B1 (Tiamina)
Vitamina B1 (Tiamina)
A Tiamina é uma vitamina pertencente ao grupo do Complexo B, sendo conhecida como (vitamina B1). Essa vitamina faz parte das hidrossolúveis, as vitaminas que o corpo não consegue produzir ou reter por muito tempo no corpo e precisam ser repostas diariamente.
Embora encontrada em praticamente todos os alimentos, ainda que em quantidade pequena, a Tiamina ainda é uma das vitaminas cujas pessoas apresentam maior carência. E isso se deve pelo fato dessa vitamina ser facilmente destruída pelo processamento do organismo durante a ingestão de alimentos.
Por conta disso, tomar suplementos de Vitamina B1 é fundamental para garantir uma ingestão correta desse nutriente. E assim, colher os benefícios que a Tiamina confere ao corpo.
Como a Vitamina B1 - Tiamina Funciona?
A Tiamina faz parte da formação de ATP (Trifosfato de Adenosina), uma molécula que é fonte de energia para todas as células do corpo.
A Vitamina B1, assim como todas do Complexo B, ajudam o corpo a converter os carboidratos ingeridos em combustível. Ou seja, ela ajuda a transformar o carboidrato dos alimentos em glicose, que é usada para o funcionamento do corpo.
O metabolismo de gorduras e proteínas também é estimulado quando se tem nutrição suficiente de Tiamina no organismo.
Quais os Benefícios da Vitamina B1 no Organismo?
O uso da Vitamina B1 - Tiamina trás os seguintes benefícios para o organismo:
1. Ajudam o organismo a preservar e melhorar a saúde do fígado
2. Beneficia os olhos, tornando-os mais saudáveis e até melhorando a visão
3. Melhora a saúde e aspecto da pele e dos cabelos do corpo
4. É uma aliada poderosa do cérebro humano. Ela ajuda a fortalecer e melhorar a memória, bem como fortalece as capacidades de raciocínio e concentração. Além disso, também evita a morte de células nervosas.
5. Ajuda a estimular a produção do neurotransmissor acetilcolina. A vitamina ajuda a manter a regularidade das funções do coração, devido o fato do neurotransmissor proteger a comunicação entre o coração e o sistema nervoso
6. A Tiamina estimula a secreção do ácido clorídrico, que facilita a digestão de alimentos. Isso ajuda o organismo a absorver de forma melhor os nutrientes necessários para manter a saúde e disposição
7. Por conta da ativação de enzimas e estímulo à secreção de ácido clorídrico a Vitamina B1 ajuda no emagrecimento. Ela equilibra e regula a absorção correta de nutrientes, e com isso bloqueia dois efeitos decorrentes da carência desses nutrientes no corpo: fome intensificada e acúmulo de gorduras
8. A Tiamina ainda ajuda indiretamente no ganho de massa muscular. Tal ajuda vem por meio da maior quantidade de oxigênio nos músculos quando o corpo está devidamente nutrido de Tiamina, e também por conta da melhora na comunicação entre os músculos e sistema nervoso, que ajuda o organismo a tirar maior proveito dos treinos
9. Possui ação antioxidante, ou seja, ela consegue proteger o organismo de substâncias produzidas por reações químicas nocivas internas, os chamados radicais livres. Em quantidade suficiente no corpo, a Tiamina protege o corpo desses radicais, que causam o envelhecimento da pele e protege os órgãos da degeneração precoce.
Efeitos da Vitamina B1 - Tiamina no Organismo
A Tiamina faz parte das enzimas responsáveis pela produção de energia para todo o organismo. No cérebro, ela ajuda na produção da acetilcolina, indispensável para a transmissão de mensagens entre cérebro e músculos.
A Vitamina B1 ainda é importante, no cérebro, para a síntese da bainha de mielina.
Sua principal função e ação no organismo está associada no metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos.
Alguns dos efeitos que podem ser notados quando a Vitamina B1 está presente corretamente no organismo são uma maior disposição e energia diária, cérebro mais saudável, maior capacidade muscular, etc.
Como obter a Vitamina B1? Principais Fontes?
A Vitamina B1 pode ser encontrada em praticamente todos os alimentos. Em uns ela tem maior concentração e em outras uma concentração menor.
Uma grande fonte de Tiamina, Vitamina B1, está nos alimentos de origem animal. Como as carnes bovina, aves e suínos.
Essa vitamina também pode ser ricamente encontrada em leguminosas, vegetais, gérmen de trigo, melaço, lêvedo de cerveja, cereais integrais e sementes oleaginosas.
Quantidade ideal de Vitamina B1 por dia?
A RDA de ingestão de Vitamina B1 varia de acordo com a idade de uma pessoa. Para adultos, é recomendado a ingestão de 1,2 mg e para crianças (9 a 13 anos) é de 0,9 mg. E vale ressaltar que menores de 18 anos só podem tomar o suplemento com recomendação médica.
Mulheres grávidas e lactantes precisam ingerir um pouco a mais diariamente da Vitamina B1. No caso delas, o recomendado é que tenham uma ingestão de 1,4 mg ao dia da Tiamina.
Em geral, o consumo de uma porção de leguminosas e outra de sementes já garantem metade da RDA de Vitamina B1 ao dia.
Porém, muitas pessoas não gostam de comer esses alimentos. E precisam de outras fontes naturais ou artificiais da vitamina. Entre essas estão as carnes e os suplementos concentrados de Vitamina B1.
Como Tomar Vitamina B1 Corretamente?
O uso de suplemento de Vitamina B1 pode ser feito para complementar a nutrição adequada, quanto para o tratamento de doenças.
O suplemento pode ser usado como tratamento para a Acidose Metabólica, Síndrome Anêmica e pessoas com vômitos persistentes ou náuseas graves que causem perda de peso e desidratação.
Quanto a dosagem indicada é recomendado tomar 1 cápsula do suplemento para garantir a RDA de Vitamina B1.