Televendas: (31) 3063-8989
Central de Atendimento
(31) 3063-8989 (31) 98462-5344 @ sac@naturecenter.com.br Segunda à Sexta-feira de 8h às 19h.
Sábado de 9h às 13h.
Mostrando 9 Produtos em 1 páginas
Tryptophan é um suplemento à base de Triptofano, precursor de serotonina responsável pelo bem estar, humor e sono.
Inove Nutrition
Product ID: 2721
Product SKU: 2721
New In stock />
Tryptophan  (Triptofano) - 30 Cápsulas - Inove Nutrition
Maracujá Fitoway é composto por alta concentração da fruta maracujá (passiflora alata). Maracujá Fitoway possui inúmeros benefícios ao corpo, dentre eles ação tranquilizante, promovendo maior relaxamento diário.
Fitoway
Product ID: 3209
Product SKU: 3209
New In stock />
Maracujá - 60 Cápsulas - Fitoway
Desinchá Noite é um chá diário com 8 ingredientes naturais. Desinchá Noite possui ação calmante e tranquilizante para proporcionar mais qualidade para as noites de sono.
Desinchá
Product ID: 3186
Product SKU: 3186
New In stock />
Desinchá Noite - 60 Sachês
TriptoCaps Promel é um suplemento encapsulado com máxima concentração de Triptofano. TriptoCaps (Triptofano) está diretamente relacionado com a produção de Serotonina voltado para melhor qualidade do sono, humor e diminuição do stress.
Product ID: 3323
Product SKU: 3323
New In stock />
TriptoCaps - 60 Cápsulas - Promel
L-Triptofano Tiaraju é um suplemento composto por L-Triptofano, além de Vitaminas B3, B5 e B6. O Triptofano é um aminoácido precursor da melatonina, um neurotransmissor responsável pela melhor qualidade do sono.
Tiaraju
Product ID: 3337
Product SKU: 3337
New In stock />
L-Triptofano - 60 Cápsulas - Tiaraju
Chá Misto da Noite é um composto por ingredientes naturais com vários benefícios ao corpo. Chá Misto da Noite possui plantas, flores e frutos que contribuem para maior relaxamento e assim melhor qualidade do sono.
Alquimia Natural
Product ID: 3341
Product SKU: 3341
New In stock />
Chá Misto da Noite - 45g - Alquimia Natural
Relachá Unilife é uma bebida em pó com um mix de fruta e plantas. Relachá auxilia no relaxamento físico e mental, o que favorece para melhorar a qualidade de vida.
Unilife
Product ID: 3273
Product SKU: 3273
New In stock />
Relachá - 200g - Unilife
OChá BetterLife é um blend de chás voltados para melhor qualidade de vida. OChá permite ter dias com maior aproveitamento e energia e noites com sonos revigorantes.
BetterLife Br
Product ID: 3457
Product SKU: 3457
New In stock />
OChá - 42 Sachês - BetterLife
Valerianae J. Rhizoma é um produto natural composto por Valeriana, de provê melhor relaxamento, ajudando na melhor qualidade do sono e também no controle da pressão arterial.
Maxinutri
Product ID: 3529
Product SKU: 3529
New In stock />
Valerianae J. Rhizoma (Valeriana) - 60 Cápsulas - Maxinutri
Mostrando 9 Produtos em 1 páginas

Precursor de Sono

Dormir é um fato tão comum que, geralmente, não se dá tanta importância. No entanto, uma boa noite de sono traz mais disposição e bom humor, fazendo com que o dia seguinte renda mais.

E não é só isso: Estudos comprovaram que dormir bem colabora com o emagrecimento, diminui os sintomas e a frequência das crises de enxaqueca, aumenta a imunidade, protege o organismo contra o aparecimento de doenças e previne a queda de cabelo.

O precursor de sono mais conhecido é a melatonina, um hormônio que começa a ser produzido pelo corpo humano durante à noite e seu principal papel é induzir o sono. A suplementação com melatonina é muito difundida nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, sua comercialização é recente e precisa de receita médica.

 

O que é um Precursor de sono?

Durante o dia, a melatonina é produzida de maneira lenta pelo trato digestivo, sobretudo pelo intestino. A produção aumenta durante a noite, quando ela exerce a sua principal função: regular o sono. Por coincidência, o lugar em que ocorre a síntese da melatonina é a glândula pineal, onde muitas religiões acreditam ser nossa ligação com os céus.

É por esta razão que o corpo diminui o seu ritmo conforme a luz natural vai diminuindo. A maior produção de melatonina ocorre quando adormecemos e, quando amanhece, a taxa novamente diminui.

O uso de precursor de sono foi muito difundido entre os pilotos, para diminuir a sensação de mal-estar causado pelas diversas alterações de fuso-horário (jet lag). No entanto, a partir dos anos 70, os estudos mostraram que suas propriedades podem ir além, daí vem a popularidade do suplemento.

Um exemplo é a perda de melatonina que o corpo sofre naturalmente com o passar dos anos. Consequentemente, pessoas mais velhas correm o risco de ter problemas com insônia, ter um sono mais leve e pouco repousante.

No entanto, não é apenas a idade que causa a deficiência da melatonina no organismo: Os produtos que emite luz durante a noite (como televisão, computador e smartphone) colaboraram para diminuir a qualidade de sono e provocar o aumento da insônia.

 

Como e por que Funciona o Precursor de Sono?

As pessoas estão cada vez menos preocupadas com o seu sono, especialmente por acreditarem que as oito horas recomendadas são uma perda de tempo. Entretanto, não dormir bem à noite envolve diversos hormônios importantes para o bom funcionamento do organismo e que tem relação direta com o nosso bem-estar.

Os hormônios que recebem o nome de precursor de sono são o Triptofano, a serotonina e a melatonina. Em resumo, a serotonina é gerada a partir do Triptofano, enquanto a melatonina é gerada a partir da serotonina. Quando a produção destes dois hormônios é feita de maneira correta, a qualidade do sono é maior e, além disso, nos sentimos melhores quando estamos acordados, especialmente porque o organismo funciona melhor.

Já quando uma pessoa se priva do sono, o metabolismo da melatonina é prejudicado e, por sua vez, a serotonina, o “hormônio da felicidade”, também se altera. É um círculo vicioso, já que a produção desregulada de serotonina vai, quando o dia termina, alterar a produção de melatonina. Como resultado, diversos problemas de saúde aparecem:

- Prejudica as atividades cerebrais, tais como a capacidade de aprender, memorizar, produzir e ser criativo;
- Aumenta a instabilidade emocional, especialmente no período em que o sol está se pondo e a noite chega;
- Dores de cabeça, inclusive aumenta as crises de enxaqueca;
- Diminui a capacidade do corpo de metabolizar calorias;
- Ansiedade;
- Transtornos alimentares, como a obesidade;
- Doenças como o câncer de mama;
- Doenças cardíacas;
- Depressão;
-
Artrite e artrose;
- Disfunções sexuais e impotência;
- Aumenta a compulsão por alimentos gordurosos e doces;
- Aumenta os sintomas do TDAH;
- Fibromialgia;
- Aumenta o risco de um Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Aumenta a sonolência durante o dia;
- Causa desmotivação e reduz a energia necessária para realizar as tarefas do dia-a-dia;
- O sono é a causa de muitos acidentes de trabalho e de trânsito;
- Aumenta a tensão.

Por coincidência, até mesmo a preocupação com o sono pode causar a diminuição da qualidade deste, já que o estresse é uma das maiores causas da insônia.

A suplementação com o precursor de sono Triptonafo, que não é produzido pelo organismo, aumenta a produção de serotonina e, consequentemente, da própria melatonina.


 

Benefícios do Suplemento Precursor de Sono

O uso do precursor de sono traz vários benefícios, não só para a qualidade do sono, mas também diversas áreas importantes:

Ajuda a melhorar a forma física

O sono está diretamente relacionado com a hipertrofia (aumento da massa muscular), já que, após os exercícios, as fibras musculares se rompem e a regeneração dos músculos (assim como os demais tecidos e células de nosso organismo) acontece enquanto dormimos.

Além disso, a falta de sono traz prejuízos à performance durante a prática de qualquer exercício físico.

 

É excelente para pilotos e viajantes que atravessam várias zonas horárias

A melatonina é muito usada por pilotos de avião que atravessam mais de 5 zonas horárias em um único dia. Além disso, pode ser usada por qualquer um que seja sensível às mudanças de fuso horário, ainda que seja, por exemplo, uma única zona horária.

Isso acontece porque esse hormônio ajuda o organismo a ajustar o horário biológico com maior facilidade e rapidez. Consequentemente, os viajantes não sentem dificuldade para se adaptar ao novo fuso-horário.

 

Auxilia no processo de emagrecimento

Segundo endocrinologistas, o sono auxilia no processo de emagrecimento, especialmente porque é nesse momento que a grelina e a leptina, hormônios que aumentam a sensação de saciedade, são regulados.

A grelina e a leptina são muito afetadas por quem dorme pouco ou tem um sono de pouca qualidade. Sem a regulagem dos hormônios da saciedade, surge a necessidade de comer alimentos mais gordurosos, além de beliscar fora de hora. Nas refeições, se come mais do que o necessário.

Apesar de não ainda ser cedo para confirmar que a melatonina ajuda a emagrecer, pode-se concluir que ela é aliada do processo de emagrecimento. Naturalmente, dormir bem é apenas um dos passos para alcançar a boa forma, pois praticar exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada são as principais maneiras de se emagrecer.

 

Diminui os sintomas da enxaqueca

Muitos estudos sobre a melatonina, realizados no Brasil e no mundo, apontaram que alguns tipos enxaqueca têm os seus sintomas melhorados com a suplementação do precursor de sono. Isso é uma grande ajuda para os pacientes que não veem resultado no uso de analgésico e outras terapias mais convencionais.

No entanto, como o estudo nessa área ainda é recente, os especialistas ainda não chegaram a um consenso sobre a dose necessária ou até que ponto o suplemento ajuda, por exemplo.

Previne o câncer e ajuda no tratamento de quimioterapia

Muitos estudos tem sido feitos na área da prevenção e da cura do câncer: Como o organismo atua na criação de células novas durante o sono, uma noite mal dormida pode fazer com que estas células não tenham o melhor funcionamento possível. Portanto, o aparecimento de células cancerígenas pode ter relação com a qualidade de sono.

Outro estudo, feito em camundongos com câncer, mostrou que eles reagiram melhor à quimioterapia com a suplementação de melatonina.

Os estudos feitos em humanos ainda estão no início, então não há 100% de certeza de que o tratamento vai surtir o mesmo efeito. No entanto, não podemos descartar esta possibilidade e, quem sabe, no futuro, esta descoberta pode ser um passo adiante na busca da cura do câncer.

 

Ajuda no tratamento da síndrome dos ovários policísticos

A síndrome dos ovários policísticos, ou seja, um aumento irregular da produção de hormônios masculinos em mulheres acaba gerando muitos transtornos, desde a acne até a infertilidade. Pesquisas recentes apontam que a suplementação com melatonina tem influência na produção de insulina e do estradiol, hormônios relacionados à doença.
 

Ameniza cólicas em bebês

Estudos recentes comprovaram que a serotonina e a melatonina desempenham um papel importante no intestino: elas provocam, respectivamente, a contração e o relaxamento do intestino.

Já que a produção da melatonina em bebês não existe, é muito provável que esta seja a causa das cólicas que eles sofrem. Estudos feitos em bebês, utilizando a suplementação de uma gota do hormônio, ainda estão sendo feitos e, portanto, ainda não há protocolos de tratamento ou conclusões.

 

Previne a queda de cabelo e a calvice

A alopécia androgenética, mais conhecida como calvice, é a principal causadora da queda de cabelo, afetando metade dos homens om mais de 50 anos. Estudos realizados mostraram que a melatonina pode prevenir o problema, se a suplementação for feita logo no início. Um deles foi realizado com aproximadamente 2000 participantes que, após três meses de suplementação com precursor de sono, tiveram uma queda no risco de 61% para 7,8%.

Isso acontece porque a melatonina incentiva o processo de multiplicação de células germinativas do bulbo capilar, responsáveis pelo crescimento do cabelo.

 

Ajuda a controlar distúrbios neurológicos

Problemas neurológicos e psiquiátricos têm seus sintomas reduzidos de forma considerável com a suplementação de melatonina. O uso tópico do hormônio já é muito usado por quem sofre de epilepsia. Além disso, crianças autistas têm suas crises de ansiedade controladas e, consequentemente, há uma melhora em seu comportamento.

Como já foi dito, um sono de má qualidade está diretamente relacionado ao aumento da depressão (já que a taxa de serotonina diminui drasticamente) e também à piora dos sintomas do TDAH, especialmente em crianças em idade escolar.

 

Ação antioxidante

Suplementos que possuem ação antioxidante são muito procurados, sobretudo pelo seu poder de combater os radicais livres que causam o envelhecimento precoce de vários tecidos.

Estudos realizados mostraram que a suplementação com precursor de sono previne o estresse oxidativo das células dos olhos, uma das principais causas do glaucoma e da catarata.

 

Reduz o risco de diabetes

A produção deficiente de melatonina está diretamente relacionada ao risco de desenvolver diabetes. Por exemplo: a forma mais comum do diabetes, o tipo 2, pode aparecer com maior frequência em pessoas que tem deficiência na produção do hormônio por conta de alguma alteração genética.
 

Diminui os sintomas da TPM

Um dos sintomas mais conhecidos da TPM é a irritabilidade e a mudança constante de humor. A suplementação com Triptofano melhora a produção de serotonina, o hormônio da felicidade.

 

Como Consumir o Precursor de Sono?

O consumo de Triptofano deve ser feito de acordo com o objetivo. Para melhorar a qualidade do sono, é importante se tomar de 1 a 2 gramas antes de dormir. Já a melatonina deve ser tomada cerca de 30 minutos antes de dormir em uma dose que não ultrapasse os 3mg. A suplementação com precursor de sono é recomendada para as seguintes pessoas:

- Idosos, cuja produção de melatonina é naturalmente reduzida;
- Trabalhadores cuja jornada de trabalho é à noite e que precisam dormir durante o dia;
- Que dormem tarde e acordam tarde;
- Pilotos e viajantes que sofrem com os sintomas do jat lag;
- Quem possui algum grau de cegueira, já que a pouca luminosidade desregula a produção da melatonina;

 

Efeitos Colaterais do Precursor do Sono

Geralmente, a sugestão é que o Precursor de Sono seja consumido com água ou leite, preferencialmente desnatado, podendo ser ingerido tanto no pré-treino quanto no pós-treino, normalmente trinta minutos antes ou depois, a depender do objetivo que a mulher pretende alcançar.

Lembre-se: caso o objetivo seja a obtenção de medidas saudáveis, o ideal é que se opte por não adicionar nenhum tipo de açúcar em seu preparo.

 

Efeitos Colaterais do Precursor do Sono

Não existe nenhum efeito colateral do precursor de sono conhecido, com exceção dos alérgicos a algum composto da cápsula ou do produto.

Assim como qualquer suplementação, seu excesso e o consumo descuidado e sem prescrição médica pode causar diversos sintomas, tais como:

- Aumento da sonolência;
- Arritmia cardíaca;
- Redução da capacidade de se concentrar;
- Pessoas que sofrem de depressão sentirão um agravamento nos sintomas;
- Reduz a capacidade do organismo de absorver cálcio;
- Aumenta a taxa do estrogênio na mulher.

A intensidade e duração dos sintomas varia de acordo com a ingestão do precursor de sono. Por isso, é importante não se automedicar e procurar um médico para que ele avalie a sua necessidade.

Mantenha os suplementos protegidos da luz do sol e da umidade, se atentando sempre à data de validade e à sugestão de consumo, indicadas no rótulo do produto. Não tome o suplemento durante o dia, pois pode causar sonolência que, na pior das hipóteses, pode aumentar o risco de acidentes. Na hora de dormir, evite a luminosidade para que o hormônio seja ativado com mais facilidade.


 

Visitados

O que falam sobre nós

Acesse
o blog