esse mineral é absorvido pelas plantas como tartaratos ou oxalatos. O animais e humanos por sua vez adquirem esse mineral ao se alimentarem das plantas.

Alguns alimentos dispõem de maiores quantidades desse composto que outros, tais como:

- Frutas: tangerina, pera, manga, romã, melão, banana prata, abacate, maracujá, laranja, cupuaçu, atemoia, pequi;
- Legumes e verduras: coentro desidratado, extrato de tomate, alho, chicória, couve manteiga, beterraba, folha de mostarda, alface lisa, espinafre, rabanete, repolho roxo, cenoura, almeirão;
- Outros: carnes vermelha e branca, leite, iogurte, água de coco.

Recomenda-se que a ingestão desses alimentos seja feita em sua forma natural, ou seja, crus. Ou caso necessário cozinhar, é importante que o cozimento seja feito ao vapor. Pois dessa forma, evita-se a perda do mineral.

Ele também pode ser encontrado em forma de suplemento ou polivitamínico. Lojas de produtos naturais, farmácias e drogarias dispõem de suplementos a base desse mineral a venda. Na Nature Center, por exemplo, é possível encontrar o suplemento com preços que variam de 30,00 a 70,00 reais.

A Nature Center é uma loja de produtos naturais disponível de maneira online e garante a compra no conforto do seu lar e de forma segura.

 

Como tomar o Potássio?

A deficiência ou excesso desse mineral no organismo, resultam em efeitos colaterais ou desenvolvimento de graves doenças. Portanto, é necessário ter um controle quanto às quantidades consumidas e se atentar a possíveis sintomas.

Recomenda-se que um adulto saudável deve consumir de 2 a 3 mil mg diariamente. Para fazer o controle de pressão a quantidade deve ser maior. No entanto, necessita de acompanhamento e recomendação médica.

Para lactentes recomenda-se um consumo diário de cerca de 5 mil mg. No entanto, deve ser prescrito e ter acompanhamento médico. Durante a gravidez, normalmente não é necessário ingerir quantidades maiores do mineral.

No caso de suplementos, para indivíduos adultos e saudáveis, recomenda-se a ingestão de uma cápsula de 99 mg por dia.


Sinais de deficiência de Potássio

Como já dito, a deficiência e excesso de potássio podem resultar em doenças. Alguns sintomas podem ser facilmente percebidos quando o nível desse composto no organismo encontra-se baixo. Tais como:

- Fadiga;
- Fraqueza;
- Dores e cãibras;
- Palpitações no coração, alteração da frequência cardíaca;
- Reflexos lentos;
- Dores de cabeça frequentes;
- Fraqueza óssea, osteoporose;
- Desenvolvimento ou agravamento da diabetes;
- Aumento da pressão arterial.

É importante ressaltar que o aparecimento de um ou mais desses sintomas não necessariamente indica a falta desse mineral. Deve-se procurar um médico para que este possa dá o diagnóstico correto e passar o medicamento ou suplementação.

 

Quais os benefícios do Potássio?

Os íons de potássio (K+) juntamente com os de sódio (Na+) agem nas membranas celulares responsáveis pela transmissão de impulsos eletroquímicos dos nervos e fibras musculares. Além disso, atuam no balanceamento da remoção de subprodutos provenientes da alimentação. Dessa forma, contribui com a perda de peso.

O cloreto de potássio é considerado o substituto parcial do sal de mesa para pessoas que são hipertensivas. Assim, nota-se que o mineral traz muitos benefícios ao organismo humano. Nos próximos tópicos serão abordados alguns dos principais benefícios deste mineral para a saúde.


Reduz a pressão arterial

A pressão arterial elevada, popularmente chamada de pressão alta, caracteriza a hipertensão. Agravante de doenças cardiovasculares e principal causadora de Acidentes Vascular Cerebral - AVC.

Estudos atestam que manter uma alimentação regrada a base desse mineral e o uso do suplemento derivado, contribuem com a redução e controle da pressão arterial. Consequentemente, reduz o risco de ocorrência de problemas cardiovasculares ou ACV. O processo deve ser acompanhado por um profissional habilitado.


Controla o sistema nervoso

Além disso, contribui com a comunicação dos neurónios, o que resulta em uma melhora da memorização e consequente aprendizagem. No entanto, são poucos os estudos que abordam o assunto. Então, são dados que podem ser negados com o avançar das pesquisas e estudos.

Esse mineral ainda tem função vasodilatadora, o que assegura a oxigenação do cérebro e também evita a ocorrência de AVC’s.


Reduz o estresse e ansiedade

Ele também traz benefícios para pessoas ansiosas e constantemente estressadas. Acredita-se que o estresse e a ansiedade, os males do século, estão correlacionados aos altos níveis de cortisol e adrenalina. Estes hormônios podem ser controlados pelo potássio e reduz quadros de estresse e ansiedade.


Aumenta a absorção de Cálcio pelo organismo

Esse composto fortalece os ossos, isso porque combate os ácidos que atuam na retirada de cálcio das estruturas ósseas e cartilaginosas. Assim, o cálcio é beneficiado com o potássio, pois consegue se fixar nos ossos e os torna mais fortificados.

Além disso, quando o cálcio consegue se fixar mais facilmente aos ossos, sua quantidade disponível no sangue reduz. Com isso, os rins filtram menos cálcio, os demais órgãos funcionam de forma mais eficiente. Assim, doenças como cálculos renais, denominadas popularmente por pedras nos rins, são evitadas ou menos prováveis.


Regula o metabolismo

Esse metal tem grande influência sobre o metabolismo. Com propriedades capazes de regular os níveis de açúcar o sangue, previne a diabetes. Além de capacidade de absorção de nutrientes, com as gorduras e os carboidratos.


Ameniza dores

O potássio pode aliviar dores, principalmente dores de cabeça. Como já citado anteriormente, dores de cabeça constantes podem ser um indicador de deficiência desse mineral no organismo.


Reduz o líquido das células

O potássio é benéfico ao bom funcionamento de alguns órgãos, como os rins. Isso por que ele tem a capacidade de regular o balanço de líquidos no organismo. Assim, cada órgão irá funcionar com uma concentração ideal de água. Consequentemente, a atividade dos órgãos melhora.


Contribui com a perda de peso e ganho de massa muscular

Como já citado, esse mineral regula os níveis de açúcar, absorve gorduras e mantém o metabolismo regulado. Dessa forma, o potássio é fundamental para quem busca uma ajudinha extra na perda de peso.

Esse composto tem a capacidade de regular os níveis de açúcar no organismo. Dessa forma, evita a produção exagerada de insulina. A insulina é um hormônio acumulador de gordura. Logo, além de contribuir para o não desenvolvimento de diabetes, o potássio ainda reduz o acúmulo de gordura corporal.

Além disso, ele pode manter as funções do metabolismo reguladas. O que também contribui com a perda de peso. Não bastasse, o mineral consegue balancear o líquido e a retenção de água pelo organismo. Dessa forma, o corpo desincha.

Além disso, consegue ainda permitir que a contração e relaxamento dos músculos ocorra de maneira mais correta. Dessa forma, são evitados dores e cãibras. E mais, o potássio ajuda no aumento de massa muscular. Isso por causa das taxas de hormônios do mineral. E hormônios prejudiciais, como o cortisol, são mantidos em níveis baixos.

 

Indicações e contraindicações do Potássio

Por ser fundamental a vida, o potássio deve ser consumido constantemente por todos os seres vivos de todas as idades. No entanto, em quantidades adequadas. O suplemento dietético de potássio é indicado a hipertensos. Com tudo, deve ser prescrito e ter acompanhamento médico.

O cloreto de potássio, presente em muitos suplementos de potássio, é contraindicado a pessoas com insuficiência renal e hipercalemia. Além disso, a substância reage de forma negativa com trifluoreto de bromo, ácido sulfúrico e permanganato de potássio.

Dessa forma, pessoas que tomam medicamentos ou fazem algum tipo de tratamento só devem fazer uso do suplemento com prescrição médica.

Os suplementos são indicados a pessoas saudáveis que buscam complementar a alimentação. Para que os efeitos sejam notórios, é importante aliar o uso dos suplementos a uma alimentação saudável e a prática constante de exercícios físicos. Apenas um estilo de vida saudável assegura a qualidade de vida e longevidade.

Portanto, é fundamental saber quais as necessidades do seu organismo e qual melhor tipo de suplemento para a sua necessidade. Por isso, é importante buscar orientação médica.

 

Onde comprar

Comprar os suplementos derivados do potássio é bastante simples, pois Nature Center contém em seu estoque esse e vários outros suplementos alimentares. A loja online garante a qualidade dos produtos e dá muito mais segurança na compra e no consumo do produto.

Sempre antes de comprar um suplemento, leia a bula e o rótulo. Atente-se aos cuidados e precauções e ao modo de tomar. Em suplementos de potássio que comum que alguns disponham de uns hormônios e outros não.


 

Visitados

O que falam sobre nós

Acesse
o blog