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Vitamina B6 (Piridoxina)

Uma das vitaminas mais importantes do Complexo B é sem dúvidas a Vitamina B6, também chamada de Piridoxina. Sendo essa vitamina formada por um grupo de compostos metabolicamente intermutáveis.

Como todas as outras vitaminas do Complexo B, a vitamina B6 é hidrossolúvel e precisa ser consumida diariamente pelo ser humano.

A vitamina B6 - Piridoxina é essencial para diversas funções do organismo. Especialmente na conversão de proteínas e gorduras em energia para o organismo funcionar bem. Sendo assim, a vitamina B6 é tida como uma poderosa ajuda na manutenção da saúde e prevenção de doenças.

A piridoxina pode ser obtida em diversos alimentos e em suplementos em cápsulas.

 

Como a Vitamina B6 - Piridoxina Funciona?

A Vitamina B6 é um micronutriente que funciona em diversas reações do metabolismo de alimentos no organismo. Ela atua principalmente nas reações relacionadas à produção de coenzimas e aminoácidos, que são proteínas que ajudam a regular os processos químicos do corpo.

Além dessas funções, a piridoxina funciona nas reações tanto de desenvolvimento quanto de funcionamento do sistema nervoso. Atuando na produção de neurotransmissores fundamentais para a saúde. O que a torna indispensável para a manutenção de um sistema nervoso saudável, bem como na prevenção de problemas nervosos e neuronais.

A vitamina B6 atua ainda na manutenção e saúde do sistema sanguíneo e imunológico. O que é vital para maior resistência a agentes externos que podem causar doenças ao corpo.

Outra função da vitamina também é a de favorecer a respiração das células do organismo.

 

Efeitos da Vitamina B6 - Piridoxina no Organismo

Uma vez presente no organismo em quantidades adequadas, a Vitamina B6 desencadeia efeitos importantes no organismo.

Um dos principais está no metabolismo de proteínas e gorduras dos alimentos.A vitamina B6 converte a gordura e as proteínas dos alimentos em energia que será transportada e usada por todo o corpo.

A piridoxina atua no sistema nervoso para produzir hormônios neurotransmissores importantes, como a serotonina , dopamina e noradrenalina. Que ajudam a melhorar o estado mental de uma pessoa, auxiliando com problemas como a depressão e ansiedade.

Em mulheres, a vitamina B6 equilibra a produção de neurotransmissores e consegue atenuar os sintomas da Tensão Pré-Menstrual. Estudos ainda apontam que a vitamina ajuda com os sintomas da menopausa e também é bom para as lactantes.

Outros efeitos da vitamina B6 também auxilia na manutenção da saúde da visão e prevenção de doenças na retina.

A vitamina também ajuda na produção de hemoglobina no sangue, que melhora o transporte de ferro pelo corpo. O que ajuda por consequência a evitar a anemia.

 

Quais os Benefícios da Vitamina B6 no Organismo?

Pele: a vitamina B6 ajuda a metabolizar as proteínas consumidas pelos alimentos, dando mais elasticidade à pele. O que a torna mais firme e retarda o surgimento de rugas, linhas de expressão e outros sinais de envelhecimento. Além disso, problemas como eczemas, acnes e pele seca são tratados mais facilmente na presença dessa vitamina.

Cabelos e unhas: assim como todas as vitaminas do Complexo B, a vitamina B6 também possui benefícios para os cabelos e as unhas. Ela atua indiretamente para fortalecer ambos, cabelos e unhas, evitando assim que fiquem quebradiços e caiam. Além disso, a vitamina B6 presente em níveis adequados mantém as unhas e o cabelo com um aspecto sempre bonito.

Produção de energia: a vitamina B6 - piridoxina atua como coenzima na metabolização de gorduras e proteínas, convertendo-as em energia para o corpo. O que tornar sua presença em níveis adequados no organismo essencial para que uma pessoa sempre tenha energia a disposição pro dia a dia.

Melhora do Sistema Imunológico: a vitamina B6 está diretamente relacionada com as reações de resposta do organismo a diversas doenças e agentes externos que possam desencadeá-las. Presente no organismo em quantidade ideal, a piridoxina ajuda no combate e prevenção de diversas doenças.

Melhora do Sistema Cardíaco e Prevenção de Doenças Cardiovasculares: Vitaminas do Complexo B, como a B6, são boas para a manutenção da saúde do coração e prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto e o AVC.

Melhora de náuseas, enjoos e vômitos: o consumo adequado da Vitamina B6 - Piridoxina ajuda a reduzir a ocorrência de enjoos, vômitos e náuseas em mulheres grávidas. Além delas, a vitamina B6 também ajuda a reduzir e mesmo evitar enjoos marítimos.

Aliada do cérebro: outro benefício da piridoxina é que essa vitamina ajuda o cérebro a funcionar bem. Ela ajuda a prevenir a perda de memória e da capacidade cognitiva, reduz o risco de desenvolver o Mal de Alzheimer.

Melhora de efeitos colaterais da gravidez e boa para lactantes: a vitamina B6 atenua diversos efeitos colaterais da gravidez, como náuseas, enjoos e vômitos. Além disso, mulheres que amamentam conseguem um aumento na produção de leite quando estão adequadamente nutridas da vitamina B6.

Melhora da digestão: a digestão dos alimentos é favorecida pela vitamina B6 tornando o processamento dos alimentos e conversão de gorduras, proteínas e açúcares em energia e nutrientes para o organismo é facilitada.

Prevenção e tratamento de condições diretamente ligadas ao cérebro: a vitamina B6 atua na produção de hormônios neurotransmissores importantes como a serotonina, dopamina e noradrenalina, responsáveis pela transmissão de informações pelo cérebro.

Como a vitamina mantém em níveis ótimos as quantidades de neurotransmissores, problemas como o Mal de Parkinson podem ser prevenidos ou atenuados. Além disso, perdas de memória, depressão, falta de atenção podem ser atenuados pela presença adequada da vitamina no corpo.

 

Quais as Consequências da falta de Vitamina B6 no Corpo?

A falta de vitamina B6, assim como qualquer outra vitamina do Complexo B, prejudica a saúde do organismo.

Em casos de deficiência severa deste micronutriente, sintomas como distúrbios nervosos, anemia e diversos problemas de pele podem surgir. Nas grávidas, a carência de nutrição dessa vitamina pode causar deterioração da capacidade mental do recém-nascido.

Cãibras, espasmos musculares e formigamentos nas mãos e pés podem aparecer pela falta da vitamina. Sendo os sintomas musculares principais da carência de piridoxina no organismo.

Fissuras nas laterais dos lábios e língua vermelha são sintomas que surgem na boca.

Uma pessoa com carência de vitamina B6 no organismo ainda pode apresentar outros sinais pertinentes. Dentre esses sinais estão:

- Dores de cabeça intensas
- Náuseas e perda de apetite
- Aumento na pressão arterial
- Alterações bruscas de humor
- Cansaço excessivo
- Insônia


Quando sinais como estes são percebidos, deve-se buscar um aumento imediato no consumo da vitamina B6.

Esse aumento pode ser feito pela pessoa ao se alimentar com fontes ricas nesse nutriente. Ou ainda por meio de suplementos de vitamina B6 concentrados.

 

Como Obter a Vitamina B6 - Piridoxina? Principais Fontes

A vitamina B6 é fartamente encontrada em diferentes grupos de alimentos.

Ela é encontrada principalmente em alimentos de origem animal. Carnes como a vitela, carne de galinha, fígado de vaca e porco. Entre os peixes, a vitamina B6 pode ser fartamente encontrada na truta, atum, arenque, halibut e salmão.

As nozes como avelã e amendoim também tem uma boa quantidade da piridoxina. Pão, trigo, cereais integrais como a aveia também é rica em vitamina B6.

Couve-flor, batata inglesa, banana, feijão e alho também são outras fontes interessantes desse micronutriente.

Além dos alimentos, é possível se nutrir com a vitamina B6 por meio do uso de suplementos.

 

Quantidade Ideal de Vitamina B6 - Piridoxina Diária

A quantidade ideal de Vitamina B6 - Piridoxina diária é determinada conforme a idade da pessoa.

Independente da nutrição com esta vitamina se dar por meio dos alimentos ou suplementos, é essencial que ela seja respeitada. Pois somente assim é possível que a vitamina B6 atue de forma equilibrada, e atue corretamente para a saúde de uma pessoa.

Confira abaixo a recomendação diária de Vitamina B6 - Piridoxina é a seguinte:

Bebês de 0 a 6 meses de idade precisam consumir cerca de 0,1 mg;
Bebês de 7 a 12 meses de idade devem consumir cerca de 0,3 mg;
Bebês de 1 a 3 anos precisam consumir 0,5 mg diariamente da vitamina B6;
Crianças de 4 a 8 anos precisam consumir cerca de 0,6 mg da Vitamina B6;
Crianças de 9 a 13 anos devem consumir em torno de 1 mg de piridoxina;
Homens entre 14 a 50 anos precisam consumir cerca de 1,3 mg da vitamina diariamente;
Homens acima de 51 anos precisam de 1,7 mg de vitamina B6 diariamente;
Meninas entre 14 a 18 anos precisam de 1,2 mg de vitamina B6 ao dia para uma nutrição correta;
Mulheres entre 19 e 50 anos precisam consumir 1,3 mg diárias da Vitamina B6;
Mulheres acima de 51 anos precisam consumir cerca de 1,5 mg de piridoxina durante o dia para uma nutrição adequada;
Grávidas precisam de 1,9 mg de piridoxina durante o dia;
Mulheres que amamentam devem consumir cerca de 2,0 mg por dia da vitamina;

 

Como Tomar Suplemento de Vitamina B6 Corretamente?

Os suplementos vitamínicos de Vitamina B6 - Piridoxina costumam, assim como a maior parte dos suplementos, serem produzidos em cápsulas.

Sua ingestão correta deve respeitar a indicação do fabricante, ou recomendação médica profissional. Mas em geral, recomenda-se o consumo de 1 cápsula ao dia após uma das refeições, normalmente o almoço.

Com isso se consegue a nutrição adequada de vitamina B6 diária para manter o corpo devidamente nutrido da piridoxina.

Vale ressaltar que o consumo de suplementos vitamínicos só pode ser feito por menores de 18 anos com estrita recomendação médica. Grávidas e lactantes também podem precisar de recomendação para tomarem suplementos de Vitamina B6 com total segurança.


 

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