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Vitamina B5 (Ácido Pantotênico)

O Ácido Pantotênico ou Pantotênico, também conhecido como Vitamina B5 faz parte das vitaminas pertencentes ao Complexo B. Como todas as vitaminas deste complexo, este ácido é hidrossolúvel.

O micronutriente vitamina B5 é essencial para manter o controle de resposta do corpo ao estresse e para o bom funcionamento do metabolismo de alguns nutrientes. Também atua na produção de hormônios, hemácias e colesterol.

Presente em vários alimentos, porém em pequenas quantidades, a vitamina B5 deve ser consumida diariamente para manter uma presença adequada do micronutriente no corpo. Devido a dificuldade da ingestão adequada, é preciso fazer a ingestão de suplementos vitamínicos com o ácido pantotênico.

 

Como a Vitamina B5 - Ácido Pantotênico Funciona?

A principal função da Vitamina B5 - Ácido Pantotênico está na síntese da coenzima-A (CoA).

Essa importante coenzima do organismo atua na geração de energia para o organismo durante os processos de metabolismos de açúcares, lipídios e proteínas. Também atua na síntese de ácidos graxos e colesterol para o corpo.

A coenzima-A também é utilizada pelo corpo para fazer a acetilação e acilação dos genes, modulando os padrões de expressão e a tradução destes.

 

Efeitos da Vitamina B5 - Ácido Pantotênico - no Organismo?

A Vitamina B5 - Ácido Pantotênico está, em termos “macroscópicos”, relacionado com a síntese de hormônios adrenais.

Falar mais sobre saúde de cabelo, pele e unha (uns dois parágrafos).

Também atua na resposta do organismo frente a estresses produzidos por cortisona, síntese de esteroides, formação de anticorpos e na geração de energia a partir de lipídios, açúcares e proteínas.

No organismo, o ácido pantotênico é absorvido no intestino por processos de hidrólise para deixar a vitamina B5 em sua forma livre. E através de carreadores dependentes de sódio, o ácido pantotênico é internalizado, estocado e distribuído pelo corpo até ser totalmente consumido.

Outro efeito da vitamina B5 no organismo é na sua atuação, pela coenzima-A, no metabolismo. Também atua nas hemácias para aumentar o nível de hemoglobinas no sangue, o que auxilia na cicatrização.

Além disso, outro efeito da vitamina B5 - ácido pantotênico no organismo é o de equilibrar o colesterol e preservar o bom funcionamento do coração.

 

Quais os Benefícios da Vitamina B5 no Organismo?

1. Cabelo: a vitamina B5 repõe proteínas, lipídios e carboidratos, o que fortalece o fio e previne a sua quebra. O ácido ajuda também a manter a pigmentação do cabelo, impedindo o surgimento dos temidos fios brancos por muito tempo.

2. Pele: a vitamina B5 é ótima para manter a pele saudável e com boa aparência. O ácido pantotênico ajuda a retardar os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão. Ele atua como antioxidante das células, gerando assim seus efeitos na pele, por sua ação na produção de glutamina.Também ajuda na renovação celular da pele e sua regeneração, o que auxilia diretamente na cicatrização.

3. Unhas: a vitamina B5 ajuda a nutrir e manter as unhas das mãos e dos pés saudáveis.

4. Maior disposição: a vitamina B5 - ácido pantotênico ajuda a dar mais disposição para o organismo, ao mesmo tempo em que reduz o cansaço e a fadiga do corpo. Ela auxilia também nas atividades metabólicas do organismo. A vitamina é capaz de aumentar a resistência do corpo humano para executar diversas tarefas de uma forma eficiente e saudável.

5. Redução de estresse: o ácido pantotênico é responsável por regular o funcionamento de certos hormônios e neurotransmissores. Alguns dos hormônios regulados, dentre eles a cortisona, estão diretamente envolvidos na causa de certos problemas mentais como a ansiedade, depressão e o estresse.

6. Controle do colesterol: a vitamina B5 regula o nível de colesterol presente no organismo, equilibrando colesterol bom e ruim. Melhora a saúde do coração: a vitamina B5 - ácido pantotênico tem a função de manter o perfeito funcionamento do coração. A vitamina B5 ainda ajuda na regulação da pressão arterial.

7. Melhora dos Níveis de Hemoglobina: a vitamina B5 ajuda a aumentar o nível de hemoglobinas no sangue. Ela auxilia ainda na melhora do processo de cicatrização de ferimentos. Também melhora a capacidade do fígado de metabolizar substâncias tóxicas, além de funcionar como um combustível para a divisão celular e a reprodução do DNA.

8. Melhora da artrite: o ácido pantotênico auxilia na melhora do quadro de artrite.

9. Auxílio na queima de gordura corporal: outro benefício da vitamina B5 no organismo é o de ajudar na queima de gordura do corpo. Estudos apontam que uma quantidade adequada de nutrição do ácido pantotênico ajuda na queima de gordura pois a vitamina usa a queima de ácidos graxos para produzir energia para o corpo.

10. Produzir hormônios importantes para o corpo e ajuda na produção de anticorpos

11. Melhora a digestão e a torna mais saudável

 

Quais as Consequências da Carência de Vitamina B5 - Ácido Pantotênico no Corpo?

A falta de vitamina B5 no organismo é algo raro, por conta da facilidade de obter o nutriente nos alimentos. No entanto, quando ela ocorre, alguns problemas e sintomas podem surgir.

Entre os mais comuns problemas e sinais da carência da Vitamina B5 - Ácido Pantotênico estão:

- Fadiga e pouca disposição para atividades diárias;
- Irritabilidade;
- Câimbras;
- Vômito, náusea e diarreia;
- Insônia;
- Depressão;
- Sensação de queimação nos pés;
- Dores de estômago;
- Infecções respiratórias;
- Dores abdominais


Em casos onde ocorre uma carência da vitamina B5 que não esteja relacionada a má alimentação, é recomendada a busca por orientação médica para o uso de suplementos desta vitamina.

 

Como Obter a Vitamina B5? Principais Fontes do Ácido Pantotênico?

A vitamina B5 é encontrada na maioria dos alimentos, porém em baixa quantidade, sendo necessário sua suplementação.

Fígado de galinha, carne vermelha magra e fígado de porco são dois carnes muito ricas na vitamina. O ovo também é uma excelente fonte do ácido pantotênico de origem animal.

Sementes de girassol, lentilhas, amendoins, frutas como caju e abacate e vegetais como a couve-flor também são boas fontes desse micronutriente. O salmão selvagem é um pescado que possui muita vitamina B5.

 

Quantidade Diária de Consumo da Vitamina B5 por Dia?

Independente da nutrição por meio de alimentos ou suplementos, certas quantidades diárias precisam ser consumidas de vitamina B5. Elas variam conforme o sexo e a idade da pessoa.

- Bebês de 0 a 6 meses precisam de 1,7 mg de vitamina B5 ao dia para manter a nutrição adequada
- Bebês de 07 a 12 meses precisam consumir cerca de 1,8 mg do ácido pantotênico ao dia
- Crianças de 1 a 3 anos precisam de 2 mg da vitamina ao dia
- Crianças de 4 a 8 anos precisam consumir cerca de 3 mg de vitamina B5 por dia para manter a nutrição adequada
- Crianças de 9 a 13 anos devem consumir cerca de 4 mg de ácido pantotênico diariamente para colher seus benefícios
- Adolescentes de 14 a 18 anos precisam consumir 5 mg da vitamina por dia
- Adultos a partir de 19 anos precisam consumir também cerca de 5 mg do micronutriente ao dia
- Grávidas devem consumir cerca de 6 mg de vitamina B5 por dia para manterem o nível adequado
- Lactantes precisam de 7 mg diárias do micronutriente ácido pantotênico

 

Como tomar Suplementos de Vitamina B5 corretamente?

Como a maioria dos suplementos vitamínicos no mercado, suplementos de Vitamina B5 - Ácido Pantotênico, costuma ser por meio de cápsulas.

Em geral, o consumo recomendado é de uma cápsula ao dia antes do almoço. No entanto, é sempre importante verificar a necessidade diária da pessoa, o valor indicado em cada cápsula e, claro, a recomendação médica se houver.

Valendo ressaltar ainda que menores de 18 anos, gestantes, lactantes e idosos, só podem tomar suplementos de Vitamina B5 sob estrita recomendação médica.


 

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